Brasil
Empreendedores dos segmentos mais afetados pela pandemia conquistam crescimento com mudanças estratégicas

O Ministério da Economia apontou a abertura de 243 mil novas empresas no País no mês de dezembro de 2021. Em contraste, mais de 600 mil empregadores sentiram a necessidade encerrar as atividades nestes últimos dois anos de pandemia, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, Pnad. Acompanhando este movimento, o crescimento de Microempreendedores Individuais (MEIs) revela a busca por formalização de trabalhos e investimento por parte da população que busca uma melhoria de vida.
Segundo a empreendedora Veridiana Mellilo, que atua há mais de uma década com marketing empresarial e consultoria mercadológica, diante deste cenário é fundamental que haja um direcionamento estratégico nas tomadas de decisões, que vem alinhado à compreensão sobre os desafios pessoais de cada um. “Busco fazer com que os clientes se sintam mais seguros com seus próprios negócios, me colocando ao lado deles para compreender suas dores”, diz a empreendedora.
A empreendedora Janete Azevedo, sócia e proprietária da clínica SPÉS Podologia, de Campinas, conta que a chegada da pandemia a pegou de surpresa pela falta de conhecimento sobre quais protocolos deveria seguir naquela situação. Além disso, o principal público da clínica é de pessoas 60+, grupo de risco da Covid-19. “A podologia ainda estava inserida na área da estética, por isso não podíamos abrir. Foram quatro meses com as portas abaixadas, sem poder trabalhar”, diz Janete.
As sócias foram atendidas por Veridiana, que identificou uma forma de reabertura dentro das normas, apresentando uma frente voltada para a área da saúde na Classificação Nacional de Atividades Econômicas, CNAE. “A mudança exigiu uma reorganização de posicionamento da clínica, que passou a ressaltar a podologia como meio de prevenção e tratamento de podopatias superficiais”, explica a consultora.
Janete se diz grata pelos resultados. Em menos de um ano a clínica teve um crescimento expressivo e hoje atende mais de 3 mil pacientes. “Conseguimos reabrir e equilibrar novamente o nosso orçamento. Em outubro do ano passado saímos de uma estrutura de 75m² com quatro cabines para uma de 232m²”, conta Janete.
O setor de bares e restaurantes também foi diretamente afetado pela crise. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel, entre um milhão de empresas do setor que estavam em atividade no início do ano passado, cerca de 300 mil fecharam devido a pandemia.
A Casa Bela Restaurante, um tradicional espaço holandês em Holambra, São Paulo, baseou a estratégia de vendas na retomada do turismo ao longo de 2021. Compreendendo a complexidade do cenário, o time da Veridiana Mellilo direcionou a execução de duas estratégias internas otimizando serviços já existentes: a apresentação de pratos típicos e drinks da casa. “Implementamos a campanha de drinks temáticos servidos em louças típicas holandesas, além da implementação de novos drinks desenvolvidos por uma mixologista”, conta a consultora.
Em um ano, o restaurante apresentou aumento de 55,6% nas vendas dos pratos típicos. Na sessão de Drinks, foi registrado um crescimento de quase 12% em relação a 2020, sendo que, só entre setembro e dezembro, 1876 das vendas foram de novos drinks.
No mesmo cenário, a necessidade de isolamento físico para segurança da população resultou em um impulso de demandas sobre serviços de rede. Segundo Midiann Paola Indio CEO da RR64 soluções em Telecon com sede em Indaiatuba, São Paulo, houve um aumento significativo na procura por suporte técnico especializado. “Identificamos uma lacuna e perda de rentabilidade quando comparamos o tempo gasto de atendimento com o faturamento. Então, decidimos fazer uma reestruturação nos nossos contratos”, diz Midiann.
Junto a consultoria, a empresa de provedores de acesso realizou uma reestruturação de contratos, baseada em tempo gasto com assessoria técnica, além de ofertar um upgrade para os clientes que já trabalhavam com a empresa. O novo serviço trouxe um aumento médio de 150% em clientes atuais. Em 2021, com a valorização percebida pelos clientes, foi possível um novo upgrade, desta vez trazendo um aumento surpreendente de 201% a 435% em vendas para os próprios clientes atuais da empresa.
Veridiana diz que em sua percepção conseguiu fortalecer a relação de confiança entre seus clientes e consumidores. Ela afirma ter descoberto como fazer da comunicação uma ferramenta para que as empresas tenham mais resultados com menos investimento. O momento é muito desafiador para o pequeno e médio empreendedor. É preciso fazer um trabalho de compreensão das dores, direcionamento de expectativas e alinhamento de propósito”, conclui a consultora.
Brasil
Alexandre Padilha é o novo ministro da Saúde a partir de março

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta terça-feira, 25, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Na ocasião, comunicou a ela a substituição na titularidade da pasta, que passará a ser ocupada pelo atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a partir da posse marcada para a quinta-feira, 06 de março.
O presidente agradeceu à ministra pelo trabalho e dedicação à frente do ministério.
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Brasil
Governo vai destinar R$35,5 bilhões para salário-educação em 2025

Critérios e estimativas anuais de repasses foram divulgados nesta segunda-feira, 17. Repasses dos recursos entre os entes federativos são feitos pelo Ministério da Educação
Em 2025, o salário-educação destinará R$35,5 bilhões para a educação básica pública. O valor, que será repassado a estados e municípios, poderá ser utilizado em diversas ações de educação, como manutenção das escolas, transporte escolar e equipamentos. A única exigência é que sejam despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, com restrição do uso para pagamento de pessoal.
Os critérios de distribuição dos recursos da Quota Estadual e Municipal do Salário-Educação, bem como a estimativa de repasses aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para o exercício de 2025, foram publicados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) — autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) — na segunda-feira, 17 de fevereiro, por meio da Portaria nº 167/2025.
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O repasse é fruto da arrecadação de empresas vinculadas à previdência social, que contribuem com o percentual de 2,5% sobre a folha de pagamento de seus empregados. O valor total arrecadado é destinado à educação básica pública a título de fonte adicional de financiamento.
Do valor da arrecadação líquida do salário-educação, 60% são destinados diretamente aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios sob a forma de Quota Estadual e Municipal. Os restantes 40% são destinados ao FNDE, que também reparte esses recursos entre os entes federativos por intermédio das ações educacionais alocadas em seu orçamento.
Cálculo — Os valores foram calculados com base no número de matrículas na educação básica pública, utilizando dados do Censo Escolar de 2024. A estimativa poderá ser ajustada ao longo do ano, conforme a arrecadação da contribuição social efetivada do salário-educação. Em 2025, os estados, o Distrito Federal e os municípios contarão com R$21,3 bilhões de Quota Estadual e Municipal. Esse valor é superior ao valor da quota de 2024 em R$1,5 bilhão, um aumento de 7,57% em relação ao ano anterior.
Manutenção e desenvolvimento – A Quota Estadual e Municipal deve ser aplicada pelos entes federativos no financiamento de programas, projetos e ações da educação básica. No entanto, esses recursos não podem ser aplicados no pagamento de pessoal e de aposentadorias e pensões, em face de vedação expressa prevista na Constituição Federal e na Lei nº 9.766/98.
FNDE — O FNDE é o órgão responsável pelo cálculo dos coeficientes de distribuição da Quota Estadual e Municipal e pelos repasses dos recursos entre os entes federativos, além de prestar assistência técnica visando à sua correta e eficiente aplicação. Os repasses aos entes são realizados em 12 parcelas mensais, de fevereiro de 2025 a janeiro de 2026, até o dia 20 de cada mês.
Os detalhes completos, incluindo os coeficientes de distribuição e valores estimados, estão disponíveis no site do FNDE.
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Brasil
Golpe do IPVA: alerta para fraudes e dicas para evitar prejuízo

· Criminosos aproveitam o período de pagamento do imposto para aplicar golpes;
· Quatro em cada 10 pessoas já caíram em fraudes de diversos tipos no Brasil em 2024, 32% deles em “pagamento de boleto falso ou pix”.
Os golpistas estão aproveitando o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para intensificar suas atividades. Normalmente por meio de e-mails ou mensagens de texto contendo informações direcionando a pagamentos ou confirmação de informações, os criminosos têm o objetivo de obter ganho financeiro ou roubar dados das vítimas. Segundo o “Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024” da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, quatro em cada 10 pessoas já caíram em fraudes de diversos tipos, sendo “pagamento de boleto falso ou pix” a segunda mais comum (32%) atrás apenas de “uso de cartão de crédito por terceiro ou cartões falsificados” (39%). Do total de consumidores lesados, 57% tiveram perda financeira de R$ 2.288 em média.
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“Além de lesar financeiramente os consumidores, os golpistas também podem obter crédito em seu nome sem que eles tenham consciência disso. Esse tipo de crime pode acarretar problemas para a vítima. A conscientização e a adoção de práticas seguras são fundamentais para reduzir a vulnerabilidade da população. Para as empresas, combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais barrar a ação de golpistas”, explica Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.
Como se proteger dos golpes
Para ajudar os consumidores a se protegerem, a Serasa Experian recomenda:
· Sempre verificar a autenticidade dos boletos, conferindo se os dados do beneficiário correspondem aos do órgão oficial responsável pelo IPVA em seu estado;
· Evitar clicar em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais que prometam facilidades no pagamento do IPVA. Golpistas frequentemente utilizam nomes de instituições como DETRAN e Senatran para criar sites falsos e coletar dados pessoais, senhas e informações de cartão de crédito;
· Desconfiar de ofertas vantajosas que ofereçam descontos ou facilidades no pagamento do IPVA para atrair vítimas;
· Garantir que os documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
· Ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
· Cadastrar chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
· Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
· Não realizar transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
· Incluir as informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
· Manter os dados pessoais seguros e atualizadas para evitar inconsistências cadastrais, que foram responsáveis por 58,1% das tentativas de fraude evitadas em outubro de 2024;
· Monitorar o CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Para as empresas evitarem fraudes, especialistas da Serasa Experian dão as seguintes dicas:
· Investir em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da empresa;
· Garantir uma proteção em camadas, considerando que, em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente, e garantir soluções combinadas que possam identificá-las e combatê-las não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
· Garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
· Entender profundamente o perfil dos usuários e buscar constantemente minimizar pontos de fricção na jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança;
· Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduzir perdas e permitir uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.
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