Campinas
Campeonato amador de kart de aluguel, realizado em Paulínia, promove encontros, transforma vidas e desafia cada vez mais adeptos
O FKart San Marino Race é organizado pelo Force Kart Racing (FKart), grupo de pilotos que se uniu para praticar e incentivar a prática do kartismo
O Kartódromo Internacional San Marino, localizado em Paulínia, é a sede do FKart San Marino Race – campeonato oficial de rental kart do centro esportivo, organizado pelo grupo Force Kart Racing (FKart) e coordenado pelo piloto Marcos Takuma, entusiasta do automobilismo. O grupo marca presença no kartódromo desde a fundação, em 2011, e cuida de cada detalhe para que a competição seja cada vez mais acessível e transformadora na vida de quem busca praticar o kartismo amador de aluguel.
O FKart San Marino Race reúne de 15 a 25 pilotos por categoria mensalmente, em doze etapas por ano, sempre aos domingos. As disputas seguem o regulamento do grupo FKart e contemplam as categorias Feather (até 75 kg); Light, Fast e Beginner (até 90 kg); Strong (até 105 kg); Girls (até 85 kg) e Mini Endurance (até 95 kg), adaptando-se ao total de pilotos inscritos, ao nível de experiência e ao peso de cada conjunto (piloto/kart).
“Estamos aqui com o FKart, como grupo e campeonato amador, desde o início, trazendo etapas e pilotos”, explica o piloto Marcos Takuma. “Já com o FKart San Marino Race, recebemos o convite para organizar a competição em 2018, e seguimos consolidando o evento, que é porta de entrada para todos os que sonham em acelerar no kartismo de aluguel, chamado de rental kart”, esclarece Takuma.
LEIA TAMBÉM:
Takuma explica que o grupo FKart é formado por um time de pilotos graduados, com mais de dez anos de vivência no kartismo. “O objetivo é atender desde quem está aprendendo, até quem busca maior performance em equipe, com supervisão de treinadores e realização de eventos”, complementa.
No campeonato FKart San Marino Race, a primeira etapa ocorre em apenas um só dia de classificação, que lembra muito o sistema da Fórmula 1, onde os pilotos participam do Q1 e do Q2. Aqueles que fizerem os melhores tempos tempos são selecionados para disputar uma terceira prova (Q3), na qual são definidos os pilotos mais rápidos do dia.Os campeões de cada categoria têm seu nome gravado em um troféu, que fica no Kartódromo San Marino e marca a história do evento.
Além de troféus, a competição premia os participantes com comendas, macacões para kart amador, prêmios em dinheiro, motores e outros. Também há sorteios de diversos brindes doados por patrocinadores, ao longo das etapas.
Vidas transformadas pelo kartismo
Como organizador do campeonato oficial de rental kart do San Marino, Takuma avalia que o ambiente do kartismo é muito importante para as pessoas. “Por um fator decisivo, que é você se desafiar sempre, você criar uma expectativa sobre o que se vive no esporte. E o nível de adrenalina que uma competição produz é muito intenso e faz bem pra tudo, a gente libera bastante endorfina dentro do corpo e sente muito prazer. E essas coisas vão acontecendo naturalmente”, assegura o piloto.
E quando questionado sobre ter acompanhado histórias de vida que foram transformadas pelo esporte, ele responde prontamente e sem pensar. “São Muitas! As pessoas precisam conhecer o esporte.”
Para o cardiologista André Bonilha, de 44 anos, o kart rental foi “paixão à primeira vista”. Depois de uma pausa para dedicar-se à família, após o nascimento dos três filhos, ele retornou para o esporte em 2018, para participar do FKart San Marino Race. Hoje, Bonilha também conta com a companhia do filho mais novo, de 13 anos, na competição.
“O prazer da pilotagem alivia o estresse da semana e me dá ânimo. Além disso, meu filho de 13 anos já corre com a gente e tem evoluído absurdamente rápido”. Segundo o médico, o rental kart é mais seguro e sustentável financeiramente do que ter kart próprio, permitindo participação em vários campeonatos sem comprometer o orçamento familiar. Por tudo isso, ele tem o desejo de incentivar os filhos mais novos a praticar o esporte também.
“Em duas baterias, perco em média um quilo por corrida. É um esporte de alta intensidade e que exige preparo físico constante dos pilotos, o que nos incentiva a praticar exercícios e a nos mantermos saudáveis”, revela.
E o ambiente de competição e amizade também faz a diferença na vida do dentista Carlos Garrote, de 55 anos, que participa do campeonato amador FKart desde 2014 e hoje também compete no FKart San Marino Race. “Nunca mais parei. Já ganhei campeonatos, também já perdi vários, mas conquistei muitos amigos, o que é sensacional”, declara.
Para Garrote, o kart rental funciona como válvula de escape. “Lá fora a vida é difícil, o trabalho é puxado. Aqui eu resgato o que tenho de bom, encontro pessoas bacanas e cuido da saúde, fazendo musculação, além de desenvolver a concentração. O principal é o cuidado mental. Aprender a manter a cabeça fria faz toda a diferença, na pista e fora dela”, enfatiza.
Saiba Mais
Para quem quiser sentir a emoção de pilotar um kart e competir, o site do grupo Force Kart Racing tem todas as informações sobre o FKart San Marino Race, que acontece anualmente, em Paulínia (SP). No site, também é possível obter informações de outras competições e eventos promovidos pelo grupo, todos dedicados aos amantes do automobilismo. Basta acessar o endereço https://grupofkr.com.br/.
Serviço
FKart San Marino Race (campeonato amador de rental kart)
Onde: Kartódromo Internacional San Marino
Endereço: Rua Armando Botasso, nº 1.200 – Betel – Paulínia
Informações: https://grupofkr.com.br/ ou WhatsApp 11 99943.5453
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Bruno Wellington (PSD) lança pré-candidatura a deputado federal com “casa cheia” e presença de Gilberto Kassab
Empresário e transformador social reúne mais de 1,5 mil pessoas e importantes nomes da política regional e estadual em Paulínia
Ao lado de importantes lideranças políticas de Paulínia, da região e do estado de São Paulo, o
empresário e transformador social Bruno Wellington, o “BW” (PSD), reuniu mais de 1,5 mil
pessoas e oficializou, no sábado, 20, sua pré-candidatura a deputado federal. No palco do
evento, em Paulínia, Bruno demonstrou a consolidação dos trabalhos sociais exercidos por ele
há mais de 19 anos ao aparecer ladeado pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab,
e pelo ex-prefeito de Jaguariúna por três mandatos, Gustavo Reis (PSD) — que também
aproveitou o momento e lançou sua pré-candidatura a deputado estadual em solo paulinense.
A articulação em torno de BW demonstra a força de sua trajetória como empresário e gestor
de projetos sociais, construída ao longo de quase duas décadas, com foco no desenvolvimento
social não somente no estado de São Paulo, mas em todo o país. Mais de 226 mil pessoas já
foram atendidas por ele em todo o Brasil e, desse total, 50 mil foram no estado paulista.
O pré-candidato destacou a importância de sua pré-candidatura, não por vaidade, mas sim
para continuar trabalhando em prol de quem mais precisa e expandir políticas que visem à
importância de se transformar vidas. “Hoje é o start de uma nova jornada para que possamos
construir um país mais justo. Eu acredito que o esporte salva vidas. Mantenho projetos sociais
em comunidades indígenas no Rio Grande do Norte e, somente no Jardim Fernanda, em
Campinas, atendemos mais de 500 crianças gratuitamente. Mas precisamos expandir isso”,
afirmou BW em seu discurso.
LEIA TAMBÉM:
Gilberto Kassab, em sua fala, destacou o histórico de trabalho social de Bruno e afirmou que
isso o credencia para a vida pública. “O Bruno é um jovem preparado, com um trabalho social
muito forte, que tem realizações, credibilidade e histórico familiar que lhe dão condições para
transformar não somente Paulínia e o estado de São Paulo, mas todo o Brasil”, destacou o
presidente nacional do partido.
Apoios
O peso político e o tamanho da coalizão que sustenta as pré-candidaturas de Bruno Wellington
e Gustavo Reis ficaram evidentes na lista de lideranças políticas locais, da RMC (Região
Metropolitana de Campinas) e de todo Estado. Entre eles, o prefeito de Nova Odessa,
“Leitinho” (PSD); o ex-prefeito de Santo Antônio de Posse, Dr. Maurício Comisso; o ex-prefeito
de Vinhedo, Jaime Cruz; o vereador de Jaguariúna, Rafael Blanco (Cidadania); o ex-vereador de
Jaguariúna, Romilson Silva; além de vereadores, ex-vereadores e ex-secretários de Paulínia,
entre outras autoridades.

A demonstração da força que a pré-candidatura de Bruno Wellington tem tomado foi
reforçada pelas comitivas vindas de diversas cidades paulistas que prestigiaram o momento,
Carapicuíba, Mogi das Cruzes, Taubaté, Caraguatatuba, Amparo, Jaguariúna, São Paulo,
Suzano, Lins, Sumaré, Itaquaquecetuba, Nova Odessa, Ferraz de Vasconcellos, Indaiatuba,
Americana, Campinas, Artur Nogueira, Ilha Bela, entre outras.
Um dos momentos mais marcantes que antecederam o evento foi o desfile e “buzinaço” de 87
motociclistas, motoboys e entregadores de aplicativos em frente ao prédio onde foi realizado o lançamento. Essa é uma das causas a serem defendidas por BW, assim como a das mães e
pessoas com neurodivergências, dos caminhoneiros e do terceiro setor, entre outras.
Quem é Bruno Wellington
Natural de Marília, bacharel em Direito, empresário e gestor social, ele tem como grande
paixão e propósito de vida ajudar o próximo. No ano de 2007, já consolidado como
empresário, BW colocou em prática uma de suas principais idealizações e fundou em
Paulínia/SP (cidade em que reside desde os 11 anos de idade) a Associação Fábrica de Saúde,
Esporte e Cultura. Por meio de diversos projetos de desenvolvimento social idealizados por
ele, a instituição já beneficiou mais de 226 mil pessoas pelo Brasil, sendo 50 mil delas no
estado de São Paulo. Tais números o consolidam como um dos maiores benfeitores sociais do
país.
Mesmo antes da fundação da Fábrica, Bruno já atuava em causas sociais, marcando presença
em diversos eventos solidários. Entre eles, bailes beneficentes para a arrecadação de fundos
para entidades paulinenses como a AUPACC (Amigos Unidos Por Amor Contra o Câncer) —
importante e tradicional instituição local que oferece suporte psicológico, jurídico, social e de
reabilitação para pessoas diagnosticadas com câncer — e a Feijoada do Bem, em prol da APAE
(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Ainda em Paulínia, Bruno coordenou a gestão
de crise no Paulínia Racing Bicicross, tradicional equipe de bicicross nacional, atuando como
consultor estratégico e estruturando mecanismos de captação via leis de incentivo para
garantir a sobrevivência do projeto.
Bruno também é fundador do fundo privado de investimento social BW Incentiva, que financia
e patrocina projetos nas áreas de saúde, esporte e cultura.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Caiado e Kassab estarão em Paulínia neste sábado, 20
Lideranças nacionais marcarão presença no lançamento das pré-candidaturas de Bruno Wellington (PSD) e Gustavo Reis (PSD)
O cenário político da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ganha contornos estratégico, no próximo sábado, 20, com o ato oficial de lançamento da pré-candidatura a deputado federal, do empresário Bruno Wellington Domingues (PSD), também conhecido como “BW” à Câmara dos Deputados, em uma dobradinha regional com o ex-prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (PSD), que deve concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de São
Paulo (Alesp).
O evento ganha peso estratégico com as presenças confirmadas do ex- governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado, e do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.
Articulações
Em meio a uma intensa agenda de viagens pelo país para pavimentar sua corrida ao Planalto, a vinda de Caiado à Paulínia, é vista por analistas como um forte aceno ao potencial eleitoral de Bruno Wellington, que disputa um cargo eletivo pela primeira vez.
LEIA TAMBÉM:
A presença de Caiado e Kassab, importantes lideranças políticas nacional, sinaliza que o partido aposta alto na renovação representada por BW e na experiência de Gustavo Reis, que traz na bagagem o capital político de três mandatos no Executivo de Jaguariúna.
“Nossa pré-campanha a deputado federal nasce da urgência de trazer a população mais próxima ao Congresso e de mostrar a importância do Terceiro Setor para a execução de políticas públicas”, declarou Bruno Wellington. Além do peso institucional, o encontro pretende reunir outras lideranças regional e local para debater propostas e demandas locais.
Conhecido por sua atuação como transformador social, BW reforça que sua entrada na política partidária é a continuidade de um trabalho que já realiza fora dela, pautado pela defesa do Terceiro Setor e pela eficiência das políticas públicas.
Serviço
Lançamento das pré-candidaturas de Bruno Wellington a deputado federal e de Gustavo Reis a deputado estadual
Data do evento: 20 de junho de 2026 (sábado)
Horário: 17:55
Local: Salão Social Clube Paulinense
Endereço: Av. José Paulino, 1945 – Jardim de Itapoan – Paulínia (SP)
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Energia que entra em campo: CPFL Paulista reforça operação para garantir qualidade no fornecimento de energia durante a Copa do Mundo
A CPFL Paulista anuncia um plano especial de operação para assegurar a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, período em que o consumo sobe de forma expressiva em todo o país, impulsionado por televisores ligados simultaneamente, reuniões familiares e eventos públicos nas cidades.
O plano, desenvolvido com base na experiência acumulada em outros grandes eventos, combina tecnologia de monitoramento em tempo real, inteligência operacional e mobilização de equipes.
Inteligência da rede
Uma das principais inovações do plano é o mapeamento prévio de pontos críticos: a CPFL Paulista levantou e atualizou o cadastro das unidades de transmissão de TV e dos locais de grandes aglomerações, as chamadas fan fests, que serão monitorados em tempo real pelo Centro de Operações. Todos esses pontos foram inseridos no sistema de Business Intelligence (BI) operacional da companhia e receberam marcações específicas, permitindo rastrear qualquer ocorrência com precisão e agilidade.
LEIA TAMBÉM:
A equipe de operações acompanhará também a curva de carga em tempo real antes, durante e após cada partida, com atenção especial aos picos de consumo que ocorrem nos intervalos (televisores, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado acionados simultaneamente) e ao final dos jogos, quando as rotinas comércios e industriais retomam normalmente.
Monitoramento meteorológico e controle de desligamentos
Para antecipar riscos climáticos, a CPFL Paulista contratará boletins e monitoramento especializados para os dias dos jogos do Brasil, da cerimônia de abertura e do encerramento do torneio.
A política de desligamentos programados seguirá critérios rígidos, garantindo que nenhuma intervenção planejada na rede coincida com os períodos de maior demanda no fornecimento: apenas obras de baixo impacto, preferencialmente sem manobras complexas, poderão ser autorizadas nos dias de jogos, e somente com conclusão mínima de quatro horas antes do início de cada partida.
Alinhamento com o sistema nacional
A operação da CPFL Paulista está integrada às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que determina operação especial de segurança em toda a rede nacional nos períodos compreendidos entre duas horas antes e duas horas depois de cada jogo. O plano cobre o jogo de abertura (11/06), as três partidas da fase de grupos da Seleção Brasileira (13/06, 19/06 e 24/06) e a grande final (19/07), com extensão automática para as fases eliminatórias caso o Brasil avance.
Durante esses períodos, fica vedada qualquer intervenção que possa resultar em corte de energia em qualquer ponto do território nacional. O monitoramento contínuo das condições meteorológicas nas instalações do sistema elétrico também faz parte do protocolo.
“Estamos preparados para garantir energia segura e de qualidade durante os jogos com equipes posicionadas estrategicamente e tecnologia de ponta para monitorar a rede”, afirma Rafael Lazzaretti, diretor-presidente da CPFL Paulista.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online3 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2043
-
Amparo1 semana atrásFestival de Inverno de Amparo movimenta o Turismo da região de 9 a 26 de julho
-
São Paulo1 semana atrásVítima fatal de salto de rope jump em Limeira é identificada
-
Holambra1 semana atrásSemana Cultural Piet Schoenmaker celebra as raízes holandesas com programação gratuita em Holambra
-
Artur Nogueira5 dias atrásPrefeitura de Artur Nogueira inicia acolhimento emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade durante período de frio
-
Jaguariúna4 dias atrásSérie de TV chega em Jaguariúna dia 6 de julho e está a procura de relíquias objetos antigos e curiosos
-
Jaguariúna1 semana atrásFeira Noturna entra no clima da Copa do Mundo com transmissão dos jogos e atrações para toda a família
-
Jaguariúna1 semana atrásSede do Cartório Eleitoral está oficialmente inaugurada em Jaguariúna


