Conecte-se conosco

São Paulo

São Paulo é oficialmente consagrada como Cidade Criativa da UNESCO na categoria Cinema

Publicados

em

O título reconhece a capital paulista como um dos principais polos audiovisuais da América Latina e garante sua inserção na Rede de Cidades Criativas da Unesco, fortalecendo sua inserção no cenário internacional da economia criativa

A cidade de São Paulo foi oficialmente consagrada como Cidade Criativa da UNESCO na categoria “Cinema”. A inclusão da cidade aconteceu a partir da candidatura da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC), Spcine (Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo) e Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), que realizaram a inscrição do município no projeto.

Em 2025, o anúncio feito pela UNESCO no Dia Mundial das Cidades confirmou a entrada de 58 novas cidades na Rede de Cidades Criativas. São Paulo agora se junta a um seleto grupo de centros urbanos reconhecidos por seu compromisso com a cultura e o desenvolvimento sustentável. Segundo Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO “As Cidades Criativas da UNESCO demonstram que a cultura e as indústrias criativas podem ser motores concretos do desenvolvimento. Ao receber 58 novas cidades, estamos fortalecendo uma Rede em que a criatividade apoia iniciativas locais, atrai investimentos e promove a coesão social”.

A inclusão na rede internacional é o reconhecimento do vibrante ecossistema audiovisual da metrópole e de suas políticas públicas bem-sucedidas para o setor, o que impulsiona a capacidade de cooperação internacional na área do audiovisual com outras cidades do mundo, posicionando São Paulo como referência. A indicação da cidade havia sido aprovada pelo Comitê Nacional da UNESCO em fevereiro deste ano e seguiu para a avaliação internacional por outras cidades membro, que agora confirma a vitória.

A candidatura destacou São Paulo como um dos maiores polos audiovisuais da América Latina, alinhando-se à estratégia da cidade de reforçar a economia criativa como pilar para o desenvolvimento sustentável.

LEIA TAMBÉM:

“Estamos ampliando as ações para que São Paulo se consolide como referência mundial no audiovisual. Temos investido em fomentos relevantes de atração de filmagens, de formação, produção e economia criativa. Este reconhecimento nos motiva ainda mais a ir além”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Totó Parente.

A participação de São Paulo na Rede de Cidades Criativas da UNESCO impulsiona a capacidade de cooperação internacional na área do audiovisual com outras cidades do mundo, posicionando a cidade como referência, além de fomentar o desenvolvimento econômico e social, o turismo e os investimentos na economia criativa.

No Brasil, além de São Paulo, as cidades de Santos (SP) e Penedo (AL) também integram a rede na categoria Cinema. Internacionalmente, São Paulo integra a Rede ao lado de Bristol (Reino Unido), Cannes (França), Busan (Coreia do Sul), Potsdam (Alemanha) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), todas reconhecidas por sua excelência em políticas públicas no setor audiovisual.

Sobre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades que identificam a cultura e a criatividade como estratégias centrais para o desenvolvimento urbano sustentável. A rede abrange sete áreas criativas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.

Atualmente, a rede conta com 246 cidades no mundo, das quais 14 são brasileiras. Com esse resultado São Paulo passa a integrar o grupo, compartilhando boas práticas e desenvolvendo parcerias para impulsionar ainda mais sua indústria cinematográfica. “A inserção de São Paulo na Rede de Cidades Criativas da UNESCO coloca a nossa metrópole em um seleto grupo de cidades que são referência global em inovação e cultura. Esta é uma ferramenta poderosa para a diplomacia municipal, que permitirá trocas de experiências, atração de investimentos e a projeção da nossa riqueza cultural no exterior”, completou a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra.

Iniciativas que fundamentaram a conquista 
A candidatura de São Paulo foi embasada por um conjunto robusto de políticas públicas e investimentos voltados ao fortalecimento do audiovisual, conduzidos pela Spcine ao longo de seus 10 anos de atuação. A empresa pública, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, desempenha papel estratégico no desenvolvimento, financiamento e implementação de políticas para cinema, TV, games e novas mídias, consolidando um ecossistema dinâmico, criativo e sustentável na capital.

Entre as principais iniciativas estão os editais de fomento — que já somam mais de R$ 106 milhões em recursos aplicados e 718 projetos apoiados — e o programa de internacionalização, que conecta produtoras e profissionais paulistanos ao mercado global, com missões e editais que já beneficiaram cerca de 50 produtoras e 60 profissionais.

A São Paulo Film Commission também se destaca por impulsionar a cidade como destino de filmagens, com mais de 7,6 mil produções atendidas desde 2016, enquanto o programa de Cash Rebate, pioneiro no país, atrai produções nacionais e estrangeiras, ampliando investimentos e gerando empregos locais.

Na difusão, iniciativas como o Circuito Spcine — com 32 salas, sendo 28 gratuitas, e mais de 2,2 milhões de espectadores — e a Spcine Play, primeira plataforma pública de streaming do Brasil, garantem acesso democrático ao cinema. Já o Cineclube Spcine promove sessões e debates em diversos territórios, formando novos públicos e agentes culturais.

A área de formação soma mais de 800 atividades e 41 mil pessoas impactadas, estimulando a qualificação de profissionais e estudantes, enquanto o Observatório Spcine e o Fórum Spcine fortalecem o planejamento estratégico e o diálogo com o setor.

A prefeitura também realiza oficinas de capacitação para orientar artistas e produtores sobre como acessar editais, apoia e patrocina eventos, sendo um dos destaques, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Com o título de Cidade Criativa da UNESCO, São Paulo fortalece sua posição como um centro de inovação e criatividade, projetando sua produção audiovisual para o mundo e reafirmando o cinema como uma força vital de sua identidade cultural e econômica.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

São Paulo

Vítima fatal de salto de rope jump em Limeira é identificada

Publicados

em

Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, publicou registros momentos antes do acidente fatal na Ponte do Esqueleto. Seis pessoas foram detidas.

Foi identificada como Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, a jovem que morreu no trágico acidente durante a prática de rope jump na manhã de sábado, 13, na Ponte do Esqueleto, em Limeira, interior de São Paulo. Moradora de Jandira (SP) e professora de Educação Física, ela compartilhou nas redes sociais seus últimos momentos no local pouco antes da fatalidade.

Em sinal de luto, a academia onde Maria Eduarda trabalhava informou que não abriria as portas neste sábado, prestando homenagem à profissional, que era querida por colegas, alunos e amigos.

LEIA TAMBÉM:

O acidente aconteceu em uma estrutura de aproximadamente 40 metros de altura, conhecida na região pela prática de esportes radicais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que a jovem foi impulsionada para o salto sem estar conectada ao sistema de segurança, provocando desespero entre as pessoas que acompanhavam a atividade ao perceberem a falha.

A morte de Maria Eduarda gerou grande comoção e levantou questionamentos sobre os protocolos de segurança adotados durante a prática do rope jump. O caso repercute em todo o país e mobiliza autoridades e especialistas.

Até o momento, seis pessoas — cinco homens e uma mulher — foram detidas e permanecem na Delegacia de Limeira, onde prestam depoimento sobre a organização da atividade. Os investigados deverão esclarecer a sequência de procedimentos que antecederam o acidente.

A Polícia Civil segue apurando as circunstâncias da tragédia e trabalha para identificar eventuais responsabilidades criminais. O caso continua em investigação e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das diligências.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Painel do TCE e Palco Conexões são algumas das novidades do 9º Conexidades

Publicados

em

O 9º Conexidades 2026, realizado entre os dias 15 e 19 de junho em Campos do Jordão, terá na programação debates voltados à eficiência da gestão municipal e um dos destaques é o painel “Planejamento, emendas e consórcios: o papel do Tribunal de Contas na eficiência da gestão municipal”.

A discussão reúne representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, como o vice-presidente Dimas Ramalho, o conselheiro-corregedor Marco Aurélio Bertaiolli e o conselheiro Carlos Cézar. A mediação será conduzida por Willians Kester, diretor jurídico da União dos Vereadores do Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

O painel propõe uma análise técnica sobre instrumentos de planejamento, aplicação de emendas parlamentares e a atuação de consórcios públicos, com foco no papel fiscalizador e orientador do Tribunal de Contas na administração municipal.

Cultura para todos
Além da agenda institucional, o evento trará outra novidade: o Palco Conexões, instalado no piso Araucária do Campos Hall. O espaço terá programação cultural paralela com três apresentações diárias, incluindo atividades musicais e gastronômicas, além do lançamento do livro do ex-Secretário de Turismo, Roberto Lucena.

O Conexidades é aberto para o público geral e reúne gestores públicos, parlamentares, empresários e especialistas para discutir soluções práticas voltadas aos desafios dos municípios brasileiros. Além dos painéis há ainda o Pavilhão dos Municípios, que neste ano contará com mais de 120 estandes.

O 9º CONEXIDADES é uma realização da Multiplicidades, tendo Campos do Jordão como cidade anfitriã. A curadoria do evento é da UVESP, Conexão Municipalista e Projeto Cidade. O evento conta com o patrocínio da Monte Carlo Multipropriedade, Sebrae, Valid, Itaú, Grupo Terracom, Sabesp e Prodesp; copatrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo do Brasil; apoio educacional do SENAC e da FDE; além do apoio da CDHU, Detran-SP, Metrô de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Banco do Brasil e Governo do Brasil.

Serviço

9º Conexidades

Data: 15 a 19 de junho de 2026

Local: Campos Hall – Campos do Jordão

Para mais informações e programação completa acesse: www.conexidades.com.br.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Com café do Circuito das Águas, agro de São Paulo soma 11 Indicações Geográficas reconhecidas pelo INPI

Publicados

em

Nesta terça-feira (9), CATI lança publicação técnica que visa fortalecer o reconhecimento de IGs no estado

São Paulo mais do que dobrou o número de Indicações Geográficas (IGs) reconhecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nos últimos três anos. Em 2023, eram sete certificações; atualmente, o estado conta com 15, sendo 11 relacionadas ao agro. A mais recente delas foi a Indicação de Procedência (IP) dos cafés produzidos no Circuito das Águas Paulista, região que abrange os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Parte desse aumento no número de IGs é creditado às ações de extensão rural da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que apoia produtores e organizações locais na estruturação e no fortalecimento de cadeias produtivas com potencial para reconhecimento. Visando fortalecer ainda mais esse trabalho, o órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) lança hoje (9) o e-book “CATI Responde 67”.

LEIA TAMBÉM:

Disponível para download gratuito no site da CATI, a publicação “Indicação Geográfica: Valorização de produtos e serviços com qualidade e identidade cultural” é direcionada a produtores rurais, associações e cooperativas de produtos ou serviços que possuem forte identidade local/regional ou características diferenciadas associadas ao território ou ao “saber-fazer”. Esses pontos são essenciais para a obtenção do registro de IG por IP ou Denominação de Origem (DO).

A IP de uma Indicação Geográfica reconhece o nome de um país, cidade, região ou localidade que se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto. Já a DO vai além e exige que as características e qualidades do produto sejam essencialmente ou exclusivamente atribuídas ao meio geográfico, incluindo fatores naturais e humanos.

De acordo com a Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap), responsável pela IG da região, seu registro pode ser futuramente convertido em Denominação de Origem, após estudos específicos e cumprimento das exigências legais e normativas.

Segundo a socióloga Marcia Moraes, que integra a Comissão de Indicação Geográfica da CATI, esses selos agregam valor e contribuem com um melhor posicionamento no mercado.

“No processo de obtenção de uma Indicação Geográfica, a SAA/CATI atua em duas frentes: orientações na organização da produção/serviços, fase de preparação da documentação necessária para o pedido de análise; e análise dos documentos e expedição do Instrumento Oficial de Delimitação Geográfica. As fases posteriores são efetuadas pelo INPI”, informa Marcia.

IGs do agro paulista

Até 26 de maio de 2026, o Brasil contabilizava 173 IGs, somando 130 IPs – 129 nacionais e uma estrangeira – e 43 DOs, sendo 33 nacionais e dez estrangeiras. Abaixo, confira a lista dos selos relacionados ao agronegócio paulista:

As outras quatro IGs do estado são de Birigui (calçado infantil), Franca (calçados), Porto Ferreira (cerâmica artística) e Taubaté (figuras modeladas em argila).

Para baixar o “CATI Responde 67 – Indicação Geográfica: Valorização de produtos e serviços com qualidade e identidade cultural”, clique aqui.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias