Jaguariúna
Jaguariúna, mais caipira do que nunca, recebe a 26ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Depois de passar por Campinas, no início deste mês, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega em Jaguariúna ainda mais orgulhoso de ser caipira, entre os dias 09 e 11 de junho. Das 18h de sexta feira, 09, às 22h de domingo,11, o evento que honra a cultura caipira há sete anos ratifica seu compromisso nesta que é sua 26ª edição.
Ela vai reunir 32 opções gastronômicas e 12 atrações musicais no Espaço Multiuso Boulevard, vizinho à Estação Maria Fumaça. Entre as opções gastronômicas, destaque aos pratos feitos em fogo de chão, em disco de arado, na parrilla e nos defumadores, que lembram aquelas receitas de família tradicionais e fortalecem a cultura caipira.
As operações do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra estarão distribuídas em três alamedas: doce, salgada e dos produtores. Há uma área kids com brinquedos e atrações infantis para os pequenos. E, ainda, uma loja de souvenirs da marca. Destaque às operações do Festival Eu Amo Chocolate, ideais para celebrar o amor e presentear na véspera do Dia dos Namorados (12) e de Santo Antônio (13), o santo casamenteiro.
LEIA TAMBÉM:
A programação cultural está recheada de atrações musicais e de dança. Na noite de sexta-feira, 09, grande abertura com a banda Queen Lives, às 20h. No sábado, 10, às 15h30, a dupla Betho & Menon anima o público. No domingo, 11, a apresentação da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary será às 12h30 e o grupo conduzirá o Momento de Fé, com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Aparecida à Estação Jaguariúna.

IMPORTANTE: A entrada é gratuita, mas a organização frisa a importância de doação de ração para pets ou de 1Kg de alimento não perecível (itens de cesta básica).
O trenzinho do caipira vai de estação em estação
A Estação Jaguariúna coleciona inúmeras histórias, algumas delas já relacionadas ao Sabores da Terra. Em 2017, em uma de suas ações mais emblemáticas, o festival resgatou uma tradição cultivada há mais de 45 anos por funcionários da ferrovia Mogiana: assar porcos aproveitando o calor gerado pela alimentação da caldeira do trem. Foi o “Porco na Fornalha da Maria Fumaça”, ação conjunta com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) envolveu cozinheiros e pesquisadores convidados, como Erick Alsaro (chef da DUO – Bruschetteria & Bottega, de Campinas/SP) e Ivan Achcar (um dos fundadores da EGG Educa, de São Paulo/SP). Por questões de logística, a ação não se repetiu neste ano. “Nosso sonho é repetir a dose”, aposta Renata Meneghetti Tannuri, idealizadora do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra e diretora da Elo Produções, que realiza esse e outros eventos culturais no Interior paulista desde 2000. Para quem quiser matar as saudades, basta assistir ao vídeo do videorrepórter Rodrigo Leitão no YouTube.
Nesta 26ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra, haverá um passeio de trem, na manhã do domingo – uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Jaguariúna e exclusiva para convidados. Um dos pontos de parada será Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna. Primeiro espaço do gênero na Região Metropolitana de Campinas (RMC), localizado na Estação de Guedes (1945), patrimônio histórico do município, o Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna abriga uma exposição permanente sobre
os costumes e a tradição caipiras: linguagem, culinária, música e folclore. Aos sábados, domingos e feriados, a visitação, gratuita, pode ser feita das 9h às 14h.
“Jaguariúna tem esse orgulho do caipira que tanto celebramos. A inauguração do Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna foi um presente para a cidade. De imediato, pensei no espaço do nosso Caipiraverso, que será inaugurado em Indaiatuba e tive a certeza de que estamos no caminho certo. Quem visita a Estação Guedes se depara com aquele acervo maravilhoso, rico. É um privilégio passar por lá”, comenta Renata ao traçar um paralelo entre momentos coincidentes e antecipar a estreia do Caipiraverso, espaço interativo do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra e que deve estrear na 27ª edição, em Indaiatuba.
“Fazemos nossa parte à nossa moda. O Sabores da Terra leva um pedacinho do “ser caipira” por onde passa. Somos itinerantes e, mesmo sendo uma experiência diminuta desse universo, nosso objetivo também é contribuir à preservação da cultura”, assinala a produtora.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Murilo Huff e Chitãozinho e Xororó são confirmados no Rodeio de Jaguariúna

Evento acontece entre os dias 19 e 27 de setembro
A edição de 2025 do Jaguariúna Rodeo Festival, uma das etapas do Circuito Sertanejo, recebe Murilo Huff e Chitãozinho e Xororó para shows inéditos. A informação é da Billboard Brasil.
O evento acontece entre os dias 19 e 27 de setembro deste ano, em Jaguariúna. O nome de Kacey Musgraves também já havia sido confirmado na programação, e esta vai ser a primeira vez da norte-americana no festival.
Murilo também se apresenta em Jaguariúna pela primeira vez em 2025. “Tenho muito a agradecer aos meus fãs, pois sem eles não estaria conquistando esse espaço, e também a toda a minha equipe, que sempre acreditou nos meus projetos e na minha música” , diz o cantor, celebrando o momento de sua carreira.
LEIA TAMBÉM:
O sertanejo já antecipou que vai preparar um show inédito para o público de Jaguariúna. “Vou preparar um setlist especial para Jaguá, tocar os sucessos, além de trazer uma parte do meu projeto ‘Ao Vivão’ para o palco. Estou ansioso para encontrar o público e fazer uma noite que, com certeza, jamais esquecerei”.
Chitãozinho e Xororó leva a turnê “Uma História de Sucesso”, em que a dupla está celebrando mais de 50 anos de estrada. Os ingressos para a edição de 2025 de Jaguariúna estão sendo vendidos no site oficial da Total Acesso, a partir de R$30.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
ALEA realiza mutirão de emprego nesta quarta no PAT de Jaguariúna

A Alea, maior fábrica produtora de casas da América Latina e presente em Jaguariúna desde 2021, realiza nesta quarta-feira, 30, processo seletivo para o preenchimento de vagas de emprego em sua unidade.
A seleção acontecerá às 13h, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna, que fica na Rua Coronel Amâncio Bueno, 810, no Centro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócio.
As vagas são para operador de produção e os interessados devem comparecer ao setor munidos de currículo e documentos pessoais.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Jaguariúna terá 1ª Feira de Empregos Inclusivos nesta quarta

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios, em parceria com o Polo de Empregabilidade Inclusiva do Estado de São Paulo (PEI), realiza nesta quarta-feira, dia 30 de abril, a primeira Feira de Empregos Inclusivos de Jaguariúna, um evento dedicado à geração de oportunidades e à promoção da diversidade no mercado de trabalho.
O encontro acontecerá das 9h às 12h30, no Espaço Boulevard do Centro Cultural. A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia.
LEIA TAMBÉM:
A programação inclui a palestra “Os dois lados da inclusão no mercado de trabalho”, ministrada por Tatiana Rolim, psicóloga, escritora e especialista em diversidade e inclusão. Durante a apresentação, serão discutidos os principais desafios enfrentados por profissionais e empresas, além das oportunidades para uma inserção mais igualitária no ambiente corporativo.
Além da palestra, a feira vai reunir empresas da região que estão com vagas abertas, especialmente voltadas a pessoas com deficiência e outros grupos que historicamente encontram mais barreiras na contratação. Os participantes terão a chance de conversar diretamente com recrutadores e conhecer melhor as oportunidades disponíveis.
SERVIÇO
1ª Feira de Empregos Inclusivos
Data: 30/04 (quarta-feira)
Horário: 9h às 12h30
Local: Espaço Boulevard do Centro Cultural de Jaguariúna
Palestra: “Os dois lados da inclusão no mercado de trabalho”, com Tatiana Rolim
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira vacina cães e gatos contra raiva nesta quarta e quinta
-
Jaguariúna7 dias atrás
Expresso Sicoob chega a Jaguariúna com cursos gratuitos e certificados
-
Amparo1 semana atrás
Segurança reforçada: bolsistas convocados por concurso começam a formação para integrar o quadro da GCM de Amparo
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1983
-
Amparo1 semana atrás
Esgoto: população de Amparo começa a ser informada sobre as obras de ampliação da rede
-
Campinas7 dias atrás
Campinas recebe Encontro Nacional do Café – ABIC
-
Amparo7 dias atrás
Amparo sedia Copa São Paulo de Ciclismo no domingo, 27
-
Campinas1 semana atrás
Corredor Dom Pedro de rodovias tem fluxo de veículos 8,6% acima do esperado durante o feriado prolongado