Jaguariúna
Dia do Ciclista: a paixão que cura, une e move as pessoas

A magrela pode ser usada para muitas finalidades, mas é fato que é paixão nacional
Dia 19 de agosto, é comemorado o Dia do Ciclista, data que celebra não apenas a prática esportiva, mas também a busca por uma vida mais saudável. Para se ter uma ideia, de acordo com a mais recente pesquisa realizada pela União Ciclística Internacional (UCI), existem cerca de 1 bilhão de ciclistas no mundo, sendo que cerca de 50 milhões deles estão no Brasil.
O amor por este mundo ciclístico pode surgir de várias formas. Para o nutricionista do Guarani, Kaike Miotto, surgiu ainda em sua infância, nos anos 80 aos 10 anos de idade.
“Eu e meus amigos tínhamos pista de bike com rampas e obstáculos e passávamos muito tempo nos divertindo com as bicicletas pela cidade. Na época não havia celular e internet. A bicicleta era uma das opções favoritas de descontração, além de ser importante como um instrumento para a saúde”, relembra. Para ele, o mais legal deste “amor de infância” que perdura até hoje é a proximidade com a natureza e a dose de adrenalina dos caminhos escolhidos para percorrer.
LEIA TAMBÉM:
O amor de Bruna Lemos nasceu mais ou menos como o de Kaike, na infância. Mas depois a gente cresce, abandona certas coisas, e nisso, o pedal em sua vida adulta era sempre um plano B.
Foi com a pandemia que Bruna transformou o plano em ação. Sua grande motivadora foi a memória afetiva da infância que a fez querer viver esse amor novamente e a prática trouxe diversos benefícios para sua vida.
“Melhorei muito as crises de ansiedade que eu tinha. A bike me deu um horizonte novo, virou meu hobby e isso me ajudou a superar muitos problemas emocionais”, conta.
Bruna gosta de pedalar contemplando os lugares por onde passa. “É uma sensação incrível. Eu falo que é onde o corpo cansa e a mente descansa. É um sentimento de liberdade e satisfação, e conhecer lugares novos é demais”, relata.
Gabriela Honorato Carvalho tem uma história diferente. Ela foi incentivada e motivada por sua amiga Giovana, em 2018. Comprou sua primeira bicicleta usada e no primeiro pedal já encarou logo os 10 km. No passeio seguinte foi para Holambra com a amiga Lu, que já pedalava há um tempo, e precisou ser resgatada pelo marido.
Mas ela não desistiu. Seguiu para o próximo e o próximo passeio. “Foi virando terapia. Fui andando pela região, conhecendo lugares, pessoas e comecei a incentivar amigas. Algumas continuam até hoje, já outras desistiram”, conta.
Após dois anos pedalando Gabriela encarou um pedal de 70km grávida de cinco meses (com liberação da médica). Ela ainda pedalou mais dois meses antes de dar à luz. “Após o nascimento do meu filho eu queria muito voltar, mas por conta da amamentação era muito difícil, então quando ele fez três meses eu voltei. Andava pouco, mas já dava para matar as saudades que eu estava, e fui treinando conforme dava”.
Mais um ano se passou, e em um belo dia de 2021 Gabriela recebeu a proposta de fazer o caminho para Aparecida, mas naquela data, seu filho ainda era muito bebê e dependia muito dela. Então suas amigas foram e ela ficou.
Em 2022 o convite chegou mais uma vez. Estava quase certo de que Gabriela faria o percurso, mas roubaram a sua bicicleta. “Fiquei muito triste e em choque com tudo que houve e não consegui ir para Aparecida”.
Gabriela nessa situação e as amigas que tanto queriam sua companhia, com certeza também ficaram muito tristes. Mas, mais do que isso, mostraram que a união faz a força e arrecadaram prêmios para fazer uma rifa e ajudar Gabriela comprar sua nova bicicleta.
“Vendemos 200 números em duas semanas e então elas me ajudaram a escolher a bike. Escolhi e aguardava o contato da loja. Certo dia estávamos almoçando e a bike chegou toda linda, com um laço maravilhoso. Eu que não sou de chorar confesso que aquele dia chorei bastante”, relembra emocionada.
A partir desse dia Gabriela voltou aos treinos e aí foi ainda mais reforçada a ideia de que ela tinha que ir para Aparecida agradecer por tudo que havia conseguido, e também pelo livramento, pois só foi roubada e nada mais, não sofreu nenhum machucado.
Os dias foram passando, Gabriela treinando, e no dia 27 de abril a turma saiu de Jaguariúna até Aparecida. Oito mulheres. Oito mochilas juntas. E cada uma com seu pedido e agradecimento no coração.

“Foi incrível. Foi a melhor viagem da minha vida. A fé leva a gente. Você acha que não dá mais conta no meio do caminho e quando chega na pousada você se emociona, descansa e no outro dia já está pronto para ir de novo. E a emoção quando chega? É uma sensação única poder chega e agradecer e melhor ainda é voltar para nossa família”, relata.
Para quem não faz parte do universo ciclístico, 19 de agosto é só mais um dia. Mas, para Gabriela, que tem as duas rodas e os pedais como parte da sua vida, é um dia especial. “Não consigo mais viver sem ela. O passeio, o café, as cervejas com os amigos fazem a gente esquecer dos problemas, daquela rotina maluca que vivemos. Se eu pudesse dar conselhos eu sempre falaria: vai pedalar. Bike é vida!”, finaliza.
Há quem nunca tenha abandonado o pedal, quem procure a modalidade como refúgio, ou para cuidar da sua saúde e infinitos outros motivos. No caso de Verônica Santos, foi a necessidade de cuidar da saúde mental e física.
Verônica teve início de depressão e engordou bastante. Na pandemia ficou sem fazer terapia. Já tinha tentado fazer uma modalidade esportiva, mas se machucou. Foi então que ela encontrou a bicicleta, para fortalecer e emagrecer.
Fazendo dieta Verônica perdeu 9kg. Ao começar com o pedal perdeu quase 13kg e ganhou muitas amizades, ou seja, ganhou duas vezes.
“Pedalar é minha terapia. Não faço mais psicoterapia, mas preciso pedalar e sempre volto feliz e leve. Cansada, é verdade, mas cheia de energia e disposição, é incrível como melhora o humor”, conta.
Hoje Verônica pode dizer que pedalar te trouxe o benefício que procurava quando começou o esporte, mas mais que isso, trouxe amigos para a vida toda e levou à lugares maravilhosos com paisagens lindas que só o pedal pode levar.
Então, independente da sua motivação, inspire-se em quem encontrou alegria e paz de espírito em cima de duas rodas e pedais. O ciclismo além de prazeroso, conforme Kaike, Gabriela, Verônica e Bruna relatam, ajuda a manter o corpo em forma e a cabeça saudável.
E aos ciclistas, um feliz Dia do Ciclista.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Projeto celebra a história do Samba com show gratuito em Jaguariúna

Para homenagear e preservar o samba, o músico Thiago Vieira criou o projeto “Borandá pela História do Samba” e preparou um repertório com 32 músicas emblemáticas do gênero. O show, que tem o apoio da Prefeitura de Jaguariúna por meio da Secretaria de Cultura, acontecerá neste sábado, 22, das 11h às 13h, na Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna, com entrada gratuita.
O repertório fará uma viagem pela história do samba, desde o início do século 20 até os dias atuais, trazendo canções de grandes nomes como Cartola, Noel Rosa, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Clara Nunes, Adoniran Barbosa, Elza Soares, João Bosco e Aldir Blanc. Durante a apresentação, as músicas contarão com tradução em Libras.
LEIA TAMBÉM:
“Nosso objetivo é mostrar a diversidade e a beleza do samba, além de valorizar sua história e sua importância para a cultura brasileira”, afirma Thiago, que lidera o grupo Borandá ao lado de Douglas Garzo (percussão e voz). Para o show, foram convidados Ronaldo Gomes (cavaquinho e voz), Márcio Caparroz e Jorginho de Souza (percussão e voz) e Tatiana Ubinha (percussão).
O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc do governo federal.
Serviço:
“Borandá pela História do Samba”
Local: Praça Umbelina Bueno, Centro – Jaguariúna
Data: 22 de fevereiro (sábado)
Horário: 11h às 13h
Entrada: Gratuita
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
1º Café com Viola do ano é neste domingo, 23

Os amantes da música caipira já podem marcar na agenda: o primeiro Café com Viola de 2025 acontece neste domingo, 23, a partir das 9h, no Centro de Cultura Caipira, localizado na Estação de Guedes, em Jaguariúna.
O evento, que já se tornou uma tradição na cidade, contará com a apresentação gratuita da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary, um grupo reconhecido por preservar e difundir a música sertaneja raiz. Além da boa música, os participantes poderão desfrutar de um delicioso café da manhã, promovendo momentos de convivência e celebração da cultura local.
LEIA TAMBÉM:
O Café com Viola é uma iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna, realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como objetivo valorizar as tradições musicais e proporcionar um espaço de encontro para a comunidade.
A programação é gratuita e aberta a toda a família, garantindo uma manhã especial repleta de boa música e sabores típicos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Posto Veterinário de Jaguariúna passa a atender também aos sábados

A partir deste sábado, 22, o Posto de Atendimento Médico Veterinário de Jaguariúna ampliará seus horários de funcionamento, passando a atender também aos sábados, das 8h às 12h. A medida visa beneficiar os munícipes que não conseguem levar seus animais para consulta durante a semana.
Com essa nova opção de horário, a expectativa é aumentar o acesso aos serviços veterinários oferecidos pelo posto, garantindo mais comodidade para os tutores de animais.
Para agendar um atendimento, os interessados devem entrar em contato com o Posto Veterinário pelo telefone (19) 3867-9700, nos ramais 3054 e 3055.
O Posto Veterinário de Jaguariúna está localizado na rua Maurício Silva, s/nº, no bairro Roseira de Baixo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1973
-
Brasil1 semana atrás
Golpe do IPVA: alerta para fraudes e dicas para evitar prejuízo
-
Amparo6 dias atrás
JBS inaugura Fábrica Educadora em Amparo
-
Campinas6 dias atrás
Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas elege novo presidente e discute pautas prioritárias
-
Amparo1 semana atrás
Amparo é beneficiada com recursos do Ministério das Cidades destinados ao Cisbra
-
Artur Nogueira1 semana atrás
PAT de Artur Nogueira divulga vagas exclusivas para PCD
-
Jaguariúna6 dias atrás
Dário Saadi é eleito novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC
-
Morungaba1 semana atrás
Prefeitura de Morungaba reúne representantes de departamentos municipais para ações de combate a Arboviroses