Conecte-se conosco

São Paulo

Desenvolvimento Regional confirma medidas mais restritivas em ao menos 29 municípios

Publicados

em

Governo do Estado foi comunicado sobre a decisão de algumas cidades paulistas optarem por uma maior rigidez quanto ao Plano São Paulo; intenção é conter o avanço do contágio de Covid-19 e o aumento no número de casos, de internações e de mortes causadas pela doença

Durante Coletiva de Imprensa realizada nesta quarta-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes, o Governo de São Paulo fez importantes atualizações quanto ao enfrentamento à Covid-19 e sobre as consequências sanitárias e econômicas da pandemia para o Estado. Na oportunidade, a Secretaria de Desenvolvimento Regional confirmou que, até o momento, ao menos 29 municípios optaram por adotar medidas ainda mais restritivas do que as já previstas no Plano São Paulo para conter o avanço do contágio do Novo Coronavírus.

“Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), os municípios podem adotar restrições mais rígidas face ao decreto estadual em vigor. Hoje, 29 cidades paulistas estão estabelecendo maiores restrições, que, inclusive, têm total apoio do Governo do Estado. Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Lins e Batatais são exemplos de municípios que estão adotando tais medidas, de acordo com o que nos foi informado por meio de nossos escritórios regionais”, afirma o chefe da pasta, Marco Vinholi.

O secretário também lembrou em entrevista aos jornalistas que, desde o início da fase emergencial (15) do Plano São Paulo tem havido forte mobilização por parte das cidades ante aglomerações e à realização de atividades irregulares e clandestinas. O Estado vem contribuindo com as cidades por meio da atuação de equipes da Secretaria de Segurança Pública, Procon e Vigilância Sanitária, sobretudo nos trabalhos de fiscalização e de autuação:

“Seguimos, Governo de São Paulo e Prefeitura, com esta mobilização conjunta, para coibirmos aglomerações e atividades irregulares nos municípios. Houve um avanço positivo da fiscalização em todo o Estado nos últimos dias. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas, pois reduzimos, assim, a circulação do vírus. Há, ainda, um trabalho de conscientização, para fazer com que a sociedade entenda sobre a importância de se evitar aglomeração, de sair só quando for necessário e de usar máscara”, destaca Vinholi.

Hoje, 10.756 pacientes Covid estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Estado e 14.236, em Enfermaria. Um total de 67 cidades paulistas já atingiu a capacidade máxima de leitos intensivos ocupados por quem enfrenta o Coronavírus. Enquanto isso, o índice de isolamento social no Estado é de 44%, ao passo em que a taxa de ocupação de leitos intensivos está em 90,6% na Região Metropolitana do Estado de São Paulo, e de 89,9% no Estado.

Ante à semana anterior, houve elevação de novos casos de Covid-19 em 2,5%. Os óbitos aumentaram em 6,9%, e as novas internações, 6,4

Plano de apoio econômico
O Governo de São Paulo anunciou ainda um plano de apoio econômico voltado aos setores mais atingidos pela pandemia. Serão contemplados bares, restaurantes, academias, salões de beleza e empresas de produção de eventos, com prioridade aos que faturam até R$30 mil ao mês. Também serão oferecidas pelo Estado novas linhas de crédito do Desenvolve SP e do Banco do Povo e haverá a suspensão de tarifas de abastecimento e incentivos fiscais sobre leite e carne.

São Paulo

Prefeitura de São Paulo constrói muro na Cracolândia

Publicados

em

De acordo com a subprefeitura da Sé o objetivo é substituir tapumes constantemente danificado

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na região da Cracolândia. De acordo com a subprefeitura da Sé a estrutura, localizada na Rua General Couto de Magalhães, foi erguida com o intuito de substituir o tapume que havia no local e favorecer a segurança de pessoas em situação de vulnerabilidade, moradores e trabalhadores que transitam pelo bairro.

Segundo a Subprefeitura da Sé, a substituição se deu pois o material era constantemente danificado.

Em janeiro deste ano, a média de dependentes químicos que transitam pela região é de 139 no período matutino e 240 no período vespertino. As informações são do Painel de monitoramento da maior aglomeração das cenas de uso da região da Luz da Prefeitura de SP.

LEIA TAMBÉM:

O boletim é atualizado diariamente e estima a quantidade de pessoas no bairro por meio do método de Jacobs de cálculo de multidões, que trabalha a partir da densidade das aglomerações visíveis de pessoas.

Por exemplo, em multidões mais densas, calcula-se que cada pessoa ocupa cerca de 0,2m². Já em multidões intermediárias e leves, cada pessoa ocupa 0,40m² e 1m², respectivamente.

Em nota, a Prefeitura de SP informou que “a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua de forma contínua nas Cenas Abertas de Uso, desempenhando patrulhamento preventivo e oferecendo apoio e proteção aos agentes públicos nos serviços de zeladoria, saúde e assistência social”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Festa da Uva de Jundiaí 2025: 40 Edições de Tradição e Sabor

Publicados

em

São esperadas 300 mil pessoas de todo o país e até do exterior

A Festa da Uva de Jundiaí, uma das maiores celebrações do interior de São Paulo, completa 40 edições, com quatro finais de semana repletos de atividades culturais, musicais, teatrais, gastronômicas e de lazer para toda a família. O evento que tem 91 anos de fundação é dedicado à uva, ao vinho e aos agricultores locais, que escoam boa parte de sua produção durante a festa. Este ano, a expectativa é vender mais de 100 toneladas de uvas, mostrando a grandeza do evento.

11ª Expo Vinhos
Onde tem uva, certamente tem vinho se estivermos falando de algumas propriedades de Jundiaí. Essa produção é a base da Expo Vinhos que conta com diversos produtores de Jundiaí. Quem visitar o espaço pode degustar dezenas de variedades de vinho – basta adquirir uma taça para poder visitar os expositores e provar vinhos e espumantes.

Impacto turístico e dados relevantes
A Festa da Uva atrai um público estimado em 300 mil pessoas. Em 2024, o evento recebeu quase 250 mil visitantes de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Turistas de mais de 400 cidades brasileiras e 30 países participaram, experimentando o sabor da uva e conhecendo a rica história de Jundiaí. Marcela Moro, secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, destacou: “É um prazer mostrar Jundiaí para tantas pessoas, de diversos cantos do país e do mundo. Neste ano, com uma festa ainda maior e mais receptiva, esperamos superar os índices anteriores.”

Uma estrutura de primeiro nível
O evento será realizado em uma área de 50 mil metros quadrados, com 220 expositores distribuídos em 3 pavilhões e 6 galpões. Mais de 1.100 artistas se apresentarão em 5 palcos simultâneos, oferecendo uma programação cultural variada. Os visitantes poderão participar de mais de 20 workshops e harmonizações, além de nove cerimônias de pisa da uva, um dos pontos altos da Festa, realizada sempre aos sábados e domingos, com a participação do público na cerimônia.

LEIA TAMBÉM:

Na praça de alimentação, os visitantes contarão com 5 mil lugares e 16 restaurantes de comidas típicas, que oferecem mais de 100 pratos para agradar a todos os paladares.

Inclusão e sustentabilidade
A Festa também beneficia diretamente quase 50 entidades assistenciais, que produzem e vendem produtos no recinto. Há atendimento especializado em libras e cadeiras de roda para deficientes, além de transporte em carrinhos elétricos entre as principais áreas do Parque para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

O evento é “Pet Friendly”, permitindo a entrada de animais de estimação amigáveis ao público. Haverá um parque pet, com espaço exclusivo para o descanso e o lazer dos bichinhos.

A entrada é gratuita e para dar apoio às ações do Fundo Social de Solidariedade, sugere-se que os visitantes doem um quilo de alimento não perecível.

Jundiaí: A Terra da Uva
A história da uva em Jundiaí remonta a 1669, quando o cartório do 1º Ofício registrava a venda de vinho produzido localmente. Contudo, foi no final do século XIX, com a chegada de imigrantes italianos, que a produção ganhou destaque.

Em 1933, Jundiaí alcançou notoriedade nacional com a descoberta da variedade Niagara Rosada, uma mutação espontânea da Niagara Branca. Esse fenômeno consolidou a cidade como berço dessa variedade e inspirou a primeira Festa da Uva em 1934, que atraiu mais de 100 mil visitantes.

Hoje, a Niágara Rosada de Jundiahy tem indicação geográfica, confirmando a origem dessa uva que é uma das paixões do brasileiro.

Evolução do Evento Inicialmente realizada no centro da cidade, a festa foi transferida para o Parque Comendador Antônio Carbonari — conhecido como Parque da Uva — em 1953, onde permanece até hoje.

Agricultura em números
Atualmente, 52% do território de Jundiaí é ocupado por 900 propriedades agrícolas. Esse espaço é responsável pela produção das uvas que tornaram a cidade reconhecida como a Terra da Uva.

Sabores exclusivos da festa
Os visitantes encontrarão uma variedade única de produtos à base de uva, como:

  • Frutas in natura
  • Suco e vinho artesanal
  • Pão de uva, geleias, bolos e sorvetes
  • Brigadeiros, bombons e pão de mel com ganache de vinho
  • Coxinhas e crepes de uva
  • Cervejas artesanais de uva

Essa diversidade proporciona uma autêntica viagem gastronômica, celebrando os sabores da uva e do vinho de Jundiaí.

A Festa da Uva tem
O Parque da Uva tem um pavilhão que conta a história do surgimento da uva niágara rosada. Dezenas de atores caracterizados fazem a encenação de como era a vida no passado. Os visitantes acabam viajando no tempo e voltando para uma vila rural, inclusive com o cultivo de uvas. Os atores interagem com o público fazendo com que a experiência seja vibrante e reveladora.

Ainda na parte cultural, o espaço oferece shows e atrações musicais no palco principal, mas também existem apresentações espalhadas pelo parque.

Com foco na experiência, o visitante pode se transportar no tempo, ao acompanhar ou participar da pisa da uva. A música cria o clima e as pessoas ajudam a macerar as uvas com os pés em grandes tonéis. A cerimônia acontece sempre às 14h, aos sábados e domingos.

As crianças têm várias áreas dedicadas com diversos espaços para as brincadeiras, shows e infláveis, sempre gratuitamente.

A Festa da uva oferece também:
Exposição, venda e premiação de uvas.

  • Leilão das uvas campeãs.

Serviço: Festa da Uva 2025

Datas

  • Janeiro: 23, 24, 25, 26 e 31
  • Fevereiro: 01, 02, 07, 08, 09, 14, 15 e 16

Local

Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari

Avenida Jundiaí, s/n

Jundiaí (SP)

Mais informações

Site oficial: festadauva.jundiai.sp.gov.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em São Paulo

Publicados

em

Além da instalação do colegiado, nesta quinta-feira, 09, a ministra Nísia Trindade anuncia novo plano de contingência com orientações regionais para ampliar medidas, preparar rede assistencial e conter avanço de casos

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao controle de vetores, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira, 09, a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses. O planejamento e a resposta coordenada serão realizados em constante diálogo com estados, municípios, pesquisadores, instituições científicas e outros ministérios. São Paulo registrou 6.579 casos prováveis de dengue na primeira semana epidemiológica de 2025. No mesmo período de 2024, foram registrados 7.201 casos.

Outra resposta do Brasil para o controle das arboviroses é o lançamento do Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika. A finalidade é garantir uma preparação adequada para conter o avanço da doença. O novo plano revisa e amplia a versão anterior, publicada em 2022, e busca reforçar as estratégias de prevenção, preparação e resposta às epidemias de arboviroses. O documento apresenta orientações para elaboração de planos regionalizados, estaduais e municipais, que levem em consideração os cenários específicos do contexto epidemiológico e dos arranjos socioambientais, incorporando experiências e iniciativas locais e regionais.

Ação constante para controle das arboviroses
Desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante monitoramento e alerta quanto ao cenário epidemiológico no país, coordenando uma série de ações para o controle das arboviroses em todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM:

A ampliação do uso de tecnologias de controle do vetor tem sido uma das principais apostas do Ministério da Saúde. Entre as ações destacam-se:

  • Expansão do método Wolbachia, de 3 para 40 cidades até 2025;
  • Implantação de insetos estéreis em aldeias indígenas;
  • Borrifação residual intradomiciliar (BRI-Aedes) em áreas de grande circulação de pessoas, como creches, escolas e asilos;
  • Estações disseminadoras de larvicidas, com previsão de implantação de 150 mil unidades na primeira fase do projeto;
  • Uso de Bacillus Thuringiensis Israelensis (BTI) para monitorar e controlar a disseminação do mosquito;
  • No Distrito Federal, estão sendo instaladas cerca de 3 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) na região do Sol Nascente, com expansão prevista para outras áreas periféricas do país.

Ano passado, para conter o aumento dos casos durante o período sazonal 2024/2025, o Ministério da Saúde reservou investimento de R$1,5 bilhão em uma estratégia que inclui uso dessas novas tecnologias, intensificação de campanhas educativas e outras medidas estratégicas. A pasta também reforçou a colaboração tripartite com governos estaduais e municipais.

Ainda como parte das ações para conter os impactos das arboviroses, o Ministério da Saúde realizou, em dezembro, o Dia D de Mobilização contra a Dengue, uma iniciativa nacional que uniu Governo Federal, estados, municípios e a população no controle da doença. A ação buscou conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas simples para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Nísia Trindade lançaram o Plano de Ação 2024/2025 para reduzir os impactos das arboviroses no Brasil. Desde setembro de 2024, estão em implementação seis eixos de ação definidos pelo documento, elaborado em parceria com instituições públicas, privadas e organizações sociais.

As iniciativas incluem:

  • Prevenção e vigilância;
  • Organização da rede assistencial com qualificação de profissionais para diagnóstico e tratamento;
  • Mobilização e comunicação comunitária, considerando que 75% dos focos do mosquito transmissor estão dentro das residências;
  • Recomposição dos estoques de inseticidas no início da gestão, em 2023. Atualmente, 100% dos estados estão abastecidos;
  • Distribuição de mais de 3 milhões de testes para detecção de dengue e outras arboviroses.

A aquisição de 9,5 milhões de doses da vacina contra a dengue para 2025 também foi firmada, como estratégia complementar. Ainda não há doses disponíveis em larga escala, pela limitação de produção do laboratório fabricante, sendo a eliminação dos focos do mosquito a estratégia principal. Até o momento, 5,5 milhões de doses já foram enviadas aos estados e ao Distrito Federal.

O Ministério da Saúde reforça que a principal medida é a eliminação dos criadouros do mosquito. Daí a importância de receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros.

Cenário epidemiológico nacional
Em 2024, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil óbitos, segundo o painel de atualização de casos de arboviroses do Ministério da Saúde.

Até a quarta-feira, 08, foram notificados 10,1 mil casos prováveis e 10 óbitos estão em investigação em 2025. Do total de casos, 50% estão concentrados nos estados de São Paulo e Minas Gerais, enquanto a região Sudeste responde por 61,8% das ocorrências.

Ministério da Saúde

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias