Jaguariúna
CPFL Santa Cruz estima que 2 mil clientes em Jaguariúna e Pedreira estão deixando de receber desconto em conta por falta de inscrição

Levantamento da companhia aponta que beneficiados com ação por conta do Covid-19 poderia quase dobrar se os consumidores solicitassem o cadastro na Tarifa Social
Desde que passou a vigorar a Medida Provisória n° 950, que dá isenção da tarifa de energia – exceto taxas e impostos – entre 1 de abril a 30 de junho aos clientes enquadrados na Tarifa Social e com consumo mensal de até 220kWh, a CPFL Santa Cruz trabalha para que cada vez mais consumidores com baixa renda possam contar com o desconto na conta neste período de pandemia do novo coronavírus. Por isso, a companhia realizou um levantamento para estimar os possíveis consumidores que tem direito ao benefício e ainda não são cadastrados na modalidade da Tarifa Social.
Só na região de Itapetininga, o número de clientes com potencial é de quase 2 mil. Em Pedreira é que se encontra o maior número de clientes em potencial: 1.237. Em Jaguariúna, são 762 consumidores em condições.
Atualmente, nos dois municípios a distribuidora tem 1.398 clientes já aptos à isenção do pagamento de 100% da conta de energia para consumos mensais até 220kWh, entre abril e junho de 2020. O levantamento da empresa revela que outros 1.999 consumidores poderiam se encaixar na mesma prerrogativa e obter, por meio do benefício, um alívio nas contas neste momento e garantir descontos graduais depois.
Por meio de cruzamento de dados internos com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, a CPFL Santa Cruz observou que o número de beneficiados pode quase dobrar se todos os que se enquadram nos requisitos se inscreverem e forem aprovados na categoria Tarifa Social.
“Esses dados nos mostraram que a medida pode contribuir para amenizar os impactos da pandemia para um número muito além das atuais 424 mil pessoas inscritas na tarifa social na área de concessão das distribuidoras do grupo CPFL Energia (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE)”, explica o Diretor Comercial da empresa, Rafael Lazzaretti.
Tarifa social
Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa ter ganhos mensais per capita de, no máximo, meio salário mínimo e atender a pelo menos uma das condições listadas abaixo:
• NIS (cadastrado no Programa Bolsa Família) ou NB (cadastrado no BPC);
• Programa Bolsa Família (neste caso, informar o NIS – Número de Identificação Social);
• BPC (Benefício de Prestação Continuada) – neste caso, informar o NB (Número do Benefício);
• Família inscrita no “Cadastro Único” para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional ou;
• Quem receba o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos Art. 20 e 21 da Lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993;
• Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;
• Família de Índios ou Quilombolas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Caso se enquadre nos requisitos, deve também se cadastrar junto à distribuidora, por meio dos canais digitais, pelo site http://www.cpfl.com.br/baixarenda ou pelo aplicativo “CPFL Energia”. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados.
Caso a pessoa com o benefício da Tarifa Social não seja o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a CPFL possa conceder o benefício de forma adequada.
Jaguariúna
Jaguariúna reúne líderes e especialistas para discutir inovação e cidades inteligentes

Jaguariúna foi palco, nesta sexta-feira, 23, da Reunião Estratégica Regional da plataforma Connected Smart Cities (CSC). Realizado no Campus I da UniFAJ, o encontro reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas e representantes do setor privado para discutir soluções inovadoras voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes na região.
O evento, uma parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna e o Connected Smart Cities, teve como foco principal temas como mobilidade sustentável, transformação digital e fortalecimento de parcerias público-privadas, pilares essenciais para o avanço das cidades no cenário tecnológico atual.
LEIA TAMBÉM:
“Discutir inovação não é mais uma opção, é uma necessidade. As cidades precisam estar preparadas para atender às demandas da sociedade de forma eficiente, sustentável e inteligente. Jaguariúna é uma cidade que busca estar conectada todos os dias. Quando a gente conecta todos os setores, nós compreendemos melhor as necessidades da população”, destacou o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto, em sua fala de abertura.
“Somos a cidade até 100 mil habitantes mais conectada do Brasil. Temos vários projetos importantes, como Escola Conectada, Cartão Cidadão, aplicativo Cidadão Mais, aplicativo Busão na Palma da Mão, Jaguariúna Sem Papel, entre outros”, afirmou a secretária de Gestão, Inovação e Tecnologia de Jaguariúna, Karina Florido Rodrigues.
Participaram dos painéis o prefeito Davi Neto e a secretária Karina, além de Willian Rigon, da Necta; Guilherme Mello, secretário de Inovação, Tecnologia e Conectividade de Paulínia e Procurador do Município; Erwin Karl Franieck, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Valinhos; Paulo Alberto Finamore, prefeito de Louveira, e Leandro Ferragut, inspetor da Guarda Municipal de Vinhedo.
Segundo representantes da plataforma Connected Smart Cities, o objetivo das reuniões regionais é fomentar a troca de experiências e estimular a criação de ecossistemas locais de inovação, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O evento também reforçou a posição de Jaguariúna como referência regional em inovação, tecnologia e desenvolvimento urbano inteligente.
Fotos: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Neste domingo tem ‘Café com Viola’ na Estação de Guedes

Neste domingo, 25, a partir das 9h no Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna, localizado na Estação de Guedes, tem mais uma edição do Café com Viola.
Na programação, apresentação do espetáculo “Meia Xícara de Prosa”, e na sequência, Orquestra de Violeiros de Águas da Prata.
LEIA TAMBÉM:
O Café com Viola é um tradicional evento na cidade, promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como objetivo valorizar as tradições musicais e proporcionar um espaço de encontro para a comunidade.
Além da boa música, aos participantes é oferecido café da manhã com bolo.
No local também haverá praça de alimentação, feira de artesanato e espaço kids. O evento é aberto a toda a família.
Serviço:
Café com Viola
Data: 25/05/2025 (domingo)
Horário: 9h
Local: Centro de Cultura Caipira, na Estação de Guedes
Programação: 9h – Espetáculo “Meia Xícara de Prosa”; 10h – Orquestra de Violeiros de Águas da Prata
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Abertura dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas será sábado no Azulão

Acontece neste sábado, 24, a partir das 08h, no Ginásio Azulão, a solenidade de abertura dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas Paulista.
Estarão presentes autoridades e representantes das delegações das nove cidades que compõem o CICAP (Jaguariúna, Holambra, Pedreira, Amparo, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia, Águas de Lindóia e Socorro).
De acordo com a programação, a cerimônia terá o desfile das nove delegações com as bandeiras dos respectivos municípios, fala das autoridades, juramento do atleta e apresentações de ginásticas de Jaguariúna, Amparo, Socorro e Holambra.
LEIA TAMBÉM:
O troféu dos Jogos Desportivos leva o nome de “Antônio Aparecido Rodrigues dos Santos – Lebrão”, ex-secretário de esportes de Jaguariúna e ex-presidente da Câmara Técnica de Esportes do Circuito das Águas Paulista.
Os Jogos são disputados de maio a outubro obedecendo o seguinte calendário:
1° etapa (abertura) – Jaguariúna (24 e 25 de maio)
2ª etapa – Holambra (28 e 29 de junho)
3ª etapa – Lindoia (30 e 31 de agosto)
Semifinais – Amparo (27 e 28 de setembro)
Finais – Pedreira (18 e 19 de outubro)
Confira os primeiros compromissos das equipes jaguariunenses:
Sábado, 24
Jaguar Tênis Clube, 11h, Vôlei Feminino sub-17; Jaguariúna x Serra Negra
Azulão, 9h, Vôlei Masculino sub-17, Jaguariúna x Pedreira
15h30, Futsal Masculino sub-14, Jaguariúna x Amparo
16h10, Futsal Masculino sub12, Jaguariúna x Amparo
Domingo, 25
Campo Azulão, 8h, Futebol Masculino sub-13; Jaguariúna x Serra Negra
9h05, Futebol Masculino sub-15, Jaguariúna x Serra Negra
Ginásio Azulão, 8h, Futsal Feminino sub-17; Jaguariúna x Amparo
9h40, Basquete Masculino sub-17, Jaguariúna x Pedreira
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna2 dias atrás
Abertura dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas será sábado no Azulão
-
Campinas2 dias atrás
Campeonato amador de kart de aluguel, realizado em Paulínia, promove encontros, transforma vidas e desafia cada vez mais adeptos
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1986
-
Campinas3 dias atrás
Operação de 20 GMs fiscaliza 84 estabelecimentos e apreende 500 kg de fios de cobre na RMC
-
Campinas1 semana atrás
Outback oferece 80 vagas de emprego em Mogi Guaçu
-
Campinas2 dias atrás
RB2 Empreendimentos entrega o condomínio Città Di Módena, em Paulínia
-
Jaguariúna4 dias atrás
Feira Mística de Jaguariúna convida o público para um mergulho em autoconhecimento e bem-estar
-
Amparo6 dias atrás
Festa Viva La Nostra Gente chega a Amparo para celebrar as tradições e raízes Italianas