Campinas
Ataque a shopping em Campinas: três são presos e um morre
Suspeito foi detido em Paulínia e um casal em Atibaia. Outro suspeito morto foi atingido e chegou a dar entrada na Santa Casa de Atibaia
Três suspeitos de participarem do assalto a duas joalherias localizadas no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, na noite deste sábado, 25, foram detidos. Um foi preso pela Guarda Municipal em Paulínia e outros dois, sendo um deles, uma mulher, em Atibaia. Um quarto suspeito morreu após dar entrada na Santa Casa da cidade após ser baleado na região do abdômen.
No final da manhã deste domingo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulgou a idade dos envolvidos no crime: três criminosos, de 39, 29 e 25 anos. O quarto suspeito que morreu tinha 42 anos.
O crime aconteceu por volta das 20h, horário comercial e de grande movimentação de clientes no shopping. De acordo com o relato da polícia, os assaltantes invadiram as duas lojas, realizaram o assalto, mas foram abordados por vigilantes do local no momento da fuga.
No confronto, houve troca de tiros, que acabaram atingindo dois vigilantes do shopping, ao menos um integrante do grupo de criminosos, e também a vidraçaria de uma das lojas do centro comercial. Os disparos acabaram gerando pânico e correria entre clientes e funcionários.
Policiais militares, integrantes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), Guarda Municipal e o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil , também foram acionados para acompanhar a ocorrência no local. Os suspeitos, contudo, conseguiram escapar.
Na fuga, dois dos criminosos fizeram uma mulher de refém. Ela foi obrigada a conduzi-los para Paulínia, cidade vizinha a Campinas, onde os suspeitos foram deixados em um bar. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima foi liberada e passa bem.
As prisões
Uma das prisões aconteceu em Paulínia, e contou com a ajuda da Guarda Municipal, que foi acionada por conta do sequestro. O suspeito foi encontrado no bar e levado para o plantão do 1º Distrito Policial de Campinas, no Botafogo, onde os policiais verificaram que a chave de um veículo modelo HB20s, que estava no bolso do homem, abria um dos carros abandonados pelos criminosos no shopping. Ele foi autuado em flagrante por roubo e associação criminosa.
Os outros dois suspeitos – um casal – foram presos em Atibaia. Eles acompanhavam outro integrante do grupo, que procurou ajuda médica por conta dos ferimentos provocados pelos disparos do confronto com os vigilantes.
Enquanto o atendimento era realizado, a GM de Atibaia foi acionada até o hospital. Em vistoria no carro usado pelos suspeitos, os guardas encontraram uma pistola suja de sangue. O casal foi levado à delegacia da cidade, onde foi verificado que o trio também tinha relação com o crime. O homem atingido não resistiu aos ferimentos e morreu na hospital.
A investigação
A Polícia Civil já começou a analisar as imagens do circuito de segurança do shopping e das lojas para entender a dinâmica do crime. A suspeita é de que a ação foi cometida por quatro pessoas.
A Delegacia de Investigações Criminais (DIG) de Campinas instaurou inquérito policial para investigar as circunstâncias do roubo, além de identificar e prender os demais envolvidos na ação criminosa.
Os três detidos foram autuados em flagrante por roubo e associação criminosa e permanecem à disposição da Justiça.
A ação
Os assaltantes chegaram ao centro comercial em, ao menos, três carros – um Jeep Renegade, um HB20s e um Ônix. Eles entraram no shopping e roubaram duas joalherias.
Três entraram em uma loja e um quarto suspeito entrou em uma segunda joalheria. A intenção era roubar joias. Na ação os criminosos renderam vendedores e clientes e foram direto para os cofres onde pegaram as joias.
Após saírem das lojas os criminosos teriam se deparado com seguranças do shopping e houve troca de tiros próximo a Entrada das Águas, dentro do centro de compras. Um dos disparos acertou a vitrine de uma das lojas do shopping. Em seguida houve uma nova troca de tiros, no estacionamento do shopping. Na ação um veículo (FOX) que estava estacionado no shopping teve um dos vidros atingidos. Ainda segundo a polícia, um dos criminosos deixou cair uma mala com parte das joias roubadas.
Dois seguranças que trocaram tiros com os criminosos foram atingidos nas pernas e foram socorridos ao Hospital de Clínicas da Unicamp. Eles estão bem.
Sobre as prisões
Até o começo dessa manhã um homem detido em Paulínia foi levado para o 1º Distrito Policial de Campinas, no Botafogo. Já o casal detido em Atibaia foi apresentado na delegacia da cidade.
A polícia suspeita que os assaltantes vieram de São Paulo para cometer o crime na cidade.
“Quando a Polícia Militar chegou ao shopping os suspeitos já tinham fugido. Fizemos um trabalho de levantamento de informações e acalmar todas as pessoas que estavam no shopping, além de verificar os seguranças”, afirmou Joab Fernandes de Brito tenente responsável pelo Batalhão de Polícia Militar que atendeu a ocorrência.
“Temos algumas imagens das duas lojas que foram roubadas, estamos levantando as imagens do shopping, principalmente no local onde ocorreu a troca de tiros para gente relacionar com alguns infratores que a Guarda Municipal de Paulínia e de Atibaia detiveram. Eles prenderam suspeitos”, explicou.
O tenente explicou que foram dois pontos de confronto com seguranças do shopping por isso existe relato de tiros com espaço de tempo entre as pessoas que estavam no shopping e presenciaram o ataque. Um na saída das Águas e outro no estacionamento.
Play Video
Preso em Paulínia
Em Paulínia a Guarda Municipal deteve um indivíduo após ouvir o relato de uma mulher que foi vítima do suspeito na saída do shopping. A mulher estava no estacionamento do shopping quando foi abordada por dois homens, um deles armado, que a obrigaram a dirigir até Paulínia, onde desembarcaram em um bar no Jardim Amélia. Guardas municipais foram averiguar e encontraram um suspeito o homem de 39 anos -, que apresentava sinais de nervosismo.
Ele estava com a chave de um HB20s no bolso e, por não saber explicar de qual veículo era, foi levado ao plantão do 1º Distrito Policial de Campinas. Lá, os policiais verificaram que a chave que estava com ele abria um dos carros abandonados pelos criminosos. Ele foi autuado em flagrante por roubo e associação criminosa.
“Dois infratores abordaram e foram para a cidade de Paulínia, lá liberaram as vítimas. A GM conseguiu a informação com a testemunha e prendeu um infrator. Com ele havia a chave de um veículo HB20. Levantando as informações e conversando com o detido voltaram ao shopping e localizaram o veículo no local, lá acharam roupas e o veículo está sendo periciado para saber se tem relação com o crime”, explicou o tenente.
A PRISÃO EM ATIBAIA
Em Atibaia, guardas municipais foram acionados para verificar ocorrência de um homem baleado, que foi socorrido à Santa Casa municipal por um casal em Jeep Renegade. Já no hospital, souberam que o homem de 42 anos havia passado por cirurgia, mas morreu.
As pessoas que o acompanhavam, um homem de 29 anos e uma mulher de 25, deram versões conflitantes sobre como o homem havia sido baleado. Em vistoria no carro que estavam, em um compartimento debaixo do banco do passageiro dianteiro, os GCMs encontraram uma pistola suja de sangue. Ambos foram levados à Delegacia de Atibaia, onde foi verificado que o homem morto havia participado do roubo ao centro comercial, em Campinas, e que a dupla também tinha relação com o crime. Ambos foram autuados em flagrante por roubo e associação criminosa e permanecem à disposição da Justiça.
“Em Atibaia, também a Guarda Municipal foi acionada porque na Santa Casa um baleado deu entrada, mas ele morreu no local. A pessoa que levou a pessoa baleada também foi detida. Ele estava com a chave de um outro veículo Ônix, que foi localizado próximo ao Sams Club, na região do Shopping Galleria, em Campinas. Para ir ao hospital ele utilizou um Renegade que também foi apreendida e dentro da Renegade foi localizado uma arma”, afirmou o tenente.
Ainda segundo apurações da polícia, houve a conclusão de que o Ônix estava passando por rodovias da capital até Campinas junto com o HB20. “Os dois veículos seriam de São Paulo e passaram por radares em rodovias e juntos”, afirmou o policial. Ele ainda afirmou que os suspeitos detidos estão com as roupas próximas aos que atuaram na ação do shopping segundo as testemunhas.
Em nota, a SSP informou que os assaltantes chegaram ao centro comercial em, ao menos, três carros – um Jeep Renegade, um HB20s e um Ônix. Eles entraram no shopping e roubaram duas joalherias. Houve troca de tiros com os vigilantes, mas eles conseguiram fugir.
Além do HB20s, um Ônix e o Jeep Renegade foram apreendidos. Os veículos e objetos localizados dentro deles foram encaminhados para exames periciais. Também foi solicitada perícia nas duas joalherias roubadas.
Campinas
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
Colaboradores da construtora participarão de uma palestra sobre câncer de próstata, no dia 28 de novembro, ministrada por especialistas da Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia
Em apoio à campanha mundial Novembro Azul, a RB2 Empreendimentos promove uma ação voltada à conscientização sobre o câncer de próstata e o cuidado com a saúde masculina para seus colaboradores. A iniciativa será realizada no dia 28 de novembro, às 7h, com uma palestra especialmente desenvolvida para os trabalhadores da construção civil da empresa, no canteiro de obras da cidade de Paulínia.
A ação contará com a participação da enfermeira Gabriely Alves Pereira e da técnica de enfermagem Denise Ducatti Marconato, profissionais vinculadas à Secretaria de Saúde de Paulínia, que abordarão a importância dos exames preventivos e discutirão formas de identificar sinais precoces da doença. O objetivo é compartilhar informações valiosas e desmistificar tabus em torno da saúde do homem, incentivando a prática do cuidado preventivo entre os colaboradores.
LEIA TAMBÉM:
Com a ação, a empresa quer fortalecer o engajamento dos trabalhadores na campanha do Novembro Azul, garantindo que todos compreendam a importância de cuidar da saúde com responsabilidade e prevenção. Por isso, durante todo o mês também serão distribuídos materiais educativos com esse foco.
A RB2 Empreendimentos acredita na importância de atuar para além das obras que desenvolve, valorizando o capital humano, fundamental para o sucesso da construtora. Para Ricardo Bisca, CEO da empresa, “iniciativas como o Novembro Azul reafirmam nosso compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos trabalhadores, que são nosso maior patrimônio”.
Em outubro, durante a campanha Outubro Rosa, a empresa também realizou uma ação em parceria com a AUPACC (Amigos Unidos por amor Contra o Câncer), abordando a prevenção do câncer de mama e arrecadando fundos para o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, na região central do estado de São Paulo. Com a campanha “Mulheres Leves e Audazes”, a empresa apoiou mulheres em tratamento, na cidade de Paulínia, fortalecendo seu compromisso social com a saúde e a transformação de vidas.
Sobre a RB2 Empreendimentos
Com sede na cidade de Limeira (SP), a RB2 Empreendimentos atua desde 2018 no mercado da construção civil residencial, especificamente no interior de São Paulo.
A empresa é reconhecida por sua política de qualidade focada em saúde e segurança, com obras entregues em Limeira e Mogi-Mirim, e em construção nas cidades de Paulínia, Jaú e São José dos Campos.
Comprometida com a qualidade e a excelência dos projetos, desde a execução à entrega, a construtora busca pela melhoria contínua de seus processos e empreendimentos, por meio da satisfação dos clientes; do retorno aos investidores; da sustentabilidade dos canteiros de obras e pelo bem-estar, saúde e segurança dos colaboradores.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Campanha ‘Miojo no carro’
Nesta semana a influenciadora digital Caru Melilo (@meujantar) lançou a campanha “Miojo no carro”. Caru mora em Campinas, faz resenha de restaurantes na região e já foi cinco vezes embaixadora do Campinas Restaurante Week.
A campanha visa o combate a fome das pessoas em situação de rua. “Uma atitude simples, barata, possível e sem atravessador”, explica a influenciadora.
Caru conta que há algum tempo já pratica este ato solidário, mas que agora decidiu divulgar e usar a sua visibilidade para que este ato do bem chegue até mais pessoas. Como já era de se esperar, Caru, que tem mais de 25 mil seguidores, não recebeu apenas elogios pela ação, mas também críticas.
LEIA TAMBÉM:
“Estou muito tranquila em relação as críticas, já esperava por elas, pois é do ser humano criticar. Mas eu entendo que o barulho de quem quer fazer tem que ser maior. Então, convido a todos para entrar nesta campanha”, diz.
A fome é uma situação existente e real para as pessoas em situação de rua. A escolha do macarrão instantâneo se deu por ser um alimento de fácil transporte, validade estendida e valor muito acessível.
Além do mais, o miojo é um alimento que não precisa de utensílios para ser feito. Ele pode ser feito em uma lata, apenas com água quente e em apenas três minutos.
E você, o que achou desta ideia?
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Rota das Bandeiras registra passagem de 738 mil veículos pelo Corredor Dom Pedro de rodovias durante o feriado prolongado
Volume registrado em quatro dias de Operação Especial foi 3,6% acima do previsto inicialmente pela Concessionária
O Corredor Dom Pedro de rodovias, que conecta a Região Metropolitana de Campinas (RMC) ao Circuito das Frutas e ao Vale do Paraíba, teve movimento intenso durante o fim de semana prolongado provocado pelo feriado de Proclamação da República. Em quatro dias de Operação Especial, entre quinta-feira, 14, e domingo, 17, a Concessionária Rota das Bandeiras registrou a passagem de pouco mais de 738 mil veículos, volume 3,6% acima do previsto inicialmente.
A saída para o feriado, na quinta-feira, contou com a passagem de 245 mil veículos, o que provocou lentidão sobretudo na pista sul (sentido Jacareí) da D. Pedro I (SP-065), no trecho entre Campinas e Atibaia. Como ocorre tradicionalmente, o retorno do feriado teve tráfego diluído, sem provocar congestionamentos.
LEIA TAMBÉM:
Durante os quatro dias de Operação Especial, a D. Pedro I (SP-065) contou com a passagem de 522 mil veículos. Na Prof. Zeferino Vaz (SP-332), foram outros 98 mil motoristas. Na região de Jundiaí, a Eng. Constâncio Cintra (SP-360) teve o registro de 94 mil veículos, enquanto na Romildo Prado (SP-063) foram outros 23 mil usuários.
Para garantir o atendimento ágil aos motoristas, guinchos e ambulâncias permaneceram em pontos estratégicos das rodovias. Durante os quatro dias, foram 155 atendimentos mecânicos e 248 remoções com guincho. A Concessionária registrou 16 acidentes, sendo dois fatais na D. Pedro I, em Igaratá e Campinas.
Todo o movimento nas rodovias foi acompanhado em tempo real por 95 câmeras conectadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Rota das Bandeiras, com monitoramento 24 horas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Amparo1 semana atrás
Vem aí a 9ª Roda de Conversa para Gestantes em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Campinas1 semana atrás
Oficinas gratuitas de artesanato para crianças chegam à cidade de Campinas
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
-
Campinas4 dias atrás
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
-
Jaguariúna1 semana atrás
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos