Conecte-se conosco

Jaguariúna

CPFL Santa Cruz regularizou 30 ligações clandestinas na região de Jaguariúna de janeiro a agosto de 2022

Publicados

em

Após investimentos com caixas blindadas, conjuntos de medições, medidores inteligentes e ações de inspeções, a companhia conseguiu diminuir as fraudes na rede elétrica em 18%

Todos os anos, a CPFL Santa Cruz tem a missão de trabalhar no combate às fraudes e furtos de energia, os chamados “gatos”. Por uma questão de segurança da população, além de instabilidade no fornecimento de energia e perda de arrecadação de impostos importantes para manter serviços públicos no município, a empresa investe fortemente para melhorar os índices de energia fraudada em suas cidades de atuação.

Apenas em 2022, de janeiro a agosto, a CPFL Santa Cruz identificou e regularizou 30 ligações clandestinas em Jaguariúna e Pedreira, as duas cidades atendidas pela distribuidora na região. O número foi 18% menor que no mesmo período de 2021, quando a empresa encontrou 37 fraudes.

LEIA TAMBÉM:

Para o gerente de Recuperação de Energia da CPFL, Victor Rios Silva, “o resultado é fruto de uma estratégia de longo prazo e faz parte do trabalho contínuo da empresa, com investimentos em novas tecnologias, treinamento de equipes e processo de monitoramento e análise”.

Para os projetos de blindagem, medição e regularização de clientes clandestinos, a CPFL prevê um investimento de mais de R$1 bilhão nos próximos cinco anos, o maior valor voltado para ações contra furtos e fraudes realizado pela concessionária.

Entre as ações está a instalação de caixas blindadas que permitem apenas o acesso de técnicos da CPFL e possuem medidores inteligentes, com o consumo lido de maneira digital, à distância. Assim, a empresa evita a reincidência da irregularidade, diminui o número de inspeções necessárias e, por consequência, de regularização.

Equipes da CPFL realizam inspeções periódicas para combater a prática do furto de energia (Foto: Divulgação/CPFL)

Além das caixas blindadas, a empresa investe fortemente em inteligência artificial e sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, o que resulta em maior assertividade do trabalho da distribuidora em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também trabalha em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

Entre as cidades com mais casos de fraudes, Jaguariúna lidera o ranking com 19 casos, seguida por Pedreira (11).

“Gato” deixa a conta mais cara. A CPFL Santa Cruz reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma “perda comercial”, e parte deste valor compõe a tarifa de energia. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.

Denuncie. Clientes da CPFL Santa Cruz podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected].

Dados da CPFL Santa Cruz. Em todas as cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz (46 municípios), a empresa identificou 194 fraudes em 2022, 6,7% menor que no mesmo período de 2021, quando foram 208 casos.

A CPFL Energia foi reconhecida pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) com o selo Pró-Ética, edição 2020/2021, que destaca as empresas que adotam, de forma voluntária, medidas de integridade voltadas para a prevenção, detecção e resolução de atos de corrupção e fraude.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Jaguariúna celebra seus escritores em espetáculo cênico-musical e exposição literária

Publicados

em

Jaguariúna se prepara para celebrar sua produção literária com o projeto “Poetas Jaguariunenses – Contos Encenados de Escritores da Cidade de Jaguariúna”, viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa busca valorizar e dar visibilidade aos talentos locais por meio de um espetáculo cênico-musical e uma exposição literária.

LEIA TAMBÉM:

O projeto convida escritores da cidade a enviarem textos literários – contos, trechos de romances, poesias ou crônicas – que serão utilizados como base para a criação do espetáculo. A produção teatral, com forte apelo musical e visual, será composta por leituras dramatizadas e encenações inspiradas nas passagens selecionadas. Paralelamente, uma exposição destacará as obras e perfis dos autores escolhidos, oferecendo ao público uma imersão na literatura contemporânea jaguariunense.

Os interessados devem enviar seus textos até o próximo dia 20 de maio para o e-mail: [email protected]. Após o prazo, os materiais passarão por um processo de seleção e poderão ser incluídos no espetáculo, na exposição ou em ambos.

A participação é gratuita e aberta a todos os escritores da cidade. O projeto incentiva a inscrição de pessoas com deficiência (PCDs), reafirmando seu compromisso com a diversidade e a inclusão cultural.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Campanha do Agasalho Mobiliza Jaguariúna com drive-thru solidário e ingresso para peça infantil

Publicados

em

Jaguariúna lançou mais uma edição da Campanha do Agasalho, uma das mais importantes ações solidárias do município. Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, a edição de 2025 traz como tema “Doe Calor, Espalhe Amor!”, com o objetivo de arrecadar roupas de inverno, cobertores e calçados em bom estado para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentar os dias frios com mais dignidade.

LEIA TAMBÉM:

Um dos destaques da campanha deste ano é o Drive-Thru Solidário, que será realizado em parceria com a EPTV no próximo dia 17 de maio, das 9h às 12h, no estacionamento do Centro Cultural de Jaguariúna. O “Dia D” da campanha tem como proposta facilitar a participação da população, permitindo que as doações sejam entregues sem que os doadores precisem sair dos veículos.

Além de aquecer os corações com a solidariedade, os participantes também serão presenteados com um ingresso para uma peça teatral infantil, como forma de agradecimento e incentivo à participação.

“O inverno é um período especialmente difícil para quem não tem como se aquecer. Por isso, cada peça doada é mais do que um agasalho, é um gesto de empatia e solidariedade que pode transformar a vida de alguém”, afirma Bernadete Hilário, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna.

Todos os itens arrecadados serão cuidadosamente selecionados e distribuídos a famílias atendidas pelos serviços sociais da cidade.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Vacinação da gripe já imunizou quase 5 mil pessoas em Jaguariúna

Publicados

em

A campanha de vacinação contra a gripe em Jaguariúna já imunizou até o momento um total de 4.879 pessoas e prossegue em oito Unidades Básicas de Saúde: Miguel Martini, Florianópolis, Fontanella, Nova Jaguariúna, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta, das 07h30 às 15h30. Já na UBS 12 de Setembro a vacinação ocorre segunda e quarta, das 08hs às 15hs; terça, quinta e sexta, das 08hs às 18h.

A campanha tem como objetivo proteger a população contra os vários subtipos do vírus Influenza, podendo receber a dose idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Além disso, professores, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos, profissionais de forças de segurança, adolescentes em medidas socioeducativas, trabalhadores dos Correios, cuidadores de idosos e pessoas com deficiência permanente também estão contemplados na campanha.

Foto: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias