Conecte-se conosco

Jaguariúna

Eleições 2020: Entrevista com pré-candidato a prefeito de Jaguariúna, Fernandinho Português

Publicados

em

O Jornal Gazeta Regional dá continuidade a série de entrevistas com os nomes colocados a pré-candidatos de Jaguariúna, nas eleições de outubro

Paula Partyka – [email protected]

Jaguariúna tem seis nomes colocados como pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano, sendo eles Gustavo Reis (MDB), que concorre à reeleição, Alberto Rizzoni (PSD), Davi Neto (PTB), Du Corrêa (PTC), Gabriel Tenan (PP) e Fernando Husch Pereira (PSDB). Para melhor informar o seu leitor, a Gazeta Regional lança uma série de entrevistas com todos os nomes.

A série teve início com o pré-candidato do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Du Corrêa, na edição 1709. Nesta edição, 1710, a entrevista é com o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Fernandinho Português. Confira.

Gazeta Regional: O seu nome é um dos que estão colocados hoje para uma possível candidatura a prefeito de Jaguariúna, nas eleições de outubro. Como o senhor avalia essa possibilidade?

Fernandinho Português: É uma possibilidade muito concreta de eu ser pré-candidato e futuramente candidato.

Sou empresário, corretor de imóveis e já fui vereador dois mandatos. Nas duas eleições que fui candidato ganhei, em 2000 e 2004 fui para reeleição e fui o candidato que mais cresceu de votos de uma eleição para a outra. Em 2005 e 2006 fui presidente da Câmara de Vereadores e depois não fui mais candidato. Em 2013 tive o convite do Sr. Tarcísio para ser o secretário de Turismo e Cultura, até 2016. Então eu tenho uma experiência.

Gazeta Regional: O senhor se considera preparado para assumir uma possível candidatura?

Fernandinho Português: Eu me considero totalmente preparado para assumir essa candidatura. Sou nascido e criado em Jaguariúna, conheço a cidade, a prefeitura, conheço tudo.

Gazeta Regional: Como está sua articulação política dentro do partido e que chances o senhor vê de conseguir disputar a eleição?

Fernandinho Português: Olha, meu partido é o PSDB, partido já fala ‘partido’. Tem suas disputas internas políticas, isso é natural e a gente tem uma disputa dentro do PSDB. Eu acredito sim que seja candidato a prefeito pelo PSDB, mas eu tenho convite do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, para ser candidato pelo DEM, convite da Deputada Valéria, para ser candidato pelo PSL. Mas eu estou na minha disputa dentro do PSDB.

Gazeta Regional: Existem disputas internas que podem inviabilizar sua candidatura?

Fernandinho Português: Não. Temos uma disputa interna, mas o PSDB quer ter candidato a prefeito em todos os municípios é uma determinação do governador João Dória. Outro grupo que disputa comigo dentro do partido não quer que tenha candidato a prefeito. É uma disputa natural, acontece mesmo em todos os partidos.

Gazeta Regional: Na sua avaliação, quais os atributos que um bom prefeito deve ter?

Fernandinho Português: Primeira coisa é honestidade: estamos cansados de ver cansados de ver casos de corrupção todo dia quando liga a televisão. Segundo é a humildade: você tem que ouvir todos. Você tem que entender muito de administração, ter capacidade de administrar o município.

Tem que ter conhecido do município, conhecimento político em São Paulo e Brasília para ir atrás de verbas e eu acho que hoje, eu tenho todos esses atributos para ser um bom prefeito de Jaguariúna.

Gazeta Regional: Quais áreas da Administração o senhor vê como prioridade na gestão pública? Por quê?

Fernandinho Português: Saúde, segurança e educação. Saúde porque a saúde não pode ser amanhã. A praça você pode fazer amanhã, mas o remédio a pessoa tem que ter na hora.

A segurança também. A última turma formada de guarda municipal em Jaguariúna foi em 2006, eu era presidente da Câmara. Daqui dois, três anos começam os guardas se aposentarem, a cidade cresceu e você tem o mesmo número de guardas municipais.

Tem muitos problemas de saúde, segurança e educação para serem resolvidos.

Gazeta Regional: Jaguariúna tem se destacado nos cenários regional, estadual e nacional em várias áreas, como saúde, educação e segurança. O senhor avalia que é possível melhorar ainda mais esses índices? De que forma?

Fernandinho Português: Jaguariúna sempre teve altos índices, não é de hoje. É preciso e possível melhor. A administração do Hospital Municipal Walter Ferrari mesmo tem que melhorar muito.

O Hospital virou uma cabide de emprego. Tem que melhorar isso. Fizeram uma cooperativa lá que o povo não está gostando. Tem que melhorar.

Gazeta Regional: Quais as suas principais sugestões para a cidade, como pré-candidato a prefeito?

Fernandinho Português: Investir em saúde, investir em segurança e educação. Atrair novas empresas, aumentar a arrecadação e aumentar o numero de empregos.

Ser uma administração bem enxuta. Administração municipal precisa ser enxuta.

Hoje com o mundo totalmente digital, é preciso implantar isso mais na prefeitura. Fazer uma coisa mais rápida e menos custosa para o município. Você pode muito bem mandar um projeto para o planejamento digital, não precisa de papel.

O acompanhamento disso é diário. A revolução digital, a tecnologia, vira. Todos os dias as empresas todo dia melhoram os sistemas e a prefeitura precisa disso também.

Precisa ser mais digital, está muito atrasado. Isso é melhor para o munícipe e para o custeio do município.

Gazeta Regional: Fale um pouco sobre a sua família e vida pessoal.

Fernandinho Português: Sou empresário, corretor de imóveis e estou me formando agora em um curso chamado Gestão Imobiliária. Torço pelo Corinthians, caminho bastante porque eu gosto, me sinto bem e faz bem para a saúde. Eu sou cristão, acredito muito em Deus, sempre Ele na frente para dar tudo certo.

Meu pai era uma pessoa muito enérgica, um administrador nato que sempre ensinou honestidade e humildade, os pilares para a família. E a minha mãe é cadeirante. Todo dia vou na casa dela e a gente sabe a dificuldade que é ter uma pessoa com necessidades especiais. Pegar uma pessoa dessa, levar na praça, colocar no carro, levar na praça, dá trabalho. Ainda bem que o mundo hoje é bem mais acessível.

Jaguariúna

Jaguariúna recebe musical infantil no dia 27

Publicados

em

Com produção do grupo Os Geraldos, espetáculo dialoga com todas as idades e tem música ao vivo

O espetáculo musical PararaTimBum – Um Reino pela Música, do grupo Os Geraldos, que conta a história de uma princesa que assume o reino após seu pai adoecer e proíbe qualquer tipo de som, terá sessão única em Jaguariúna no próximo dia 27, às 19h. O espetáculo acontece no Teatro Municipal Dona Zenaide e os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir do próximo dia 19.

Com direção de Douglas Novais, o espetáculo reúne 11 atores em cena e uma trilha sonora executada ao vivo, baseada principalmente em ritmos brasileiros, como samba, maracatu e baião. A dramaturgia – de autoria original de Everton Gennari, com adaptação da atriz Julia Cavalcanti – conta a história de uma princesa, que – ao assumir o reino de seu pai, que ficou doente – proíbe qualquer tipo de som, adoecendo ainda mais seu pai e todo o povo. Arrependida do que fez, ela vai a PararaTimBum e encontra o mundo colorido onde moram as Notas Musicais. Lá instrumentos tradicionais, como piano, acordeom e violoncelo, juntam-se a instrumentos inventados, como sacolas, bolas e baldes, para ensinar à princesa o poder transformador da música. “É um espetáculo muito alegre, que celebra a beleza e os ritmos da música brasileira”, declara o diretor.

LEIA TAMBÉM:

O projeto PararaTimBum – Um Reino pela Música é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da empresa PPC Santana e produção cultural de Os Geraldos D’color Produções Culturais, empresa que atua no mercado de produção cultural, assessorando, planejando e executando projetos culturais.

Sobre o diretor Além de dirigir o espetáculo, Douglas Novais é ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor em Artes Cênicas pela Unicamp, é ator e coordenador do grupo Os Geraldos. De 2013 a 2019, foi assistente de curadoria do Projeto Ademar Guerra, do Governo do Estado de São Paulo. Em 2021 foi consultor pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) – e, em 2022, foi assistente de direção de Gabriel Villela no espetáculo Henrique IV. Esta é a primeira vez que Douglas assina a direção de um espetáculo do Grupo.

O GRUPO Com mais de uma década de história, Os Geraldos já se apresentou em mais de 90 cidades do Brasil, além de países como Marrocos, Argentina e Peru. Ao longo de sua trajetória recebeu 44 prêmios e transitou em mais de 40 festivais. Em paralelo com a criação de espetáculos, o Grupo atua na formação de profissionais da área do teatro e na gestão de espaços dedicados à arte e à cultura. Dentre suas várias iniciativas desenvolveu a Incubadora de Grupos Artísticos que, desde 2017, já atendeu mais de duas mil pessoas, impactando positivamente 83 grupos artísticos originários de 102 cidades brasileiras.

PPC Santana Uma das maiores e mais confiáveis fabricantes do Hemisfério Sul para isoladores de baixa, média, alta e extra alta tensão, até 800 kV (cc/ ca), a PPC Santana figura entre os principais provedores de isoladores de alta precisão para exigentes concessionárias & OEMs , não só no Brasil, como também em outros países da América Latina e ainda nos mercados dos EUA e Canadá.

SERVIÇO
PararaTimBum – Um Reino pela Música
Data 
27/07 l Horário 19h
Local Teatro Municipal Dona Zenaide – Rua Alfredo Bueno, 1151 – Centro, Jaguariúna (SP) – MAPA AQUI 
Informações (19) 3256-4500 I WhatsApp: (19) 9 9127 5480 | [email protected]
Patrocinador PPC Santana
Classificação Livre l Acessibilidade Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Ingresso Gratuito e disponível a partir das 7h da manhã do dia 19/07 – Aqui 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna mantém vacinação contra a gripe

Publicados

em

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou neste domingo, dia 14 de julho, mas a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a imunizar as pessoas até o fim das doses disponíveis no município.

Segundo a secretaria, a vacinação está liberada a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, inclusive os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. O município conta com mais de 5 mil doses do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação contra a Influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Desde o início da campanha, foram aplicadas 14.205 doses da vacina (grupo prioritário e população em geral) na cidade. A meta de vacinação é de 90%, porém a cobertura vacinal do município encontra-se em 52,77%, bem abaixo do esperado.

Por isso, a Secretaria de Saúde solicita que as pessoas procurem a sua UBS de referência para que possam receber a vacina, que é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A vacinação acontece nas UBS Florianópolis, UBS Nova Jaguariúna, UBS Fontanella, UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul (abertura da sala às 8h), UBS Roseira de Cima, UBS Miguel Martini e UBS Roseira de Baixo durante a semana, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Há horário estendido na sala de vacina da UBS Florianópolis às terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30; horário estendido às segundas e quartas-feiras na UBS Nova Jaguariúna até às 18h30 e horário estendido às terças e quintas-feiras até às 19h na UBS XII de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

32 anos de história: O Bortolettão se despede de Jaguariúna

Publicados

em

O encerramento do Bortolettão em Jaguariúna certamente representa
o término de uma parte importante da história local

Em 1992 Jaguariúna recebia a loja O Bortolettão, fundada por Walter Francisco Bortoletto (in memorian). Uma empresa que já tinha sua sede em Pedreira e que já atendia famílias jaguariunenses, chegou em Jaguariúna quando esta completava 28 anos, uma cidade promissora e em pleno desenvolvimento econômico e social. E neste ano em que completa seus 70 anos, O Bortolettão encerra suas atividades na cidade, partindo assim, para um novo rumo.

De lá para cá a família Bortolettão tornou-se referência e trouxe a variedade de produtos de vestuário e decoração para o lar e nunca mediu esforços em participar ativamente na vida social da cidade. Foram inúmeras as ações promovidas em prol de seus amigos clientes, principalmente em datas comemorativas, como promoções de Natal e outras datas, patrocínio ao esporte, cultura e apoio a ações sociais, além da participação ativa nas promoções da Associação Comercial, entidade que O Bortolettão fez parte desde sua chegada.

O Bortolettão foi um centro de referência para a cidade, e ao longo desses 32 anos gerou muitos empregos e resistiu as mudanças sociais econômicas do mundo. Os proprietários se orgulham desta trajetória.

O encerramento das atividades do O Bortolettão em Jaguariúna após 32 anos marca o fim de um ciclo significativo na história local. Por mais de três décadas, a loja não apenas ofereceu produtos, mas também se tornou um ponto de encontro querido por muitos na comunidade. Suas portas fechadas representam não apenas o fim de um negócio, mas também o encerramento de um capítulo importante na vida de seus clientes e colaboradores.

Os proprietários agradecem a todos os funcionários, fornecedores e clientes amigos que fizeram parte dessa jornada, restando a gratidão pelos momentos compartilhados e pela contribuição para a vida na cidade ao longo dos anos. Isso tornou O Bortolettão uma empresa que tem o orgulho de fazer parte da história de Jaguariúna.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias