Conecte-se conosco

São Paulo

Jaguariúna tem três candidatos a deputado estadual; Conheça Ton Proêncio

Publicados

em

Ana Paula Espina, Gustavo Reis e Ton Proêncio apresentam propostas, motivações e visões sobre a representação de Jaguariúna e da região na Assembleia Legislativa

Com as eleições de outubro se aproximando, Jaguariúna conta com três nomes que colocaram suas candidaturas a deputado estadual à disposição dos eleitores: Ana Paula Espina, Gustavo Reis e Ton Proêncio.

Em um momento importante para o futuro político do município e da região, os candidatos apresentam suas principais propostas, as motivações que os levaram à disputa e suas visões sobre a importância de Jaguariúna contar com uma representação na Assembleia Legislativa de São Paulo.

As respostas ajudam a conhecer as prioridades de cada candidatura e os projetos defendidos para Jaguariúna e toda a região.

Conheça Ton Proêncio

Candidato a deputado estadual pelo NOVO, Ton Proêncio apresenta suas principais propostas, explica o que motivou sua candidatura e fala sobre os desafios e oportunidades para Jaguariúna e a região. Confira a seguir as prioridades apresentadas pelo candidato.

1. Trajetória e experiência

Minha trajetória começou longe da política. Sou filho de um funileiro e de uma profissional da segurança patrimonial, cresci em uma família cristã, comecei a trabalhar cedo e, aos 20 anos, abri minha primeira empresa. Sou formado em Administração, especialista em Economia Financeira e aluno fundador da Escola de Negócios da UniFAJ.

Em 2020, fui eleito vereador de Jaguariúna com a terceira maior votação. No mandato, aprovei 29 leis importantes, fui um dos que mais fiscalizou, fiz requerimentos, denúncias ao Ministério Público e levei informações ao Tribunal de Contas. Também articulei cerca de R$ 2 milhões para saúde, assistência social, infraestrutura e apoio ao produtor rural.

Depois, fui coordenador de Políticas Públicas no Instituto Libertas, ligado ao NOVO, ajudando vereadores e lideranças a transformar problemas das cidades em projetos de lei, fiscalização e soluções práticas. Também fui coordenador regional de expansão do NOVO e recentemente me desliguei do Diretório Estadual para me dedicar integralmente à campanha.

Ser oposição teve preço. Políticos locais recorreram à Justiça contra minhas críticas e, em 2026, uma investigação foi aberta contra mim por manifestação pacífica contra Lula. O caso terminou sem indiciamento, foi arquivado e o STJ reconheceu a ilegalidade da requisição que deu origem à investigação. Eu não tenho medo de quem se acha intocável.

2. Motivação para a candidatura
Eu conheço a frustração de quem trabalha, paga imposto, cuida da família e olha para a política pensando: “vai mudar o quê?”. Minha candidatura nasce justamente daí.

Minha fé me ensinou que autoridade é serviço, não privilégio. Empreender me mostrou que prosperidade vem do trabalho. E a vida pública me ensinou que liberdade, segurança e justiça só existem quando alguém tem coragem de defendê-las.
Hoje continuo posicionado como a única oposição independente em Jaguariúna. Na minha avaliação, os outros candidatos que estão aí apoiaram ou fizeram parte, em algum momento, do que chamo de “consórcio do desgoverno”. Ainda espero que alguns reconheçam seus erros e se arrependam do caos que ajudaram a ser instalado na cidade.

Essa candidatura é a resposta democrática de quem cansou da velha política que se fantasia de novidade, do autoritarismo de quem se acha intocável e da desordem produzida por um sistema de poder que, na minha visão, uniu práticas do Centrão corrupto e do PT em torno de privilégios e conveniências. Se quiser chamar de vingança, que seja a vingança de quem defende a liberdade, o direito de questionar e cobrar resultado. Sem ódio, sem violência e sem se vender.

3. Principais propostas
Minha prioridade é resolver o que dói na vida real. Na saúde, quero enfrentar a fila da CROSS com voucher para exames, cirurgias e tratamentos na rede credenciada quando o Estado não atender em prazo razoável, além de ampliar telemedicina, prontuário eletrônico e parcerias com a iniciativa privada. Para mim, vale mais eliminar uma fila do que inaugurar um grande viaduto.

Para quem empreende, quero regras claras e segurança jurídica. Se o Estado precisa de cinco documentos, deve pedir os cinco de uma vez. Quem investe e gera emprego precisa saber qual é a regra hoje e confiar que ela não mudará no meio do caminho. Quero menos balcão, menos papelada e mais respeito a quem produz. Trabalharei para ampliar o Código de Defesa do Empreendedor.

Também quero proteger quem paga impostos: erro de boa-fé deve ser corrigido antes de virar punição, ninguém pode ser prejudicado porque o sistema do próprio governo falhou e uma mudança de interpretação não pode virar multa retroativa.

Na educação, o “Futuro na Mão” vai preparar a escola pública para o trabalho do futuro: inteligência artificial, raciocínio lógico, uso responsável de tecnologia, formação de professores e aproximação com o ensino técnico. E quero desenvolver o “Ciência que Resolve”, aproximando universidades, empresas e municípios para transformar pesquisa pública em solução, tecnologia, emprego e renda.

4. Jaguariúna e região
Quem vive em Jaguariúna, na RMC e no Circuito das Águas conhece uma cena que virou rotina: paga caro, entra no ônibus intermunicipal e passa quilômetros dentro de um veículo batendo lata, fazendo barulho e sem o conforto que o trabalhador merece. Transporte público não pode ser castigo.

Vou defender o Bilhete Único Intermunicipal para integrar as cidades e aliviar o bolso de quem trabalha, estuda ou faz tratamento fora. E sei que isso exige coragem para enfrentar interesses antigos e acomodados no transporte público. Não vou abaixar a cabeça para grupos que lucram com serviço ruim. O passageiro precisa voltar a ser tratado com dignidade.

Também vou cobrar rodovias melhores e defender ferrovias onde houver viabilidade, fortalecendo indústria, agronegócio, turismo e logística. Na saúde, quero regionalizar cirurgias, exames e tratamentos. Emenda parlamentar terá critério técnico, não amizade política: fila, urgência, população atendida e capacidade de execução.

E em Jaguariúna, a rodoviária precisa deixar de simbolizar abandono e voltar a ser uma porta de entrada segura, organizada, acessível e integrada à região. Quem quer representa aqui precisa conhecer onde aperta o sapato e continuar presente depois da eleição. E eu ressalto: literalmente, estou preso a Jaguariúna, jamais abandonarei nossa cidade e nossa região. Os corruptos não terão sossego.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

São Paulo

Prefeitura de Morungaba institui Operação Verão 2026/2027 para prevenir riscos durante período de chuvas

Publicados

em

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba instituiu, por meio do Decreto nº 4.009, a Operação Verão 2026/2027, que será realizada entre 1º de novembro de 2026 e 31 de março de 2027. A iniciativa tem como objetivo prevenir riscos, minimizar danos e garantir atendimento emergencial durante o período de chuvas intensas, mobilizando a Defesa Civil e diversos setores da administração municipal.

O plano prevê vistorias preventivas, capacitação contínua das equipes, monitoramento meteorológico e a adoção de quatro níveis de alerta para situações de risco. As medidas buscam fortalecer a capacidade de resposta do município diante de eventos climáticos extremos, considerando os desafios impostos pelas mudanças climáticas e fenômenos como o El Niño.

Coordenada pela Defesa Civil Municipal, a operação contará com plantão ininterrupto e apoio dos departamentos da Prefeitura. Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Frare, o planejamento antecipado e a integração entre os setores são fundamentais para proteger a população.

LEIA TAMBÉM:

“A Operação Verão é um instrumento de adaptação e resistência. Antecipar cenários e integrar os setores é o que garante a preservação de vidas e a redução de danos”, destacou.

O coordenador participou, na quinta-feira (15/10), em São Paulo, do 3º Congresso Internacional de Resiliência Climática – El Niño 2026. O encontro reuniu gestores, especialistas e pesquisadores para discutir estratégias de prevenção, monitoramento e resposta a eventos climáticos extremos.

Além das vistorias preventivas realizadas continuamente, inclusive após a ocorrência de temporais, a Defesa Civil investe na capacitação das equipes para aprimorar os procedimentos de atendimento e resposta diante de situações de emergência.

Plano de Contingência prevê quatro níveis de alerta

A Operação Verão contará com um Plano de Contingência dividido em quatro níveis, definidos de acordo com os volumes de chuva registrados e as vistorias realizadas em campo:

  • Observação: acumulado de até 80 milímetros de chuva.
  • Atenção: a partir de 80,1 milímetros, com vistorias nas áreas previamente mapeadas.
  • Alerta: prevê medidas preventivas, incluindo a possibilidade de remoção de moradores de áreas de risco, conforme avaliação técnica.
  • Alerta Máximo: intensifica as medidas de proteção e pode determinar a remoção preventiva de moradores de áreas de risco, mediante laudo técnico.

Tecnologia reforça o monitoramento meteorológico

As ações preventivas também contarão com o apoio do radar meteorológico instalado no final do ano passado no Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura). Com alcance de aproximadamente 100 quilômetros, o equipamento permite acompanhar a formação e o deslocamento de tempestades, além de monitorar ventos fortes.

A tecnologia contribui para a análise das condições meteorológicas, permitindo decisões mais rápidas e eficientes diante de possíveis ameaças.

Com a Operação Verão 2026/2027, a Prefeitura de Morungaba reforça o compromisso com a prevenção, o monitoramento constante e a proteção da população, buscando reduzir os impactos das chuvas intensas e ampliar a segurança em todo o município.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Missão Empresarial de Socorro participa da Feira do Empreendedor

Publicados

em

Boas práticas, inovação e estratégias são temas em destaque e cidade do interior paulista tem por objetivo não só apresentar o destino turístico, mas como investir e criar oportunidades de negócios em diversas atividades: do rural ao turismo

De 19 a 22 de outubro acontece no pavilhão São Paulo Expo, a FE26 – Feira do Empreendedor do Sebrae – que reúne empresas, consultores e pessoas que pretendem investir em novos empreendimentos ou atrair novos negócios. O evento conta com palestras, consultorias, rodadas de negócios e exposição de empresas de diversos setores e reúne 900 expositores e 20 arenas para debates e trocas de informações.

O município de Socorro, cidade localizada no Circuito das Águas Paulista, no interior de São Paulo, participa mais uma vez da feira e está presente no espaço Cidade Empreendedora. Neste espaço diversas cidades apresentam suas boas práticas de governança, inovação e estratégias que conectam o poder público, empresas e sociedade.

Por isso mais uma vez a Prefeitura da cidade através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico em parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial) e SEBRAE Aqui criou a Missão Empresarial com o objetivo de conectar os empresários locais às principais tendências, inovações e oportunidades de mercado.

LEIA TAMBÉM:

Além disso, atrair investidores e novos empreendimentos para cidade e incentivar e criar conexões com potenciais parceiros comerciais, impulsionando ainda mais o crescimento local e apresentar como a gestão pública fomenta o desenvolvimento econômico através de políticas e programas voltados às micro e pequenas empresas.

Representantes da SETUR (Secretaria do Turismo do Município) e da ASTUR (Associação do Turismo) estarão presentes na feira trazendo novidades do setor. Socorro recebe cerca de 1,5 milhão de turistas por ano, e está sempre criando oportunidades de negócios para o desenvolvimento do município, ofertando benefícios para empresários que desejam ampliar seus negócios e empreender na cidade. “Nesta edição, a SETUR está apoiando o evento e apresentando as rotas turísticas, especialmente, as premiadas como o Turismo Rural, que contempla o café, cervejas artesanais, azeites e cachaças”, diz a secretária de Turismo Gê Barros.

O Turismo Rural de Socorro tem contribuído para fortalecer a identidade da cidade e da região, tanto que recebeu o Prêmio Top Destino Rural e ainda este ano, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a Indicação Geográfica (IG) Circuito das Águas Paulista, na modalidade Indicação de Procedência (IP), para cafés produzidos na região da Serra da Mantiqueira, do qual Socorro faz parte.

Socorro está investindo no Enoturismo e iniciativa vem ao encontro da expansão da vitivinicultura no Estado de São Paulo, com destaque também para a região da Serra da Mantiqueira, e busca atender à crescente demanda de visitantes por experiências ligadas ao mundo do vinho. E, recentemente, o azeite produzido na cidade conquistou a Medalha de Ouro na 11ª edição do EVO IOOC Italy (EVO International Olive Oil Contest).

Essas ações de empreendimentos rurais da cidade são excelentes oportunidades de negócios em crescimento que trazem divisas, geração de empregos e incentivos agrícolas fazendo o círculo da economia girar no município.

“A participação do município de Socorro na Feira do Empreendedor 2026 é uma iniciativa indispensável e altamente estratégica para o fortalecimento da nossa economia e consolidação do nosso ecossistema de negócios. Como Estância Hidromineral e portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, Socorro não vai à feira apenas como visitante, mas como um polo gerador de oportunidades”, afirma Ronaldo Aparecido Silva, presidente da ASTUR. “Apresentar o município no maior evento de empreendedorismo do país permite dialogar diretamente com investidores interessados nos setores de hotelaria, gastronomia, turismo de aventura, comércio”, pontua o presidente.

Aventura, gastronomia e comércio

Conhecida como “Cidade Aventura” nos últimos 30 anos, Socorro viu surgir grandes empreendimentos turísticos. Em 1994, eram apenas 05 hotéis e pousadas. Hoje, há 83 hotéis e pousadas com várias opções de hospedagem: hotéis, hotéis fazendas, pousadas, hostels, campings, pousada 100% pet e até cápsulas futuristas.

Além da hotelaria, a cidade teve investimentos de outros empreendimentos turísticos tendo atualmente 17 parques turísticos; 65 restaurantes; 42 bares; 05 centros de compras, 28 empreendimentos rurais, cervejarias artesanais, água mineral e fazendas produtivas.

Este crescimento se deve ao esforço público e privado que vislumbrou o potencial turístico e comercial da cidade, alavancando investimentos, parcerias e apoio à empreendedores com estratégias assertivas que colocaram a cidade como um dos principais destinos turísticos do país e no radar de investidores.

Serviços:

Feira do Empreendedor – SEBRAE

De 19 a 22 de outubro de 2026 – das 10 às 20h

São Paulo Expo – Rod dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda

Stand Socorro – Rua 2 – no 706

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Morungaba participa de encontro da USF em comemoração aos 50 anos da instituição

Publicados

em

O prefeito de Morungaba, Luis Fernando Miguel, participou de encontro promovido pela Universidade São Francisco (USF), que reuniu prefeitos e representantes de mais de 40 municípios das regiões Bragantina, Circuito das Águas, Região Metropolitana de Campinas e Sul de Minas. O evento, realizado na Reitoria da universidade, integrou a programação comemorativa dos 50 anos da instituição.

Morungaba esteve representada também pela vice-prefeita Claudia Pretti Rossi, pelo presidente da Câmara Municipal, Ramon Lamartine de Moraes, e pelo vereador Tomás Pedro Bom Joanni Federicci.

LEIA TAMBÉM:

O encontro teve como objetivo celebrar a trajetória da USF e sua contribuição para a formação de profissionais, a produção de conhecimento e o desenvolvimento regional e social ao longo de cinco décadas. A universidade construiu, nesse período, uma história marcada pela atuação no ensino, na pesquisa e na extensão, mantendo vínculos com as comunidades e os municípios de sua área de abrangência.

A participação do prefeito Luis Fernando Miguel reforça a presença de Morungaba nos espaços de diálogo entre o poder público e as instituições de ensino superior. A aproximação entre as administrações municipais e a universidade permite discutir necessidades regionais, compartilhar experiências e buscar oportunidades de cooperação em iniciativas voltadas ao interesse coletivo.

O encontro também reafirmou a importância da parceria entre a USF e os municípios para o fortalecimento da educação e a promoção do desenvolvimento regional, reconhecendo o papel da instituição na história e no futuro das comunidades com as quais mantém vínculos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias