Conecte-se conosco

Jaguariúna

Com a alta dos casos de dengue, é preciso que a sociedade se mobilize no trabalho de combate

Publicados

em

Somente com uma sociedade engajada na causa será possível contribuir para a redução do número de casos

Segundo dados do Ministério da Saúde, as notificações dos casos de Dengue aumentaram significativamente no Brasil em 2024, em comparação com janeiro e fevereiro do ano passado. A época de chuvas e calor intenso, típica do verão brasileiro, é ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e a Febre Amarela.  

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira, 29, em Brasília, pelo do Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna, em 2023 foram 1.277 casos de dengue notificados e 158 confirmados. Somente em janeiro deste 2024 houve 637 casos notificados e 426 confirmados, confirmando o panorama realizado pelo Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM:

Para lidar com a alta de casos, a Saúde tem realizado mutirões, fiscalizações e cursos de capacitação para manter a população e funcionários informados sobre os cuidados necessários para o combate aos focos do mosquito.

Somente no mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti realizado na semana passada 494 imóveis foram visitados. Porém, segundo o balanço da Secretaria, somente 297 foram efetivamente trabalhados pelos agentes de saúde. Outros 161 imóveis estavam fechados, 9 desocupados e 27 proprietários se recusaram a permitir a entrada dos agentes.

Quando o morador impede a entrada dos agentes em sua residência, ele está indo contra a ação de combate realizada pelo poder público. Por isso, é de extrema importância colaborar.

O cidadão precisa cuidar da sua casa, do seu terreno e tomar consciência de que água parada pode virar foco para o mosquito. Há séculos e séculos existem propagandas alertando sobre isso. Em 2024, com tamanho acesso a informação esse tipo de coisa deveria ser o menor dos problemas.

Procedimentos
Se identificar um possível foco de dengue, entrar em contato com o Departamento de Vetores pelo Whatsapp (19) 99783-2319 ou telefone (19) 3837-5534.

Lembrando que desde o dia 16 de fevereiro Jaguariúna dispõe de um canal de denúncias no Whatsapp para o combate da Dengue. Pelo Whatsapp, os moradores têm a possibilidade de enviar APENAS mensagens de texto e fotos de locais que possam ser foco de Dengue. O número é o (19) 99783-2319 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

De acordo com a Secretaria de saúde, quem responde por esse número é o Controle de Vetores, departamento responsável pelas ações de monitoramento, análise e combate ao mosquito.

Suspeita
Em caso de suspeita de dengue é necessário ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal-estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

Mutirões
O cronograma dos mutirões é realizado de acordo com o número de casos suspeitos e positivos.

Panorama
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. Ela foi incorporada ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e vem sendo distribuída de forma gratuita, neste primeiro momento, para jovens de 10 a 14 anos, em municípios prioritários do país.

A vacina também está disponível na rede privada para a população de 4 a 60 anos. Ela não evita o contágio, mas garante que, se a pessoa for infectada, os sintomas sejam mais brandos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Atual prefeito e prefeito eleito de Jaguariúna buscam recursos em Brasília

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 30, o atual prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, juntamente com o prefeito eleito, Davi Neto, estiveram em Brasília em busca de recursos. Juntos ao deputado federal e presidente do MDB, Baleia Rossi, Gustavo solicitou uma emenda de 1 milhão de reais.

“Solicitei uma emenda de 1 milhão de reais para Jaguariúna. Acabamos de protocolar aqui junto ao deputado Baleia Rossi. Agradeço a atenção e ao apoio de sempre. O Baleia já encaminhou R$50 milhões para que possamos fazer o tratamento de água e esgoto da nossa cidade, e outro recurso relacionado ao PAC. É sempre bom estar aqui, e hoje com o nosso prefeito eleito, Davi Neto”, agradece Gustavo.

LEIA TAMBÉM:

O deputado recebeu as demandas e afirma que Jaguariúna seguirá sendo atendida pelo governo federal. “Vamos dar atenção muito especial, como a gente sempre dá para a cidade”, afirma. Ele deseja sucesso para a gestão de Davi. “Tenho certeza que você vai continuar a fazer Jaguariúna avançar”.

Davi agradece a ajuda que Baleia sempre deu para Jaguariúna. “Precisamos da ajuda do governo federal e você é um dos grandes representantes que colabora com a nossa cidade. Muito obrigado”, fala.

A agenda de Gustavo e Davi seguiu em Brasília, junto ao deputado federal, Delegado Bruno Lima e outros.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

InovaEduK firma parcerias com a Biominas Brasil, LivFul e R-CRIO

Publicados

em

Objetivo é construir um ecossistema de inovação e fomento ao desenvolvimento da pesquisa translacional na Região Metropolitana de Campinas (RMC)

O InovaEduK, hub responsável pela gestão da pesquisa e da inovação nos Centros Universitários de Jaguariúna (UniFAJ) e no Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), do Grupo UniEduK, é o novo parceiro da Biominas Brasil, da R-CRIO Células-Tronco e da LivFul. O acordo com empresas renomadas nos setores de inovação em saúde e biotecnologia foi assinado no dia 24 de outubro, durante a 1ª edição do Deep Learning Talks, promovido no campus 2 da UniFAJ.

As parcerias firmadas entre o hub de inovação e as empresas têm como principal objetivo a construção de um ecossistema de inovação e fomento ao desenvolvimento da pesquisa translacional na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Essa é proposta tanto do InovaEduK quanto do Instituto de Pesquisas Clínicas e Translacionais de Indaiatuba (IPCTI).

“Um dos grandes desafios no Brasil é colocar em prática as boas propostas que alguns pesquisadores têm. Muitas vezes essas ideias ficam dentro do ambiente de laboratório ou das universidades, mas não chegam ao mercado em forma de diagnóstico ou tratamento. Chamamos isso de gargalo na translação e ele precisa ser vencido”, explica o diretor de Pesquisa e Inovação do Grupo UniEduK e CEO do InovaEduK, Dr. Márcio Sanches.

LEIA TAMBÉM:

“A experiência que essas empresas possuem, somada a todo o nosso contexto de universidade, permitirá que conquistemos mais força para criar esse ecossistema e capacitá-lo verdadeiramente para promover esse processo de translação na pesquisa”.

A parceria possibilitará que Biominas, LivFul e R-CRIO tenham, na estrutura física do InovaEduK e IPCTI, espaços para desenvolverem seus trabalhos, caso necessitem, em formato de hub tradicional. Serão desenvolvidos ainda projetos para realização de atividades na área educacional, exatamente para trabalhar uma trilha de formação de pesquisadores, empreendedores e inovadores.

Além disso, os novos parceiros criarão um ambiente de pré-aceleração e de aceleração de soluções que tenham potencial de irem para o mercado, buscando incentivos de fomento e outras fontes de recursos com o intuito de ajudar a financiar projetos, etapas de pesquisas e de estudos clínicos que sejam necessários para que essas inovações possam chegar ao mercado.

“Na Biominas temos uma trilha de desenvolvimento, que começa em programas de educação, que é hoje uma das nossas maiores prioridades. Queremos levar conhecimento em empreendedorismo e inovação para o máximo de alunos, de empreendedores e de pesquisadores na área de saúde. Não somente para pesquisador acadêmico, mas também aquele profissional que tem uma ideia, que ‘vê uma dor’ e quer resolver um problema. Já realizamos isso em alguns lugares, mas obviamente São Paulo é um estado que tem um número grande de alunos e de startups”, salienta o diretor e presidente da Biominas, Eduardo Emrich.

Futuro da indústria farmacêutica
Além da assinatura do contrato de parceria, a 1ª edição do Deep Learning Talks trouxe como debate o futuro da pesquisa e do desenvolvimento no setor farmacêutico. Participou do evento o Dr. John Ridden, que é PhD em Bioquímica pela Universidade de Oxford (EUA), além de fundador e CEO da Blueberry Therapeutics e diretor científico da LivFul, uma das parceiras do InovaEduK.

“Muitos fatos estão ocorrendo pelo mundo atualmente, especialmente com o advento da IA (inteligência artificial) e o impacto que ela agrega em diagnósticos e no desenvolvimento de novas medicinas. Eu acho que com o tempo, como as pessoas estão ficando idosas, precisaremos encontrar um jeito de tratá-las melhor. E, como isso está ficando cada vez mais caro, é preciso olhar para diferentes maneiras de criar novos medicamentos, de facilitar o seu acesso e de torná-los mais eficazes para os pacientes”, destaca Ridden.

Quem também marcou presença no evento foi o médico Dr. Francisco Maciel Jr., que é médico neurorradiologista, além de membro cofundador da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia e diretor médico da R-CRIO Células-Tronco, também nova parceira do InovaEduK. “Esse é um momento para celebrar e agradecer, pois estamos caminhando para um futuro cheio de inovação. Precisamos falar sobre assuntos como esse e buscar soluções que tragam mais benefícios e uma longevidade com mais qualidade de vida para a população”, afirma Maciel Jr.

A mesa de debate foi composta ainda pelo Dr. Márcio Sanches e pelo gestor do curso de Medicina da UniFAJ e presidente do IPCTI, professor Dr. André Pinto. Alunos e professores dos cursos de Medicina, Farmácia e Medicina Veterinária também estiveram presentes. “Acredito que esses eventos me ajudam a me preparar de diversas formas, como aprimorando a minha comunicação e abrindo a minha visão para temas essenciais para a minha carreira, além da oportunidade de networking”, ressalta a estudante de Medicina Veterinária, Beatriz Miranda.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Cemitério Municipal de Jaguariúna terá missas no Dia de Finados

Publicados

em

O Cemitério Municipal de Jaguariúna vai ter duas missas neste sábado, 02 de novembro, Dia de Finados. O local estará com os portões abertos para visitação das 7h às 17h.

Além de visitar os túmulos dos familiares e amigos, a população também poderá assistir às missas na capela do cemitério em dois horários: às 7h, com o Padre Ademir, e às 10h, com o Padre Bruno.

O Cemitério Municipal de Jaguariúna fica na Rodovia João Beira, s/nº, no Jardim Santa Cruz.

Foto: Ivair Oliveira / arquivo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias