Jaguariúna
UniFAJ, por meio da InovaEduK, firma acordo para impulsionar a inovação em Jaguariúna
Educação, apoio ao empreendedorismo e investimento em pesquisas serão os pilares da parceria
Fomentar o ecossistema de inovação em Jaguariúna, captando recursos para o investimento em pesquisa e educação, além da criação de uma estrutura para alavancar o empreendedorismo e iniciativas que promovam a inovação. Esses foram os pilares do termo de cooperação assinado entre a UniFAJ e a prefeitura do município por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Inovação e Tecnologia e da InovaEduK, empresa do grupo UniEduK.
A assinatura do acordo foi realizada na noite de terça-feira, 11, durante o Simpósio Jaguar Open Innovation, realizado no auditório do campus 1 do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).
Participaram da assinatura do termo o diretor de Pesquisa e Inovação do Grupo UniEduK e CEO da InovaEduK, Dr. Márcio Sanches; o diretor-geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta; o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto; e a secretária municipal de Gestão, Inovação e Tecnologia, Karina Florido Rodrigues. O evento contou ainda com a palestra da diretora de TI Brasil da Flextronics, Renata Dal Bo.
LEIA TAMBÉM:
Para o CEO da InovaEduK essa parceria é um marco fundamental para o desenvolvimento da inovação no município: “Isso vai permitir que de maneira muito ordenada e organizada, as indústrias da região possam se sentir confortáveis de apoiarem iniciativas de pesquisa, inovação e para que startups e empreendedores tenham um ambiente adequado e que ajude a fomentar o desejo de criar soluções que impactem a economia e a população de nossa região.”, salienta Sanches.
Nesse cenário, a capacitação de empreendedores, a organização de eventos empresariais e a criação de uma incubadora de startups são frentes que serão desenvolvidas. Segundo Karina, tudo começa pela educação e ambiente favorável: “Queremos capacitar nossos munícipes para que se tornem mão-de-obra qualificada para essas empresas e os empreendedores, que queiram desenvolver soluções inovadoras. Além de trabalhar para a criação de uma estrutura de apoio físico, com a criação de um coworking e de uma incubadora de startups”, ressalta.
Jaguariúna é um polo de inovação e tecnologia do interior paulista, sediando mais de 200 empresas no setor. A cidade foi por cinco anos consecutivos considerada a mais conectada do país, pelo ranking da Connected Smart Cities.
“Na minha visão corporativa, vejo que essa iniciativa poderá fomentar a inovação, podendo financiar projetos e iniciativas inovadoras, estimulando a criação de novas soluções para problemas locais, apoiar startups e novos empreendedores no município, sendo facilitadores para eles, proporcionando orientação, recursos e conexões com investidores”, destacou Renata, que durante a palestra falou sobre o papel da capacitação especialmente para a maior inserção de mulheres em áreas de tecnologia.
Conselho
Paralelo ao acordo firmado entre a UniFAJ, por meio da InovaEduK e a prefeitura de Jaguariúna, está prevista ainda a criação de um Conselho Municipal de Inovação. O projeto que propõe a criação do Conselho está em análise na Câmara. “O desenvolvimento de um ecossistema de tecnologia e inovação é um processo que não se faz sozinho, são necessários vários atores para fazer funcionar essa engrenagem”, conclui Sanches.
Sobre o InovaEduK
A InovaEduK é uma empresa do Grupo UniEduK, do qual fazem parte a UniFAJ e a UniMAX, e responde pela gestão da inovação e da pesquisa em ambos os centros universitários, tendo ainda um amplo portfólio de eventos, serviços e consultorias com foco no mercado em geral. Realiza a gestão de espaços de coworking em Jaguariúna e Indaiatuba e realiza programas de ideação, pré-aceleração e aceleração voltados à comunidade em geral e in company. Dessa forma, funciona como um parceiro estratégico para os municípios da região de Campinas na construção de um forte e interligado ecossistema de inovação.
Crédito das imagens: Igor Carreira/Divulgação UniFAJ
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna recebe mais de 400 inscrições para o projeto gratuito de formação em moda sustentável para mulheres
A formação gratuita e inédita no município oferece a 40 mulheres bolsa-auxílio, kit de costura e máquina para levar para casa
Com mais de 400 inscrições recebidas, começa no dia 29 de junho e vai até 3 de julho, em Jaguariúna, o projeto gratuito Sustentabilidade na Moda, que irá capacitar mulheres em técnicas de costura, design de moda, customização e upcycling. Além da formação, as participantes receberão bolsa-auxílio de R$400,00, kit de costura e uma máquina de costura para dar continuidade à produção após o término das atividades.
Dentre as candidatas inscritas, 40 mulheres, com mais de 16 anos e sem vínculo empregatício, foram selecionadas para participar desta edição.
Realizado no Boulevard Pedro Abrucêz, o curso será conduzido pela artista Flávia de Souza e tem como proposta estimular a criatividade, a geração de renda e o reaproveitamento de materiais têxteis por meio da moda sustentável.
LEIA TAMBÉM:
O kit disponibilizado às participantes inclui agulhas, alfinetes, linhas, tesoura, fita métrica e almofada para agulhas. Ao final da formação, elas também poderão levar para casa as máquinas de costura utilizadas durante o curso.
Reaproveitamento e criatividade
Durante as oficinas, as participantes serão divididas em duas turmas, nos períodos da manhã e da tarde. Elas terão contato com técnicas de criação baseadas no upcycling, prática que transforma resíduos têxteis ou peças descartadas em novos produtos com maior valor agregado. Além de estimular a criatividade, o método contribui para a redução do desperdício na indústria da moda, incentivando práticas mais conscientes e sustentáveis.
As peças produzidas ao longo da formação serão apresentadas ao público em uma feira de moda sustentável no dia 4 de julho, também no Boulevard Pedro Abrucêz. O evento busca aproximar a comunidade do projeto e valorizar o trabalho desenvolvido pelas participantes.
Como complemento, no dia 6 de julho será realizada uma formação em gestão têxtil com seis participantes que se destacarem ao longo do curso, ampliando os conhecimentos sobre organização produtiva e possibilidades de atuação no setor.
Flávia de Souza: moda com propósito
A artista, educadora e gestora de resíduos têxteis Flávia de Souza iniciou sua trajetória em 2007, após a falência de sua primeira empresa. “Foi nesse momento que ressignifiquei minha caminhada e decidi transformar a dor em propósito”, relembra. Desde então, dedica-se a capacitar pessoas — principalmente mulheres — a resgatar tecidos de forma orgânica, estratégica e com impacto real.
Atualmente, Flávia lidera o Grupo Soma, onde coordena a distribuição mensal de cerca de 500 toneladas de resíduos têxteis entre 40 mulheres empreendedoras, promovendo geração de renda, redução do desperdício e criação de novos produtos sustentáveis.
Sobre o projeto
O projeto “Sustentabilidade na Moda – Formação em Upcycling” (PRONAC 236113) é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), do Governo Federal, Brasil: Do lado do povo brasileiro. Conta com o patrocínio da MAHLE, coordenação geral da Amora Produções Culturais, coordenação artística da Aloxique e apoio da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Sobre a MAHLE
A MAHLE é uma parceira internacional de desenvolvimento e fornecedora para a indústria automotiva, com atuação nos segmentos de veículos de passeio e comerciais.
Fundada em 1920, a empresa desenvolve soluções voltadas à mobilidade com menor impacto climático, com foco em eletrificação, gerenciamento térmico e tecnologias para redução de emissões. Atualmente, um em cada dois veículos no mundo conta com componentes da MAHLE.
A empresa também apoia iniciativas nas áreas de educação, cultura, saúde e diversidade, por meio de projetos incentivados e ações privadas.
Programação do projeto
Formação: de 29 de junho a 3 de julho
Turma manhã: 9h às 11h30
Turma tarde: 14h às 16h30
Feira e exposição das peças
4 de julho, das 11h às 13h
Formação em gestão têxtil
6 de julho, das 13h às 18h (com 6 participantes selecionadas)
Local: Boulevard Pedro Abrucêz (Rua Amazonas, 600 – Jardim Santa Cruz – Jaguariúna/SP)
Em todos os dias de oficina será oferecido coffee break.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Equipe de vôlei feminino de Jaguariúna avança para a fase inter-regional dos Jogos Estudantis do Estado de São Paulo
As alunas da Escola Estadual Prof. Celso Henrique Tozzi, de Jaguariúna, seguem fazendo história nos Jogos Estudantis do Estado de São Paulo (JESSP). Invicta na competição, a equipe de vôlei feminino Sub-17 conquistou o título em todas as etapas disputadas até o momento e está a apenas uma vitória da classificação para a final estadual.
Sob o comando do professor e técnico Alexandre Adão, a equipe vem se destacando pelo excelente desempenho dentro de quadra. A trajetória vitoriosa começou com a conquista da etapa da Diretoria de Ensino Campinas Leste. Na sequência, as atletas sagraram-se campeãs da fase regional ao superarem as equipes representantes de Sumaré e Hortolândia.
LEIA TAMBÉM:
Mantendo a excelente campanha, o time também venceu as representantes das regiões de Jundiaí e Bragança Paulista, garantindo vaga na fase inter-regional da competição, considerada a última etapa antes da grande final estadual.
A preparação para os próximos desafios tem sido intensa. Os treinamentos são voltados ao aprimoramento técnico e tático, além do fortalecimento do espírito de equipe. O comprometimento, a disciplina e a dedicação demonstrados pelas atletas têm sido fundamentais para os resultados alcançados ao longo da competição.
Representando a Unidade Regional de Esporte (URE) Campinas Leste, a equipe disputará agora a fase inter-regional. Em caso de vitória, as estudantes garantirão presença na final estadual dos JESSP, que será realizada em Praia Grande (SP).
Além da disputa pelo título estadual, a competição oferece uma importante oportunidade de projeção esportiva. A equipe campeã dos JESSP conquista o direito de representar o Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro Escolar, uma das mais relevantes competições do calendário esportivo estudantil do país.



A campanha da equipe da E.E. Prof. Celso Henrique Tozzi evidencia não apenas o talento das atletas, mas também o trabalho desenvolvido pela escola e pelo professor Alexandre Adão, que utilizam o esporte como ferramenta de formação, disciplina, inclusão e desenvolvimento dos estudantes.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Inglês não é custo, é investimento: CNA Jaguariúna lança curso focado em carreira para adultos
Em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado, falar inglês deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito obrigatório. Pensando no profissional que não tem tempo a perder, o CNA Jaguariúna apresenta o CNA PRO LIVE, um curso de inglês online ao vivo desenhado especificamente para adultos a partir de 18 anos que buscam resultados rápidos e aplicáveis no dia a dia corporativo.
Fluência em 24 meses
O grande diferencial do CNA PRO LIVE é a sua velocidade combinada com a alta eficiência. Com duração de apenas 24 meses, o aluno avança do nível básico ao pós-intermediário (A1 ao B2 no Quadro Comum Europeu de Referência), otimizando o tempo de aprendizado sem perder a qualidade que o CNA oferece há mais de 50 anos.
LEIA TAMBÉM:
Networking e situações reais de negócios
As turmas são dinâmicas e compostas por profissionais de diversas áreas, o que proporciona um excelente ambiente para o networking. Toda a metodologia é focada em situações reais do mercado de trabalho e do mundo dos negócios. Ao concluir o programa, o aluno estará plenamente capacitado para:
– Participar de reuniões e negociações em inglês;
– Candidatar-se a vagas de emprego em grandes corporações;
– Trabalhar diretamente com empresas internacionais;
-Ganhar destaque profissional e aumentar significativamente seu potencial de renda.
A flexibilidade do online com o compromisso do presencial
O formato do CNA PRO LIVE permite que o estudante assista às aulas de onde estiver, garantindo total flexibilidade de horários para quem tem uma rotina agitada. No entanto, o curso mantém a disciplina e o compromisso de uma aula presencial, já que os encontros acontecem de forma online e ao vivo com professores qualificados, promovendo interação em tempo real.
Inscrições abertas
Invista no seu futuro profissional e acelere sua carreira. Os interessados em conhecer mais sobre o curso e garantir uma vaga devem acessar o site oficial da unidade: www.cna.com.br/jaguariuna.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2042
-
Campinas1 semana atrásEnergia que entra em campo: CPFL Paulista reforça operação para garantir qualidade no fornecimento de energia durante a Copa do Mundo
-
Jornal Online3 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2043
-
Amparo7 dias atrásFestival de Inverno de Amparo movimenta o Turismo da região de 9 a 26 de julho
-
São Paulo1 semana atrásVítima fatal de salto de rope jump em Limeira é identificada
-
Holambra1 semana atrásSemana Cultural Piet Schoenmaker celebra as raízes holandesas com programação gratuita em Holambra
-
Artur Nogueira5 dias atrásPrefeitura de Artur Nogueira inicia acolhimento emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade durante período de frio
-
Jaguariúna7 dias atrásFeira Noturna entra no clima da Copa do Mundo com transmissão dos jogos e atrações para toda a família


