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Holambra

Cresce o número de mulheres na produção de flores e plantas ornamentais

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Criatividade, dedicação e cooperativismo destacam a mão de obra feminina que vem ganhando espaço e protagonismo em várias funções dentro do setor

O crescimento da participação das mulheres no setor de produção de flores, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR) tem sido satisfatório. A inserção de mulheres cresce de forma acentuada nos campos, nas estufas, plantando, cuidando e colhendo as flores.

Estima-se que o contingente feminino ultrapasse os 48% da mão de obra. Elas são as protagonistas também na linha de frente. Comercializando e embalando as mais diferentes espécies, agregando valores e serviços aos mercados de paisagismo e decoração. O mercado se expande e torna-se mais exigente e os clientes querem inovações.

Por terem maior afinidade com as flores – inclusive na produção – as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, pela dedicação, pois entregam-se ao trabalho, com profissionalismo, delicadeza, paciência, perfeccionismo e capricho. Em uma das últimas pesquisas, essas trabalhadoras atuavam em: 36,37% diretamente na produção, 3,9% na distribuição, 55,87% na comercialização e 3,8% em outras funções.

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O setor de Flores e Plantas Ornamentais gera 272.000 empregos diretos, representando 1,17% das vagas geradas pelo agronegócio brasileiro (CEPEA/ESALQ/USP), sendo o setor que mais contrata mulheres no segmento, com uma média de quase 50% de empregabilidade feminina, chegando a 63%, dependendo da região.

Este setor, apesar de contar com a presença majoritariamente masculina, tem sido enriquecido por mulheres que também têm propriedades rurais como berço. O número de propriedades agrícolas administradas por mulheres no Brasil mostra muito do trabalho feminino no campo: são 30 milhões de hectares, ou seja, 21%.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) traz que: 59,2% das mulheres são proprietárias ou sócias, 30,5% fazem parte da diretoria e atuam como gerentes, administradoras ou coordenadoras e 10,4% são funcionárias ou colaboradoras.

Andreia Tamiris Cosi Andrade sempre ajudou no negócio da família. O pai e o avô iniciaram a produção de violetas próximo ao ano de seu nascimento. Não demorou muito para que ela começasse a acompanhar os projetos, os sonhos e o trabalho na estufa. Mesmo crescendo nesse meio, cursou a Faculdade de Psicologia, mas em 2018 entrou como sócia do pai e proprietária da “Giardino di Cosi”.

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Segundo a produtora de plantas pendentes como Jiboias Verdes, Philodendrons e Samambaia, não foi tarefa fácil, já que a família já havia consolidado o nome no mercado, então a responsabilidade em manter a qualidade dos produtos era maior. “Eu era jovem, mulher. Então eu tive que me posicionar para conquistar o meu espaço. Eu acho que uma das coisas que fez com que eu conseguisse me estabelecer foi sempre a força de vontade, dando a cara para bater, se posicionando, se apresentando”.

Já Maria Adriana Nyssen Liebe iniciou no setor quando tinha apenas 18 anos, após trocar o curso de Contabilidade pelo de Técnico Agrícola. Com ajuda do pai, montou sua primeira estufa em campos de Holambra. Hoje, com 61 anos, a produtora de azaleias, palmeiras e plantas ornamentais de grande porte, continua a gerenciar seu negócio, agora ao lado das duas filhas, que também trabalham na empresa Liebe Plantas. “Uma estudou agronomia e é responsável pela parte do campo, a outra se formou em administração e cuida da parte logística, vendas e recursos humanos”, explicou a empresária.

A Cooperativa Veiling Holambra tem cerca de 28% de mulheres associadas, que integram o Comitê de Mulheres Cooperativistas, criado em 2019, mas instalado oficialmente em 8 de março de 2021. A produtora Andreia participou do início da criação da Comissão de Mulheres Cooperativistas do Veiling em 2021, que tem como objetivo criar um espaço de troca de desenvolvimento, de crescimento para as mulheres através de palestras, reuniões, cursos, entre outras ações. Um espaço que permite que as mulheres se firmem mais no mercado. “A mulher sendo mais participativa, não tem nada a ver com ocupar o espaço de alguém, mas sim de somar”.

Segundo dados do Anuário do Cooperativismo 2023, feito pelo Sistema OCB, houve um
crescimento da participação feminina no cooperativismo em 2022, com as mulheres representando 41%, dos mais de 20 milhões de cooperados no Brasil. Em 2020 e 2021, esse percentual permaneceu estável em 40%. Em 2021, 20% dos dirigentes de cooperativas eram mulheres. Em 2022, esse número subiu para 22%, de acordo com o MundoCoop.

As que estão no Comitê acreditam que erigiram alicerces sólidos e naturais de ocupação de espaços. Tanto que muitas associadas hoje ocupam cargos de decisão. Anos atrás as mulheres tinham papéis secundários. Mas hoje, a realidade é outra. Elas estudaram, se capacitaram para se tornarem protagonistas. E isso é verificado em vários cargos e muitas até assumiram a condução do próprio negócio, no Sítio, na Fazenda ou liderando os setores comerciais e operacionais. Deram à atividade uma grande relevância econômica.

Na COOPERFLORA, 30,48% do total de produtores são mulheres. Em dezembro de 2023, registravam-se 148 colaboradores, sendo 42% mulheres, e deste índice, 39% de liderança feminina. Dentro do agronegócio, os segmentos de flores e paisagismo ornamental são os que mais empregam mulheres.

A produtora Maria acredita que não encontrou tantos problemas ao se inserir no mercado, pois o cultivo de flores também é delicado e sempre teve bastante mão de obra feminina em sua empresa. “Eu contratava mulheres para trabalhar comigo. O quadro funcional era composto aproximadamente de 80% de mulheres e 20% de homens. Hoje essa estruturação é de 70% de mulheres e 30% de homens”.

Com persistência e muita determinação, as mulheres do agro romperam diversas barreiras de preconceitos e estereótipos, demonstrando que são capazes e eficientes nos cargos de gestão, operacionais ou naqueles consagradamente, tidos como masculinos. Há muitas histórias de coragem, pioneirismo, perseverança e criatividade, que dão vida aos índices desta crescente etapa de superação. Para as mulheres que trabalham no setor, Andréia destaca: “acredite que você faz a diferença, e que é importante. Tudo aquilo que deseja, conquistará, pois está pondo a mão, está se colocando a frente e fazendo. O resultado é que cada ação posta em prática, fará diferença na vida de alguém”.

Por sua vez, Maria Adriana enfatiza:” Façam o que amam para receber aquilo que agrega a vida e a vida de todas. Que uma flor sempre é um presente de simbologia, de carinho, de amor. Eu acredito que elas fazendo o que amam, receberão em dobro”.

Além deste gigantesco trabalho no campo ou em outras atividades ligadas ao agronegócio, há de se lembrar que grande parte destas mulheres realiza ainda os trabalhos domésticos (cuidando da casa, dos filhos e marido), duplicando a jornada do dia a dia.

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Holambra

Serviços públicos em Holambra têm funcionamento alterado em função do feriado de Corpus Christi

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Serviços e espaços públicos de Holambra sofrerão alterações no funcionamento nos dias 19 e 20 de junho, em função do feriado nacional de Corpus Christi, na quinta-feira, e de ponto facultativo na sexta.

As Unidades Básicas de Saúde, a Academia da Saúde, o Centro de Atendimento Psicossocial, a Vigilância Ambiental, o consultório veterinário do Programa Meu Pet e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), terão as atividades paralisadas nestes dias. A Farmácia Municipal funcionará normalmente na sexta-feira (20) e não abrirá no feriado. A Policlínica e o Serviço de Ambulância (192) funcionarão normalmente, 24 horas por dia, sem qualquer interrupção, para atendimentos de urgência e emergência.

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O Paço Municipal, o Espaço do Empreendedor e a Biblioteca Municipal ficarão fechados nos dias 19 e 20. A retomada das atividades ocorrerá no dia 23 de junho, segunda-feira. O mesmo ocorre no Departamento de Promoção Social, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Salão da Terceira Idade, no Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT) e também nas creches e escolas municipais. O Conselho Tutelar atuará em sistema de plantão na quinta e na sexta-feira e também no sábado e domingo por meio do telefone (19) 99747-2269.Os ônibus do transporte público municipal  circularão em horário de domingo na quinta-feira (19) e funcionarão normalmente na sexta-feira (20).

A coleta de lixo doméstico será realizada como de costume. A de recicláveis será suspensa no feriado. Moradores dos condomínios Vila de Holanda, Palm Park e empresas no caminho do Antigo Aterro Municipal de Resíduos  devem guardar os itens para descarte no dia 26. O Ecoponto ficará aberto nos dias 20 e 21 de junho, como de costume, das 7h40 às 12h e entre 13h e 16h. O local ficará fechado em 19 de junho.


Confira o horário de funcionamento dos serviços e espaços públicos durante o feriado prolongado de Corpus Christi:

-Unidades Básicas de Saúde, Academia da Saúde, Centro de Atendimento Psicossocial,  Vigilância Ambiental, Consultório Veterinário do Programa Meu Pet e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – fechados em 19 e 20 de junho.

-Farmácia Municipal: funcionamento normal na sexta-feira. Fechada na quinta-feira, dia 19.

-Policlínica Municipal e Serviço de Ambulância: funcionamento normal para atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia.

-Paço Municipal, Biblioteca Municipal e Espaço do Empreendedor: atividades suspensas no feriado e no ponto facultativo.

-Creches e escolas municipais: atividades paralisadas nos dias 19 e 20 de junho.

-Departamento de Promoção Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Salão da Terceira Idade e Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT): fechados nos dias 19 e 20 de junho.

-Conselho Tutelar: sistema de plantão nos dias 19, 20, 21 e 22 de junho.

-Transporte público: os ônibus circulam normalmente na sexta-feira e em horário de domingo na quinta-feira, dia 19.

-Coleta de lixo doméstico: atendimento normal.

-Coleta de recicláveis: interrupção no dia 19 de junho.

-Ecoponto: fechado no dia 19. Funcionamento normal em 20 e 21 de junho.

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Holambra realiza Dia D de imunização contra a gripe e atualização da caderneta de vacinação em 15 de junho

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O Departamento Municipal de Saúde de Holambra irá realizar no domingo, 15 de junho, o Dia D de Vacinação contra a gripe e atualização da caderneta de vacinação para moradores a partir de 6 meses de idade. O atendimento irá ocorrer entre 8h e 15h nas unidades básicas do Santa Margarida e Imigrantes. 

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Wilma Gomes, para o atendimento é preciso apresentar documento com CPF, Cartão Cidadão e caderneta de vacinação. 

“Entendemos que muitas pessoas enfrentam uma rotina agitada durante a semana. Por isso, escolhemos o domingo  para que todos tenham a oportunidade de se proteger “, disse o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “A imunização é essencial para preservar o bem-estar de toda a comunidade. Vale reforçar que as vacinas são seguras e gratuitas.”  

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Iniciada 4ª edição da gincana Tampinha Legal

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Começou nesta segunda-feira, dia 26 de maio, a 4ª edição da Gincana Tampinha Legal, uma iniciativa que mobiliza escolas do município em uma ação solidária voltada à preservação do meio ambiente. Com o término previsto para o dia 14 de novembro, a iniciativa premiará os três estudantes da rede municipal e os três de outras instituições que mais coletarem tampinhas plásticas com um computador para o 1º lugar, um tablet para o 2º e um mini game console para o 3º.  

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Para participar, os alunos deverão levar à escola em que estudam tampas plásticas de embalagens de produtos como garrafas pet, shampoo, esmalte, detergente, desodorante, pasta de dente, tampinhas das caixas de leite e suco, separadas por cores, limpas e agrupadas por quilo. Todo o material recolhido será armazenado e direcionado para a equipe do Tampinha Legal, um programa socioambiental da indústria de transformação do plástico que repassa às entidades participantes recursos proporcionais aos itens arrecadados. A coleta de tampas plásticas, com geração de recursos destinada a entidades assistenciais, foi regulamentada pela Lei Municipal nº 965, de 12 de dezembro de 2019.

As entidades contempladas em nossa cidade serão a Associação Príncipe Bernardo e o Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho, o NAOTT, que promovem o bem-estar e a inclusão social na comunidade. 

“Com essa gincana, buscamos não apenas envolver as crianças e jovens em uma competição saudável, mas também formar uma consciência ambiental mais sólida e estimular práticas sustentáveis desde cedo. Além de reduzir o volume de resíduos descartados incorretamente nas ruas, a iniciativa ainda transforma solidariedade em ação concreta, beneficiando entidades que fazem a diferença em nossa cidade”, destacou o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Luiz Sitta.

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