Artur Nogueira
Covid-19: Alesp homologa decretos de calamidade pública para 7 cidades da região de Campinas
Lista com 135 municípios paulistas inclui Artur Nogueira, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Santo Antônio do Jardim e Sumaré. Medida permite flexibilização fiscal; veja análise
Sete cidades da região de Campinas tiveram decretos de calamidade pública homologados para enfrentamento à pandemia neste ano, de acordo com a Assembleia Legislativa do Estado (Alesp). A lista inclui Artur Nogueira, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Santo Antônio do Jardim e Sumaré entre os 135 municípios que tiveram as reivindicações aceitas.
Na prática, os governos podem atuar com maior flexibilidade fiscal e até descumprir metas previstas em orçamento, desde que comprovem a necessidade de direcionar mais recursos para ações com objetivo de reduzir a transmissão do novo coronavírus, evitar colapso do sistema de saúde, além de garantir proteção aos profissionais da linha de frente e assistência aos pacientes infectados. Com a homologação, a assembleia faz um comunicado ao Tribunal de Contas do estado (TCE-SP).
Os dados da Alesp consideram as solicitações feitas até 26 de abril. Apesar da segunda onda da pandemia, o número parcial representa queda de 75,6% no comparativo com o ano anterior, quando 555 dos 645 municípios de São Paulo solicitaram a homologação dos decretos de calamidade pública.
“Todos os gastos e despesas decorrentes da situação calamitosa deverão ser amplamente divulgados no Portal da Transparência”, diz nota da Alesp. A instituição menciona ainda que as prefeituras precisam comprovar com documentos e justificativas técnicas/jurídicas sobre pesquisas de preço e necessidades de compras ou contratações que forem realizadas sem processo licitatório.
O que dizem os municípios?
Artur Nogueira
A prefeitura ressalta que vai cumprir os requisitos impostos pela Alesp para aprovação do decreto de calamidade pública, seguir as orientações sobre transparência no período, e diz que o município não pode perder recursos que possam beneficiar a população, principalmente no contexto da pandemia.
“A prefeitura promoverá e incentivará a participação das instâncias de controle interno e sociais, assegurando condições para o pleno exercício das atividades”, diz trecho.
Itapira
Em nota, a administração diz que o decreto permite ao município desenvolver “melhor” as ações de enfrentamento à pandemia, como a criação de um próprio plano de contingenciamento, auxiliar moradores em situação de vulnerabilidade, além de receber auxílios de outros entes federativos. Em janeiro, a prefeitura já havia assinado um decreto municipal para prorrogar o estado de calamidade.
Mogi Guaçu
A assessoria do Executivo não comentou o assunto até a publicação.
Mogi Mirim
O governo municipal diz que um decreto municipal já havia declarado estado de calamidade em Mogi Mirim desde 23 de março, e a homologação é necessária diante do colapso na rede de saúde. A assessoria destaca que, na terça-feira, estavam ocupados todos os leitos ambulatoriais e de UTI na UPA, Ambulatório de Síndromes Gripais e Santa Casa, além do Hospital 22 de Outubro.
Paulínia
O Executivo defende que a homologação do decreto garante maior celeridade na compra de medicamentos, insumos e na contratação de profissionais. Além disso, destaca que é possível prorrogar prazos fiscais e adiar, por exemplo, a cobrança de tributos de profissionais autônomos e liberais, como o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que já está em vigor.
Santo Antônio do Jardim
A assessoria da administração não comentou o assunto até a publicação.
Sumaré
A prefeitura destaca que a necessidade de aplicar medidas restritivas para diminuir a circulação do vírus provocou diminuição da atividade econômica em Sumaré, incluindo a arrecadação obtida por meio da cobrança da cota única do IPTU, que venceu justamente no período que o atendimento presencial em órgãos públicos precisou ser suspenso por causa da piora da pandemia no estado.
A assessoria afirma ainda que verifica aumento de gastos para combate à Covid-19 e que não há medidas federais para reduzir os efeitos na economia, exceto a Lei Complementar 173/2020. “O pedido de ‘situação de calamidade pública’ é mais um esforço do município, com o objetivo de reduzir os impactos deste cenário, dada à incerteza de dados concretos quanto à retomada plena da atividade econômica”, diz texto ao indicar que a arrecadação até dezembro deve ficar 12% abaixo do previsto.
Artur Nogueira
Programa “Mulheres de Peito” chega em Artur Nogueira oferecendo exames gratuitos até o dia 21 de dezembro
A carreta do Governo do Estado de São Paulo operacionalizada pela FIDI, é uma forma de levar exames de mamografia de maneira acessível para todas as mulheres do estado
A carreta móvel do Programa Mulheres de Peito, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e operacionalizada pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), é uma ação que visa promover cada vez mais saúde para as mulheres de maneira prática e acessível. A carreta estará na cidade de Artur Nogueira permanecerá entre os dias 17 e 21 de dezembro, realizando gratuitamente mamografias para mulheres acima de 35 anos.
Localizada na Rua Antônio Matheus, 1033, Jardim Amaro, a carreta atende por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), por meio de distribuição de senhas no período da manhã. Serão realizados 55 exames por dia durante a semana e 25 exames aos sábados.
LEIA TAMBÉM:
A mamografia é um exame muito versátil e é indispensável para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Se for detectado em fase inicial, aumenta as chances de tratamento e cura, podendo chegar a 98%. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025 são estimados 73.610 novos casos da doença, sendo essa a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil ¹.
O projeto da carreta da mamografia contribui com a agilidade do diagnóstico e garante o acesso facilitado a mulheres da cidade e região. Para realizar o exame na carreta do Programa Mulheres de Peito, as pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar RG, cartão do SUS e pedido médico; e as pacientes de 50 a 69 anos devem levar apenas RG e cartão do SUS.
Programa Mulheres de Peito em Artur Nogueira
Período: entre os dias 17 e 21 de dezembro
Endereço: Rua Antônio Matheus, nº 1033 – Jardim Amaro – CEP: 13162-012 – Artur Nogueira
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados).
Distribuição de senhas de atendimento no período da manhã.
Documentos necessários
– Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos: RG, cartão do SUS e pedido médico.
– Mulheres de 50 a 69 anos: RG e cartão do SUS.
(1) Dados e números sobre o câncer de mama – Relatório anual 2023 relatorio_dados-e-numeros-ca-mama-2023.pdf (inca.gov.br).
Sobre a Carreta da Mamografia
As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo localizado na capital paulista, que emite laudos à distância. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.
A carreta do Programa Mulheres de Peito percorre os municípios do estado de São Paulo ininterruptamente, para incentivar mulheres a realizar exames de mamografia gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando o acesso da população.
A unidade móvel conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e um agente administrativo. Para agilizar o diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.
O projeto existe desde 2014, e as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizados cerca de 300 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias, e mais de 3 mil mulheres foram encaminhadas para tratamento em Rede especializada.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Cultura Rock “especial de Natal” acontece nesta quinta em Artur Nogueira
Bandas Strawfire e Superhall sobem ao palco nesta quinta-feira, 12, a partir das 20h, na Praça da Fonte/Coreto
O Cultura Rock deste mês será no palco que receberá diversas atrações da programação de Natal. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, a partir das 20h, na Praça da Fonte | Coreto.
O público poderá prestigiar shows com repertórios vasto que vai do rock nacional ao internacional, interpretado pelas bandas Strawfire e Superhall.
LEIA TAMBÉM:
Desenvolvido por um grupo de amigos, o Cultura Rock acontece na segunda quinta-feira de cada mês e é apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo.
Strawfire – Fogo de Palha
O fogo de palha é um tipo de chama intensa que, num explosivo show de cores e intenções, chama a atenção de todos que o presenciam pelo breve momento de sua existência.
De mesmo modo, músicas tão tocantes e inspiradoras foram forjadas na fornalha do coração de cada artista que inspirou a chama artística ardente de cada integrante desse supergrupo.
Assim, a Strawfire promete trazer a esta noite toda a intensidade e calor de consagrados artistas, com um repertório repleto de influências roqueiras e da cultura popular, mas direcionado e adaptado especialmente para o público do Cultura Rock nogueirense.
Superhall
A banda SuperHall veio da junção de duas bandas nogueirense dos anos 90/00 a Supérfluos e a Bayhall.
Formada por Sandrinho na bateria, Vitão no baixo, Marcão na Guitarra e João Bertaglia no vocal.
Em seu repertório tocam principalmente rock nacional de bandas como: Raimundos, Planet Hemp, O Rappa, Charlie Brown, Nação Zumbi, Pitty, Tihuana, Tim Maia, Zé Ramalho entre outras, porém já existem músicas autorais em andamento.
A Superhall promete sempre um show diferente e com diversão garantida.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Prefeitura de Artur Nogueira anuncia inscrições das oficinas culturais gratuitas 2025
Interessados podem se inscrever de 02 a 06 de dezembro em oficinas de Balé, Desenho, Capoeira ou Teatro
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo, abriu as inscrições para as oficinas gratuitas de Balé, Desenho e Teatro no Centro Cultural Tom Jobim. As inscrições estarão abertas de 2 a 6 de dezembro e são uma excelente oportunidade para quem deseja se envolver com a arte, seja para aprimorar habilidades ou começar uma nova atividade cultural.
As oficinas são destinadas a diferentes faixas etárias e estão organizadas em diversos horários, para atender a todos os interessados. A oficina de Balé oferece aulas no período da manhã e tarde, enquanto as de Desenho também acontecem nesses mesmos horários. Já as oficinas de Teatro estão disponíveis nos períodos da manhã, tarde e noite, proporcionando flexibilidade para quem busca um horário mais acessível.
LEIA TAMBÉM:
As inscrições podem ser feitas diretamente no Centro Cultural Tom Jobim, que estará aberto para o atendimento nos seguintes horários: das 09h às 11h e das 14h às 16h. Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópias do RG/CPF do aluno, do RG/CPF do responsável (quando necessário) e um comprovante de residência atualizado.
Ieda Ribeiro, secretária de Cultura & Turismo, afirma que essa é uma oportunidade única de participar de atividades culturais de qualidade e totalmente gratuitas. “Estamos promovendo o desenvolvimento artístico e a inclusão social em nossa cidade. Mas é importante frisar que as vagas são limitadas, por isso, é importante que os interessados se inscrevam o quanto antes para garantir a participação”, pontua.
SERVIÇO
Inscrições para as oficinas: 2 a 6 de dezembro
Horário de Inscrição: 09h às 11h e 14h às 16h
Local: Centro Cultural Tom Jobim
Documentos necessários: RG/CPF do aluno, RG/CPF do responsável (quando aplicável) e comprovante de residência atualizado.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Campinas1 semana atrás
Campinas Hip-Hop Festival 2024 reúne grandes nomes do rap nacional e talentos locais neste final de semana
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1964
-
Amparo1 semana atrás
Amparo já tem microchipagem gratuita para cães e gatos
-
Amparo6 dias atrás
Casa Paulista entrega 148 casas para famílias de Amparo
-
Artur Nogueira5 dias atrás
Programa “Mulheres de Peito” chega em Artur Nogueira oferecendo exames gratuitos até o dia 21 de dezembro
-
Pedreira6 dias atrás
Coleta de Lixo será interrompida nos feriados de Natal e Ano Novo em Pedreira
-
Campinas5 dias atrás
Renovias prevê a circulação de mais de 1 milhão de veículos nas festas de final de ano
-
Jornal Online24 horas atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1965