Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Agricultor aumenta produtividade em 14% após aderir à Campanha da Calagem em Artur Nogueira

Publicados

em

Recomendações da Secretaria de Agricultura têm auxiliado produtores a atingirem cases de sucesso

A campanha “Calagem de Outono”, lançada em março pela Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Agricultura, tem ajudado os agricultores do município a terem maior produtividade e, assim, aumentarem seus lucros. Produtores que anteriormente realizavam o processo de calagem antes ou após o período indicado (Outono), e que não realizavam uma boa amostragem do solo, relatam sucesso no plantio após seguirem as recomendações repassadas durante a campanha.

Na primeira fase do projeto, a secretaria tem chamado a atenção dos agricultores para a necessidade de uma boa amostragem antes da aplicação do calcário – elemento usado para corrigir o solo antes do plantio. Conforme o engenheiro agrônomo e pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Afonso Peche Filho, a calagem é extremamente importante para equilibrar as propriedades químicas, físicas e biológicas do local onde será feito o plantio.

Além disso, o pesquisador – que tem auxiliado os agricultores da cidade durante a campanha – ressalta que uma boa amostragem do solo é fundamental para aumentar o potencial produtivo das plantas e do solo.

”A recomendação mudou, e é fundamental que os agricultores entendam que o outono é o período ideal para se fazer a amostragem e, em seguida, aplicar o calcário. É extremamente importante entender que sem calagem não tem produtividade, e que sem usar calcário não tem renda”, destacou.

Exemplo de sucesso
Everton Rodrigo trabalha como agricultor em Artur Nogueira há 22 anos. Após realizar a correção do solo, ele aumentou a produtividade em cerca de 14%. A expectativa é que a produção aumente ainda mais nos próximos meses.

”Na área sem correção de solo, eu usei a mesma adubação, o mesmo veneno e a mesma semente, e produziu 66 sacos de soja por hectare. E isso que é o segundo ano que ela já é mais produtiva. Já nessa outra área que foi feita a correção de solo com calcário, ela já produziu 75 sacos por hectare, usando a mesma adubação, o mesmo veneno e a mesma semente”, relatou o agricultor.

Ele explica que a partir do segundo ano de plantação, um terreno costuma produzir mais do que o ano anterior (primeiro ano de plantação), e assim sucessivamente. No entanto, um terreno onde é feita a correção de solo da forma correta e no período adequado, a capacidade produtiva é ainda maior logo no primeiro ano de plantação.

“Na área que era para produzir mais – por já ser o segundo ano de plantação – produziu menos por causa da falta de calcário. Na outra que corrigiu por calcário, mesmo sendo o primeiro ano, ela já produziu mais. Uma boa análise deve ser a primeira coisa a se fazer no solo”, orientou Everton.

A diretora da Secretaria de Agricultura, a Eng. Agrônoma Taciana Guimaro descreve como o setor tem trabalhado para beneficiar os agricultores locais. “Como é um trabalho que está tendo foco a partir da palestra realizada pelo pesquisador Afonso, estamos auxiliando para mais cases de sucesso no município. De que forma estamos auxiliando: assistindo aos produtores locais ao plano de amostragem da área, encaminhando as amostras de solo para o laboratório e avaliando os resultados para uma recomendação de calagem com qualidade”, frisa.

Propriedades químicas, físicas e biológicas
Segundo o pesquisador Afonso, a calagem equilibra as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, sendo que nas propriedades físicas, ela atua como agente catalisador da agregação do solo. Já na propriedade química a calagem atua diretamente no Potencial Hidrogeniônico (PH), na redução do índice de toxidez de alumínio, bem como na disponibilidade de cálcio – alimento fundamental para que as plantas desenvolvam raízes, as tornando mais resistentes aos períodos secos do ano.

E, por fim, a calagem interfere nas propriedades biológicas, pois seleciona organismos que são benéficos para a planta. Quando necessária e não realizada a calagem, a tendência é que se prolifere pragas e, consequentemente, haverá perdas para o agricultor.

Artur Nogueira

Governador Rodrigo Garcia e Lucas Sia visitam obra de pavimentação da Estrada São Bento

Publicados

em

Encontro se estendeu ao Centro de Formação Esportiva de Artur Nogueira com a presença de demais autoridades

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, esteve presente nesta sexta-feira, 05, em Artur Nogueira. Ao lado do prefeito Lucas Sia e demais autoridades, foram feitas vistorias às obras da Estrada do São Bento e, também, uma visita ao Centro de Formação Esportiva do município. 

A visita do governador Rodrigo Garcia em Artur Nogueira contou com as presenças de representantes do Governo do Estado, deputados federais, estaduais, prefeitos da região, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e diretores da Prefeitura.

Estrada do São Bento

O investimento da pavimentação faz parte do Programa de Recuperação de Estradas Vicinais do Estado de São Paulo (Novas Vicinais). A estrada ATN-142 em Artur Nogueira tem extensão de 2.400 km e o prolongamento dela na Estrada Vicinal Antônio Nogueira, em Cosmópolis, tem mais 7.720 km. 

Centro de Formação Esportiva

Já o Centro de Formação Esportiva é um projeto da Secretaria Estadual de Esportes, realizado em parceria com o Poder Executivo nogueirense, com investimentos destinados para a aquisição de materiais esportivos, uniformes de jogos, treinamentos e viagens. O Centro atenderá cerca de 100 jovens e adolescentes – já cadastrados em oficinas do município – em contraturno escolar, com ênfase na saúde, disciplina, inclusão e qualidade de vida.

O projeto oferece aos participantes alimentação, transporte para torneios e amistosos, uniformes e demais materiais e estruturas necessários para a prática esportiva. Além disso, há acompanhamento técnico especializado com professores, instrutores e treinadores experientes.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Taça Guaiquíca fase semifinal
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.

Continue lendo

Artur Nogueira

Departamento de Protocolo da Prefeitura muda de endereço em Artur Nogueira

Publicados

em

Atendimento ao público será realizado na Escola Modelo a partir de sexta-feira, 05, cujas instalações são amplas e oferecem condições estruturais mais adequadas

O departamento de Protocolo da Prefeitura de Artur Nogueira mudará de endereço a partir desta sexta-feira, 05. Antes realizado na Rua Nossa Senhora das Dores, 629, Centro, o atendimento ao público passará a operar na Escola Modelo, localizada na Avenida 15 de Novembro, Nº .1400, no Jardim Planalto.  

As novas instalações são amplas e oferecem condições estruturais mais adequadas às necessidades do setor e da população nogueirense. A sala de atendimento será a 56, onde os servidores farão o recebimento de documentação e abertura de processos para todas as secretarias do Poder Executivo.

O processo de mudança acontece nesta quinta-feira, 04, sem nenhum prejuízo para a população.

O horário de funcionamento do departamento de Protocolo é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para mais informações, o telefone de contato é o (19) 3827-9700 – ramal 9724 e o e-mail <[email protected]>.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Luta contra as Hepatites
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Continue lendo

Artur Nogueira

Saean passa a aceitar pagamento via PIX QrCode em contas de água

Publicados

em

Novidade passa a valer neste mês de agosto

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) lançou mais uma novidade para facilitar o pagamento das contas de água. Agora, a autarquia passou a aceitar a opção via PIX QrCode. A novidade já estará disponível nas faturas a partir deste mês de agosto.

De acordo com a presidente do Saean, Gabriela Montoya, o correntista de qualquer banco poderá pagar por meio de QRCode ou código numérico.

“Esse é mais um pedido antigo dos moradores que atendemos. Trouxemos, junto com essa nova gestão, modernidade e facilidade aos usuários. O PIX é um excelente sistema e a operação pode ser feita até mesmo pelo celular”, pontuou.

PASSO A PASSO
Para os moradores pagarem via PIX QrCode é simples. O código estará na parte da frente da fatura. 

Basta seguir os seguintes passos:

1. Abra o aplicativo do seu banco e entre no ambiente pix;
2. Escolha a opção pagar com QrCode e escaneie o código que aparecerá;
3. Confirme e finalize o pagamento.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Luta contra as Hepatites
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias