Jaguariúna
Jaguariúna de mãos dadas para a retomada da economia

Comerciantes unem-se em ação para retomada econômica da cidade
Desde o início da pandemia o micro e pequeno empreendedor brasileiro se vê em uma situação cada vez mais dura. Segundo pesquisas realizadas ao longo de 2020, nove em cada 10 microempreendedores admitiram ter perdido renda durante o período da pandemia. Esse cenário não é diferente em Jaguariúna e em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O setor tem sofrido com a redução no número de clientes que ocorre por diversos fatores como: menor fluxo de pessoas nas ruas e menor renda disponível para a população. Essa é uma das principais reclamações daqueles que buscam empreender.
Apesar de alguns profissionais terem conseguido se reinventar ao longo de todo este período de isolamento social, utilizando recursos como delivery, retirada drive-thru, home office e outras modalidades, a realidade é que mesmo estes compõem a grande massa de profissionais e empreendedores que viram seus rendimentos cair a partir do primeiro semestre de 2020. O duro golpe que foi infligido na economia nacional feriu duramente estes pequenos comerciantes que veem seus comércios serem fechados de forma corriqueira em decorrência do planejamento público.
A sequência de decretos publicados e que culminam no fechamento das atividades comerciais, como é vivenciado na região atualmente, causam uma enorme preocupação para estes que seguem pensando como farão para equilibrarem suas contas apesar de estarem com as portas fechadas. Os comerciantes de Jaguariúna, assim como comerciantes de todo o Estado, seguem com seus comércios reivindicam a reabertura seguindo todas as normas da saúde.
“Nós defendemos o direito de permanecer de portas abertas, assim como as grandes empresas e indústrias”, diz a criadora do projeto ‘Jaguariúna de mãos dadas’, Edilaine Alves, que é comerciante na cidade e proprietária da empresa Eip Cred, que ajuda o cidadão a retomar a vida financeira e o lojista restabelecer seu caixa de inadimplente que juntamente a todos comerciantes credenciados que desde 2017 tem sorteios e serviços para o cidadão e objetivo repor caixa ao credor.

Por vivenciar diariamente a situação de inadimplência de diversos, Edilaine conta que surgiu a ideia de abrir total leque para todos os comerciantes de Jaguariúna, para que juntando as mãos, todos tenham a oportunidade de melhorar seus ganhos. Seu projeto, que não tem custo nenhum para o comerciante, visa sortear o cliente que compra no comércio local com um Iphone 12, na caixa, lacrado. Com esta ação, o comerciante ainda ganha R$1 mil creditada na sua conta jurídica.
“Mesmo aqueles que estão conseguindo utilizar da internet ou de outras ferramentas, ainda assim é positivo buscar compensar todas as dificuldades geradas pela pandemia e pelas ingerências do poder público”, incentiva Edilaine.
A luta não para
“Nossa cidade tem aos poucos conseguido reabrir e temos tendo retorno positivo dentro dos pedidos feitos ao nosso presidente da Associação Comercial Industrial de Jaguariúna, João Rodrigues, ou em grupos de comerciantes e até mesmo pessoalmente ao prefeito Gustavo Reis”, acrescenta Edilaine.
Para o pequeno empresário que já vinha lutando com a crise financeira brasileira para manter seu negócio aberto antes mesmo do surgimento da pandemia do novo coronavírus, todas estas novas dificuldades que se somaram as já existentes fizeram com que muitos comerciantes tivessem de diminuir o tamanho de seus negócios. Muitos se viram obrigados a demitir funcionários para conseguir equilibrar as contas, enquanto aqueles que já atuavam sem profissionais passaram a questionar se fechar as portas seria a única opção que lhes resta em meio a todas as dificuldades que se avolumam ao longo dos últimos meses. “E para aqueles que se veem totalmente impossibilitados de exercerem suas atividades ao longo deste período, a pandemia tem significado apenas um grande prejuízo o qual estes pequenos comerciantes não sabem como poderão reverter”.
Edilaine acredita que sem mudanças na realidade, o pequeno comerciante estará de mãos atadas diante do poder público. “Desse modo veremos uma verdadeira reconfiguração na paisagem urbana de nossas cidades. Um grande número de pontos comerciais disponíveis poderá surgir em breve, uma grande quantidade de profissionais deverá começar a buscar uma recolocação no mercado de trabalho se somando ao grande número de pessoas que já existem atualmente em busca de uma primeira oportunidade ou de uma recolocação profissional”, diz.
A empresária pede que ninguém passe a entender que a luta por direitos por parte de comerciantes e empreendedores existe de forma antagônica aos cuidados em relação ao novo coronavírus. “Todos desejam prevenir-se do vírus e lutar contra o crescimento no número de casos da Covid-19. Mas, o que o dono de um pequeno negócio pede quando levanta sua voz contra a situação atual é que ele possua os mesmos direitos dos donos de grandes empreendimentos”, afirma. Para ela, se há compreensão de que grandes negócios podem seguir em atividade desde que cumpram medidas sanitárias que foram estabelecidas pelo poder público, o que o pequeno comerciante precisa é gozar dos mesmos direitos.
“Com regras claras e simples de serem cumpridas que permitam que o pequeno comerciante retome suas atividades durante este período da pandemia, é possível garantir a continuidade da existência de uma série de negócios que se veem hoje correndo este grave risco de fechar. Para o pequeno empreendedor brasileiro esta é uma luta pelo direito de seguir existindo. Não está fácil para ninguém! Uns querem trabalhar, outros viver. Ambos são necessários colocando a dependência na prefeitura onde temos uma hierarquia. Aos poucos vamos retomar e isso precisa ocorrer de mãos dadas. O dinheiro troca de mãos. Hoje com a pandemia consumidor compra de casa, pois não saí para as ruas. Nosso objetivo é: unidos sermos vistos e com a liberação fase a fase retomarmos a economia completa”, finaliza Edilaine.
Jaguariúna
CarnaJaguá 2025: Saiba o que está proibido durante os 4 dias de festa

Jaguariúna dá início hoje ao CarnaJaguá 2025, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março no Parque Santa Maria, a partir das 18h, com matinês nos dias 1 e 2 a partir das 14h. Para garantir a segurança e o bem-estar do público, a Prefeitura de Jaguariúna publicou o Decreto Municipal nº 4.818, estabelecendo regras de conduta e segurança para o evento.
O que não pode?
De acordo com o decreto, a entrada e o porte de alguns itens estão proibidos no Parque Santa Maria. São eles:
- Bebidas alcoólicas e não alcoólicas, exceto água em garrafas ou copos de plástico;
- Coolers, caixas térmicas e isopores, mesmo que vazios;
- Garrafas, copos e outros recipientes de vidro;
- Armas de fogo, armas brancas e objetos perfurantes ou cortantes;
- Fogos de artifício e artefatos pirotécnicos;
- Buzinas, caixas de som portáteis e qualquer equipamento de som não autorizado;
- Substâncias inflamáveis ou explosivas;
- Qualquer outro objeto ou substância que possa colocar em risco a segurança dos participantes.
- O descumprimento dessas regras pode resultar na apreensão dos itens proibidos e outras penalidades previstas na legislação vigente.
Regras para venda de bebidas e alimentos
- Os comerciantes também deverão seguir normas específicas durante os quatro dias de festa:
- É proibida a venda e o consumo de bebidas em garrafas ou copos de vidro;
- Barracas, trailers e vendedores ambulantes só poderão atuar nos locais autorizados e em horários determinados pela Prefeitura;
- Vendedores ambulantes precisarão portar autorização expedida pelo Município.
Fiscalização e penalidades
A fiscalização das regras será feita pela Guarda Municipal, polícias Militar e Civil e fiscais da Prefeitura. Quem descumprir o decreto poderá sofrer sanções administrativas e penais, conforme a legislação vigente.á sofrer sanções administrativas e penais, conforme a legislação vigente.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Saúde de Jaguariúna inicia mutirão neste sábado, dia 1º

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia neste sábado, dia 1º, o Programa Municipal de Redução de Filas que vai atender toda a demanda reprimida do ano de 2024 para consultas e exames de média complexidade, que se encontram na Central de Regulação.
As consultas acontecerão no próprio munícipio, no Centro de Especialidades Médicas, e contemplarão as especialidades de Dermatologia, Urologia, Ortopedia, Neuropediatria e Psiquiatria Infantil, na modalidade presencial e neurocirurgia (avaliação inicial) na modalidade de telemedicina, ofertando ao todo 3.350 consultas.
Os exames serão realizados todos em Jaguariúna, no Hospital Municipal Walter Ferrari, e totalizarão 17.563 procedimentos entre raio x, tomografia e ressonância magnética com e sem contraste, ultrassonografia, ultrassonografia doppler, mamografia e densitometria óssea.
LEIA TAMBÉM:
A novidade em relação aos exames deve-se ao fato de que, o de colonoscopia será realizado no próprio HM, trazendo mais conforto e comodidade para os pacientes. Atualmente existe uma demanda reprimida para esse exame, na central de regulação, e serão realizados 800 no município.
Todos os pacientes que aguardam em fila de espera desde o ano passado receberão uma ligação e/ou whatsapp para confirmação da data e horário de atendimento.
Não será realizado atendimento de demanda espontânea que não esteja previamente agendado, e nem de pacientes que não tenham solicitação médica.
É fundamental que todas as pessoas mantenham seu número de telefone atualizado para que possam receber a convocação para a realização do exame ou consulta.
Para melhor gestão dessas ofertas é fundamental o compromisso do paciente em não faltar ao atendimento programado.
Foto: Arquivo PMJ
Jaguariúna
CarnaJaguá vai agitar o Parque Santa Maria a partir desta sexta

O CarnaJaguá 2025 promete agitar os foliões em Jaguariúna a partir desta sexta-feira, 28. O evento trará uma extensa programação, que inclui apresentações musicais, desfiles de blocos, duas matinês e quatro dias de folia.
A festa será realizada no Parque Santa Maria, marcando o retorno dos blocos carnavalescos depois de anos. Serão, no total, 17 blocos que irão desfilar no sábado de Carnaval, dia 1º de março, e na segunda-feira, 03, sempre às 20h30. O grupo Art Popular, referência no samba e pagode nacional, se apresentará no sábado, às 22h. Confira a programação completa abaixo.
LEIA TAMBÉM:
O evento acontecerá de 28 de fevereiro a 3 de março e promete reviver o entusiasmo de uma das manifestações culturais mais queridas pelos jaguariunenses com quatro noites e duas matinês com entrada totalmente gratuita. Na sexta (28/02) e segunda-feira (03/03), a folia será a partir das 18h e, no sábado (01/03) e domingo (02/03), haverá matinê a partir das 14h.
Confira a programação completa do Carnaval em Jaguariúna:
Sexta 28/02
18h – Início com DJ
20h- Show com a Banda Ápice
Sábado 01/03
14h – Matinê com a Banda Bourbon
18h – DJ Conde + Fit Dance
20h30 – Desfile dos Blocos
22h – Show com o grupo Art Popular
Domingo 02/03
14h – Matinê com a Banda Bourbon
18h – DJ
20h – Show com a Banda Ápice e a Bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé
Segunda 03/03
18h – DJ Conde + Fit Dance
20h30 – Desfile dos Blocos
22h – Show com o Grupo Incendeia
Serviço:
CarnaJaguá 2025 – Carnaval em Jaguariúna
Data: de 28/02 a 03/03/2025
Local: Parque Santa Maria
Horário: sexta-feira (28/02) e segunda-feira (03/03) a partir das 18h e no sábado (01/03) e domingo (02/03) com matinê a partir das 14h
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Amparo1 semana atrás
Amparo tem mais duas mortes confirmadas por Dengue
-
Campinas1 semana atrás
Campinas contará com serviço de aluguel de 330 patinetes elétricos
-
Jaguariúna1 semana atrás
3ª Sessão da Câmara de Jaguariúna se aprofunda em debates sobre segurança, saúde e infraestrutura
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1974
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira divulga vagas com salários de até R$2.120
-
Amparo1 semana atrás
IPTU de Amparo já pode ser consultado no site da prefeitura
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Saean divulga requisitos para tarifa social
-
Amparo1 semana atrás
Chuva intensa causa pontos de alagamentos em Amparo na noite de terça-feira, 18