Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna reabre comércio, imobiliárias, concessionárias e escritórios

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna publicou novo decreto municipal alterando as regras da quarentena do coronavírus no município. As medidas adequam a situação local às novas determinações do Governo do Estado, que visam a reabertura gradual das atividades.

O Decreto Municipal 4.181, de 29 de maio, libera a retomada das atividades presenciais de comércios em geral, incluídas as galerias comerciais, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias, de forma gradual e responsável, desde segunda-feira, dia 1º. A flexibilização, porém, está condicionada a uma série de regras estabelecidas pelas vigilâncias sanitária e epidemiológica, sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, conforme determinação do governo estadual.

Entre as principais regras estão: o preenchimento diário do questionário epidemiológico pelos funcionários e chefias imediatas, o envio eletrônico do plano operacional, devidamente preenchido, à Secretaria de Saúde e o cumprimento obrigatório das medidas sanitárias estabelecidas no decreto. Esses documentos podem ser baixados neste link.

O Plano Operacional deve conter as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus e deve ser enviado eletronicamente pelo e-mail [email protected], habilitando a empresa a implantar as medidas sanitárias previstas no plano e iniciar o funcionamento de maneira segura e consciente, enquanto o plano é analisado e homologado, expressa ou tacitamente, pela Secretaria Municipal de Saúde.

LOTAÇÃO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Os estabelecimentos também devem observar o teto de ocupação do local de acordo com as normas de distanciamento permitido, bem como no interior de cada estabelecimento, afixando cartazes na entrada do comércio, assim como em locais estratégicos, com o objetivo de evitar aglomerações.

Devem ser observados os seguintes critérios para definição do limite de ocupação: 1) a presença de uma pessoa a cada 4 metros quadrados do estabelecimento, considerando o número de clientes; 2) o acesso de apenas um representante por família.

Já o horário de funcionamento é de até 6 horas por dia no período de 1º a 14 de junho, sendo das 10h às 16h, conforme as características do estabelecimento, critérios de risco ocupacional e grau de adesão às exigências contidas no Plano Operacional.

BARES E RESTAURANTES
Enquanto os bares, lanchonetes, padarias e restaurantes, “inclusive os localizados no interior de hipermercados, supermercados, mercados e postos de combustíveis e derivados”, continuam a atender o público mediante serviços de entrega rápida no local, drive thru e delivery, observadas as recomendações das autoridades sanitárias. O consumo no local dos estabelecimentos continua proibido.

OUTRAS REGRAS
Os estabelecimento também estão obrigados a fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para a atividade exercida e em quantidade suficiente para cada trabalhador. Também devem: reorganizar as posições das mesas ou estações de trabalho para atender a distância mínima entre pessoas, marcando a posição de cada trabalhador no chão no caso de trabalhos em pé, e adotar sistemas de escalas, de revezamento de turnos e de alterações de jornadas de trabalho, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores.

As imobiliárias e concessionárias de veículos também têm regras específicas a serem observadas, sobretudo quanto aos cuidados no contato presencial com clientes e no controle do fluxo de pessoas no interior dos estabelecimentos.

FISCALIZAÇÃO E DENÚNCIAS
A fiscalização dos estabelecimentos é feita pelas equipes de fiscalização e de segurança pública do Município. As infrações às regras previstas no decreto municipal implicarão na abertura de processos administrativo-sanitários contra os estabelecimentos infratores.

Ainda segundo o decreto, todas as novas medidas poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.

A população também pode contribuir com denúncias de possíveis irregularidades (aglomerações, eventos não permitidos, funcionamento inseguro de comércios, etc.), através do e-mail [email protected].

PLANO SÃO PAULO
O governo do Estado estabeleceu cinco níveis restritivos de retomada produtiva, segundo critérios médicos e epidemiológicos. Esses níveis são estabelecidos por cores: 1) fase vermelha (restrição máxima); 2) fase laranja (controle); 3) fase amarela (flexibilização); 4) fase verde (abertura parcial) e 5) fase azul (normal controlado).

A Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde está Jaguariúna, foi classificada como fase 2 (laranja), que permite a retomada, com restrições, do comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias.

O plano de retomada de Jaguariúna estava em discussão desde abril, com a realização de mais de dez reuniões entre representantes da Prefeitura e comerciantes locais.

Foto: Ivair Oliveira

Jaguariúna

UPA 24h de Jaguariúna ganha laboratório interno, que trará mais agilidade e qualidade aos atendimentos

Publicados

em

A partir deste domingo, 05, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Jaguariúna passa a contar com laboratório interno, o primeiro desde sua abertura em 2012. Agora, os exames laboratoriais, que até então eram encaminhados para análise em instalações hospitalares, serão realizados in loco, em um espaço adaptado e equipado dentro da UPA, agilizando o processo e melhorando o acesso aos resultados.

Com equipamentos de ponta e profissionais capacitados, o novo laboratório processará exames de urgência. Essa mudança visa reduzir o tempo de espera por resultados e aumentar a eficácia dos diagnósticos, especialmente em meio à atual epidemia de dengue.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, “o laboratório nas dependências da UPA permitirá um acompanhamento mais próximo por parte da equipe médica, garantindo maior qualidade e segurança nos procedimentos”. O processamento imediato das amostras garante o resultado com maior brevidade, facilitando a tomada de decisões e a interação entre profissionais.

Além disso, segundo a secretaria, a disponibilidade de um biomédico de plantão 24 horas traz eficiência para execução de exames de pacientes críticos e possibilita a discussão de resultados, melhorando a precisão diagnóstica da equipe médica.

O laboratório funcionará continuamente, realizando os principais exames necessários ao atendimento médico na UPA. Essa iniciativa, somada aos serviços já oferecidos, como exames de imagem com equipamento de raio X digital de última geração, reforça o compromisso com a celeridade e a excelência no atendimento de urgência. O Hospital Municipal e o laboratório central continuam como eixo de apoio para exames e procedimentos de maior complexidade.

Com a implantação do laboratório interno, a UPA 24h de Jaguariúna reforça seu papel como ponto de referência para casos de urgência e emergência na região, oferecendo atendimento ágil e eficaz à população.

Foto: Ivair Oliveira / arquivo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Professores de Jaguariúna participam de formação de alfabetização nesta segunda

Publicados

em

Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública de Jaguariúna participaram nesta segunda-feira, 29, do programa de formação Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e Programa Alfabetiza Juntos, do Governo do Estado de São Paulo.

No total, 85 docentes alfabetizadores, professores de Educação Especial e coordenadores pedagógicos participaram da formação, no auditório do Campus I do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).

LEIA TAMBÉM:

A formação foi ministrada pela articuladora municipal de gestão e formação, Telma Aparecida Alves Conti, com apoio das supervisoras de ensino Luciana Aparecida Moreira Sisti e Francielli Pardinho.

Segundo a Secretaria de Educação de Jaguariúna, no curso os professores recebem conteúdos relacionados à alfabetização e educação integral, currículo, relação entre a teoria e a prática, avaliação e acompanhamento da aprendizagem.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

RMC discute saneamento e energia em evento em Jaguariúna

Publicados

em

Com a presença de prefeitos e especialistas, encontro será realizado nesta sexta-feira, 03, no Teatro Municipal Dona Zenaide

Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e especialistas vão discutir o tema soluções para saneamento e energia em novo evento “Infratech Gestão Pública Inteligente”, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC e Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI). O encontro será realizado em Jaguariúna nesta sexta-feira, 03, no Teatro Municipal Dona Zenaide, no Centro, das 8h às 14h.

O evento será comandado pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC. Além de prefeitos e vereadores da região, o encontro também deverá reunir secretários municipais, empresários e especialistas na área.

LEIA TAMBÉM:

Este será o quinto evento Infratech, que já abordou os temas saúde, educação, mobilidade e segurança. A plataforma auxilia as ações do Conselho de Desenvolvimento da RMC e foi lançada em 2022 com o objetivo de desenvolver os municípios com foco em inovação, economia, eficiência e transparência.

O projeto realizou a certificação de representantes das prefeituras que participaram do curso Infratech e estão aptos à sistematização da coleta de dados, com segurança e de maneira normatizada. O objetivo do Infratech é sensibilizar os agentes públicos para o entendimento dos benefícios que o adequado gerenciamento de dados pode trazer aos municípios e o impacto evolutivo que a tecnologia pode oferecer.

Foto: Ivair Oliveira / arquivo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias