Holambra
Campanha arrecada fundos para comprar cadeira motorizada para Suzali Reginatto
A holambrense Suzali, de 39 anos, tem HPA e não consegue desenvolver suas atividades básicas, pois sente muita falta de ar
Amigos da holambrense Suzali Reginatto, de 39 anos, se mobilizaram criando uma vaquinha online para arrecadar fundos para comprar uma cadeira motorizada, pois Suzali é portadora de Hipertensão Pulmonar Arterial (HPA), pela esquistossomose, uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni. A doença diminui a mobilidade de Suzali e a qualidade de vida, uma vez que um de seus pulmões praticamente não funciona e por isso ela sente falta de ar e outros incômodos que a limitam de diversas maneiras.
A história começa em 2015 quando Suzali começou a notar que seus pés e mãos estavam inchando muito. Ela também sentia falta de ar, sua barriga inchava e não sabia o que era. Após uma consulta e série de exames, foi constatado que ela tinha o ventrículo direito aumentado (essa sobrecarga pode ser provocada por doenças pulmonares).
Nessa época, ela conheceu seu marido, André, que estava passeando por Holambra. No dia em que ele voltaria para sua cidade no Rio Grande, Suzali passou muito mal e André deu todo o suporte necessário, permanecendo na cidade. “Desde então ele está comigo, nunca me abandonou”, conta.
Suzali ficou 25 dias internada e neste tempo descobriu que tinha HPA. Foi realizada uma investigação para saber a causa e foi constatado que vinha da esquistossomose.
Após mais 15 dias no hospital, Suzali voltou para casa e desde então vive com o suporte de um aparelho de oxigênio e é dependente de remédios de alto custo que muitas vezes não consegue pelo SUS. “Meu marido tem que correr atrás, fazer sacrifícios para comprar os remédios para mim e muitas vezes não dá para comprar tudo então tenho que fazer alguns reajustes para dar até o fim do mês”, relata.
Por conta dessa dependência do oxigênio, devido a da falta de ar, Suzali precisa de suporte para realizar diversas atividades. Sua mobilidade é limitada dentro do quarto ou cozinha e, mesmo assim, sente muita falta de ar.
Em razão da HPA, Suzali já foi internada 12 vezes e tem acompanhamento médico de 15 em 15 dias. Em 2019 ela entrou para a fila de transplante de Pulmão, pois um de seus pulmões praticamente não funciona mais e isso sobrecarrega seu coração. “Entrei em 47º lugar na fila do transplante. Em maio deste ano minha posição já era 23º, mas após o meu terceiro cateterismo em dois anos, descobriram que o lado esquerdo do meu coração também está fraco. Tanto o direito quanto o esquerdo, então me excluíram da fila do transplante”, conta.
Agora, Suzali não pode mais receber o transplante do pulmão por conta do coração que está fraco e que não suportaria a cirurgia. Ela recebe um tratamento paliativo para não sentir dores e diminuir os incômodos que a doença lhe causa.
“Eu me sinto muito fraca. Para ir ao banheiro eu me canso. Na cama eu preciso deitar de barriga para cima, porque se não dói. Minha barriga dói muito. Eu consigo comer o mínimo do mínimo. Essa é a vida que estou levando”.
Até um mês atrás Suzali conseguia ir até o portão de casa, mas a doença agravou rapidamente e a prendeu dentro de seu quarto. Por isso, seu médico sugeriu que ela tivesse uma cadeira motorizada para ter uma qualidade de vida e não ficar presa dentro de casa.
Conhecendo a sua história, amigos criaram uma vaquinha online para arrecadar fundos e conseguir comprar essa cadeira para dar para Suzali mais mobilidade e qualidade de vida. O objetivo é arrecadar R$10 mil. A vaquinha está ativa desde setembro de 2020 e até o momento já foi arrecadado quase R$8 mil. Se você tem interesse em ajudar, clique neste link e doe para Suzali.
Holambra
Holambra realiza Dia D de Multivacinação e imunização contra a Pólio
O Departamento Municipal de Saúde realiza no domingo, 24, o Dia D de Multivacinação, com atualização da situação vacinal de moradores menores de 15 anos, e de imunização de crianças entre 1 e 4 anos contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A aplicação das doses ocorrerá das 8h às 15h nas unidades de Saúde do Imigrantes, Santa Margarida e Palmeiras. É importante levar o Cartão SUS e a caderneta de vacinação.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Wilma Gomes, para crianças e adolescentes de até 15 anos a aplicação acontecerá mediante a avaliação das vacinas que faltarem na carteirinha. Ela chama a atenção para os imunizantes que protegem contra a coqueluche e o sarampo. Já no caso da poliomielite, todos os holambrenses de 1 a 4 anos precisam receber a nova dose injetável.
LEIA TAMBÉM:
“O Ministério da Saúde passa agora a substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente, a famosa gotinha, por uma dose de vacina injetável”, explicou Wilma.
“É importantíssimo que os pais levem seus filhos aos locais de vacinação. O Dia D é uma ótima oportunidade para quem trabalha ou estuda e não consegue garantir a imunização durante a semana”, avalia o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Holambra
Saúde de Holambra realiza mutirão de combate à Dengue no dia 23
O Departamento Municipal de Saúde de Holambra realiza no dia 23 mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. A ação será realizada entre 8h e 12h.
A iniciativa ocorre no Imigrantes e irá contar com agentes de saúde que farão visitas nas residências, retirada de possíveis criadouros, orientações ao morador e entrega de material informativo.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a médica veterinária da Vigilância Ambiental da cidade, os servidores estarão uniformizados e identificados com crachá. ” O trabalho será realizado aos sábados para facilitar a entrada dos agentes nas casas já que, durante a semana, muitas residências estão fechadas pois os moradores estão trabalhando fora”, falou. “É importantíssimo que todos colaborem e permitam a entrada dos agentes.”
O último balanço divulgado pelo Departamento Municipal de Saúde revela que Holambra registrou este ano 1313 casos de dengue.
O diretor municipal da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, reforça a importância do trabalho em conjunto entre a Prefeitura e a população. “Toda a comunidade precisa fazer a sua parte, evitando o acúmulo de água parada e sempre monitorar o jardim e o quintal”, alertou.
No site do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, está disponível para impressão um panfleto com ações que devem ser realizadas semanalmente. Além disso, é possível que a população contribua denunciando possíveis criadouros por meio da Ouvidoria. O telefone da Vigilância em Saúde é o (19) 3802-7978.
Em caso de suspeita de dengue a orientação é procurar a unidade de saúde o mais breve possível.
Como combater o mosquito:
– Vedar caixas d´água
– Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana
Sintomas da dengue:
– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dor nos ossos e articulações
– Manchas vermelhas no corpo
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Holambra
Novembro Azul: Saúde de Holambra faz campanha voltada aos homens para incentivar a realização de exames preventivos
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma
O Departamento Municipal de Saúde de Holambra promove até dia 29 de novembro campanha voltada aos homens da cidade com objetivo de incentivar a procura por exames para o diagnóstico precoce de doenças, em especial o câncer de próstata. A ação faz parte do movimento Novembro Azul.
A população masculina a partir dos 40 anos é estimulada a procurar as unidades básicas de atendimento para realizar exames preventivos de sangue e urina. Para isso, basta apresentar Cartão Cidadão válido e documento pessoal com foto.
LEIA TAMBÉM:
“Ao se dirigir até a unidade mais próxima de casa, o morador já irá retirar guia com data e horário para a realização de exames como Hemograma, PSA e Urina. Eles serão colhidos em laboratório realizado na região central da cidade”, explica o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.” Em caso de alteração o paciente será encaminhado para consulta médica”.
Ainda segundo o diretor, a rede pública municipal de saúde oferece apoio psicológico, orientação e acompanhamento para pacientes diagnosticados com câncer de próstata. O tratamento, que é de alta complexidade, é realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou em outras unidades de referência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo1 semana atrás
Em 10 meses, Educação de SP supera número de obras concluídas em escolas no ano passado
-
Amparo1 semana atrás
Carretas do SP Por Todas leva cursos e mamografia para Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Dia do Campo Limpo bate recorde de descarte de embalagens
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Lucas Sia tem duas contas consecutivas aprovadas pelo TCE
-
Campinas1 semana atrás
Renovias prepara equipes para etapa de reparos emergenciais de pavimento
-
Amparo1 semana atrás
Festival Interno leva mais de 120 crianças para o tatame do judô
-
Campinas1 semana atrás
241,5 mil estudantes do Ensino Fundamental da região de Campinas participam do Saresp a partir desta quarta-feira, 13