Campinas
Comida nutritiva e gostosa: restaurante saudável é nova opção gastronômica em Campinas
Com unidades espalhadas pelo Brasil e Europa, indo do Rio de Janeiro a Lisboa, entre outros destinos, a Casa Graviola está localizada no Cambuí e se destaca por oferecer pratos que surpreendem o paladar com porções generosas, proporcionando uma experiência completa
Um lugar aconchegante, descontraído e inovador, onde é possível comer muito bem: assim é a Casa Graviola, restaurante especializado em comida saudável que acaba de abrir as portas em Campinas. Charmoso, o espaço localizado no Cambuí tem como objetivo oferecer pratos saborosos e em porções generosas, proporcionando uma experiência gastronômica única para quem quer manter uma boa alimentação sem abrir mão do sabor e do prazer de comer.
A ideia de abrir uma unidade da Casa Graviola em Campinas foi de Rosana Santiago e Messias Castro. Há três anos o casal, que sempre gostou de gastronomia e de empreender, conheceu e se apaixonou pelo conceito do restaurante, que nasceu no Rio de Janeiro e hoje conta com unidades no Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e Lisboa (Portugal).
Com quase quatro décadas de experiência na área comercial, Messias se desafiou a traçar um novo caminho profissional ao abrir a unidade campineira da Casa Graviola. “Trabalhamos na indústria farmacêutica de pesquisa por longos anos e acompanhamos a evolução da pesquisa médico-científica na área de saúde e, com isso, aprendemos como é grande a influência dos fatores ambientais na saúde”, conta.
LEIA TAMBÉM:
Pós-graduada em Negócios e com 27 anos de experiência na indústria farmacêutica, Rosana ressaltou que a experiência gastronômica e a busca do equilíbrio entre saúde e boa alimentação sempre esteve muito presente na vida do casal.
“Na fase da vida em que nos encontrávamos, já com mais experiência, novos hábitos com a prática de exercícios físicos e a busca por uma alimentação saudável, sempre pensávamos em montar um restaurante diferente”, complementa.
Após conhecer a Casa Graviola, o casal iniciou o contato com a franquia e percebeu que havia uma lacuna por um espaço com esse perfil na região de Campinas. “As conversas se estenderam por alguns meses até que decidimos finalmente mergulhar nessa grande experiência que, para nós, é um grande projeto e que, apesar de dar um ‘gelinho na barriga’, certamente nos trará muita satisfação”, afirma.
Rosana Santiago e Messias Castro se apaixonaram pelo conceito de alimentação saudável e decidiram abrir unidade em Campinas. O casal ressalta que a Casa Graviola tem uma proposta que vai além de um restaurante de comida saudável tradicional.
“Percebemos que era possível desfrutar do prazer de comer bem, sem abrir mão dos cuidados com a saúde, do sabor e da beleza dos pratos. Além disso, a sensação de aconchego e bem-estar está presente em todos os detalhes, desde o design e decoração até o atendimento”, diz Rosana.
“Buscamos expandir a cultura da alimentação saudável na região e sermos referência, quebrando os paradigmas e mostrando que a alimentação saudável também pode ser muito saborosa”, conclui Messias.
Sabores que encantam
O menu sem dúvidas é o grande diferencial da Casa Graviola. O cardápio exclusivo é composto por pratos deliciosos, com toques da culinária internacional, mas sempre exaltando a tropicalidade brasileira. Todos são preparados com ingredientes frescos e selecionados, que garantem uma refeição saudável e equilibrada.
As receitas, especialmente desenvolvidas para a Casa, apresentam ingredientes pouco usuais e unem os sabores e as cores dos alimentos de forma harmoniosa e saborosa.
Na entrada, as opções variam entre Croquetas de atum (croquetas de atum fresco na farofinha de pão, hummus de beterraba e ‘aioli da casa’ de tofu e açafrão), Tuna Tataki (finas fatias de atum com molho ponzu e gergelim) e Toast de ricota, queijo de cabra e tomatinho confit (pão de longa fermentação na chama com creme de ricota e queijo de cabra com tomatinho sweet grape confitado no azeite de ervas), entre outros pratos.
O carro-chefe é O Preferido (tilápia com purê de banana da terra e farofa de castanha), mas há também delícias como Croquetas de shimeji e arroz negro (croquetas de shimeji assadas na farofinha de pão, arroz negro, hummus de beterraba e ‘aioli’ de açafrão) e o Frango crocante com mil folhas de batata (frango Korin na crosta de flocos de milho e tomate seco com mil folhas de batata gratinada e pesto de manjericão).
Destaque também para a grande variedade de saladas, entre elas Chicken bowl (salada de grãos de cevadinha, lentilha e grão de bico, castanhas, mix de folhas frescas, frango Korin grelhado e molho de mostarda dijon e iogurte), Da terra (vegetais da horta tostados com molho de tahine e melado de cana) e Salmão Gravlax, damasco e queijo de cabra (lascas de salmão curado, damascos secos, mel de abelha, queijo de cabra, mix de folhas e ‘sour cream’ vegano), além das opções de hambúrgueres (veganos, de frango orgânico, salmão e atum) e pizzas com massas de mandioca, couve flor, batata-doce e inhame.
As crianças também têm vez na Casa Graviola e certamente vão se deliciar com o menu infantil. Na hora de adoçar o paladar, a pedida é o Melhor brownie do mundo, servido com farofa da casquinha e sorvete de tapioca, além de Torta mousse de chocolate e flor de sal (torta mousse de chocolate meio amargo com um ingrediente secreto, base de amêndoas, com cacau e flor de sal) e a Cheesecake (cheesecake de queijo cottage lacfree, coulis de frutas vermelhas e base de amêndoas e óleo de coco).
O menu é complementado por opções de brunch, açaí e bowls. Para acompanhar a refeição, a Casa Graviola oferece uma variedade de smoothies, sucos naturais, café, além da carta de cervejas e drinks.
Um lugar diferenciado
Localizado em uma das áreas mais nobres de Campinas, no Cambuí, a Casa Graviola é um espaço que se destaca pela sua proposta inovadora de oferecer uma experiência gastronômica única, unindo sabor, qualidade e bem-estar em um só lugar.
O ambiente, além de acolhedor, é amigável e receptivo. A disposição das mesas e cadeiras foi pensada de forma estratégica para que todos os clientes se sintam confortáveis e tenham uma experiência completa do espaço.
O restaurante também é ideal para quem precisa de um lugar para realizar reuniões ou eventos de pequeno porte e conta com sala projetada especialmente para mini meetings sociais e empresariais.
Um novo patamar de comida saudável
A proposta de um cardápio saudável e cheio de sabor em um ambiente acolhedor agradou não apenas aos proprietários da Casa Graviola Campinas, assim como afirma a diretora comercial Dora Alonso, cliente da nova unidade da Casa Graviola:
“Já passamos da fase de achar que comida saudável é uma salada sem gosto. Comida saudável é aquela que experimentamos uma explosão de sabores, texturas e cores que vão além do alimento para o corpo e alimentam a alma”.
O executivo de inovação Leonardo Dornelas, também cliente do novo espaço em Campinas, reviu suas perspectivas relacionadas a ter uma alimentação mais saudável e nutritiva ao conhecer o cardápio da Casa Graviola:
“Além do ambiente extremamente agradável, o que mais me surpreendeu foi o menu nada óbvio, delicioso e saudável”, diz. “Eu, que nunca gostei de inhame, experimentei e foi mais uma surpresa espetacular. Veio um prato muito bem elaborado para que se sinta muito bem os ingredientes e fiquei absolutamente satisfeito com a quantidade e sabor maravilhoso”, completa.
Uma história de aventuras e sabor
O restaurante Casa Graviola nasceu da vontade do casal carioca Abner Lopes Cabral e Manoela Cabral de oferecer uma alimentação saudável para todas as horas. O chef e a designer, amantes de viagens e prosas à boa mesa, apostaram inicialmente em um food truck especializado em servir comidas saudáveis, com ingredientes orgânicos.
Após o sucesso do projeto, regado a provas de novos sabores pelo mundo, abriram a primeira unidade física do restaurante no Rio de Janeiro. Atualmente, o Grupo Graviola busca se tornar referência no mercado, oferecendo uma comida saudável que abraça e atrai com seu sabor retratado em pratos gostosos e com ingredientes inusitados.
A visão do casal carioca foi fundamental para Rosana e Messias decidirem abrir uma unidade do restaurante em Campinas, que estava em total sintonia com os conceitos sobre saúde e alimentação saudável:
“O prazer da culinária envolve sabor, beleza e ambiente agradável. Isso é tudo o que encontramos na Casa Graviola e é o que queremos com a Casa Graviola Campinas. Esperamos que os clientes cultivem boas memórias aqui”, diz a empresária.
Messias destaca o fato da cidade ser uma metrópole com influência regional e carecer de um restaurante com conceito genuinamente voltado para a alimentação saudável com todos os prazeres da culinária gourmet:
“Nossa estratégia é posicionar o restaurante como referência em alimentação saudável na região de Campinas e difundir essa cultura. Queremos que a experiência do cliente seja comer bem, comer saudável, comer com os olhos, comer o que é gostoso”, conclui.
Em Campinas, a Casa Graviola está localizada na Rua General Osório, 2.118, no Cambuí. O restaurante funciona diariamente, das 11h30 às 22h. Para conferir todas as novidades do novo espaço campineiro, basta acessar www.casagraviola.com.br ou @casagraviola.
Sobre:
Casa Graviola – unidade Campinas
Ticket Médio dos pratos – R$68
Rua General Osório, 2.118 – Cambuí
Todos os dias, das 11h30 às 22h
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Provão Paulista: aluna de Guaianases é aprovada em medicina na Unicamp
48 vagas na medicina da USP, Unicamp e Unesp serão preenchidas por estudantes da rede estadual de SP; Julia tem sua trajetória desde o Ensino Fundamental na escola pública
Em 20 ou 30 anos, Julia Vieira Costa, hoje com 17 anos de idade, saberá exatamente o que estava fazendo em 20 de janeiro de 2025, às 14h. A aluna atualizava ansiosamente a página do Provão Paulista Seriado, que revelaria a ela a realização de um sonho: a aprovação em medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo Provão Paulista Seriado.
Julia está entre 48 estudantes que se formaram nas escolas estaduais e foram aprovados nas vagas para medicina na Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) ou Universidade Estadual Paulista (Unesp) para o mesmo curso.
LEIA TAMBÉM:
Atualmente, a aluna mora em Guaianases, na zona leste da capital paulista, com a mãe, Rita, e com a irmã Gabrielle. Rita tem formação em pedagogia e Gabrielle faz atualmente faculdade de biomedicina.
Mesmo morando na capital paulista, a Unicamp era a primeira opção da estudante, que concluiu a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Professor João Dias da Silveira após toda a trajetória da educação básica na rede estadual de ensino. “Eu sempre me interessei pela estrutura que a Unicamp tem a oferecer para a faculdade de medicina, principalmente por conta do hospital que eles têm. Era o meu sonho e chorei muito quando vi a minha aprovação”, conta.
A aluna conta que nunca pensou em fazer outro curso e que, por conta do Provão, não precisará adiar essa espera ou se dedicar pelos próximos anos até a aprovação em uma universidade pública. “Se não fosse o Provão Paulista, eu imagino que continuaria estudando até passar na Unicamp. O Provão é uma oportunidade incrível, com a universidade mais acessível aos estudantes das escolas públicas. Para mim e para a nossa família, o Provão já mudou tudo, porque tenho certeza que teremos mais oportunidades e estabilidade financeira quando eu me tornar médica”, conclui.
Matrículas
Os 7.652 estudantes aprovados na primeira chamada do Provão Paulista Seriado devem fazer suas matrículas no curso superior a partir desta terça-feira, 21, na Unesp, Unicamp e Fatecs. Para a USP, a pré-matrícula começa nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro.
Cada uma das instituições de ensino superior têm o seu próprio cronograma de pré-matrícula e matrícula e todos os detalhes podem ser conferidos no portal do Provão Paulista, no endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. A lista de aprovados foi divulgada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) na segunda-feira e está disponível no mesmo endereço.
As vagas não preenchidas serão destinadas a novos estudantes para a segunda chamada do Provão Paulista. Essa nova lista será divulgada no dia 27 de janeiro, próxima segunda-feira, a partir das 14h.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Campinas sedia Conferência Intermunicipal sobre meio ambiente e mudanças climáticas
Representantes de 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (marcaram presença na 1º Conferência Intermunicipal de meio ambiente da RMC, realizado nesta terça-feira, 21, na Escola Técnica Estadual (Etecap).
Autoridades de Campinas e municípios vizinhos se reuniram para discutir ações conjuntas para o enfrentamento da emergência climática, por meio de políticas públicas regionais.
O promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público, Rodrigo Garcia, falou sobre a necessidade de conseguir executar os planos de combate às mudanças climáticas já existentes.
“A principal questão é a gente conseguir colocar em prática os planejamentos que já existem. A gente tem um planejamento amplo existente, mas que não é adequadamente implementado e isso em várias questões, seja saneamento, drenagem urbana que, muitas vezes, se sabe das áreas que existem impacto de alagamento, mas você continua permitindo construções nessas áreas… A conferência tem como finalidade rever o planejamento ou reforçar a necessidade desse planejamento”, diz o promotor.
LEIA TAMBÉM:
O presidente da RMC, Gustavo Reis, participou do encontro e destacou a importância em promover o debate de temas relevantes e de interesse comum entre os 20 municípios que compõem a região. “Tenho convicção que essa conferência será fundamental para a elaboração de políticas públicas que vão melhorar a vida dos cidadãos da RMC”, afirma.
Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, para discutir os cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; governança e educação ambiental.
As sugestões selecionadas serão enviadas para a etapa estadual da conferência, marcada para o mês de março. Depois, a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, em maio de 2025, reúne as contribuições dos municípios, estados e regiões.
O prefeito de Campinas, Dario Saad, pontuou sobre a demanda do clima ser tratada de forma conjunta como um avanço significativo, e ainda sobre ações que vem sendo realizadas na metrópole. “A política do clima não tem fronteira entre os municípios. A conferência é fundamental para discutir as mudanças climáticas na região metropolitana de Campinas. Em Campinas, temos enfrentado os efeitos das mudanças climáticas com obras de combate às enchentes, como o pacote de obras dos piscinões, plantamos mais de meio milhão de árvores, temos uma usina verde de compostagem, mas temos que avançar cada vez mais”, fala o prefeito.
O tema escolhido para o encontro nacional, que também foi condutor das fases anteriores, é “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Educação libera resultado do Provão Paulista; 914 aprovados na 1ª chamada são da região de Campinas
SP garante mais de 15 mil vagas diretas ao ensino superior para alunos da rede pública por meio do programa; 7.600 delas para este primeiro semestre
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou às 14h desta segunda-feira, 20, o resultado e a primeira chamada do Provão Paulista Seriado 2025 para 7.652 estudantes que ingressarão nos cursos superiores no primeiro semestre na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).
Os resultados estão disponíveis no portal do Provão Paulista. A divulgação da aprovação é individual e cada estudante pode verificar sua situação no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Dos estudantes da rede estadual aprovados e convocados nesta primeira chamada, 914 são da região de Campinas.
LEIA TAMBÉM:
Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação aplicou a prova que beneficia estudantes no acesso às instituições de ensino superior do estado, entre elas as melhores do país e da América Latina.
Para este primeiro semestre, as vagas são distribuídas da seguinte forma:
1.500 para a USP;
934 para a Unesp;
325 para a Unicamp;
4.893 vagas para as Fatecs.
As demais vagas das Fatecs são destinadas aos cursos que têm início no segundo semestre, assim como todas as turmas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
“Parabenizamos a todos os aprovados no Provão Paulista. Agora, está na hora de fazer a matrícula. A faculdade espera por vocês”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.
Psicologia na USP São Paulo no topo
Entre centenas de cursos disponíveis pelo Provão Paulista, a turma de psicologia na USP no campus de São Paulo esteve no topo entre os mais concorridos na melhor universidade do país, com um total de 786,4 candidatos por vaga. Na sequência, o curso de fisioterapia no mesmo campus registrou 618,7 candidatos por vaga.
Na Unesp, o curso mais procurado foi o de administração em Jaboticabal, com 478,8 candidatos por vaga. Na Unicamp, o curso mais procurado foi o de arquitetura e urbanismo com 514,7 candidatos por vaga.
Nas Fatecs, o curso de análise e desenvolvimento de sistemas também recebeu alta procura, com 798,3 candidatos por vaga, para o campus de Americana. Esses cursos foram registrados entre as oito opções de cada estudante.
Conforme edital, as vagas são divididas proporcionalmente e igualitariamente entre alunos da rede estadual de ensino, Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), estudantes de outras redes públicas do país e, ainda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Dos 7.652 convocados nesta primeira chamada, 5.592 são oriundos da rede estadual de SP, 1.417 das Etecs do Centro Paula Souza, 212 da rede federal e de outros estados, 225 das redes municipais e 206 dos colégios da USP, Unesp e Unicamp.
Com a divulgação dos resultados, cada participante deve acessar a área do estudante para verificar a sua aprovação no curso escolhido. Os alunos que concluíram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.
Matrículas
Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. A primeira delas acontece junto à divulgação dos resultados, nesta segunda-feira, 20.
Cada instituição de ensino superior tem o seu próprio cronograma, além de suas regras para o processo de matrícula. As regras de cada universidade estão disponíveis no Portal do Provão Paulista.
É preciso que cada estudante atente-se a todas as regras de cada universidade e das Fatecs publicadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição.
Após as três chamadas unificadas, as instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às organizadas pela Seduc-SP e divulgadas no portal oficial.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo5 dias atrás
Pagamento do licenciamento 2025 já está disponível
-
Campinas1 semana atrás
Hospital Municipal e Rede Básica de Saúde de Itapira contam com apoio de estagiários em medicina da UniFAJ
-
Jaguariúna2 dias atrás
Suplente de vereadora, Rose Guerreira toma posse na Câmara de Jaguariúna
-
Campinas1 semana atrás
Mais de 128 mil MEIs ativos em Campinas: um retrato do empreendedorismo local
-
Campinas6 dias atrás
CPFL Energia é reconhecida pelo prêmio Top Employer pelo sexto ano consecutivo
-
Jaguariúna2 dias atrás
Secretaria de Esportes inicia manutenção em campos de futebol
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1969
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Artur Nogueira realiza Conferência Municipal de Meio Ambiente