Jaguariúna
Jaguariúna é a melhor cidade da RMC para morar e está entre as 10 melhores do Brasil em qualidade de vida

O município já coleciona incontáveis títulos a níveis estadual e nacional
Jaguariúna está bombando. Após a visita do ministro das Cidades, Jader Filho, na semana passada, Jaguariúna recebeu nesta semana dois novos títulos importantes que eleva o patamar da cidade mais uma vez.
Não é novidade que o município é referência a nível estadual e nacional. É o que mostram as pesquisas: em 2023 Jaguariúna já foi eleita, pela 5ª vez consecutiva, a cidade brasileira mais inteligente e conectada dentre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes, pelo ranking Connected Smart Cities 2023. Além do primeiro lugar em sua categoria, Jaguariúna também conquistou um feito inédito: o primeiro lugar no Eixo Educação.
Também no ano passado Jaguariúna foi eleita a cidade com melhor gestão pública de todo o Estado de Sã Paulo e a segunda melhor gestão pública do Brasil, sendo o grande destaque do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 na principal categoria: índice de gestão municipal Aquila (IGMA).
Agora, Jaguariúna aparece em novo ranking, divulgado nesta semana, sendo eleita a melhor cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a 18ª do Brasil para morar, de acordo com levantamento do site Gazeta do Povo. A cidade também ficou em 7° lugar no Estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
O estudo da Gazeta do Povo utilizou uma ampla base de dados oficiais dos 5.570 municípios brasileiros. Foram analisadas 10 categorias e 21 indicadores em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana. Com base nos dados mais atualizados de cada categoria, os municípios receberam uma nota geral de 0 a 10.
Jaguariúna recebeu nota 7,33, resultado que colocou a cidade muito acima da nota média dos municípios brasileiros, que foi de 5,66 pontos. Apenas 169 cidades – 3% do total de municípios brasileiros – obtiveram nota 7 ou maior.
O levantamento da Gazeta do Povo inclui dez categorias diferentes, e utiliza um total de 21 indicadores. Alguns deles, por serem mais relevantes, ganharam peso maior no cálculo da nota final de cada cidade. Veja abaixo a lista das estatísticas levadas em conta no ranking, além das fontes utilizadas.
Qualidade de vida
Dados Índice de Progresso Social (IPS) apontam Jaguariúna como uma das dez melhores cidades do Brasil em qualidade de vida. O levantamento é inédito e levou em conta informações de todos os 5.570 municípios brasileiros. Jaguariúna ocupa a 9ª colocação no ranking do IPS Brasil, com nota 70,29.
“É mais uma ótima notícia para nossa cidade. Ficar entre os 10 municípios com melhor qualidade de vida em todo o País nos enche de orgulho e satisfação. Isso comprova que nossas ações e políticas estão no caminho certo e ajudaram a melhorar a vida da população”
Comemora o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis
A cidade está à frente da metrópole Campinas (18º lugar) e até mesmo de algumas capitais, como São Paulo (40º) e Rio de Janeiro (229º).
O levantamento leva em conta ao menos 52 indicadores, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. O IPS Brasil é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Cada uma delas tem quatro componentes, e formam a média final.
Jaguariúna se destacou na dimensão Necessidades Humanas Básicas, com nota 83,72 – onde entram números da Saúde, do saneamento e abastecimento de água, segurança pública e moradia – e Fundamentos do Bem-estar, com nota 73,7, que leva em conta dados das áreas de educação, acesso à informação, expectativa de vida e qualidade do meio ambiente, entre outros.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Hub da Dengue: pelo segundo ano, UniFAJ reforça estratégia pioneira contra a doença em Jaguariúna

Usando estrutura da própria faculdade, o projeto combina suporte remoto a pacientes e experiência prática para estudantes, reforçando o combate à dengue na cidade
Diante do aumento significativo de casos de dengue, o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), em parceria com a prefeitura do município, retomou o projeto Hub da Dengue – iniciativa pioneira de telemonitoramento para pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença. Implementado pela primeira vez em 2024, a expectativa deste ano é superar os 4 mil atendimentos. Diante do agravamento da situação epidemiológica na região, também existe a possibilidade de ampliar o projeto para outras cinco cidades.
“Essa parceria com a prefeitura de Jaguariúna é um compromisso nosso com o bem-estar da comunidade, através do monitoramento e cuidado com os pacientes com dengue. Em 2024, durante dois meses, o projeto atendeu mais de 3,2 mil pessoas e, neste ano, a expectativa é de termos um número ampliado de atendimentos pelo agravamento da epidemia, podendo chegar a 4,2 mil, em média”, destaca o diretor geral do Centro Universitário de Jaguariúna, Flávio Pacetta.
LEIA TAMBÉM:
A gravidade da situação em todo o país reforça a necessidade de ações emergenciais, como o Hub da Dengue. Em Jaguariúna, são 3.910 casos confirmados e outros 318 estão em investigação, além de um óbito.
“O Projeto Hub Dengue Jaguariúna é uma iniciativa inovadora que visa combater o avanço da dengue na cidade de Jaguariúna. Por meio de uma ação colaborativa entre o poder público e o Centro Universitário de Jaguariúna, conta com a participação dos estudantes de cursos da área da saúde. Esse projeto tem como objetivo o telemonitoramento de casos confirmados de dengue, oferecendo uma abordagem eficiente e integrada no enfrentamento da doença”, afirma a secretária de Saúde de Jaguariúna, Conceição Camilo.
O projeto tem a participação de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e o curso Técnico de Enfermagem, que atuam sob a supervisão de 12 professores previamente capacitados pela secretaria de Saúde. Desde o início das atividades, em 10 de março, já foram realizados mais de 660 atendimentos. O projeto está previsto para seguir até 10 de maio, com possibilidade de extensão conforme a demanda sazonal.
“Uma iniciativa dessa magnitude traz desafios, como a comunicação com o paciente, especialmente quando o celular fornecido não é o dele. No entanto, com a cooperação de todos, conseguimos criar um processo eficaz, evitando complicações graves e aliviando a sobrecarga hospitalar”, afirma o idealizador do projeto e gestor do curso de Medicina da UniFAJ, André Lemos. Ele ainda menciona a possibilidade de expandir o projeto para outras cidades: “Estamos dialogando com municípios vizinhos como Santo Antônio de Posse, Itapira, Pedreira, Holambra e Amparo”.
“Os estudantes se aproximam das necessidades de saúde da população, aprendendo sobre conscientização, monitoramento de casos e evolução clínica da dengue. A interação com pacientes permite entender sinais, sintomas e exames, tornando o processo um aprendizado prático e humanitário por meio do telemonitoramento”, complementa a supervisora do projeto e professora do curso de Medicina da UniFAJ, Maria de Fátima Maia.
O modelo atual mantém o formato de 2024, com algumas melhorias, como a ampliação para o período noturno, em três dias da semana. O Hub tem capacidade para receber até 48 alunos por dia, considerando 3 turnos, e 32 alunos por dia, considerando 2 turnos; o telemonitoramento acontece de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com a estrutura da faculdade, incluindo a área de Tecnologia da Informação, além de sistemas digitais para registro e monitoramento dos casos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
UniFAJ e UniMAX realizam feirão com mais de 5 mil vagas de emprego

Dia de Carreiras ocorre em 1° de abril, nos campi dos centros universitários em Jaguariúna e Indaiatuba
O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX), por meio de seus Núcleos de Carreiras (NUCA) e das Escolas de Negócios, realizam no dia 1º de abril o Dia de Carreiras, um feirão de empregos que ofertará mais de 5 mil vagas de emprego para atuar em 36 empresas da região. As ações são gratuitas e serão realizadas em Jaguariúna, das 17h às 21h, e em Indaiatuba das 18h às 22h, nos campi de ambos os centros universitários.
Em Indaiatuba, o feirão ocorre no campus 1 da UniMAX e reunirá 17 empresas da região. Já em Jaguariúna, a ação será promovida no campus 2 da UniFAJ e contará com 19 participantes. Serão disponibilizadas ainda vagas das unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), das cidades da região de Campinas. Durante o Dia de Carreiras, as empresas receberão os currículos e haverá também a possibilidade de já realizar entrevista com os candidatos no próprio local.
LEIA TAMBÉM:
As vagas são para diversas áreas nos setores administrativos, operacionais e comerciais. São oportunidades para diversos níveis de escolaridade, desde o fundamental incompleto ao ensino superior. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comparecer aos centros universitários com documentos pessoais e o currículo impresso.
Em ambas as ações, o candidato contará ainda com análise de currículo e orientação de como se portar em entrevistas de empregos, ações promovidas pelos cursos de RH e Psicologia da UniFAJ e UniMAX. Em Jaguariúna, serão realizadas também palestras com temas relacionados ao mercado de trabalho.
O Dia de Carreira conta com o apoio das prefeituras de Jaguariúna e Indaiatuba, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCCER) e da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ).
Empresas presentes no feirão:
Indaiatuba
– Aeroporto de Viracopos
– CPFL
– SEW-Eurodrive Brasil
– Mann+Hummel
– Valeo
– Kion
– CIEE
– PAT Indaiatuba
– Grupo Erviegas
– Grupo Bio
– Nube
– Redutores IBR
– Hydac
– Grupo GTA
– Dayco Power Transmission
– Hella do Brasil Automotive
– Grupo Proficenter
Jaguariúna
– Ambev
– Motorola Mobility
– Jaguar Plásticos
– Sealed Air (Cryovac)
– Camfil Latinoamerica
– PAT Jaguariúna
– Antonelli Supermercados
– Cooperflora
– Holambelo
– CIEE
– Unicharm do Brasil
– Imediato Nexway
– Expert Consultoria
– Gualapack Brasil
– Falcão Mentoring
– Deal4B – Soluções em Tecnologia
– Casa Alea
– WME Engenharia
– Grupo Hiper Loja
Dia de Carreiras na UniFAJ e na UniMAX
Quando: 01/04 (terça-feira)
Local:
– Em Jaguariúna: Campus 2 da UniFAJ – Rodovia Campinas-Mogi Mirim, s/nº – km 127 – Tanquinho Velho
Horário: 17h às 21h
– Em Indaiatuba: campus 1 da UniMAX – Avenida Nove de Dezembro, 460, Jardim Pedroso
Horário: 18h às 22h
Mais informações: 0800 775 55 55
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Prefeitura de Jaguariúna auxilia proprietários rurais na regularização ambiental

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, está auxiliando proprietários rurais na regularização ambiental de seus imóveis. A iniciativa visa garantir o cumprimento da legislação ambiental e proporcionar diversos benefícios aos produtores rurais.
A regularização ambiental assegura o uso sustentável da propriedade, reduzindo impactos ambientais e promovendo a conservação dos recursos naturais. Além disso, é um requisito essencial para que os produtores rurais possam acessar:
Programas de incentivo;
Benefícios financeiros;
Autorizações ambientais para diversas atividades.
LEIA TAMBÉM:
A regularização ambiental envolve um conjunto de ações que os proprietários rurais devem adotar para se adequarem à legislação vigente. Essas medidas garantem a preservação e recuperação de áreas de preservação permanente (APPs), reserva legal, áreas de uso restrito, Compensação de Reserva Legal, quando necessário.
Como regularizar o imóvel rural?
O primeiro passo para a regularização ambiental é a inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esse registro é obrigatório para todas as propriedades rurais, independentemente do tamanho. O processo só é concluído quando o órgão ambiental estadual confirma que o imóvel está ambientalmente adequado, conforme estabelecido pela Lei nº 12.651/2012.
Para facilitar o processo, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, oferece suporte técnico aos proprietários rurais que precisam realizar ou adequar seu CAR. O atendimento tem como objetivo orientar e auxiliar os produtores a cumprirem todas as exigências ambientais.
Para mais informações ou agendamento de atendimento, entre em contato pelo telefone (19) 3199-7531.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1978
-
São Paulo4 dias atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
Amparo1 semana atrás
Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Amparo
-
Pedreira1 semana atrás
Indígenas são resgatados de trabalho escravo em Pedreira
-
São Paulo5 dias atrás
SP anuncia R$80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
-
Amparo5 dias atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
Amparo7 dias atrás
Assistência Social: Prefeitura de Amparo apresenta diagnóstico inédito que servirá de base para políticas públicas na área
-
Campinas7 dias atrás
Renovias recebe inscrições para vaga de Técnico de Manutenção de Sistemas