Jaguariúna
Educação de Jaguariúna fecha 2019 na liderança em qualidade de ensino na RMC

A pesquisa é feita a cada três meses pelo Índice de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT)
Mais uma vez a qualidade do ensino na rede municipal de Educação de Jaguariúna coloca a cidade em destaque dentre as 15 maiores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ao obter 750 pontos no quarto trimestre de 2019 – outubro, novembro e dezembro – quando obteve Alto Grau de Satisfação. A pesquisa é feita a cada três meses pelo Índice de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT), que avalia a satisfação da população com os principais serviços oferecidos pelas prefeituras.
A avaliação é feita em visitas domiciliares e entrevista pessoal com uso de palmtops pelos entrevistadores. O público-alvo é formado por pessoas (eleitores) com 16 anos ou mais nas cidades pesquisadas. Com isso, o nível de ensino nas escolas municipais é considerado o melhor, superando municípios maiores e com mais recursos financeiros como Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Paulínia, Santa Bárbara D’oeste e Sumaré.
A pesquisa trimestral do INDSAT também é feita com moradores de Artur Nogueira, Cosmópolis, Monte Mor, Nova Odessa, Valinhos e Vinhedo. O resultado deixa a secretária municipal de Educação de Jaguariúna, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, bastante satisfeita.
“Temos o compromisso de produzir um ensino de qualidade, conforme nos pede o prefeito e esperam os pais. Então, quando essa avaliação se repete com níveis acima do esperado, só temos que comemorar e parabenizar todos os envolvidos”, diz.
Na opinião de Cristina, além do ótimo trabalho desenvolvido pelas equipes pedagógicas e demais servidores da Educação municipal, a proximidade e participação dos pais em cada escola é um dos fatores que contribuem para o repetido sucesso na alfabetização de crianças e adolescentes. “As mães, principalmente, participam da vida escolar de seus filhos ao longo do ano e conferem isso de perto durante nas edições do Escola Amiga, um projeto de sucesso implantado em 2017 e que beneficia todas as comunidades”, conclui. Ela destaca ainda os constantes treinamentos pelos quais passam os professores e a excelente qualidade da merenda escolar, também apontada como a uma das melhores da RMC.
Conquistas
Para Cristina, a educação jaguariunense passou no ano de 2019 por outros momentos muitos especiais. Esses momentos são o engajamento e corresponsabilidade dos professores da rede com boas práticas e metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem; Formações Pedagógicas nos CEIs, EMEIs e Ensino Fundamental; Alimentação escolar reconhecida como um serviço essencial e de boa qualidade pela população que foi constatado na pesquisa de opinião realizada entre os municípios da RMC, ficando várias vezes em 1º lugar e também a entrega de ovos de páscoa e brinquedos de Natal para todos os alunos.
Além disso, diversas conquistas pautadas na evolução do processo de ensino e aprendizagem, inauguração do CEI Therezinha e contra turno EMEI Tanquinho. Um novo sistema de ensino, agora apostilado; Entrega dos Kits de material escolar e de uniformes.
Neste ano de 2020, segundo a secretária todos podem esperar pela efetivação do diário online na plataforma online para PC e para celular; Ampliação da atividade do CRAS; Formação para Professores e Funcionários; Inauguração das CEIS localizadas na região do Residencial Jaguariúna I e Jaguariúna II e da CEI da 12 de Setembro; Aquisição de novos equipamentos (veículos e computadores) para modernização e agilidade no atendimento ao público; Programa de atividade Laboral para os funcionários da alimentação e Aquisição de computadores para as Unidades Escolares.
Foto – Ivair Oliveira/Arquivo PMJ
Jaguariúna
Vacinação da gripe já imunizou quase 5 mil pessoas em Jaguariúna

A campanha de vacinação contra a gripe em Jaguariúna já imunizou até o momento um total de 4.879 pessoas e prossegue em oito Unidades Básicas de Saúde: Miguel Martini, Florianópolis, Fontanella, Nova Jaguariúna, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta, das 07h30 às 15h30. Já na UBS 12 de Setembro a vacinação ocorre segunda e quarta, das 08hs às 15hs; terça, quinta e sexta, das 08hs às 18h.
A campanha tem como objetivo proteger a população contra os vários subtipos do vírus Influenza, podendo receber a dose idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Além disso, professores, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos, profissionais de forças de segurança, adolescentes em medidas socioeducativas, trabalhadores dos Correios, cuidadores de idosos e pessoas com deficiência permanente também estão contemplados na campanha.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Atrações da primeira noite de JRF são confirmadas

Chitãozinho e Xororó, Murilo Huff, Lauana Prado e Felipe & Rodrigo embalam a primeira noite de festival
O Jaguariúna Rodeo Festival chega a sua 36ª edição neste 2025. O evento, que ocorre entre os dias 19 e 27 de setembro, na Red Eventos, faz parte do “Circuito Sertanejo”.
Na primeira noite, a dupla Chitãozinho e Xororó, Murilo Huff, Lauana Prado e Felipe & Rodrigo já estão confirmados.
Chitãozinho e Xororó apresenta a turnê “Uma História de Sucesso”, em que a dupla celebra mais de 50 anos de estrada.
LEIA TAMBÉM:
Murilo se apresenta pela primeira vez no festival. O sertanejo já antecipou que vai preparar um show inédito para o público de Jaguariúna.
Lauana Prado chega para marcar mais um capítulo no evento. Donos de “Gosta de Rua”, música mais tocada nas plataformas do Brasil em 2024, Felipe & Rodrigo, estreiam no festival.
Outra atração já anunciada é a apresentação da estrela do country, Kacey Musgraves, no dia 27 de setembro.
As vendas para todos os dias, mesmo sem a divulgação completa do line-up, estão abertas pela internet com valores a partir de R$ 49. Os ingressos são divididos em Arena, Pista Premium, Camarote Super Bull Ballantine’s, Camarote Open Super Bull Ballantine’s e Camarote Brahma.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
1º Museu de Jogos de Madeira na América Latina é inaugurado em Jaguariúna

Ambiente cultural e turístico promete ser fonte de história e lazer para moradores e visitantes
Em plena era digital, os brinquedos de madeira seguem encantando gerações. Muito antes da popularização dos brinquedos de plástico, esses objetos já faziam parte da infância de muitos — e agora ganham espaço e reconhecimento em Jaguariúna, com a inauguração do 1º Museu de Jogos de Madeira Tradicionais da América Latina. O novo atrativo cultural abre as portas neste sábado, 03, e reúne um acervo com mais de 40 jogos de diferentes épocas e regiões do mundo.
A iniciativa é do diretor artístico e cenógrafo Fernando Demonte, cuja relação com os jogos começou anos atrás, durante um projeto gastronômico com temática de aldeia. A pesquisa o levou a mergulhar no universo dos brinquedos artesanais em madeira, e a coleção que nasceu desse interesse acabou se transformando em paixão e trabalho.
LEIA TAMBÉM:
“Quanto mais eu estudava, mais jogos eu descobria. Fui além dos jogos europeus que já conhecia e hoje tenho peças americanas, canadenses, vietnamitas, africanas e até sumérias. A coleção atual tem 42 jogos estruturados, mas o acervo estudado já ultrapassa 100”, conta Fernando.
Todos os jogos são produzidos artesanalmente por ele próprio, com atenção aos detalhes históricos e técnicos. “Estudar e depois ir para a oficina produzir é meu momento de prazer. Para mim, é uma válvula de escape. Um jogo simples levo um dia para fazer, mas os mais complexos chegam a três dias de produção”, revela.
O museu reúne peças raras, algumas inspiradas em jogos antigos até criações mais contemporâneas. O grande diferencial do espaço, segundo Fernando, é a interatividade. “Não é um acervo estático. As pessoas podem jogar. Queremos criar experiências e memórias. Esse é o objetivo principal do museu”, destaca.
Localizado na charmosa Fazenda Santa Francisca do Camanducaia, o museu promete ser um novo polo de cultura e turismo para o Circuito das Águas, região em que Jaguariúna se destaca como a “Estrela da Mogiana” e “Capital do Cavalo”. O evento de inauguração acontece das 16h às 22h, com atrações como oficinas de arte, apresentações de dança, passeio a cavalo, boa gastronomia e a vista de um belíssimo pôr do sol.
Além de resgatar a história dos brinquedos, o museu convida adultos a revisitarem a infância e apresenta às crianças um universo de jogos que marcaram gerações passadas. Uma verdadeira viagem no tempo por meio da madeira, da criatividade e da interação.
Serviço
Inauguração do 1º Museu de Jogos de Madeira da América Latina
📍 Onde: Fazenda Santa Francisca do Camanducaia – Av. Dr. Sebastião Paes de Almeida, 2100 – Bairro Primavera, Jaguariúna
📅 Quando: Sábado, 3 de maio
🕓 Horário: Das 16h às 22h
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna2 dias atrás
Atrações da primeira noite de JRF são confirmadas
-
Jaguariúna2 dias atrás
1º Museu de Jogos de Madeira na América Latina é inaugurado em Jaguariúna
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1983
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Pesca na Lagoa dos Pássaros estará suspensa de segunda a quarta-feira
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Mais 9 bairros receberão fumacê em Artur Nogueira
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prazo para isenção do IPTU 2025 termina dia 30 de abril em Artur Nogueira
-
Campinas1 semana atrás
Bio Extratus Fashion Meeting Campinas, nesta segunda, discute a importância propriedade intelectual na setor de moda
-
Amparo1 semana atrás
Mercado Municipal é o mais novo polo gastronômico e turístico da Estância de Amparo