Jaguariúna
Eleições 2020: Entrevista com pré-candidato a prefeito de Jaguariúna, Fernandinho Português

O Jornal Gazeta Regional dá continuidade a série de entrevistas com os nomes colocados a pré-candidatos de Jaguariúna, nas eleições de outubro
Paula Partyka – [email protected]
Jaguariúna tem seis nomes colocados como pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano, sendo eles Gustavo Reis (MDB), que concorre à reeleição, Alberto Rizzoni (PSD), Davi Neto (PTB), Du Corrêa (PTC), Gabriel Tenan (PP) e Fernando Husch Pereira (PSDB). Para melhor informar o seu leitor, a Gazeta Regional lança uma série de entrevistas com todos os nomes.
A série teve início com o pré-candidato do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Du Corrêa, na edição 1709. Nesta edição, 1710, a entrevista é com o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Fernandinho Português. Confira.
Gazeta Regional: O seu nome é um dos que estão colocados hoje para uma possível candidatura a prefeito de Jaguariúna, nas eleições de outubro. Como o senhor avalia essa possibilidade?
Fernandinho Português: É uma possibilidade muito concreta de eu ser pré-candidato e futuramente candidato.
Sou empresário, corretor de imóveis e já fui vereador dois mandatos. Nas duas eleições que fui candidato ganhei, em 2000 e 2004 fui para reeleição e fui o candidato que mais cresceu de votos de uma eleição para a outra. Em 2005 e 2006 fui presidente da Câmara de Vereadores e depois não fui mais candidato. Em 2013 tive o convite do Sr. Tarcísio para ser o secretário de Turismo e Cultura, até 2016. Então eu tenho uma experiência.
Gazeta Regional: O senhor se considera preparado para assumir uma possível candidatura?
Fernandinho Português: Eu me considero totalmente preparado para assumir essa candidatura. Sou nascido e criado em Jaguariúna, conheço a cidade, a prefeitura, conheço tudo.
Gazeta Regional: Como está sua articulação política dentro do partido e que chances o senhor vê de conseguir disputar a eleição?
Fernandinho Português: Olha, meu partido é o PSDB, partido já fala ‘partido’. Tem suas disputas internas políticas, isso é natural e a gente tem uma disputa dentro do PSDB. Eu acredito sim que seja candidato a prefeito pelo PSDB, mas eu tenho convite do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, para ser candidato pelo DEM, convite da Deputada Valéria, para ser candidato pelo PSL. Mas eu estou na minha disputa dentro do PSDB.
Gazeta Regional: Existem disputas internas que podem inviabilizar sua candidatura?
Fernandinho Português: Não. Temos uma disputa interna, mas o PSDB quer ter candidato a prefeito em todos os municípios é uma determinação do governador João Dória. Outro grupo que disputa comigo dentro do partido não quer que tenha candidato a prefeito. É uma disputa natural, acontece mesmo em todos os partidos.
Gazeta Regional: Na sua avaliação, quais os atributos que um bom prefeito deve ter?
Fernandinho Português: Primeira coisa é honestidade: estamos cansados de ver cansados de ver casos de corrupção todo dia quando liga a televisão. Segundo é a humildade: você tem que ouvir todos. Você tem que entender muito de administração, ter capacidade de administrar o município.
Tem que ter conhecido do município, conhecimento político em São Paulo e Brasília para ir atrás de verbas e eu acho que hoje, eu tenho todos esses atributos para ser um bom prefeito de Jaguariúna.
Gazeta Regional: Quais áreas da Administração o senhor vê como prioridade na gestão pública? Por quê?
Fernandinho Português: Saúde, segurança e educação. Saúde porque a saúde não pode ser amanhã. A praça você pode fazer amanhã, mas o remédio a pessoa tem que ter na hora.
A segurança também. A última turma formada de guarda municipal em Jaguariúna foi em 2006, eu era presidente da Câmara. Daqui dois, três anos começam os guardas se aposentarem, a cidade cresceu e você tem o mesmo número de guardas municipais.
Tem muitos problemas de saúde, segurança e educação para serem resolvidos.
Gazeta Regional: Jaguariúna tem se destacado nos cenários regional, estadual e nacional em várias áreas, como saúde, educação e segurança. O senhor avalia que é possível melhorar ainda mais esses índices? De que forma?
Fernandinho Português: Jaguariúna sempre teve altos índices, não é de hoje. É preciso e possível melhor. A administração do Hospital Municipal Walter Ferrari mesmo tem que melhorar muito.
O Hospital virou uma cabide de emprego. Tem que melhorar isso. Fizeram uma cooperativa lá que o povo não está gostando. Tem que melhorar.
Gazeta Regional: Quais as suas principais sugestões para a cidade, como pré-candidato a prefeito?
Fernandinho Português: Investir em saúde, investir em segurança e educação. Atrair novas empresas, aumentar a arrecadação e aumentar o numero de empregos.
Ser uma administração bem enxuta. Administração municipal precisa ser enxuta.
Hoje com o mundo totalmente digital, é preciso implantar isso mais na prefeitura. Fazer uma coisa mais rápida e menos custosa para o município. Você pode muito bem mandar um projeto para o planejamento digital, não precisa de papel.
O acompanhamento disso é diário. A revolução digital, a tecnologia, vira. Todos os dias as empresas todo dia melhoram os sistemas e a prefeitura precisa disso também.
Precisa ser mais digital, está muito atrasado. Isso é melhor para o munícipe e para o custeio do município.
Gazeta Regional: Fale um pouco sobre a sua família e vida pessoal.
Fernandinho Português: Sou empresário, corretor de imóveis e estou me formando agora em um curso chamado Gestão Imobiliária. Torço pelo Corinthians, caminho bastante porque eu gosto, me sinto bem e faz bem para a saúde. Eu sou cristão, acredito muito em Deus, sempre Ele na frente para dar tudo certo.
Meu pai era uma pessoa muito enérgica, um administrador nato que sempre ensinou honestidade e humildade, os pilares para a família. E a minha mãe é cadeirante. Todo dia vou na casa dela e a gente sabe a dificuldade que é ter uma pessoa com necessidades especiais. Pegar uma pessoa dessa, levar na praça, colocar no carro, levar na praça, dá trabalho. Ainda bem que o mundo hoje é bem mais acessível.
Jaguariúna
Jaguariúna terá passeio de Maria Fumaça para pessoas com Síndrome de Down no domingo de Páscoa

Neste domingo de Páscoa, 20, Jaguariúna será palco de uma ação especial que une tradição, inclusão e muita alegria. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios de Jaguariúna promoverá um passeio de Maria Fumaça voltado exclusivamente para pessoas com Síndrome de Down e seus acompanhantes.
LEIA TAMBÉM:
A iniciativa faz parte do programa Turismo Inclusivo, que tem como objetivo garantir o acesso de todos ao lazer e às experiências culturais e turísticas da região. Para a ocasião, um vagão inteiro foi reservado para este público, garantindo conforto, segurança e uma experiência única durante o trajeto ferroviário.
A recepção dos convidados será feita por uma equipe da secretaria, que contará com a presença especial do coelho da Páscoa. O personagem distribuirá ovos de chocolate e muito carinho aos passageiros.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Jaguariúna e região: Um roteiro imperdível pelo interior paulista

Localizada no interior do estado de São Paulo, Jaguariúna é um destino encantador que combina história, cultura, lazer e belezas naturais. Parte do famoso Circuito das Águas Paulistas, a cidade é conhecida por sua tradição ferroviária, suas festas e pela proximidade com outros destinos turísticos incríveis, como Holambra, Pedreira e Amparo.
Um dos pontos mais visitados da cidade é a Maria Fumaça, um trem turístico que percorre um trajeto histórico entre Jaguariúna e Campinas. A cidade também abriga o Museu Ferroviário, onde os visitantes podem conhecer mais sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento da região.
LEIA TAMBÉM:
Outro destaque é o Red Eventos, um dos maiores centros de eventos do estado, que recebe grandes shows e festivais, incluindo o tradicional Rodeio de Jaguariúna, um dos mais importantes do Brasil. Para os amantes da natureza, a cidade conta com o Parque dos Lagos, um ótimo local para caminhadas e lazer ao ar livre.
O Naga Cable Park é o primeiro parque de esportes aquáticos da América Latina com sistemas de 2 e 5 torres, oferecendo emocionantes opções de wakeboard, wakeskate, e esqui aquático. E ainda possui o maior parque aquático de brinquedos flutuantes do Brail o Naga Floats.
Holambra: A Cidade das Flores
Conhecida como a “Cidade das Flores”, a apenas 20 km de Jaguariúna, o município é o maior produtor de flores e plantas ornamentais da América Latina. O grande destaque é a Expoflora, evento anual que celebra a cultura holandesa com exposições florais, danças típicas e culinária tradicional.
Além disso, Holambra oferece passeios, como o Moinho Povos Unidos, um dos maiores moinhos de vento do Brasil, e os belíssimos campos de flores, que proporcionam cenários perfeitos para fotos inesquecíveis.
Pedreira: A Capital da Porcelana
Para quem gosta de artesanato e decoração, Pedreira é um destino imperdível! Localizada a cerca de 25 km de Jaguariúna, a cidade é famosa por suas lojas de porcelanas, louças e artigos para casa. São mais de 500 estabelecimentos que oferecem produtos a preços acessíveis, atraindo turistas de todo o Brasil.
Amparo: História e Turismo Rural
Para quem busca contato com a natureza e experiências no campo, Amparo oferece o turismo rural, com visitas a fazendas de café, e fazendas produtoras de queijos, como fazenda Atalaia conhecida pelo seu premiado queijo. A aproximadamente 35 km de Jaguariúna, Amparo se destaca por seu charme histórico e suas fazendas centenárias, além de fazer parte do Circuito das Águas Paulistas.
Onde ficar:
Para garantir uma experiência completa ao visitar a cidade, o Matiz Hotel Jaguariúna, administrado pela Hotelaria Brasil, é a escolha perfeita. O empreendimento oferece acomodações bem equipadas, proporcionando um ambiente acolhedor para relaxamento após um dia cheio de atividades. Para os momentos de lazer, o hotel conta com uma piscina convidativa, ideal para se refrescar nos dias mais quentes, além de uma academia para aqueles que desejam manter a rotina de exercícios. O restaurante do hotel, comandado pelo Chef Luciano Carlos, apresenta um buffet diversificado e de alta qualidade, garantindo refeições saborosas e completas.
Mais informações em: www.hotelariabrasil.com.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Saúde de Jaguariúna vacina crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a Dengue

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está vacinando contra a dengue crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reforçar a proteção desse público-alvo contra a doença.
A vacinação está sendo realizada em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As UBSs participantes são: Nova Jaguariúna, Miguel Martini, 12 de Setembro, Roseira de Baixo, Roseira de Cima, Cruzeiro do Sul e Florianópolis. Os atendimentos ocorrem durante o horário de funcionamento das unidades.
LEIA TAMBÉM:
Para receber a vacina, é necessário que o responsável leve o adolescente até uma das UBSs, portando um documento com foto e a carteira de vacinação e Cartão Cidadão, se disponíveis.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização como forma de prevenção e controle da dengue. Além da vacinação, a Prefeitura continua promovendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, como os mutirões nos bairros e atividades nas escolas municipais.
Com as ações contra a dengue, o número de casos positivos da doença em Jaguariúna registrou queda por três semanas seguidas, registrando uma redução de 43%, passando de 733 para 418 casos confirmados.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Amparo5 dias atrás
Vacinação de Estudantes será intensificada em Amparo
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1981
-
Amparo7 dias atrás
Palestras marcam programação do mês pela consciência do Transtorno do Espectro Autista em Amparo
-
Amparo6 dias atrás
Amparo chega a 14 mortes por Dengue
-
Amparo1 semana atrás
Amparo terá mais de 250 atletas disputando competições no fim de semana
-
Amparo1 semana atrás
Defesa Civil palestra para atiradores de Amparo
-
Campinas7 dias atrás
Secretário de Saúde do Estado participa de Congresso com foco em inteligência e inovação na gestão hospitalar
-
Artur Nogueira6 dias atrás
Prefeitura de Artur Nogueira divulga novo processo seletivo temporário