Jaguariúna
É possível reduzir o consumo e baixar o valor da conta de energia?

Engenheiro Eletricista da UniFAJ aponta os aparelhos ‘gastões’, fatores que corroboram para isso, e como simples ações evitam desperdícios
Reduzir o consumo e baixar o valor da conta de energia é um grande desafio para a maioria das famílias brasileiras. Ainda mais este ano, cuja previsão de reajuste em todo o Brasil é em média de 7,61%. Mas, com algumas estratégias no dia a dia, é possível ter um consumo mais consciente e, consequentemente, uma conta de energia com valores que não comprometam tanto o orçamento familiar.
O primeiro passo é entender quais aparelhos utilizados com maior frequência e presentes nas casas dos brasileiros costumam consumir mais. Nesse ranking, destacam-se geladeira e refrigerador, ar-condicionado, forno elétrico, máquina de lavar e secar roupa, máquina de lavar louça e micro-ondas.
Docente do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK, o engenheiro eletricista Fábio Carvasan explica que o gasto maior por parte desses aparelhos pode ser atribuído a diversos fatores relacionados a design, funcionalidade e uso com frequência.
LEIA TAMBÉM:
- Prefeitura de Jaguariúna apoia proprietários rurais a aderirem a Programa de Regularização Ambiental
“Eletrodomésticos como geladeiras, fornos e ar-condicionado geralmente possuem motores, compressores ou elementos de aquecimento que demandam uma quantidade significativa de energia para operar. Eletroeletrônicos, como TVs de tela grande e sistemas de som potentes, muitas vezes têm componentes que consomem mais energia devido ao tamanho e a complexidade”, explica o docente. “A frequência e a duração do uso de um aparelho também afetam o consumo de energia. Por exemplo, máquinas de lavar e secar roupa consomem mais se forem usados constantemente.”
Outro fator que também pode levar ao alto consumo de energia é se o aparelho está funcionando com 100% de sua capacidade. Nesse caso, o docente da UniFAJ alerta que é preciso estar atento a sinais de aquecimento excessivo, ruídos incomuns, desligamentos frequentes, mau desempenho e cheiros estranhos, falhas no display ou indicadores, tempo de resposta lento e aumento repentino na conta de energia.
O tempo de vida útil do aparelho é ainda um fator importante e que pode estar fazendo a diferença na conta de energia. Carvasan alerta que aparelhos antigos podem não ser tão eficientes quanto os dispositivos mais modernos, principalmente por possuírem tecnologia ultrapassada, falta de recursos de economia, isolamento térmico inadequado, bem como ineficiência de motores, compressores e outros componentes internos.
Nesse caso, dependendo do tempo de uso, a substituição dos aparelhos pode trazer inúmeros benefícios. “A decisão de substituir aparelhos deve ser avaliada caso a caso, levando em consideração fatores econômicos, ambientais e de eficiência energética. Em muitos casos, a substituição de aparelhos mais antigos por modelos mais eficientes pode resultar em economia a longo prazo e ainda benefícios ambientais”, salienta o engenheiro eletricista.
Como utilizar os aparelhos ‘gastões’ de forma correta?
Atualmente, há diversas que os usuários podem adotar para otimizar o uso de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, reduzindo assim o consumo de energia.
Geladeira/Refrigerador: mantenha a temperatura do aparelho ajustada para os níveis recomendados e evite abrir a porta com frequência e por longos períodos. Limpe regularmente as serpentinas na parte de trás para garantir a eficiência do condensador.
Ar-condicionado: portas e janelas devem estar fechadas quando o ar-condicionado estiver ligado, sendo importante regular a temperatura para um nível confortável, não muito baixo. Em busca de eficiência, mantenha os filtros de ar sempre limpos.
Forno elétrico: aproveite ao máximo cada uso, cozinhando várias porções de uma vez e use para pré-aquecer apenas quando necessário. Se disponível, utilize a função de convecção.
Máquina de lavar/secar roupa: utilize a capacidade máxima de carga e opte por ciclos de lavagem com água fria sempre que possível. Limpe sempre o filtro da secadora após o uso.
Máquina de lavar louça: de preferência por ciclos de lavagem econômicos e com carga completa. Seque a louça ao ar livre ou desligue a secagem aquecida. Não deixe de remover os resíduos de alimentos antes de carregar a máquina.
Micro-ondas: ajuste a potência do micro-ondas de acordo com a necessidade, pois nem todos os alimentos precisam ser cozidos na potência máxima. Alguns pratos podem ser cozidos de maneira eficiente em potências mais baixas, economizando energia. Desconecte o micro-ondas da tomada quando não estiver em uso.
4 Dicas para evitar desperdícios de energia
Adotar hábitos conscientes pode levar a uma significativa economia na conta de energia. Sendo assim, o docente da UniFAJ traz quatro dicas importantes para ser aplicadas no dia a dia e evitar desperdícios:
- Dica 1 – Utilize lâmpadas LED, que são mais eficientes; apague as luzes quando não estiverem em uso e, sempre que possível, aproveite a luz natural durante o dia sempre que possível.
- Dica 2 – Desligue os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem em uso, especialmente carregadores, TVs, eletroeletrônicos etc.
- Dica 3 – regule termostatos para níveis adequados e isole janelas e portas para evitar perda de calor ou entrada de ar fio. Utilize cortinas para controlar a temperatura da casa;
- Dica 4 – Reduza a temperatura do aquecedor de água e utilize chuveiros de baixo consumo e torneiras com aeradores. Fique atento aos possíveis vazamentos de água quente.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Feira Noturna de Jaguariúna traz pagode para a edição da semana

O Parque Santa Maria recebe hoje mais uma edição da Feira Noturna de Jaguariúna. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.
A atração musical da noite será o Grupo Blackout, com o melhor do samba e do pagode.
LEIA TAMBÉM:
A Feira Noturna já se consolidou como um evento semanal para toda a família e atrai visitantes de Jaguariúna e cidades da região. Conta com o melhor da gastronomia de rua, com ampla praça de alimentação com food trucks, além das tradicionais barracas de frutas, verduras, legumes e pasteis, artesanato local, entre outras. Também há brinquedos para as crianças, sendo uma excelente opção para toda a família.
Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna
Data: 14/05
Horário: das 17h às 22h
Atração musical: Grupo Blackout
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Jaguariúna realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Conferência ocorre no próximo dia 23, no Teatro Municipal
No próximo dia 23 de maio, Jaguariúna será palco da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um evento essencial para discutir políticas públicas voltadas à população idosa. A conferência acontece das 8h às 12h, no Teatro Municipal Dona Zenaide.
Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre os desafios enfrentados pelas pessoas idosas em uma sociedade cada vez mais diversa e em transformação. A realização é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguariúna, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
LEIA TAMBÉM:
A conferência é uma etapa fundamental no processo democrático de construção de políticas públicas inclusivas. O evento reunirá representantes da sociedade civil, gestores públicos, profissionais da área social e da saúde, além da população idosa, para discutir propostas que visem garantir o respeito aos direitos dessa parcela crescente da população.
De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a conferência é uma oportunidade para ouvir diretamente da população idosa e de seus representantes quais são as principais demandas e propostas para garantir um envelhecimento digno, ativo e cidadão.
A participação é aberta ao público e gratuita, sendo especialmente incentivada a presença de pessoas idosas, cuidadores, familiares, profissionais da rede de atendimento e demais interessados no tema.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Veículos causaram três interferências na rede elétrica em Jaguariúna e Pedreira no primeiro trimestre de 2025

Levantamento da CPFL Santa Cruz considera ocorrências que envolveram veículos e afetaram o fornecimento de energia
No Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização para a segurança no trânsito, a CPFL Santa Cruz reforça os alertas sobre os riscos e transtornos decorrentes de acidentes envolvendo veículos e a rede elétrica. Essas ocorrências, que abrangem colisões diretas contra postes e equipamentos e rompimento de fiação aérea, causaram três interrupções de longa duração no fornecimento de energia para clientes das cidades de Jaguariúna e Pedreira entre janeiro e março deste ano.
O levantamento indica aumento de 50% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados dois casos nas duas cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz na região. A concessionária adverte que, além das consequências às pessoas diretamente envolvidas, os acidentes de trânsito que afetam estruturas do sistema elétrico podem lesar a população em geral, prejudicando o funcionamento de serviços essenciais, como unidades de saúde.
LEIA TAMBÉM:
“Os números são representativos. A segurança é um valor inegociável da CPFL e, por isso, nos unimos às campanhas de conscientização do Maio Amarelo, destacando os possíveis reflexos das ocorrências com veículos que atingem a rede”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Raphael Campos.
Colisões contra postes
Das ocorrências envolvendo veículos, as colisões contra postes têm mais impacto para a população, pois geralmente exigem reparos complexos. O atendimento ocorre em duas etapas: primeiro, as equipes de Operação eliminam o risco elétrico, isolam os circuitos comprometidos e restabelecem a energia para a maioria dos clientes. A seguir, as equipes de Obras e Manutenção reconstroem o trecho danificado.
Dependendo da gravidade do ocorrido, o trabalho pode ser mais demorado. “Apesar da pronta resposta dos nossos times, pode ser necessário aguardar a conclusão da perícia policial e a remoção do veículo, para só então iniciar a substituição do poste atingido”, comenta Ariley Dario da Cunha, gerente de Operações da CPFL Santa Cruz.
Outro reflexo das colisões contra postes é que o condutor pode ter que arcar com os danos. Nos casos em que é identificado o culpado legal, este é cobrado pela concessionária pela reposição do poste, atualmente avaliado entre R$3 mil e R$14 mil, dependendo dos equipamentos instalados.

- Dicas de segurança
- A CPFL Energia, por meio de seu programa Guardião da Vida, lista algumas orientações para segurança no trânsito e em colisões contra postes;
- Se houver queda de cabos ou de outras estruturas da rede, se possível permaneça no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento emergencial da CPFL Santa Cruz, que deve ser acionado pelo 0800-772 2196;
- Na necessidade de deixar o veículo mesmo havendo cabos caídos (incêndio, por exemplo), atenção: os ocupantes devem sair sem encostar na lataria, saltando ou arrastando os pés juntos, sem alternar as passadas, para que o corpo não conduza eletricidade;
- Para os pedestres, o alerta é não se aproximar e acionar imediatamente o socorro. Nenhum objeto, de qualquer material, deve ser usado para afastar fios partidos, pelo risco de choques.
Mais dicas sobre esse e outros temas do programa Guardião da Vida podem ser encontradas no site: https://guardiaodavida.com.br.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e este ano tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo em acidentes de trânsito. No Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trânsito matou 392 mil pessoas entre 2010 e 2019, um aumento de 13,5% em comparação com a década anterior.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira anuncia início das inscrições para as casas populares do Sacilotto
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1985
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas registra saldo positivo de empregos formais em março, impulsionado serviços e comércio segundo Caged
-
Amparo5 dias atrás
Festa dos Metalúrgicos celebra o Dia do Trabalhador com presença de milhares de associados e familiares
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Hospital Municipal de Artur Nogueira recebe melhorias na estrutura e reforço em equipamentos
-
Amparo1 semana atrás
Amparo In Concert traz orquestras, bandas, dança e artesanato para comemoração do Dia das Mães
-
Pedreira1 semana atrás
7ª Rodada de Negócios Regional da ADECAP chega a Pedreira fortalecendo conexões e oportunidades para empreendedores e negócios da região
-
São Paulo1 semana atrás
Aeroporto de Ribeirão Preto registra aumento de 46% de pousos e decolagens durante a Agrishow