Artur Nogueira
Agricultor aumenta produtividade em 14% após aderir à Campanha da Calagem em Artur Nogueira

Recomendações da Secretaria de Agricultura têm auxiliado produtores a atingirem cases de sucesso
A campanha “Calagem de Outono”, lançada em março pela Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Agricultura, tem ajudado os agricultores do município a terem maior produtividade e, assim, aumentarem seus lucros. Produtores que anteriormente realizavam o processo de calagem antes ou após o período indicado (Outono), e que não realizavam uma boa amostragem do solo, relatam sucesso no plantio após seguirem as recomendações repassadas durante a campanha.
Na primeira fase do projeto, a secretaria tem chamado a atenção dos agricultores para a necessidade de uma boa amostragem antes da aplicação do calcário – elemento usado para corrigir o solo antes do plantio. Conforme o engenheiro agrônomo e pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Afonso Peche Filho, a calagem é extremamente importante para equilibrar as propriedades químicas, físicas e biológicas do local onde será feito o plantio.
Além disso, o pesquisador – que tem auxiliado os agricultores da cidade durante a campanha – ressalta que uma boa amostragem do solo é fundamental para aumentar o potencial produtivo das plantas e do solo.
”A recomendação mudou, e é fundamental que os agricultores entendam que o outono é o período ideal para se fazer a amostragem e, em seguida, aplicar o calcário. É extremamente importante entender que sem calagem não tem produtividade, e que sem usar calcário não tem renda”, destacou.
Exemplo de sucesso
Everton Rodrigo trabalha como agricultor em Artur Nogueira há 22 anos. Após realizar a correção do solo, ele aumentou a produtividade em cerca de 14%. A expectativa é que a produção aumente ainda mais nos próximos meses.
”Na área sem correção de solo, eu usei a mesma adubação, o mesmo veneno e a mesma semente, e produziu 66 sacos de soja por hectare. E isso que é o segundo ano que ela já é mais produtiva. Já nessa outra área que foi feita a correção de solo com calcário, ela já produziu 75 sacos por hectare, usando a mesma adubação, o mesmo veneno e a mesma semente”, relatou o agricultor.
Ele explica que a partir do segundo ano de plantação, um terreno costuma produzir mais do que o ano anterior (primeiro ano de plantação), e assim sucessivamente. No entanto, um terreno onde é feita a correção de solo da forma correta e no período adequado, a capacidade produtiva é ainda maior logo no primeiro ano de plantação.
“Na área que era para produzir mais – por já ser o segundo ano de plantação – produziu menos por causa da falta de calcário. Na outra que corrigiu por calcário, mesmo sendo o primeiro ano, ela já produziu mais. Uma boa análise deve ser a primeira coisa a se fazer no solo”, orientou Everton.
A diretora da Secretaria de Agricultura, a Eng. Agrônoma Taciana Guimaro descreve como o setor tem trabalhado para beneficiar os agricultores locais. “Como é um trabalho que está tendo foco a partir da palestra realizada pelo pesquisador Afonso, estamos auxiliando para mais cases de sucesso no município. De que forma estamos auxiliando: assistindo aos produtores locais ao plano de amostragem da área, encaminhando as amostras de solo para o laboratório e avaliando os resultados para uma recomendação de calagem com qualidade”, frisa.
Propriedades químicas, físicas e biológicas
Segundo o pesquisador Afonso, a calagem equilibra as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, sendo que nas propriedades físicas, ela atua como agente catalisador da agregação do solo. Já na propriedade química a calagem atua diretamente no Potencial Hidrogeniônico (PH), na redução do índice de toxidez de alumínio, bem como na disponibilidade de cálcio – alimento fundamental para que as plantas desenvolvam raízes, as tornando mais resistentes aos períodos secos do ano.
E, por fim, a calagem interfere nas propriedades biológicas, pois seleciona organismos que são benéficos para a planta. Quando necessária e não realizada a calagem, a tendência é que se prolifere pragas e, consequentemente, haverá perdas para o agricultor.
Artur Nogueira
Prefeitura realiza caminhada contra abuso de crianças e adolescentes em Artur Nogueira

Evento acontece em 16 de maio, com concentração em frente ao Espaço Mãe e Filho e palestra de encerramento na Praça CEU das Artes
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, promoverá a 8ª Caminhada da Campanha Nacional de Conscientização Contra o Abuso e a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação acontece em 16 de maio, uma sexta-feira.
Organizada em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a caminhada terá início às 8h30, com concentração em frente ao Espaço Mãe e Filho (Calçadão), na Avenida XV de Novembro.
LEIA TAMBÉM:
O trajeto seguirá até à Praça CEU das Artes, na Rua Ricardo Tagliari, no Parque dos Trabalhadores, onde será realizada uma palestra de encerramento com previsão de término às 11h.
Durante o percurso, haverá carro de som e distribuição de panfletos informativos, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.
A atividade contará com a presença de organizações da sociedade civil (OSC’s) atendidas pela rede socioassistencial, além de alunos das escolas estaduais do município. As escolas municipais também participarão da campanha, promovendo ações internas voltadas à temática.
Unindo forças
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zezé Hunglaub, reforça a importância da mobilização.
“Mais do que uma caminhada, essa ação é um compromisso coletivo com a proteção das nossas crianças e adolescentes. Precisamos falar sobre o tema, informar e conscientizar. O silêncio não pode ser uma opção”, afirma.
A campanha integra a programação do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e reforça o compromisso da Prefeitura com a promoção de direitos e a garantia de proteção integral à infância e juventude.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Artur Nogueira
Prefeitura retira caminhões de entulho de residência em situação crítica em Artur Nogueira

Mais de dois caminhões de lixo foram removidos do local, que abrigava focos da dengue, ratos, baratas e escorpiões; Secretaria de Saúde alerta para a importância da limpeza dos quintais
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 29, uma força-tarefa para a limpeza de uma residência que apresentava sérios riscos à saúde pública. O imóvel, localizado na área urbana do município, estava tomado por entulhos, móveis deteriorados, água parada e infestação de pragas como ratos, baratas e escorpiões.
A ação foi desencadeada após denúncias de moradores vizinhos, que relataram o estado de abandono da casa. Na segunda-feira, 28, agentes da Vigilância em Saúde (VISA) vistoriaram o local e constataram a gravidade da situação, que exigia intervenção imediata.
LEIA TAMBÉM:
Durante a força-tarefa, realizada com apoio das Secretarias de Saúde e de Obras e Serviços, foram retirados mais de dois caminhões de entulhos, incluindo móveis sem condições de uso, galhos e outros materiais inservíveis. Também foram identificados e eliminados mais de 10 baldes com água parada contendo focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Funcionários da Secretaria de Obras também realizaram a roçagem do terreno para evitar novos criadouros.
Risco à saúde pública
A secretária de Saúde, Daiane Mello, destaca que mais do que uma questão de limpeza, o caso representava um grave risco à saúde pública.
“Não se trata apenas de higiene. Um ambiente como esse coloca em perigo a vida do próprio morador e de toda a vizinhança, especialmente por conta dos focos do mosquito da dengue e da presença de animais peçonhentos. Precisamos que cada morador faça a sua parte, cuidando do seu espaço e evitando situações como essa”, afirmou.
O proprietário da residência foi orientado pelas equipes para que a situação não volte a se repetir, sob pena de novas medidas legais e sanitárias.
Como denunciar
A Prefeitura reforça que a colaboração da população é fundamental para manter a cidade limpa e livre de focos de doenças. Denúncias de situações semelhantes podem ser feitas à Vigilância em Saúde, pelo telefone (19) 3827-3846.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Artur Nogueira
Prefeitura de Artur Nogueira solta mais de 1 tonelada de peixes para Campeonato de Pesca

Ação na Lagoa dos Pássaros antecede a 20ª edição do evento “Vardo Corrêa”, que encerra as comemorações dos 76 anos de Artur Nogueira
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura, realizou nesta terça-feira, 29, a soltura de mais de 1,2 tonelada de peixes na Lagoa dos Pássaros. A ação antecede o 20º Campeonato de Pesca “Vardo Corrêa”, que acontece nesta quinta-feira, 1º de maio, a partir das 11h30.
Foram introduzidos na lagoa 1.250 quilos de pacu e tilápia, garantindo condições adequadas para a competição, que encerra oficialmente a programação do aniversário de 76 anos do município.
LEIA TAMBÉM:
A secretária de Cultura, Ieda Ribeiro, reforça o simbolismo da atividade. “Mais do que um campeonato, esse momento carrega afeto, tradição e memórias. Chegar à 20ª edição é celebrar a história da nossa cidade com a participação ativa da comunidade”, destacou.
O Campeonato “Vardo Corrêa” é aberto ao público e deve reunir dezenas de competidores.
20º Campeonato de Pesca “Vardo Corrêa”
Quinta-feira, 1º de maio
A partir das 11h30
Lagoa dos Pássaros
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna1 semana atrás
Expresso Sicoob chega a Jaguariúna com cursos gratuitos e certificados
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1983
-
Amparo1 semana atrás
Projeto de escritora amparense alia Educação e Cultura nas escolas rurais de Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Segurança reforçada: bolsistas convocados por concurso começam a formação para integrar o quadro da GCM de Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Amparo sedia Copa São Paulo de Ciclismo no domingo, 27
-
Campinas1 semana atrás
Campinas recebe Encontro Nacional do Café – ABIC
-
Amparo1 semana atrás
Obras de ampliação da rede de esgoto avançam em Amparo
-
Campinas1 semana atrás
Operação Páscoa e Tiradentes sem nenhuma morte nas rodovias administradas pela Renovias