Holambra
Cresce o número de mulheres na produção de flores e plantas ornamentais

Criatividade, dedicação e cooperativismo destacam a mão de obra feminina que vem ganhando espaço e protagonismo em várias funções dentro do setor
O crescimento da participação das mulheres no setor de produção de flores, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR) tem sido satisfatório. A inserção de mulheres cresce de forma acentuada nos campos, nas estufas, plantando, cuidando e colhendo as flores.
Estima-se que o contingente feminino ultrapasse os 48% da mão de obra. Elas são as protagonistas também na linha de frente. Comercializando e embalando as mais diferentes espécies, agregando valores e serviços aos mercados de paisagismo e decoração. O mercado se expande e torna-se mais exigente e os clientes querem inovações.
Por terem maior afinidade com as flores – inclusive na produção – as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, pela dedicação, pois entregam-se ao trabalho, com profissionalismo, delicadeza, paciência, perfeccionismo e capricho. Em uma das últimas pesquisas, essas trabalhadoras atuavam em: 36,37% diretamente na produção, 3,9% na distribuição, 55,87% na comercialização e 3,8% em outras funções.
LEIA TAMBÉM:
O setor de Flores e Plantas Ornamentais gera 272.000 empregos diretos, representando 1,17% das vagas geradas pelo agronegócio brasileiro (CEPEA/ESALQ/USP), sendo o setor que mais contrata mulheres no segmento, com uma média de quase 50% de empregabilidade feminina, chegando a 63%, dependendo da região.
Este setor, apesar de contar com a presença majoritariamente masculina, tem sido enriquecido por mulheres que também têm propriedades rurais como berço. O número de propriedades agrícolas administradas por mulheres no Brasil mostra muito do trabalho feminino no campo: são 30 milhões de hectares, ou seja, 21%.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) traz que: 59,2% das mulheres são proprietárias ou sócias, 30,5% fazem parte da diretoria e atuam como gerentes, administradoras ou coordenadoras e 10,4% são funcionárias ou colaboradoras.
Andreia Tamiris Cosi Andrade sempre ajudou no negócio da família. O pai e o avô iniciaram a produção de violetas próximo ao ano de seu nascimento. Não demorou muito para que ela começasse a acompanhar os projetos, os sonhos e o trabalho na estufa. Mesmo crescendo nesse meio, cursou a Faculdade de Psicologia, mas em 2018 entrou como sócia do pai e proprietária da “Giardino di Cosi”.
LEIA TAMBÉM:
Segundo a produtora de plantas pendentes como Jiboias Verdes, Philodendrons e Samambaia, não foi tarefa fácil, já que a família já havia consolidado o nome no mercado, então a responsabilidade em manter a qualidade dos produtos era maior. “Eu era jovem, mulher. Então eu tive que me posicionar para conquistar o meu espaço. Eu acho que uma das coisas que fez com que eu conseguisse me estabelecer foi sempre a força de vontade, dando a cara para bater, se posicionando, se apresentando”.
Já Maria Adriana Nyssen Liebe iniciou no setor quando tinha apenas 18 anos, após trocar o curso de Contabilidade pelo de Técnico Agrícola. Com ajuda do pai, montou sua primeira estufa em campos de Holambra. Hoje, com 61 anos, a produtora de azaleias, palmeiras e plantas ornamentais de grande porte, continua a gerenciar seu negócio, agora ao lado das duas filhas, que também trabalham na empresa Liebe Plantas. “Uma estudou agronomia e é responsável pela parte do campo, a outra se formou em administração e cuida da parte logística, vendas e recursos humanos”, explicou a empresária.
A Cooperativa Veiling Holambra tem cerca de 28% de mulheres associadas, que integram o Comitê de Mulheres Cooperativistas, criado em 2019, mas instalado oficialmente em 8 de março de 2021. A produtora Andreia participou do início da criação da Comissão de Mulheres Cooperativistas do Veiling em 2021, que tem como objetivo criar um espaço de troca de desenvolvimento, de crescimento para as mulheres através de palestras, reuniões, cursos, entre outras ações. Um espaço que permite que as mulheres se firmem mais no mercado. “A mulher sendo mais participativa, não tem nada a ver com ocupar o espaço de alguém, mas sim de somar”.
Segundo dados do Anuário do Cooperativismo 2023, feito pelo Sistema OCB, houve um
crescimento da participação feminina no cooperativismo em 2022, com as mulheres representando 41%, dos mais de 20 milhões de cooperados no Brasil. Em 2020 e 2021, esse percentual permaneceu estável em 40%. Em 2021, 20% dos dirigentes de cooperativas eram mulheres. Em 2022, esse número subiu para 22%, de acordo com o MundoCoop.
As que estão no Comitê acreditam que erigiram alicerces sólidos e naturais de ocupação de espaços. Tanto que muitas associadas hoje ocupam cargos de decisão. Anos atrás as mulheres tinham papéis secundários. Mas hoje, a realidade é outra. Elas estudaram, se capacitaram para se tornarem protagonistas. E isso é verificado em vários cargos e muitas até assumiram a condução do próprio negócio, no Sítio, na Fazenda ou liderando os setores comerciais e operacionais. Deram à atividade uma grande relevância econômica.
Na COOPERFLORA, 30,48% do total de produtores são mulheres. Em dezembro de 2023, registravam-se 148 colaboradores, sendo 42% mulheres, e deste índice, 39% de liderança feminina. Dentro do agronegócio, os segmentos de flores e paisagismo ornamental são os que mais empregam mulheres.
A produtora Maria acredita que não encontrou tantos problemas ao se inserir no mercado, pois o cultivo de flores também é delicado e sempre teve bastante mão de obra feminina em sua empresa. “Eu contratava mulheres para trabalhar comigo. O quadro funcional era composto aproximadamente de 80% de mulheres e 20% de homens. Hoje essa estruturação é de 70% de mulheres e 30% de homens”.
Com persistência e muita determinação, as mulheres do agro romperam diversas barreiras de preconceitos e estereótipos, demonstrando que são capazes e eficientes nos cargos de gestão, operacionais ou naqueles consagradamente, tidos como masculinos. Há muitas histórias de coragem, pioneirismo, perseverança e criatividade, que dão vida aos índices desta crescente etapa de superação. Para as mulheres que trabalham no setor, Andréia destaca: “acredite que você faz a diferença, e que é importante. Tudo aquilo que deseja, conquistará, pois está pondo a mão, está se colocando a frente e fazendo. O resultado é que cada ação posta em prática, fará diferença na vida de alguém”.
Por sua vez, Maria Adriana enfatiza:” Façam o que amam para receber aquilo que agrega a vida e a vida de todas. Que uma flor sempre é um presente de simbologia, de carinho, de amor. Eu acredito que elas fazendo o que amam, receberão em dobro”.
Além deste gigantesco trabalho no campo ou em outras atividades ligadas ao agronegócio, há de se lembrar que grande parte destas mulheres realiza ainda os trabalhos domésticos (cuidando da casa, dos filhos e marido), duplicando a jornada do dia a dia.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Holambra
Mês do Rei: Holambra celebra a cultura dos imigrantes holandeses entre 07 e 30 de abril

A versão holambrense de uma das mais tradicionais e populares festividades da Holanda, o Dia do Rei, será celebrada este ano entre os dias 7 e 30 de abril e contará com atividades artísticas, gastronômicas, esportivas e culturais envolvendo diversos setores da sociedade. Os principais pontos turísticos do município estarão enfeitados com a cor laranja, o comércio foi convidado a decorar as vitrines e os restaurantes comercializarão pratos típicos especiais para celebrar a data.
“Essa ampliação da celebração – de um dia para o mês todo – reflete o compromisso de Holambra em valorizar a cultura, história e, sobretudo, a união dos diversos setores da nossa sociedade”, explicou a diretora de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “Estamos certos de que essa nova dinâmica não só fortalecerá nosso turismo, mas também reafirmará nosso orgulho em ser uma cidade que celebra sua identidade com entusiasmo”.
Dia do Rei
A já tradicional celebração do Dia do Rei, que conta com atividades artísticas, esportivas e culturais, será realizada no dia 27 de abril, a partir das 7 horas da manhã, na Praça do Moinho Povos Unidos – e é aberta a moradores e turistas.
LEIA TAMBÉM:
As comemorações começam logo cedo com a largada da edição 2025 da Corrida do Rei. Este ano a prova de pedestrianismo contará com percursos de 7km para corrida e 4km de caminhada pelos principais cartões postais da cidade. As inscrições para esta atividade estão abertas por meio do site www.nlsports.com.br.
Após a prova, será realizada uma solenidade oficial com a participação de autoridades e, na sequência, estão previstas apresentações da Orquestra de Viola Caipira do município, dos Gaiteiros de Holambra, do Grupo de Dança Folclórica da cidade e da Fanfarra Amigos de Holambra. A festa contará ainda com uma surpreendente chuva de papel colorido e distribuição gratuita de café e bolo ao público presente.
Além destas atrações, o espaço abrigará, a partir das 9h, food trucks. O público presente poderá conferir ainda a Feira de Artesanato de Holambra e também o Mercado de Pulgas, com a venda de diversos produtos.
“Esta festa integra o Calendário Oficial do Estado de São Paulo de São Paulo e é um importante momento de confraternização entre visitantes e moradores, brasileiros e holandeses”, explicou o prefeito Fernando Capato.”Vamos, este ano, transformar essa festa em um mês de experiências inesquecíveis e demonstração do espírito vibrante que move nossa comunidade.”
Confira a programação do Mês do Rei:
Comércio das ruas Dória Vasconcelos e Campo de Pouso
Até 30 de abril (sábados e domingos) – decoração das vias, vendas nas calçadas, comercialização de comidas especiais
Local: Ruas Dória Vasconcelos e Campo de Pouso
Entrada gratuita
Rei na Rota
De 7 a 12 de abril – comerciantes da Rota dos Imigrantes irão decorar as fachadas e farão vendas nas calçadas
11 de abril – presença de DJ das 14 às 18h
Local: Rota dos Imigrantes
Entrada gratuita
Quinta-feira de Sabores
Apresentação musical (samba e pagode)
Quinta-feira, 10 de abril, a partir das 17h
Local: Entorno da Praça dos Imigrantes (ao lado da caixa d’ água do bairro)
Entrada gratuita
Barracas decoradas na cor laranja
Mercado de Pulgas
Sábado, 12 de abril, das 7h às 14h
Local: Alameda Maurício de Nassau (trecho dos Guarda-chuvas)
Informações: 19 3802-2053
Holam Feest
Sábado, 26 de abril, das 12h às 23h30
Local: Clube Fazenda Ribeirão
Convites vendidos na secretaria do clube
*Informações: 19 3802-2053
Dia do Rei
Domingo, 27 de abril
7h: Largada da Corrida do Rei
9h: Cerimônia com a presença de autoridades
9h15: Apresentação Orquestra de Viola Caipira de Holambra e do Grupo de Gaiteiros de Holambra
10h: Apresentação do Grupo de Dança Folclórica Holandesa
10h15: Apresentação Fanfarra Amigos de Holambra
10h30: Apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Holambra
10h45: Chuva de papel picado e distribuição de café e bolo
11h30 – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Holambra
Feira de Artesanato e Mercado de Pulgas, das 9h às 17h
Local: Praça do Moinho Povos Unidos
Entrada gratuita
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Holambra
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra

No ano passado, foram realizadas cerca a iniciativa atendeu 400 crianças de 5 a 7 anos de idade
A Prefeitura de Holambra definiu esta semana o cronograma de atividades da 5ª edição do programa “Primeiros Olhares”. A iniciativa, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com os departamentos de Saúde, Educação e Promoção Social, irá contemplar este ano cerca de 300 estudantes da rede pública municipal de ensino com 4 e 5 anos. A ação inclui a realização de teste para verificar se o aluno apresenta alguma dificuldade para enxergar, encaminhamento para médico especialista, caso seja necessário, e a disponibilização gratuita de armação e lentes.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a diretora municipal de Promoção Social, Viviane Furgeri, o processo de triagem será realizado ainda neste semestre. “Esta é uma importante ação que promove o acesso à saúde visual e que impacta diretamente no desempenho escolar dos holambrenses”, disse a primeira-dama e presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade, Yvonne Schouten Capato.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Holambra
Mais de 100 pessoas participam da segunda edição do Emprega Holambra

132 holambrenses participaram, no sábado, 22, da segunda edição do Emprega Holambra, feirão de empregos que ocorreu na Escola Municipal Imigrantes. A iniciativa foi resultado de parceria entre a Prefeitura e a empresa Meraki Gestão de Pessoas. O objetivo foi aproximar quem busca um emprego daqueles com vagas disponíveis para admissão. 23 empresas participaram da ação e mais de 100 oportunidades foram disponibilizadas.
Camila Apolinário está desempregada há uma semana e chegou na escola às 6 horas da manhã. Ela garantiu a senha de atendimento de número um. “Eu estou muito confiante de que vou conseguir uma vaga”, disse ela, que procurava oportunidade como auxiliar de cozinha ou de produção. “Eu vou passar em todas as empresas.”
LEIA TAMBÉM:
A tecnóloga em logística Alessandra Diniz mora em Rezende, no interior do Rio de Janeiro. Ela deixou a cidade às 2h30 e entrou na fila do Emprega Holambra às 7h20 da manhã, após dirigir 376 quilômetros. “Eu busco qualidade de vida e quero me mudar para cá, mas para isso preciso de sustento”, contou ela. “O que me chamou a atenção nessa iniciativa é poder conversar diretamente com os representantes das empresas e não só mandar um currículo por e-mail ou whatsapp. Para mim, nada substitui a conversa, o olho no olho, o acolhimento.”
Desempregada há 1 ano, Ana Beatriz dos Santos Rocha participou das entrevistas acompanhada do filho Apolo, de 2 anos. Após diversas conversas com recrutadores, a moradora do bairro Imigrantes estava confiante. “Consegui falar com bastante gente. No whatsapp eu não tinha conseguido. Acho que vai dar bom.”
Foi com essa confiança que Ana Beatriz de Pádua Santos Ramos participou da primeira edição do evento e conquistou a tão sonhada colocação. “Ano passado eu vim aqui como candidata. Tinha me mudado recentemente para Holambra, estava em busca de uma oportunidade de trabalho e consegui”, contou, orgulhosa. “Hoje estou aqui participando como recrutadora, buscando novos candidatos.”
O empresário Thomas Peeters Kors elogiou a iniciativa. “É um evento muito bem organizado. Tem de tudo. Pessoas para diversas posições, diversas áreas e diversos setores. A experiência foi bem satisfatória para mim”, contou ele, que entrevistou 15 candidatos.” Se tiver o evento no ano que vem, eu estarei aqui”, falou.
“Foi mais uma edição de muito sucesso. Iniciativas como essa são fundamentais para promovermos a inclusão social, a geração de renda, a igualdade de oportunidades e o fortalecimento da economia local”, falou o prefeito Fernando Capato.
Holambra é + Emprego
Para além da ação do Emprega Holambra, a cidade conta desde o ano passado com uma plataforma, desenvolvida pela Prefeitura, que oferece ao comércio e às empresas, por meio de um sistema eletrônico acessível pela internet, uma área dedicada à apresentação de vagas, com todas as informações necessárias para o seu preenchimento. De outro lado, dá à mão de obra local a chance de inscrever seus dados pessoais e manifestar interesse no trabalho. A plataforma pode ser acessada por meio eletrônico em www.holambra.sp.gov.br, na aba de Serviços – ou a partir de acesso direto em http://pat.holambra.sp.gov.br. Quem preferir, pode buscar atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, no Espaço Cidadão, ao lado da Prefeitura.
Além da possibilidade de candidatura a vagas de trabalho disponibilizadas pelas empresas na plataforma, o “Holambra é + Emprego” permite ao usuário, após preenchimento dos dados pessoais, profissionais e de formação, imprimir o currículo pronto, já no formato padrão tradicional, para entrega presencial em lojas e empresas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
São Paulo1 semana atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Holambra5 dias atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Amparo1 semana atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
São Paulo1 semana atrás
SP anuncia R$80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
-
Campinas1 semana atrás
Encontro na Tennessee Harley-Davidson celebra paixão das mulheres por motos
-
Campinas4 dias atrás
Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Educação de Artur Nogueira é destaque estadual em premiação do Governo de SP