Conecte-se conosco

Morungaba

Crianças cultivam horta na creche em projeto de alimentação saudável em Morungaba

Publicados

em

O projeto “Alimentação Saudável” promovido pela Creche Nossa Senhora da Conceição, em Morungaba, ensina às crianças cada etapa de todo o caminho do alimento que sai da horta e vai para a mesa.

Há 7 anos, um espaço da creche foi utilizado para dar vida a canteiros com uma variedade de hortaliças e verduras. As crianças participam de todo o processo: desde o preparo do canteiro, a montagem, o plantio das mudas, o cuidado com as plantas, a manutenção, a colheita e o consumo.

“É um projeto anual da creche que inclusive conta com o espaço destinado ‘Horta: cores e sabores’. Neste ano foram implantadas as formas geométricas na horta incentivando as crianças a desenvolverem noção espacial”, explica a diretora da creche, Carolina Rossi.

A horta tem como parceira com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, e do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura e dos Departamento de Educação da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, além do apoio no dia a dia da própria equipe de funcionárias da creche que se envolveu na manutenção e no cultivo da terra.

São 80 crianças, na faixa etária entre 1 a 4 anos e meio, que se revezam em todo o processo – desde o plantio das mudas. Mas o dia de colheita é uma festa.

As crianças colhem e levam os vegetais até a cozinha da creche para que sejam lavados e servidos na hora do almoço. “É um incentivo para as crianças valorizarem os alimentos frescos e se alimentarem de maneira natural e saudável, além de aproximá-las da natureza e contribuir para a conscientização sobre os impactos das suas ações no meio ambiente”, explica a diretora.

LEIA TAMBÉM:

A horta conta com utensílios reciclados, como por exemplo embalagens descartadas que se tornaram regadores. Cascas de ovos e cascas de vegetais descartados na cozinha servem de adubo para os canteiros.

Atualmente a horta tem alface crespa, lisa e roxa; rúcula; hortelã; erva-doce; erva-cidreira; salsinha, coentro. As espécies vão se diversificando conforme a estação do ano.

Há inclusive uma parte do terreno que foi utilizada para o plantio de árvores frutíferas plantadas no ano passado e no retrasado. E em breve as crianças também poderão se deliciar com romã, banana, pitanga e dentre outras frutas.

Crianças cultivam horta na creche em projeto de alimentação saudável em Morungaba

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Morungaba

Comitê em Morungaba discute ações de combate à Dengue e à Febre Amarela

Publicados

em

Servidores da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba participaram da segunda reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, realizada no CAPS Durvalina Martins Pellisson, na manhã semana passada. A reunião teve como objetivo discutir estratégias para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, Zika e febre amarela, dentro do Plano Municipal de Combate às Arboviroses. 

Promovida pelo Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde da Prefeitura, a reunião contou com a presença de representantes da Saúde e da Comunicação. O município busca unir esforços para combater a disseminação dessas doenças, especialmente após o aumento de casos no ano passado, tanto em Morungaba quanto em toda a região.

LEIA TAMBÉM:

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Luiza Aymbere, apresentou as principais estratégias que serão implementadas, destacando a importância da integração das equipes de Saúde com outros departamentos municipais. Entre as ações planejadas, estão a intensificação das visitas casa a casa, a criação de mapas para monitoramento dos focos de incidência, arrastões para eliminação de criadouros e a divulgação de orientações por meio de vídeos e publicações nas redes sociais e imprensa. Além disso, serão intensificadas as campanhas de conscientização sobre o uso de repelente e a vacinação contra a dengue e a febre amarela, especialmente para crianças e adolescentes.

Ainda na manhã de quinta-feira, 23, a vice-prefeita de Morungaba, Claudia Rossi, e a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan, participaram de um evento no Palácio dos Bandeirantes, onde o Governo do Estado anunciou a criação do Centro de Operações de Emergências (COE) para o combate ao Aedes aegypti.

Até a última quarta-feira, 22, São Paulo havia registrado 31 municípios em estado de emergência, com 29.604 casos de dengue e seis óbitos confirmados. O COE, formado por diversas secretarias estaduais e o Exército, atuará para coordenar estratégias e apoiar os municípios no planejamento de ações. Uma preocupação adicional é a reintrodução do sorotipo 3 da dengue no Estado de São Paulo, identificado desde 2023. Como esse sorotipo não circulava há anos, grande parte da população está mais vulnerável à infecção.

A diretora de Saúde de Morungaba, Maysa Piovesan, ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre os departamentos municipais para obter resultados positivos no combate à dengue. “A situação para os próximos meses é preocupante e exige ações imediatas e eficazes. Precisamos da mobilização de toda a sociedade, pois a preservação das vidas de nossos munícipes depende da colaboração de todos. Não podemos perder tempo!”, afirmou. A participação das escolas também foi destacada como essencial para conscientizar as crianças e suas famílias.

A próxima reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses está agendada para quinta-feira, 29, no CAPS.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Morungaba

Morungaba participa de Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Publicados

em

A realização da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Morungaba foi promovida juntamente com a 1ª Conferência Intermunicipal da Região Metropolitana de Campinas, nesta terça-feira, 21, realizada na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado.

Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, Clara Geromel, a participação da cidade reafirma o compromisso junto com a região em enfrentar a emergência climática, incentivando o diálogo, a participação popular e a construção de soluções que beneficiem toda a sociedade.

Sob o tema o tema “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”, o objetivo da conferência foi discutir e elaborar propostas em torno de cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; e governança e educação ambiental, sobre Emergência Climática a nível local e regional que serão levadas para a conferência Estadual para implementar a Política Nacional sobre Mudanças do Clima (Lei n° 12.187 de 2009).

LEIA TAMBÉM:

A conferência reuniu mais de 260 participantes dos municípios da RMC, que representaram a Sociedade Civil e o Poder Público que apresentaram propostas para diversas áreas –  como a de transformação de resíduos, ampliação da cobertura florestal, destinação de dotações orçamentárias exclusivas para ações preventivas, taxação de grandes emissores e implantação de centros de educação socioambiental em todos os municípios.

O poder público municipal de Morungaba também foi representado pelo engenheiro agrônomo Amarildo Rogerio e a assessora Luiza Cilindri, ambos do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, e Daniel dos Santos, do Setor de Comunicação da Prefeitura.  

A sociedade civil de Morungaba foi representada por meio da participação de Katia Coutinho, Camila Coutinho e Mario Celso Toloto, engenheiro e membro da comissão do Fundo Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Morungaba.

“Dentre os temas da conferência, foi abordado como as políticas públicas devem proteger os mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas que, geralmente, são os que menos contribuíram para o problema, além de responsabilizar os que mais contribuem. Os impactos ambientais são enfrentados de maneira desigual e desproporcional entre as diferentes classes sociais, numa mesma região. Também foram discutidos no evento: a criação de infraestruturas verdes – como parques, jardins de chuvas e maciços arbóreos nos municípios – e o incentivo a boas práticas agrícolas e à conservação do solo, com o pagamento por serviços ambientais em áreas cultivadas”, explicou a diretora municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Morungaba, Clara Geromel.

Dentre as principais autoridades estiveram: o prefeito de Campinas, Dario Saadi; o promotor do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do Ministério Público, Rodrigo Garcia, e o presidente do CDRMC (Conselho de Desenvolvimento Regional da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis.

As sugestões da RMC serão enviadas para a etapa estadual da conferência, que será realizada em março e, em maio, será promovida a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que reunirá as contribuições dos municípios, dos estados e das regiões.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Morungaba

Primeira campanha de doação de sangue do ano em Morungaba contou com 100 participantes e a arrecadação de 79 bolsas

Publicados

em

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, realizou na manhã deste sábado, 11, a primeira Campanha de Doação de Sangue do ano, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

A ação contou com a participação de 100 potenciais doadores, resultando na arrecadação de 79 bolsas de sangue, que irão ajudar a repor os estoques do Hemocentro da Unicamp, responsável por atender Morungaba e região.

A campanha também registrou um grande engajamento da comunidade, com 24 pessoas doando sangue pela primeira vez. Reforçando o espírito solidário do evento, 14 doadores se inscreveram para o cadastro de doação de medula óssea.

LEIA TAMBÉM:

A iniciativa contou com a presença do prefeito Luis Fernando Miguel, da vice-prefeita Cláudia Rossi, da diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan, e dos vereadores Ramon Moraes e Tomás Federicci, que prestigiaram a ação.

“Agradecemos a todos que participaram. A doação de sangue é um ato de solidariedade que impacta diretamente na qualidade de vida de muitas pessoas. A colaboração de cada doador é essencial para mantermos os estoques de sangue em níveis seguros e, principalmente, para atender as emergências de nossa região”, destaca a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias