Holambra
Crise se enfrenta com união, associativismo, trabalho e criatividade
Com o apoio da ACE Holambra, setores produtivo, comercial, industrial e de serviços do município precisaram se reinventar para superar os efeitos da pandemia e se fortalecer nessa retomada
Março de 2020. Data que marca o início de um pesadelo global com a decretação pela Organização Mundial da Saúde do estado de pandemia devido ao vírus da Covid-19. Era o começo de um drama para o mundo e de incertezas gigantescas sobre tudo o que viria a acontecer a seguir. A rígida política de isolamento social adotada impactou de forma ampla toda a cadeia produtiva, afetando a indústria, o comércio e os demais setores, além de fazer estragos imensos no mercado de trabalho de forma geral.
Mas a história ensina que toda crise também traz oportunidades e novas estratégias, iniciativas e soluções costumam surgir nos momentos desafiadores movidos pela necessidade de recuperar o que foi perdido. Holambra pode se orgulhar de ser um grande exemplo dessa resiliência e de como a força criativa e a garra de seus empreendedores têm sido o impulso para a cidade atravessar um momento tão conturbado saindo ainda mais fortalecida dele.
No início da pandemia, a economia de Holambra amargou perdas milionárias com o fechamento do comércio, cancelamento de eventos, a paralisação do turismo e a queda brusca e repentina nas vendas de flores que atingiu em cheio tanto os produtores como todos que direta ou indiretamente dependem desse grandioso e pujante mercado do qual a cidade é a grande estrela. Mas como não há mal que dure para sempre, o sol aos poucos foi voltando a brilhar, novas oportunidades de negócios foram surgindo e hoje é possível dizer que o ponto chave para essa virada foi a incrível união de forças.
“A pandemia trouxe uma nova forma de trabalho às empresas e acelerou tendências que já estavam despontando nesse universo, como por exemplo: vendas pela internet através de aplicativos e whatsapp, a grande maioria delas teve que se adaptar e se reinventar. A cooperação mútua foi o grande mote dessa pandemia, os empresários tiveram que fortalecer relações e o consumidor local teve papel fundamental nessa questão, uma vez que, consumindo na cidade de Holambra, manteve a sobrevivência das empresas locais e os postos de trabalho”, analisa o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Holambra (ACE), Ronaldo Graat.
Mesmo com toda a dificuldade durante a pandemia, a cidade viu a abertura de novos empreendimentos em vários segmentos, sendo que muitos deles já retomaram seu crescimento. Conforme aponta a gerente executiva da ACE Holambra, Suzi Celegatti, ao longo desta retomada, a entidade tem exercido um papel crucial no apoio e na assistência aos comerciantes e empresários do município, tendo surtido um grande efeito todo o trabalho de orientação no enfrentamento à crise.
“Elaboramos materiais de orientações, instruções e dicas que foi distribuída a todos os associados, fizemos a intensificação da campanha ‘Compre no comércio local’ estimulando o fortalecimento e a manutenção dos postos de trabalho; realizamos uma série de treinamentos online nos mais diversos segmentos, estimulamos as vendas virtuais, fortalecemos a parceria com a FACESP – Federação das Associações Comerciais de SP – e com o poder público através da Prefeitura Municipal de Holambra, reivindicando ações que pudessem, naquele momento, auxiliar e colaborar com os empreendedores na manutenção do seu negócio e analisando as melhores soluções e alternativas visando sempre o cuidado com a saúde e também ampliamos a orientação para facilitar o acesso ao crédito”, enumera a gestora.
Os resultados falam por si e têm sido extremamente satisfatórios, comprovando mais uma vez o poder, a força e a pujança do associativismo.
ACE HOLAMBRA – HÁ 29 ANOS FORTALECENDO O EMPREENDEDORISMO
A Associação Comercial e Empresarial (ACE Holambra) foi fundada em 16 de agosto de 1993, inicialmente como Aciah – Associação Comercial, Industrial e Agrícola da Estância Turística de Holambra, tendo surgido menos de dois anos após a emancipação político-administrativa do município, num reflexo da reestruturação experimentada por Holambra naquele período.
A entidade foi criada por empresários e empreendedores diante da necessidade de união e de fortalecimento das categorias que movimentam a economia da cidade até os dias atuais, especialmente o comércio, indústria, agricultura e prestadores de serviços.
Com o acelerado desenvolvimento do município, atualmente as necessidades e demandas dos empresários são diferentes e ainda mais complexas e desafiadoras, estando muito mais ligadas à inovação, capacitação e qualificação dentro dos diversos segmentos estabelecidos no município.
Entre as principais missões e serviços a que a ACE Holambra se propõe diariamente a realizar pelo crescimento e desenvolvimento dos associados e do município de maneira geral, destacam-se:
Manter os associados atualizados das novas tendências no ambiente empresarial e comercial;
Agregar valor aos serviços da entidade que são oferecidos aos empresários;
Fomentar o associativismo;
Capacitar, orientar e desenvolver as empresas e seus parceiros e colaboradores;
Representar a classe empresarial, atuando de forma proativa em defender, orientar e lutar pelos interesses das empresas associadas, além de proporcionar ações que promovam o desenvolvimento econômico do setor – comércio, indústria, produção rural e prestadores de serviços – estimulando a integração entre os empresários, o município e entidades e a busca constante pela satisfação dos sócios, através da prestação de serviços com credibilidade e excelência;
Tornar a entidade reconhecida, no âmbito público e privado, gerando serviços e produtos inovadores que irão trazer competitividade às empresas, tornando-se uma organização de excelência, geradora e divulgadora de conhecimentos ao possibilitar múltiplas e relevantes aprendizagens para pessoas e organizações, consolidando a cultura empreendedora no âmbito de sua atuação;
Representar a classe empresarial junto à cidade e nas esferas estadual e federal, além de fazer parcerias com outras entidades, com o objetivo de disponibilizar informações e recursos aos associados;
Ser uma extensão das empresas, alavancar o comércio, indústria, produção rural e prestadores de serviços, apoiando e dando suporte com serviços de qualidade. Tornar-se uma referência aos associados como modelagem de integridade, com ética profissional e humana, construindo relações de trabalho, com o objetivo de crescer em parceria com os sócios.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.
Holambra
Personagens da Disney voltam ao Natal Mágico de Holambra
Neste sábado, 21, os personagens da Disney estarão novamente na Parada Natalina na Alameda Maurício de Nassau. Após o desfile, eles estarão à disposição das crianças para fotos na Vila Encantada da Praça dos Pioneiros, uma nova chance para quem não conseguiu no último sábado.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Holambra
Cidade legal: Holambra entrega novos títulos de regularização fundiária
A Prefeitura de Holambra entregou no início de dezembro matrículas de regularização fundiária para 21 famílias que vivem na região do Glória e que foram contempladas pelo Programa Cidade Legal. A solenidade, realizada no Teatro Municipal Franciscus Johannes Eltink, contou com a presença do prefeito do município, Fernando Capato, da secretária executiva da iniciativa, Candelária Maria Reyes Garcia, de diretores municipais e vereadores.
O Cidade Legal, desenvolvido com apoio do Governo do Estado, auxilia os municípios paulistas na regularização de áreas que estão em desconformidade com a Lei. O objetivo é acelerar e desburocratizar o processo de adequação cadastral dos imóveis. Para isso, os moradores recebem, sem custo, assessoria para intermediar o registro dos projetos nos cartórios, segurança jurídica, acesso ao mercado formal de crédito, possibilidade de comercialização e transferência do bem para filhos ou herdeiros.
LEIA TAMBÉM:
Em Holambra, desde 2021, 58 famílias do bairro Vila Nova e da Colônia dos Pedroso, no Fundão, já foram beneficiadas pela ação. “É um sonho da família. Ter a legalização, no nosso nome, é uma benção. Além disso, agora pode chegar rede de esgoto e água encanada”, disse o auxiliar de produção Josivaldo Oliveira dos Santos, que vive com a esposa e três filhos há 7 anos no Glória.
A auxiliar de serviços gerais Graciete da Silva Lima Brasil, mora na região há 10 anos com três filho e celebra o recebimento do documento. “Hoje é um dia muito importante. Retrata uma longa trajetória da gente para conseguir esse objetivo. Realização total de um sonho”, contou Graciete da Silva Lima Brasil, moradora do Glória há 10 anos.
“Este título é a segurança de que agora as famílias são oficialmente donas do lugar onde vivem e constroem suas histórias”, disse o prefeito Fernando Capato. “Desejo que seja o início de uma nova etapa, marcada por tranquilidade e realizações.”
De acordo com o diretor municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Reinaldo Pavão, outros 5 núcleos habitacionais da cidade estão sendo contemplados pela iniciativa, com trabalho já em andamento nas regiões conhecidas popularmente como Chichem, Ednéia Fogassa e Sítio São Jorge.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Holambra
Natal Mágico de Holambra: Semana terá atrações musicais de diversos gêneros
O Natal Mágico de Holambra entra em seu terceiro fim de semana com apresentações musicais para diversos tipos de público, com gêneros variados como samba e pagode, sertanejo e coral (confira abaixo). Todas as atividades são gratuitas e abertas a moradores e visitantes.
O evento segue até o dia 22 de dezembro. Além das atrações no palco da Praça dos Pioneiros, e das Paradas Natalinas, repletas de enfeites, flores e personagens, locais como o Deck do Amor, a Praça dos Coqueiros e a Torre do Relógio receberam diversas peças decorativas. O portal principal conta com uma árvore de Natal de 15 metros de altura e, este ano, o entorno da Lagoa e a Praça da Nossa Prainha receberam iluminação especial. A decoração da cidade possui ainda 4 mil unidades de cascatas de luz, mais de 140 quilômetros de cordões de LED instalados em troncos e galhos de árvores da região central, além de 40 guirlandas iluminadas.
LEIA TAMBÉM:
Natal de Holambra Além da festividade natalina desenvolvida pela Prefeitura, a cidade conta com a segunda edição do Natal de Holambra – evento promovido pela iniciativa privada no Parque da Expoflora. Moradores da cidade, mediante apresentação do Cartão Cidadão válido e emitido até 31 de outubro, têm direito a uma entrada gratuita por dia. Menores de 15 anos só terão acesso ao local acompanhados dos pais ou responsáveis. Somadas, as iniciativas devem transformar a Capital Nacional das Flores em um dos destinos natalinos mais concorridos de São Paulo.
Diversos setores mobilizados para o Natal
Estão programadas diversas ações por toda a cidade durante o mês de dezembro. O comércio contará com iluminação e decoração especial, com diversos cenários instagramáveis e muitos restaurantes comercializarão pratos típicos especiais para celebrar a data.
Natal de Holambra by Expoflora
Além da festividade natalina desenvolvida pela Prefeitura, a cidade conta com o Natal de Holambra – evento promovido pela iniciativa privada no Parque da Expoflora até 22 de dezembro. Somadas, as iniciativas devem transformar a Capital Nacional das Flores em um dos destinos natalinos mais concorridos de São Paulo. Moradores da cidade, mediante apresentação do Cartão Cidadão válido e emitido até 31 de outubro, terão direito a uma entrada gratuita por dia. Menores de 15 anos só terão acesso ao local acompanhados dos pais ou responsáveis.
Confira a programação do Natal Mágico de Holambra:
Sexta-Feira, 13 de dezembro
20h: Coral em Libras do Projeto Villa Musical
21h: Thiago e Marconi
Local: Praça dos Pioneiros
Sábado, 14 de dezembro
19h: Parada de Natal – Desfile com a participação da Fanfarra Amigos de Holambra, carros alegóricos, muitas flores e outras atrações
Local: Praça Bento Euzébio Tobias, em frente ao Paço Municipal
20h30: Coral Municipal de Cosmópolis
21h: Grupo Pura Opção
Local: Praça dos Pioneiros
Domingo, 15 de dezembro
19h: Parada de Natal – Desfile com a participação da Fanfarra Amigos de Holambra, carros alegóricos, muitas flores e outras atrações
Local: Praça Bento Euzébio Tobias, em frente ao Paço Municipal
20h30: Orquestra de Viola Caipira de Holambra Local: Praça dos Pioneiros
Sexta-Feira, 20 de dezembro
20h: Dinho Anicetto
21h: Rustic Brothers Local: Praça dos Pioneiros
Sábado, 21 de dezembro
19h: Parada de Natal – Desfile com a participação da Fanfarra Amigos de Holambra, carros alegóricos, muitas flores e outras atrações
Local: Praça Bento Euzébio Tobias, em frente ao Paço Municipal
20h30: Orquestra de Flautas Doces de Holambra
21h30: Rock Flowers
Local: Praça dos Pioneiros
Domingo, 22 de dezembro
19h: Parada de Natal – Desfile com a participação da Fanfarra Amigos de Holambra, carros alegóricos, muitas flores e outras atrações
Local: Praça Bento Euzébio Tobias, em frente ao Paço Municipal
10h30: Unique Moments Banda
Local: Praça dos Pioneiros
*Programação sujeita a alterações
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Campinas1 semana atrás
Campinas Hip-Hop Festival 2024 reúne grandes nomes do rap nacional e talentos locais neste final de semana
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1964
-
Amparo6 dias atrás
Casa Paulista entrega 148 casas para famílias de Amparo
-
Artur Nogueira5 dias atrás
Programa “Mulheres de Peito” chega em Artur Nogueira oferecendo exames gratuitos até o dia 21 de dezembro
-
Pedreira6 dias atrás
Coleta de Lixo será interrompida nos feriados de Natal e Ano Novo em Pedreira
-
Campinas5 dias atrás
Renovias prevê a circulação de mais de 1 milhão de veículos nas festas de final de ano
-
Jornal Online1 dia atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1965
-
Amparo4 dias atrás
Programação do Natal é estendida até o dia 30 de dezembro em Amparo