Conecte-se conosco

Campinas

Em Campinas, Ipem-SP realizará verificação de radares

Publicados

em

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, fará verificação metrológica na próxima quarta-feira, 04 de setembro, a partir das 10h, nos radares instalados nos seguintes endereços em Campinas, cidade localizada a 99 km da capital. Serão eles:

– Avenida Comendador Aladino Selmi, próximo ao nº 2211, sentido centro;

– Avenida Doutor Heitor Penteado, próximo à rua Armando Sales de Oliveira;

– Corredor BRT Perimetral, próximo ao viaduto Rodovia Anhanguera, sentido bairro.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A obrigatoriedade da fiscalização do Ipem-SP também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.

LEIA TAMBÉM:

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.    

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.    

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.     

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Campinas. 

Em 2023, o Ipem-SP verificou 6.265 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. 

Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.    

A verificação metrológica   
O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja:    

Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.    

Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.    

Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.  

Em geral, os medidores são constituídos por:   

– Dispositivo de detecção, que identifica as distâncias necessárias para o cálculo da velocidade dos veículos.    

– Dispositivo de medição, constituído por micro processador e software que capta os dados do sistema de detecção e efetua o cálculo da velocidade.    

– Dispositivo de processamento, constituído por um processador e software dedicado ao controle do sistema.    

– Dispositivo de armazenamento, que registra e armazena os dados referente à medição.   

– Dispositivo de registro óptico, constituído por câmera fotográfica ou de vídeo capaz de identificar o veículo.    

Os medidores podem ser fixos, portáteis (tipo pistola), móveis (instalados em veículos em movimento) ou estáticos (sobre suporte que pode ser deslocado de um ponto para outro). No Estado de São Paulo é o Ipem-SP que fiscaliza todos esses instrumentos e verifica se apresentam medições corretas. A verificação dos instrumentos em operação é feita uma vez ao ano (verificação periódica), ou sempre que sofrem manutenção ou transferência de local de instalação (verificação eventual).    

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.    

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.    

Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Sebrae-SP realiza Empretec para reforçar habilidades empreendedoras que podem impulsionar os negócios de Campinas

Publicados

em

Primeiro seminário de 2025 ocorrerá entre os dias 10 e 15 de fevereiro; inscrições estão abertas

A primeira edição de 2025 do seminário Empretec, principal programa de formação de empreendedores do Sebrae, já tem data, horário e local para acontecer: entre os dias 10 e 15 de fevereiro, das 9h às 19h. Segundo Estela Juvenal, analista de negócios do Sebrae-SP, o evento é intensivo, conta com seis dias de duração e 60 horas de imersão.

“É uma ótima oportunidade tanto para quem quer começar a empreender, quanto para aqueles que já são empresários ou empresárias e querem começar o ano com novas ideias e melhorar a percepção do próprio negócio.”

Com foco nas dez características do comportamento empreendedor, a capacitação ajuda os participantes a identificar seus perfis, desenvolver habilidades e potencializar capacidades essenciais para construir uma identidade empreendedora sólida. “O Empretec é uma experiência única para reconhecer seu perfil empreendedor e aprofundar o autoconhecimento. Esses são apenas dois dos vários ganhos que o seminário traz para os participantes”, comenta Estela.

LEIA TAMBÉM:

Ainda segundo a analista, o Empretec pode ser um ponto-chave para aqueles que desejam se destacar no mercado e construir um negócio robusto. “Empreendedores bem-sucedidos possuem visão estratégica, identificam oportunidades com precisão e elaboram estratégias eficazes para alcançar seus objetivos”.

Estela afirma que o Empretec oferece benefícios concretos e vivências transformadoras. “O programa vai além do ensino sobre negócios, ao concentrar-se também no autoconhecimento e no aperfeiçoamento de habilidades pessoais essenciais para empreendedores. Além disso, é uma oportunidade única para ampliar a rede de contatos, possibilitando parcerias e colaborações significativas.”

Quem pode fazer a inscrição?
Empreendedores de qualquer área ou segmento, residentes nas 22 cidades da região de Campinas — Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo — e com disponibilidade de agenda durante os seis dias do evento, podem participar.

SERVIÇO
Empretec Campinas
Data e horário: 10 a 15 de fevereiro, das 9h às 19h
Local: Sebrae Campinas
Endereço: Rua Abolição, 881, Campinas-SP
Inscrições: https://empretec.sebraesp.com.br/
Mais informações: (19) 3284-2230

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

1ª etapa do Campeonato San Marino 2025 tem inscrições abertas e antecipação de pagamento terá desconto

Publicados

em

Abertura da competição será no dia 15 de fevereiro, no Kartódromo San Marino, em Paulínia

Vem aí a segunda temporada do Campeonato San Marino, principal competição oficial do interior de São Paulo. As inscrições para a primeira etapa – que será realizada no próximo dia 15 de fevereiro no Kartódromo San Marino, em Paulínia (SP) – já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://tinyurl.com/4j7cue3j. Neste ano, quem antecipar o pagamento da inscrição até uma semana antes da etapa garantirá um desconto que varia de 17% a 25%, dependendo da categoria.

O maior desconto na inscrição antecipada é para as categorias Mirim e Cadete: quem fizer o pagamento até uma semana antes da corrida terá redução do valor da inscrição em 25,6%, que passará de R$ 390,00 para R$ 290,00. Já para as categorias F4 e MY (motores 2 tempos), o desconto será de 17% (de R$ 590,00 para R$ 490,00).

LEIA TAMBÉM:

Além disso, o San Marino Kart Clube, organizador do evento, já fechou os primeiros patrocinadores, garantindo assim sorteios especiais aos participantes (pilotos e preparadores), a exemplo do que ocorreu na temporada de estreia, no ano passado. Por enquanto, já estão confirmados os sorteios de dois karts zero completos, oferecidos pelas fabricantes Thunder e Mega Kart, além de nove vouchers da Gandolfo Estúdio com descontos na personalização de capacetes. 

O campeonato terá nove etapas, divididas em dois turnos, com pontuação dobrada na 9ª e última etapa. Haverá premiação com troféus exclusivos do 1º ao 5º colocado e ao pole position nas etapas, e aos campeões dos turnos e de 1º ao 5º lugar no campeonato e aos preparadores campeões. A grande Final está prevista para o dia 8 de novembro.

Estarão em disputa as categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Sprinter, F4 Super Sênior, F4 Master, F4 Graduados, F4 Sênior (todas com motores sorteados RBC), além de Iame MY e Shifter (com motores próprios). A competição conta com chancela, supervisão e direção desportiva da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo).

A competição também conta com ampla estrutura profissional, com supervisão, vistoria e diretores de prova federados, motores RBC lacrados e sorteados, fiscalização de pneus, combustível e balança, transmissão ao vivo de todas as etapas, cobertura fotográfica e divulgação para a imprensa.

Confira o calendário 2025:

Etapa 1 15/02

Etapa 2 22/03

Etapa 3 26/04

Etapa 4 24/05

Etapa 5 28/06

Etapa 6 09/08

Etapa 7 06/09

Etapa 8 04/10

Etapa 9 08/11

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Prefeito Leitinho assina adesão de Nova Odessa ao ‘Auxílio Aluguel’ para mulheres vítimas de violência do Governo de SP

Publicados

em

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) assinou recentemente o Termo de Adesão da Prefeitura de Nova Odessa ao Programa “Auxílio Aluguel Para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade” do Governo de São Paulo. O Auxílio é voltado para as vítimas de violência doméstica e de gênero que já tenham medida protetiva expedida pela Justiça.

Trata-se de “um apoio financeiro temporário para assegurar o direito da mulher a ter um espaço de proteção fora do alcance do agressor”. Informações sobre o procedimento de solicitação do benefício serão divulgadas em breve pela Prefeitura (veja abaixo).

LEIA TAMBÉM:

Segundo a cartilha do Governo, o valor do auxílio é de R$500 pelo período de seis meses, pago por meio da Poupança Social no Banco do Brasil. O apoio poderá ser renovado por mais seis meses, mediante relatório multiprofissional da Assistência Social indicando a persistência da situação de vulnerabilidade e risco para a mulher beneficiada.

O Auxílio é parte do Movimento SP Por Todas, uma série de ações articuladas para dar visibilidade às políticas públicas estruturadas e entregues para que as mulheres de São Paulo estejam seguras, com saúde e conquistem sua autonomia financeira. Saiba mais sobre o Movimento no Portal da Mulher, que reúne os serviços disponíveis para que elas tenham um espaço de protagonismo e independência: https://www.portaldamulherpaulista.sp.gov.br/.

“Essa é mais uma importante ação da nossa gestão na defesa das nossas mulheres vítimas de violências. Desde o começo do nosso mandato, temos realizado diversas ações em prol das mulheres, como a criação da ‘Sala Lilás’ na Delegacia, o apoio ao trabalho do CRAS e do CREAS, a inauguração do CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) e tantas outras – e agora oferecer, em parceria com o Estado, esse auxílio para que vítimas tenham condições dignas de moradia longe de seus agressores”, destacou o prefeito Leitinho.

As mulheres vítimas de violências de Nova Odessa que já tenham a medida protetiva judicial e queiram solicitar o “Auxílio Aluguel” temporário poderão se dirigir em breve ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), localizada na Rua Duque de Caxias, nº 442, no Centro.

A equipe técnica do CREAS vai auxiliar a mulher a organizar a documentação exigida pelo Estado, realizar sua inscrição online no programa (assim que o Governo do Estado liberar a ferramenta( e prestar todas as orientações necessárias para garantir o recebimento deste novo benefício.

Rede de apoio
A Prefeitura de Nova Odessa promove desde 2021, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, uma série de ações permanentes de combate à violência de gênero e apoio às vítimas – com destaque para a realização anual das campanhas de conscientização do “Agosto Lilás – Mês de Enfrentamento às Violências Contra a Mulher”.

Para ajudar e orientar as vítimas e outras pessoas a entenderem as diversas formas de violência contra a mulher, desde 2021 a Prefeitura mantém também o portal exclusivo “Não Fique Sozinha – Violência contra a mulher é crime. Denuncie!”, com leis, vídeos de palestras, “podcasts” (debates em áudio), canais de denúncia e outras informações.

O portal foi atualizado em 2022 para atender também aos requisitos da Lei Municipal nº 3.482/2021, da vereadora Marcia Rebeschini, que estabelece a publicação da relação de serviços de proteção à mulher vítima de violências no site da Prefeitura. O portal pode ser acessado em https://www.novaodessa.sp.gov.br/cidadao/violencia-contra-mulher-saiba-mais-e-denuncie-aqui.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias