Holambra
Expoflora dá as boas-vindas à Primavera com mais de 200 mil flores e plantas ornamentais

A chegada da nova estação acontece nesta quinta-feira, dia 22, às 22h04. O evento, maior exposição do gênero na América Latina, termina no próximo domingo, 25. O evento funciona de de sexta-feira a domingo, das 9 às 19hs. Até o último final de semana, a exposição já recebeu mais de 200 mil visitantes nesta 39ª edição
Quando a primavera chegar, às 22h04 da desta quinta-feira, 22, encontrará em Holambra uma imensidão de flores dando boas-vindas à mais colorida e perfumada estação do ano. A Expoflora, maior exposição do gênero na América Latina, espera a primavera com 203 mil hastes de flores e 122 mil vasos das mais diferentes espécies e variedades, de diversas colorações, embelezando os 250 mil m² do parque, em sua Exposição de Arranjos Florais, Mostra de Paisagismo, Carros Alegóricos e em seus mais diferentes jardins.
LEIA TAMBÉM:
A chegada da primavera coincide com a última semana da Expoflora, que termina no próximo dia 25 de setembro, sendo realizada de sexta-feira a domingo, das 9 às 19 horas, atraindo visitantes de todo o Brasil. A expectativa é que o último final de semana do evento receba cerca de 75 mil turistas e totalize, aproximadamente, 300 mil visitantes desde o seu início, no dia 2 deste mês. Os ingressos custam R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira) e podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com, nas bilheterias do evento, o com os representantes informados no site www.expoflora.com.br.


O colorido e o perfume estão por toda parte, em números gigantescos. A Exposição de Arranjos Florais, por exemplo, utiliza 200 mil hastes de flores e 75 mil vasos de flores, de mais de 300 espécies e 3.500 variedades, decorando os 12 cenários criados pelos artistas florais Jan Willen e Jéssica Drost. Apenas nos jardins, os visitantes se encantam com os milhares de flores que formam os canteiros das praças e alamedas. A Praça do Vitral, um dos locais para um descanso dos visitantes, o charme é garantido por 3 mil angelônias, 2,5 mil hibiscos e 400 begônias. Dois roseirais, com 2.000 mudas de rosas das mais diferentes cores podem ser admirados na praça do Chafariz e na saída da Mostra de Paisagismo e Decoração. Antúrios, petúnias, bromélias, mandevillas, amaryllis, filodendros, mini-rosas, impatiens, lantanas e muitas outras espécies de flores e plantas estão por toda a parte: na Casa do Tulipo – o mascote do evento – nos canteiros, nas alamedas, nos caramanchões, no estacionamento, na entrada principal, nas decorações dos restaurantes, nos arcos de acesso aos ambientes, e até nos automóveis estacionados, repletos de orquídeas.

A profusão de plantas e flores está em qualquer canto para onde se olhe no evento. Há 6.552 unidades enfeitando os 18 ambientes da Mostra de Paisagismo e Jardinagem, o que corresponde à média de 364 vasos por espaço criado pelos profissionais. A Parada das Flores atravessa o parque com três carros alegóricos ornamentados com um total de 2 mil rosas, 400 orquídeas, 200 vasos e 300 hastes de outras flores. Ela anuncia a Chuva de Pétalas, atração que desperta muita emoção nos turistas ao lançar diariamente sobre o público nada menos do que 150 quilos de pétalas, retiradas uma a uma, manualmente, de 18 mil botões de rosa. Há também o Magic Garden Holambra, que compõe o Passeio Turístico oferecido pelo evento, onde 10 mil vasos de flores jorram de uma imensa torneira de quatro metros de altura, são despejadas de gigantescos tonéis, ou emolduram esculturas, como a de uma mulher que levita, o lago dos cines e os corações.
Exposição de Arranjos Florais
A Exposição de Arranjos Florais mostra a importância da natureza na integração com o homem, nas celebrações e nas comemorações. O tema sugerido por Jean Willen e Jessica Droot é “A natureza da paz”. O primeiro ambiente é nebulizado e simula uma floresta – a Amazônica – para que o visitante “mergulhe na natureza”. A mensagem é a da necessidade de o homem voltar o seu olhar para o meio ambiente, protegendo-o na luta contra o aquecimento global. O local é úmido para poder abrigar árvores, orquídeas e bromélias e ganha um toque de realidade com a sonorização de animais, como grilos, sapos e pássaros.


A retomada da relação homem & natureza merece uma grande celebração. A cerimônia escolhida foi a de um casamento, por representar a cumplicidade, o afeto e o amor. Os próximos cinco cenários criam várias situações desta comemoração. O ambiente ricamente decorado é destinado ao bolo de camadas ladeado por muitos arranjos que destacam flores nas cores laranja, pink e vermelho. No túnel do amor, prevalecem as flores vermelhas, em vasos. Para o almoço campestre em paisagem da Toscana, os espaços dividem-se entre as flores azuis e amarelas. Os galhos secos na fachada demonstram a singeleza da capela para abençoar a união. O ciclo da comemoração termina com a Lua de Mel em um motorhome, estilo de viagem bem ao gosto dos holandeses e denunciada pela grinalda e pelos sapatos da noiva, esquecidos na cadeira da área externa.
Nos ambientes seguintes é reforçada a mensagem sobre a sustentabilidade, com dicas de como ser ecologicamente correto para lembrar que, se não cuidarmos imediatamente da natureza, ela padecerá. A decoração traz elementos que destacam a utilização de energias limpas, como os painéis de células fotovoltaicas para a geração da energia elétrica, o sistema de captação da água da chuva para reuso e as térmicas paredes verdes. Materiais recicláveis – como garrafas, plásticos, vidros, embalagens, latas e pneus – destacam-se em um dos cenários, indicando que podem ser reutilizados de diversas formas em vez de descartados na natureza, matando os animais, como na chocante foto da tartaruga com um saco plástico na boca.
Os ambientes seguintes, em branco & preto, mostram como os extremos – aqui representados por essas cores -, juntos ou separados, são extraordinariamente belos. A diversidade humana é demonstrada por fotos de pessoas de várias nacionalidades. O espaço é uma crítica à falta de respeito em relação às diferenças raciais, políticas, religiosas, de gênero, de idade ou de classes sociais. As únicas cores no ambiente são as das rosas amarelas e azuis que decoram as cordas do balanço em homenagem às vítimas da guerra na Ucrânia. A gigantesca pomba branca simboliza a paz, tão necessária para a convivência (e sobrevivência) entre todos os povos. O seu voo significa a liberdade, reforçada no cenário seguinte, à direita, em seu mais amplo sentido: liberdade de imprensa, de expressão, de gênero, de convivência, de escolhas e de decisões, inclusive demonstrada de forma metafórica pelo peixe que decide abandonar o cativeiro de seu aquário.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Holambra
Holambra terá mascotes turísticos e população irá escolher os nomes por meio de votação

Holambra está prestes a dar mais um passo na promoção do Turismo e no fortalecimento de sua identidade cultural. O município passará a contar com dois mascotes que irão representar a cidade em eventos, campanhas e ações promocionais. Para criar uma conexão mais íntima e afetiva dos personagens com os cidadãos a população será convidada a escolher os nomes desses mascotes por meio de uma votação.
LEIA TAMBÉM:
Ela será realizada de forma on-line, entre os dias 11 e 23 de abril, por meio de link disponibilizado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura: o Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, o Instagram (@prefeituradeholambra) e o Facebook (@PrefeituradaEstanciaTuristicaDeHolambra). Também será possível participar por meio de urnas espalhadas pelas unidades de ensino da cidade. Os moradores devem escolher um nome para a figura feminina – Anne, Dora ou Susy – e um para a masculina – Henk, Nico ou Ton. Não há limite de participações. O resultado será divulgado no dia 27 de abril, na celebração do Dia do Rei.
De acordo com a diretora do Departamento de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, os mascotes turísticos têm um papel fundamental no fortalecimento e divulgação da identidade de uma cidade. Eles são símbolos que representam os valores, a história e as características que tornam o município único. “Os dois mascotes foram projetados para refletir as riquezas culturais e históricas que caracterizam a cidade, sendo figuras simpáticas e acolhedoras que farão a diferença na forma como a cidade é percebida”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Holambra
Saúde de Holambra reforça importância da vacinação anual contra a raiva em cães e gatos

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra reforça a importância da vacinação anual contra a raiva em cães e gatos a partir de três meses de idade. A aplicação gratuita das doses ocorre no Meu Pet Container, localizado na Rua Calisia, sem nº, no bairro Groot. É necessário agendar o atendimento presencialmente ou pelo telefone 19 3802-7977.
A raiva é uma infecção viral aguda que pode atingir animais e seres humanos que contraem a doença pelo contato com a saliva infectada, por meio de mordidas ou arranhões. De acordo com a médica veterinária da Vigilância Ambiental, Angela Varella Katz, o vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando uma inflamação do cérebro que evolui de forma bem rápida, provocando a morte. “A única forma de controlar a doença é a prevenção, por isso a importância da imunização todos os anos”, falou.
LEIA TAMBÉM:
Ainda segundo ela, o período entre a infecção e o aparecimento dos sintomas pode variar bastante: de 15 dias a 2 meses em cães, entre 7 dias e alguns meses no caso de gatos e a partir de 7 a até 45 dias no homem. Os sintomas são parecidos com os da gripe, incluindo fraqueza geral, desconforto, febre ou dor de cabeça. Com o avançar da doença ocorrem alucinações, espasmos musculares involuntários e paralisia.
Angela orienta que, em caso de mordida, é necessário lavar o ferimento com água e sabão e procurar o PSF mais próximo de casa, informando detalhes da situação ao profissional de saúde.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Holambra
Mês do Rei: Holambra celebra a cultura dos imigrantes holandeses entre 07 e 30 de abril

A versão holambrense de uma das mais tradicionais e populares festividades da Holanda, o Dia do Rei, será celebrada este ano entre os dias 7 e 30 de abril e contará com atividades artísticas, gastronômicas, esportivas e culturais envolvendo diversos setores da sociedade. Os principais pontos turísticos do município estarão enfeitados com a cor laranja, o comércio foi convidado a decorar as vitrines e os restaurantes comercializarão pratos típicos especiais para celebrar a data.
“Essa ampliação da celebração – de um dia para o mês todo – reflete o compromisso de Holambra em valorizar a cultura, história e, sobretudo, a união dos diversos setores da nossa sociedade”, explicou a diretora de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “Estamos certos de que essa nova dinâmica não só fortalecerá nosso turismo, mas também reafirmará nosso orgulho em ser uma cidade que celebra sua identidade com entusiasmo”.
Dia do Rei
A já tradicional celebração do Dia do Rei, que conta com atividades artísticas, esportivas e culturais, será realizada no dia 27 de abril, a partir das 7 horas da manhã, na Praça do Moinho Povos Unidos – e é aberta a moradores e turistas.
LEIA TAMBÉM:
As comemorações começam logo cedo com a largada da edição 2025 da Corrida do Rei. Este ano a prova de pedestrianismo contará com percursos de 7km para corrida e 4km de caminhada pelos principais cartões postais da cidade. As inscrições para esta atividade estão abertas por meio do site www.nlsports.com.br.
Após a prova, será realizada uma solenidade oficial com a participação de autoridades e, na sequência, estão previstas apresentações da Orquestra de Viola Caipira do município, dos Gaiteiros de Holambra, do Grupo de Dança Folclórica da cidade e da Fanfarra Amigos de Holambra. A festa contará ainda com uma surpreendente chuva de papel colorido e distribuição gratuita de café e bolo ao público presente.
Além destas atrações, o espaço abrigará, a partir das 9h, food trucks. O público presente poderá conferir ainda a Feira de Artesanato de Holambra e também o Mercado de Pulgas, com a venda de diversos produtos.
“Esta festa integra o Calendário Oficial do Estado de São Paulo de São Paulo e é um importante momento de confraternização entre visitantes e moradores, brasileiros e holandeses”, explicou o prefeito Fernando Capato.”Vamos, este ano, transformar essa festa em um mês de experiências inesquecíveis e demonstração do espírito vibrante que move nossa comunidade.”
Confira a programação do Mês do Rei:
Comércio das ruas Dória Vasconcelos e Campo de Pouso
Até 30 de abril (sábados e domingos) – decoração das vias, vendas nas calçadas, comercialização de comidas especiais
Local: Ruas Dória Vasconcelos e Campo de Pouso
Entrada gratuita
Rei na Rota
De 7 a 12 de abril – comerciantes da Rota dos Imigrantes irão decorar as fachadas e farão vendas nas calçadas
11 de abril – presença de DJ das 14 às 18h
Local: Rota dos Imigrantes
Entrada gratuita
Quinta-feira de Sabores
Apresentação musical (samba e pagode)
Quinta-feira, 10 de abril, a partir das 17h
Local: Entorno da Praça dos Imigrantes (ao lado da caixa d’ água do bairro)
Entrada gratuita
Barracas decoradas na cor laranja
Mercado de Pulgas
Sábado, 12 de abril, das 7h às 14h
Local: Alameda Maurício de Nassau (trecho dos Guarda-chuvas)
Informações: 19 3802-2053
Holam Feest
Sábado, 26 de abril, das 12h às 23h30
Local: Clube Fazenda Ribeirão
Convites vendidos na secretaria do clube
*Informações: 19 3802-2053
Dia do Rei
Domingo, 27 de abril
7h: Largada da Corrida do Rei
9h: Cerimônia com a presença de autoridades
9h15: Apresentação Orquestra de Viola Caipira de Holambra e do Grupo de Gaiteiros de Holambra
10h: Apresentação do Grupo de Dança Folclórica Holandesa
10h15: Apresentação Fanfarra Amigos de Holambra
10h30: Apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Holambra
10h45: Chuva de papel picado e distribuição de café e bolo
11h30 – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Holambra
Feira de Artesanato e Mercado de Pulgas, das 9h às 17h
Local: Praça do Moinho Povos Unidos
Entrada gratuita
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Amparo5 dias atrás
Vacinação de Estudantes será intensificada em Amparo
-
Amparo6 dias atrás
Palestras marcam programação do mês pela consciência do Transtorno do Espectro Autista em Amparo
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1981
-
Amparo1 semana atrás
Oportunidade: seguem até 29 de abril as inscrições para o Processo Seletivo da Prefeitura de Amparo
-
Campinas1 semana atrás
Renovias recebe inscrições para vaga de Auxiliar de Placas
-
Amparo1 semana atrás
Cães de faro da GM de Amparo localizam 30kg de drogas durante operação
-
Amparo1 semana atrás
Amparo terá mais de 250 atletas disputando competições no fim de semana
-
Amparo5 dias atrás
Amparo chega a 14 mortes por Dengue