Jaguariúna
Campanha Sacolinha de Natal beneficia os animais resgatados em situação de abandono
A recente morte de um cão na loja de uma grande rede de supermercados mais uma vez expõe a vulnerabilidade dos animais que vivem nas ruas. O caso está sendo investigado, mas, segundo denúncia, o animal teria sido morto por um segurança do local. O fato tem causado polêmica e protestos com a mobilização de uma parcela da população que se indigna com esses atos de violência.
Infelizmente, casos como esses evidenciam a crueldade humana perante os animais que vivem em situação de abandono. Por outro lado, fortalecem o reconhecimento de ações como as praticadas pela ONG Xodó de Bicho, em Jaguariúna, que atua na proteção animal há quase duas décadas.
Neste final de ano, a Xodó realiza a campanha Sacolinha de Natal em prol dos cachorros que vivem em seu canil, todos resgatados e com um histórico de desamparo. A ação prevê a compra de brinquedos seguros e medicamentos de uso contínuo para animais em situação de confinamento.
A presidente da ONG, Leliane Magalhães Guerra Gandolphi, detalha a necessidade especial de brinquedos que não soltem partes, pois evita engasgos ou graves problemas intestinais no caso de ingestão pelos cães. A campanha será veiculada nas mídias sociais e na lojinha da ONG, no endereço eletrônico xododebicho.ecwid.com.
Aos cuidados da ONG
Segundo Leliane, o número de animais que vivem aos cuidados da ONG é variável, pois depende da disponibilidade de recursos da entidade. “Ajudamos entre cem e cento e trinta animais mensalmente”, contabiliza. Atualmente, vivem no canil cerca de 50 cães – somam-se a esses os animais comunitários que são cuidados nas ruas, os de famílias carentes e de protetoras que cuidam dos animais em casa.
A ONG não possui gatil. Segundo a representante da entidade, os gatos auxiliados ficam em lares temporários ou são animais considerados ‘ferais’, de colônias em vários bairros da cidade, que infelizmente não são aptos à adoção.
Chama a atenção o apontamento da ONG em relação a épocas festivas, como Natal, Ano Novo, férias escolares e Carnaval, sendo esses períodos os que reúnem os índices mais elevados de casos de abandono. “Existe o pensamento de que, para não gastar com hotelzinho ou cuidador, as pessoas soltam seus animais nas ruas e, se estiverem por lá quando do retorno, os pegam de volta. Se não estiverem, buscam um novo filhote e o ciclo recomeça”, lamenta Leliane.
A legislação considera a prática do abandono como crime – Lei 9605, art 32. Porém, a presidente reforça a necessidade de denúncia formal desses casos para que a polícia possa agir contra aqueles que cometem esse tipo de infração.
Apoios e parcerias
Segundo a representante da ONG, seria impossível a manutenção da entidade sem o apoio recebido de pessoas físicas e jurídicas, bem como de organizações dos setores público e privado. “As doações continuam mantendo a Xodó viva. Registramos uma queda significativa nas doações espontâneas, em depósitos ou doações em dinheiro. Creditamos isso à crise no país, mas a participação nos eventos e as vendas de produtos da ONG se mantêm fortes e são pilares importantes para a manutenção dos trabalhos da entidade”.
A prestação de contas da ONG está disponível para consulta através do link no Portal da Transparência, no site xododebicho.org e na rede social facebook/xododebicho.
Adoções e cuidados
“Os animais que vivem no canil da Xodó estão todos aptos para adoção imediata, sendo alguns com necessidades especiais. Todos são castrados, vacinados contra raiva e com a V10 importada (contra diversas viroses que acometem cães). O estado de saúde é acompanhado semanalmente e atestado por uma médica veterinária”, observa a presidente.
O direcionamento da adoção é feito a partir de um questionário e a seleção dos animais é indicada para cada situação e de acordo com o perfil da composição familiar.
As feiras presenciais de adoção são realizadas a cada bimestre, os locais são previamente anunciados na mídia. Já a feira virtual é perene e pode ser acessada pelo facebook.
Itens mais usados
Além da demanda de voluntários, a ONG destaca a necessidade de alguns itens mais utilizados nos cuidados diários dos animais: ração para cães e gatos (principalmente adultos); produtos de limpeza (base de amônia quaternária, água sanitária, desinfetante); xampus comuns e xampus especiais (clorexidine e similares); jornais; remédios de uso contínuo; petiscos; e alimento em pasta.
Os doadores podem obter mais detalhes pelo inbox na página no facebook ou e-mail xododebicho@bol.com.br.
Reportagem: Viviane Westin
Foto: Xodó de Bicho/Divulgação
Jaguariúna
‘Jaguariúna – um espetáculo de rodeio’ tem sessões no Teatro Municipal
Quem ainda não assistiu ao musical “Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” tem a oportunidade de conferir a encenação hoje e amanhã, dias 21 e 22 de novembro, no Teatro Municipal Dona Zenaide. A peça, que conta com a participação de mais de 600 alunos da Escola das Artes, tem lotado todas as sessões desde domingo, 17, e é uma realização da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. As sessões começam às 19h30 e têm entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro. A retirada dos ingressos está condicionada à apresentação de um documento oficial com foto, e cada pessoa pode retirar até dois ingressos por CPF.
O espetáculo faz parte da Revirada Regional de Cultura e conta com apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
“Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” acompanha a jornada de Duda, uma candidata ao concurso Rainha do Rodeio, e de Valdomiro, o visionário por trás do evento, enquanto relembram os 35 anos do Jaguariúna Rodeio Festival. A narrativa destaca momentos marcantes e pessoas que ajudaram a construir a história do maior festival country do Brasil, celebrando também a relação do rodeio com a cidade de Jaguariúna, que comemora seus 70 anos.
O espetáculo mistura músicas populares, de vários estilos como pop e rock, e performances vibrantes, criando uma celebração da tradição, cultura e história local, reunindo diferentes gerações em uma noite de emoção e magia.
Fotos: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
Começa hoje o “Festival Jaguariúna 70, um show de solidariedade”, que celebra os 70 anos de emancipação do município e será realizado na Red Eventos. O evento será aberto às 19h com o show do trio Os Decris. Na sequência, às 21h, será a vez de George Israel, ex-integrante da banda Kid Abelha, e às 23h entra em palco a dupla sertaneja Mateus e Cristiano.
Amanhã, 15, feriado do Dia da Proclamação da República, o festival continua com o segundo e último dia de apresentações. Às 18h será a vez da cantora Paula Falcão. Às 20h, a dupla sertaneja Lucylla e Lucyana sobe ao palco da Red e, às 22h, o cantor Paulo Ricardo, grande nome do rock nacional e ex-integrante da banda RPM, encerra o festival.
LEIA TAMBÉM:
O evento – que seria realizado no Parque Santa Maria – foi transferido para a Red Eventos devido à previsão de chuvas. O novo local conta com área totalmente coberta que oferecerá mais segurança e conforto ao público e artistas, além de estacionamento gratuito, praça de alimentação e brinquedos gratuitos para as crianças, visando manter a estrutura e o bem-estar dos visitantes.
A Prefeitura de Jaguariúna também disponibilizará ônibus gratuito para deslocamento do público até a Red, ida e volta (confira as linhas e horários neste link: https://tinyurl.com/mwuy98kf).
Além de comemorar os 70 anos de Jaguariúna, o festival irá arrecadar fundos para o Lar Feliz, instituição que assiste crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O festival é patrocinado por: Jaguar Plásticos, Alea, UniFAJ, Ceaflor, Band FM Campinas e Nativa FM. Os artistas também contribuem com o evento, doando total ou parcialmente seus cachês.
A Red Eventos fica na Avenida Antártica, 1.530, bairro Santa Úrsula, em Jaguariúna.
Na Red Eventos
Dia 14/11
19h – Os Decris
21h – George Israel (do Kid Abelha)
23h – Mateus e Cristiano
Dia 15/11
18h – Paula Falcão
20h – Lucylla e Lucyana
22h – Paulo Ricardo
Foto: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna anunciou as linhas de ônibus que estarão em operação para atender ao público durante o Festival ‘Jaguariúna 70’. O evento, que será realizado na Red Eventos, contará com suporte de transporte coletivo gratuito para facilitar o deslocamento da população até o local.
LEIA TAMBÉM:
Com essa ação, a Secretaria visa proporcionar um acesso mais seguro e conveniente ao festival, além de contribuir para reduzir o fluxo de veículos e o impacto no trânsito da região. As linhas estarão disponíveis nos dias do evento, oferecendo horários específicos para garantir que todos possam chegar e sair com tranquilidade.
Confira a relação completa de linhas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Amparo1 semana atrás
Vem aí a 9ª Roda de Conversa para Gestantes em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Campinas1 semana atrás
Oficinas gratuitas de artesanato para crianças chegam à cidade de Campinas
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
-
Campinas4 dias atrás
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
-
Jaguariúna1 semana atrás
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos