Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Covid-19: Alesp homologa decretos de calamidade pública para 7 cidades da região de Campinas

Publicados

em

Lista com 135 municípios paulistas inclui Artur Nogueira, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Santo Antônio do Jardim e Sumaré. Medida permite flexibilização fiscal; veja análise

Sete cidades da região de Campinas tiveram decretos de calamidade pública homologados para enfrentamento à pandemia neste ano, de acordo com a Assembleia Legislativa do Estado (Alesp). A lista inclui Artur Nogueira, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Santo Antônio do Jardim e Sumaré entre os 135 municípios que tiveram as reivindicações aceitas.

Na prática, os governos podem atuar com maior flexibilidade fiscal e até descumprir metas previstas em orçamento, desde que comprovem a necessidade de direcionar mais recursos para ações com objetivo de reduzir a transmissão do novo coronavírus, evitar colapso do sistema de saúde, além de garantir proteção aos profissionais da linha de frente e assistência aos pacientes infectados. Com a homologação, a assembleia faz um comunicado ao Tribunal de Contas do estado (TCE-SP).

Os dados da Alesp consideram as solicitações feitas até 26 de abril. Apesar da segunda onda da pandemia, o número parcial representa queda de 75,6% no comparativo com o ano anterior, quando 555 dos 645 municípios de São Paulo solicitaram a homologação dos decretos de calamidade pública.

“Todos os gastos e despesas decorrentes da situação calamitosa deverão ser amplamente divulgados no Portal da Transparência”, diz nota da Alesp. A instituição menciona ainda que as prefeituras precisam comprovar com documentos e justificativas técnicas/jurídicas sobre pesquisas de preço e necessidades de compras ou contratações que forem realizadas sem processo licitatório.

O que dizem os municípios?
Artur Nogueira
A prefeitura ressalta que vai cumprir os requisitos impostos pela Alesp para aprovação do decreto de calamidade pública, seguir as orientações sobre transparência no período, e diz que o município não pode perder recursos que possam beneficiar a população, principalmente no contexto da pandemia.

“A prefeitura promoverá e incentivará a participação das instâncias de controle interno e sociais, assegurando condições para o pleno exercício das atividades”, diz trecho.

Itapira
Em nota, a administração diz que o decreto permite ao município desenvolver “melhor” as ações de enfrentamento à pandemia, como a criação de um próprio plano de contingenciamento, auxiliar moradores em situação de vulnerabilidade, além de receber auxílios de outros entes federativos. Em janeiro, a prefeitura já havia assinado um decreto municipal para prorrogar o estado de calamidade.

Mogi Guaçu
A assessoria do Executivo não comentou o assunto até a publicação.

Mogi Mirim
O governo municipal diz que um decreto municipal já havia declarado estado de calamidade em Mogi Mirim desde 23 de março, e a homologação é necessária diante do colapso na rede de saúde. A assessoria destaca que, na terça-feira, estavam ocupados todos os leitos ambulatoriais e de UTI na UPA, Ambulatório de Síndromes Gripais e Santa Casa, além do Hospital 22 de Outubro.

Paulínia
O Executivo defende que a homologação do decreto garante maior celeridade na compra de medicamentos, insumos e na contratação de profissionais. Além disso, destaca que é possível prorrogar prazos fiscais e adiar, por exemplo, a cobrança de tributos de profissionais autônomos e liberais, como o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que já está em vigor.

Santo Antônio do Jardim
A assessoria da administração não comentou o assunto até a publicação.

Sumaré
A prefeitura destaca que a necessidade de aplicar medidas restritivas para diminuir a circulação do vírus provocou diminuição da atividade econômica em Sumaré, incluindo a arrecadação obtida por meio da cobrança da cota única do IPTU, que venceu justamente no período que o atendimento presencial em órgãos públicos precisou ser suspenso por causa da piora da pandemia no estado.

A assessoria afirma ainda que verifica aumento de gastos para combate à Covid-19 e que não há medidas federais para reduzir os efeitos na economia, exceto a Lei Complementar 173/2020. “O pedido de ‘situação de calamidade pública’ é mais um esforço do município, com o objetivo de reduzir os impactos deste cenário, dada à incerteza de dados concretos quanto à retomada plena da atividade econômica”, diz texto ao indicar que a arrecadação até dezembro deve ficar 12% abaixo do previsto.

Fonte: Covid-19: Alesp homologa decretos de calamidade pública para 7 cidades da região de Campinas | Campinas e Região | G1 (globo.com)

Artur Nogueira

Inscrições para Corte do Carnartur 2025 terminam nesta terça

Publicados

em

Interessados podem se cadastrar via formulário on-line até às 15h

As inscrições para o concurso que elegerá a Corte do Carnartur 2025 se encerram nesta terça-feira, 28, às 15h. O concurso é válido para mulheres e homens a partir dos 18 anos, que residam no município nogueirense ou cidades que estejam em um raio de até 50 km.

O cadastro é on-line e gratuito (preencha o formulário https://docs.google.com/forms/d/16VSlRiFgCPpVeN8C-II1T3HaIUJmJ3f1uLARqlihRwY/edit).

A última eleição da corte aconteceu em 2025, quando Nayara Assunção (Rainha), Gustavo Gonçalves (Rei Momo), e Vitória Carvalho e Raíssa Barichello (Princesas) foram eleitos.

LEIA TAMBÉM:

Neste ano, o concurso tem previsão para acontecer no dia 15 de fevereiro, a partir das 20h30, no Teatro “O Fingidor”. Os vencedores ganharão prêmios em dinheiro e presentes do comércio local.

A eleição está sendo organizada pela Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo, com a coordenação de Paulo Munhoz, respeitado produtor de eventos há 29 anos na região, experiente missólogo que já teve modelos reconhecidas no Miss São Paulo e Miss Brasil Infantil, e idealizador do tradicional Miss Artur Nogueira.

“Neste ano, o limite de participantes será de 12 representantes homens e 12 mulheres. Caso o número de inscrições ultrapasse, será feita uma pré-seleção”, explica Munhoz.

Compromissos da realeza
Além de abrir oficialmente o Carnaval de Artur Nogueira, a Corte eleita participará de uma agenda especial, com visitas aos polos carnavalescos e presença em eventos culturais, cumprindo responsabilidades até a transferência das faixas em 2026.

Serviço
Inscrições para o concurso
Período: Até 28 de janeiro de 2025

Eleição da Corte 2025
Data: 15 de fevereiro de 2025 (sábado)

Horário: a partir das 20h30

Local: Teatro “O Fingidor” (Avenida XV de Novembro, 1.400 – Jardim Planalto)

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira divulga Mostra “Entre Artes e Samba”

Publicados

em

Organizado pela Aecran em 22 de fevereiro, mostra contará com apresentações musicais, exposição e vendas de produtos artesanais, além de barracas de alimentação

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, divulga a Mostra “Entre Artes e Samba”, organizada pela Associação de Empreendedores Colmeia Real. O evento acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2025, das 09h às 15h, na Rua 13 de Maio, em frente à Casa do Artesão.

A Mostra contará com apresentações musicais do bom e velho samba, exposição e vendas de produtos artesanais, além de barracas de alimentação.

LEIA TAMBÉM:

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tatiane Gibertoni, destaca que o evento contribui para a valorização dos artesãos e o incentivo à economia criativa. “Nosso objetivo é apoiar os artesãos locais, proporcionando um espaço para que eles possam apresentar e comercializar seus produtos, contribuindo assim para o crescimento do setor artesanal da cidade”, afirmou a secretária.

A Casa do Artesão
Inaugurado em 2024, pela gestão Lucas Sia (PL), a Casa do Artesão serve como um espaço dedicado para a exposição e venda de produtos artesanais, oferecendo um ponto de venda permanente e visível. O local permite que os artesãos aumentem a visibilidade, alcancem novos clientes e ampliem as vendas – o que contribui diretamente para a economia local. Além disso, a casa funciona como uma atração turística.

A casa viabiliza também a realização de oficinas e cursos de capacitação gratuitos, contribuindo para a formação de novos artesãos e garantindo a continuidade dessas práticas no município.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Educação de Artur Nogueira capacita profissionais e potencializa atendimento aos estudantes

Publicados

em

Cerca de 130 Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e educadores participaram de uma nova capacitação na quarta-feira, 22

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na última quarta-feira, 22, mais uma importante capacitação para os Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e educadores das creches municipais. O evento, que contou com a participação de cerca de 130 profissionais, teve como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas para continuar garantindo um atendimento de qualidade aos alunos.

A programação foi diversificada e abordou temas relevantes para a atuação dos profissionais da educação infantil. Entre as palestras oferecidas, destacaram-se o “Projeto Abraçar” que, ministrada pelas psicólogas Crislaine e Andréia, destacou a importância do vínculo afetivo entre crianças e educadores, além de apresentar ferramentas para fortalecer o desenvolvimento emocional das crianças.

LEIA TAMBÉM:

Já a fisioterapeuta Carina apresentou um panorama sobre o desenvolvimento infantil, com foco nas diferentes etapas e nas atividades que podem estimular o crescimento das crianças. Além disso, a enfermeira Vanessa Junqueira ministrou uma palestra sobre primeiros socorros, orientando os profissionais sobre como agir em situações de emergência.

A secretária de Educação, Débora Sacilotto, destacou a importância da capacitação para a qualidade do ensino na rede municipal. “Acreditamos que investir na formação continuada dos nossos profissionais é fundamental para garantir que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e integral”, afirmou a secretária.

Após a capacitação, as diretoras das creches realizaram um acolhimento com as equipes para discutir as temáticas abordadas e integrar as novas aprendizagens ao dia a dia das instituições.

Com o retorno das crianças às creches nesta quinta-feira, 23, a expectativa é que os conhecimentos adquiridos durante a capacitação contribuam para um atendimento ainda mais completo e humanizado.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias