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Campinas

Com descontos de Desenrola e contas de luz, Serasa inicia o seu maior Feirão Limpa Nome

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  • Em meio ao recorde de negociações de dívidas do país, Feirão disponibiliza ofertas com descontos de até 99% de 30 de outubro a 30 de novembro;
  • Empresas que aderiram ao Desenrola Brasil e participam do Feirão disponibilizam os mesmos descontos para pagamento à vista;
  • Pela primeira vez, concessionárias Enel e Light, de energia, fazem parte da lista de empresas participantes;
  • Feirão Limpa Nome atinge volume recorde de participação, com mais de 500 empresas envolvidas;
  • Consumidores têm mais de 530 milhões de ofertas de dívidas disponíveis para negociação online;
  • Com pagamento via Pix, consumidor pode ter o nome limpo na hora.

Começa na próxima segunda-feira, 30, a 30ª edição do Feirão Serasa Limpa Nome. O evento deste ano traz uma série de novidades, como a participação recorde de mais de 500 empresas, entre bancos, financeiras, comércio varejistas, operadoras de telefonia e securitizadoras, descontos de Desenrola e adesão inédita de empresas de energia, como Enel e Light.

Descontos de Desenrola
Empresas que aderiram ao Desenrola Brasil disponibilizam também na plataforma da Serasa ofertas com os mesmos descontos do Programa. No Feirão, as ofertas do Desenrola devem ser pagas somente à vista.

Contas de luz
Além das empresas tradicionais, que todos os anos aumentam os percentuais de descontos no período do Feirão Limpa Nome, esta edição traz novos parceiros. A partir da incorporação da fintech Flexpag ao portfólio da Serasa, os consumidores poderão pagar suas contas atrasadas de energia da Enel, que atende consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, e da Light, concessionária do Rio de Janeiro.

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Como negociar?
Os consumidores podem acessar as ofertas do Feirão Serasa Limpa Nome, com descontos e condições especiais a partir do site www.serasa.com.br e do app Serasa, disponível para download na App Store e Google Play. Confira o passo a passo:   

1º Passo – Baixe o app:    
Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela.   
       
2º Passo – Escolha a oferta:    
Após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito.  Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”. 
        
3 º Passo – Revise e finalize o acordo:   
Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”.   
  
4º Passo – Faça o pagamento do acordo:     
Ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.    

    Tendas em cinco cidades
Além do feirão online, a Serasa promove edições presenciais do Feirão em cinco cidades: Campinas (SP) de 30/10 a 4/11; São Paulo (SP) e Salvador (BA) de 7 a 11/11; Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) de 21 a 25/11.

Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. 

Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.

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Campinas

Em março, bares e restaurantes da RMC tiveram saldo negativo de empregos; acumulado no trimestre está positivo

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Apesar da retração em relação a fevereiro e do salário médio recorde, setor segue com dificuldade em preencher vagas

Em linha com os números do Brasil, que sofreu forte retração na geração de vagas em março, o setor de bares e restaurantes (Grupo Alimentação) fechou o mês passado com queda nas contratações com carteira assinada. Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregos e Desempregado (Caged), o segmento admitiu 3.128 pessoas e demitiu 3.322, o que resultou em saldo negativo de 194 postos em março. Mesmo com o número negativo, bares e restaurantes da região acumulam saldo de 422 novos postos criados no primeiro trimestre de 2025.

Tanto as admissões e demissões em março desaceleram na comparação a fevereiro, quando o Grupo Alimentação teve 3.873 admissões e 3.026 demissões, com a geração de 847 novos empregos. Dos 20 municípios que formam a RMC, 12 fecharam o mês com mais demissões que admissões. Americana liderou a lista, com 53 postos fechados, seguida de Indaiatuba (-36), Hortolândia e Valinhos (-25), Paulínia e Santa Bárbara D’Oeste (-23), Itatiba (-20).

Entre as cidades que criaram vagas, Holambra aparecem no topo da lista (18), seguida por Campinas (16), Jaguariúna (13) e Pedreira (08).

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André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, diz que os números da região vieram em sintonia com o desempenho nacional, mesmo com uma ligeira retração. “A princípio, olhamos os úmeros como uma acomodação natural do setor para este início de ano”, pondera ele. “Mas também temos de levar em consideração fevereiro, um mês com forte volume de contratações realizadas pelos bares e restaurantes”, acrescenta Mandetta.

Segundo o presidente da Abrasel Regional Campinas, outro ponto que precisa de atenção é que o setor vive incertezas quanto, com o comportamento dos clientes e ao fim do programa Perse, que podem impactar os resultados ao longo do ano..

Salário médio sobe e dificuldade de mão-de-obra ainda é problema

Mesmo com a retração em março, o setor convive com a falta de mão-de-obra, com mais de 12 mil vagas em aberto apenas na RMC, mesmo com a média salarial de R$ 2.222, maior valor médio. Pesquisa realizada pela Abrasel aponta que 64% dos empresários têm dificuldade de contratar por não encontrarem profissionais qualificados; 61% relatam falta de interessados

Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) divulgados em março deste ano, indicaram que o salário no setor de alimentação fora do lar atingiu sua maior média salarial da história, chegando a R$ 2.222. No entanto, quem empreende em bares e restaurantes tem enfrentado obstáculos para preencher as vagas disponíveis: um levantamento da Abrasel, realizado em março, indicou que 90% dos empresários consideram “difícil” ou “muito difícil” contratar novos funcionários. A margem de erro é de 2% e o intervalo de confiança é de 95%.

Ainda segundo a pesquisa, os principais entraves na hora de encontrar mão de obra são a dificuldade de encontrar profissionais bem qualificados (64%) e a falta de interessados nas vagas (61%). Outros motivos também contribuem para o desafio de contratação: horários pouco atrativos para os cargos oferecidos (33%), alta demanda pelos profissionais (23%) e migração da mão de obra para outras áreas (21%).

Além disso, 20% dos empresários afirmam que os salários desejados estão acima das possibilidades de pagamento dos estabelecimentos. Cargos especializados — como sushiman e churrasqueiro, por exemplo — são os mais difíceis de preencher, com 88% dos empreendedores considerando a dificuldade de contratar como “alta” ou “muito alta”, seguidos dos cargos de cozinheiro-chefe (81%) e gerente (78%).

Apesar do cenário desafiador, há expectativa de movimentação no mercado de trabalho no segundo trimestre deste ano. Segundo a pesquisa, 26% dos empresários pretendem contratar, enquanto 61% devem manter o quadro atual e 13% projetam demissões. Entre os que planejam contratar, 46% afirmam que o objetivo é reforçar a mão de obra para atender demandas administrativas ou reorganizar a empresa; outros 34% pretendem renovar a equipe e 32% miram o lançamento de novos produtos, serviços ou unidades físicas.

O setor de alimentação fora do lar é tradicionalmente conhecido como porta de entrada para o mercado de trabalho. A pesquisa da Abrasel indicou que 92% dos empresários do setor contratam pessoas em busca do primeiro emprego ou que não têm experiência na área. E conservar os funcionários já treinados também é um desafio. As estratégias para atrair e reter mão de obra são diversas: 51% oferecem premiação por desempenho; 40% oferecem cursos e treinamentos; 39% oferecem benefícios (como plano de saúde, bolsas de estudo, vouchers); 36% optam por aumentar os salários; 26% flexibilizam os horários de trabalho e 22% oferecem serviço de transporte noturno após o expediente.

“O setor gera muitas oportunidades de emprego, mas ainda enfrenta grande dificuldade para preencher essas vagas, especialmente as que exigem qualificação técnica. Isso mostra a urgência de investir em formação profissional que aproxime o trabalhador das reais necessidades do mercado. Além disso, o aumento gradativo da média salarial no setor, além do oferecimento de capacitações e benefícios, reforça o interesse dos empreendedores em investirem em uma mão de obra mais produtiva”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Além da qualificação de mão de obra, outro ponto que Solmucci destaca é a importância da implementação de medidas que retenham os funcionários, considerando que este já é um setor que, naturalmente, tem alta rotatividade.

“Para que a produtividade do negócio não sofra grande impacto com a alternância de colaboradores, investir em tecnologias como automação e Inteligência Artificial pode ser uma estratégia para não comprometer a qualidade do serviço”, diz Solmucci. “Esses recursos têm contribuído para que os negócios ampliem suas atividades, com um padrão e a agilidade no atendimento, por exemplo”, completa.

Preocupações jurídicas

A pesquisa ainda abordou os empresários sobre quais questões trabalhistas mais preocupam os empreendedores. A maioria (56%) teme problemas relacionados ao trabalho de profissionais extras e eventuais; em seguida vêm a escala de trabalhos aos domingos para as mulheres (35%); horas extras (26%); risco de ações por dano moral (19%); pagamento de gorjetas (17%); trabalho terceirizado (16%); insalubridade (14%) e estabilidade para gestantes (11%).

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Campinas

Workshop em Campinas aborda o tema Publicidade Governamental para agentes públicos e profissionais de comunicação e marketing

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O evento acontece no dia 07 de maio, das 8h às 13h, na Associação Comercial de Campinas (ACIC). A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas no site do evento

Na próxima quarta-feira, 07, das 8h às 13h, acontece em Campinas o workshop “Os Eleitos – Como ser protagonista do seu mandato”, na Associação Comercial de Campinas (ACIC) – Rua José Paulino, 1111, no centro. O evento é uma realização da APCM (Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing) e da Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda). A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita previamente pelo link.

O workshop contará com dois palestrantes e especialistas no tema: o publicitário e vice-presidente da APCM de Ribeirão Preto, Gustavo de Castro e o advogado Paulo Gomes. A idealização do evento é de Gustavo de Castro, profissional com experiência e atuação em órgãos públicos desde 2005 e, no ano de 2015, apresentou o projeto à presidência da APCM, liderada na época pelo publicitário, Toni Valente.

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Com a implementação do projeto, a APCM mobilizou a aplicação de uma pesquisa desenvolvida em parceria com a Factual Pesquisas. O levantamento detectou que a região atendida pela associação (Franca, São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto), possuía de R$ 210 a R$ 230 milhões de verbas públicas que poderiam estar no mercado, mas que não estavam sendo utilizadas.

A pesquisa também apontou que os órgãos públicos tinham uma grande dificuldade de realizar as licitações, visto que possuem uma lei específica, de número 12.232/10, que regula não só o processo licitatório, mas a execução do contrato. “Essa é a única categoria profissional que tem uma lei específica para uma licitação pública. Com base nesse potencial e na dificuldade que encontramos, montamos o workshop, que nasceu na época com o nome de Governo Presente”, relembra Gustavo.

A parceria com o advogado Paulo Gomes nasceu naquele momento e possibilitou ao workshop concentrar uma visão técnica do tema e a ênfase na parte jurídica. “Depois do sucesso do evento, o projeto incorporou outro modelo, intitulado como “Publicidade Governamental e Propaganda Eleitoral”, para explicar a diferença entre os dois. Em 2020, surgiu o workshop “Os Eleitos”. Trata-se de um workshop formatado com perguntas e respostas”, complementa. São cerca de 45 perguntas que a organização do evento desenvolve e levanta com inscritos e as respostas são dadas pelos dois profissionais durante o evento, visando propiciar mais dinamismo ao encontro.

O publicitário Gustavo de Castro projeta que as edições anteriores do workshop já impactaram mais de 1.200 agentes públicos, prestando orientações sobre como fazer o processo licitatório e como executar o contrato. “A prova deste resultado é a enorme quantidade de licitações que têm surgido por parte dos órgãos públicos, de prefeituras e câmaras municipais, nos mais de diversos municípios de São Paulo e de Minas Gerais. Nossa intenção foi destravar esses processos licitatórios e mostrar para as administrações públicas como a publicidade governamental é importante de ser feita dentro do mandato”, completa Gustavo.

Para eleitos e não eleitos
O workshop é direcionado para todos os públicos ligados à publicidade governamental ou que desejam ingressar na área. “Esse workshop está no nível 4 e, a cada ano, subimos o seu nível e sua complexidade. Serve portanto tanto para quem foi reeleito, quem já está no mandato ou quem assume pela primeira vez. Na verdade, é para explicar algo que as administrações públicas, os mandatários, têm dificuldade de compreender por conta da lei específica”, finaliza Gustavo.

Serviço:
Workshop “Os Eleitos Nível 4 – Como ser protagonista do seu mandato”
Data: 07 de maio, quarta-feira
Horário: das 8h às 13h
Local: Associação Comercial de Campinas (ACIC) – Rua José Paulino, 1111, no centro de Campinas

Inscrição: gratuita e feita no site.

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Campinas

Renovias estima fluxo de mais de 639 mil veículos ao longo do feriado prolongado

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Fluxo se intensifica a partir das 16h de quarta-feira, 30; no domingo, 04, previsão é de movimento intenso no período da tarde

Mais um feriado prolongado se aproxima, o de 1º de Maio – Dia do Trabalhador – e a expectativa é de fluxo intenso nas rodovias administradas pela Renovias, que fazem a interligação entre Campinas, o Circuito das Águas e o sul de Minas Gerais. A concessionária espera que mais de 639 mil veículos passem por sua malha viária entre quarta-feira, 30, e domingo, 04.

A Renovias organiza uma ação especial visando garantir o conforto e a segurança de seus clientes. A Operação tem início às 14h de quarta-feira, 30, e segue até às 23h59 do domingo, 04. Neste período, as equipes de Operações estarão reforçadas e todas as viaturas posicionadas em locais estratégicos para atender qualquer emergência, 24 horas, no trecho administrado pela concessionária.

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Os horários de maior movimentação estão previstos para quarta-feira, entre 16h e 20h e quinta-feira, das 8h às 13h, no sentido Norte (interior). No retorno, o sentido Sul (capital) deve registrar o maior fluxo de veículos no domingo, no horário de 16h e 20h.

“A Renovias intensifica as operações de segurança, com equipes distribuídas em toda a malha viária e mensagens orientativas em nossos painéis eletrônicos. Pedimos para que os motoristas façam a manutenção de seus veículos, antecipadamente, e dirijam com cuidado. Nosso objetivo é garantir a segurança de clientes e colaboradores”, destacou Alberto Correia Junior, Gerente de Operações da Renovias.

Para acionar o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), basta ligar para o número 0800 055 9696 ou usar um dos telefones de emergência, implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego e dicas de segurança podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.

Movimento Afaste-se

O Movimento Afaste-se é uma iniciativa criada pelo Grupo CCR  coordenada pela ABCR  e que a Renovias atua com o objetivo de conscientizar motoristas sobre a prevenção de acidentes envolvendo viaturas em atendimento, colaboradores realizando manutenção e áreas com obras. As orientações têm o poder de salvar vidas: sempre que se deparar com um atendimento em pista ou alguma atividade em que existam pessoas trabalhando às margens da rodovia, o condutor deve reduzir a velocidade e, sempre que possível, trocar de faixa.

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