Campinas
Onda de calor em Campinas agrava casos de ansiedade
Temperatura alta influencia diretamente na saúde mental das pessoas
O “corpo mole” em consequência do calor é só um dos indicativos que podem levar a casos de ansiedade. De acordo com a coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Unimetrocamp, Roseli Filizatti, o aumento da temperatura em Campinas merece a atenção da população que, muitas vezes, não percebe a relação entre o clima e a própria saúde mental.
“No calor, o corpo sofre o fenômeno de estresse térmico, que causa o desconforto físico, o suor, o sono de baixa qualidade e leva a dias cada vez menos produtivos”, comenta Roseli. “As atividades cotidianas se tornam mais complexas e a pessoa fica insegura sem entender o real motivo. Os familiares, amigos e colegas percebem, mas também não entendem… É o cenário ideal para casos de ansiedade”.
LEIA TAMBÉM:
Até existe um mecanismo do corpo para amenizar a situação: o Cortisol, hormônio que regula a ansiedade, porém, no calor, a eficiência fica comprometida. No calor de Campinas, então, tende a ser ainda pior. O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) divulgou que a cidade registrou em 2024 a maior média histórica em 134 anos (24,2°C) com a temperatura máxima, na média, em torno dos 30°C.
Não à toa, a Prefeitura de Campinas, no último ano, adotou a medida Operação Altas Temperaturas para disponibilizar 1,2 mil copos de água por semana às pessoas em situação de rua. 25% a mais do que era oferecido anteriormente pelo Serviço de Abordagem Social de Rua (SOS Rua). A hidratação, inclusive, é uma das formas de tentar evitar o estresse térmico e, por consequência, casos de ansiedade.
Segundo Roseli, é importante tomar bastante água para regular a temperatura do corpo; evitar a exposição desnecessária ao calor; ficar em ambientes climatizados; e conscientizar a população sobre a relação entre a onda de calor e os indicativos que podem levar a casos de ansiedade. Em casos mais graves, claro, orienta-se a busca por um profissional da Saúde. A atenção deve ser redobrada para pessoas com predisposição à ansiedade e outras patologias, como doenças crônicas, crianças e idosos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
![Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Gazetinha.jpeg)
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Getulio’s adota nova identidade visual e inaugura segunda unidade em 2025
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Nova-fachada-do-Getulios-Restaurante-no-Jardim-Fortaleza-scaled.jpg)
Com nova logomarca, a casa quer reforçar sua vocação acolhedora e ajudar os clientes a construir memórias
O Getulio ‘s Restaurante, inaugurado no Jardim Fortaleza há pouco mais de um ano, está mudando sua identidade visual e se preparando para inaugurar sua segunda unidade. A nova casa passa a adotar a logomarca Getulio ‘s Choperia & Restaurante, para reforçar sua vocação como lugar acolhedor e familiar, com um ambiente refinado e gastronomia, onde os clientes têm a possibilidade de colecionar momentos importantes.
Após o primeiro ano de funcionamento, e com a vocação focada no acolhimento, o desejo de atender mais pessoas e reforçar os laços com a cidade e a região também cresceu, conforme o administrador de empresas e proprietário, Getulio Delfino. “Vamos inaugurar a nova unidade na área externa do Paulínia Winner Mall, com previsão de início das operações no primeiro trimestre de 2025. E continuaremos focados nas pessoas e nas comemorações”, salienta.
LEIA TAMBÉM:
Delfino explica que a mudança na identidade visual ocorreu de forma natural, a partir do próprio público da casa. “Depois de um ano, conseguimos identificar mais claramente nosso lugar na comunidade e em nossa região. E foi por meio do público que entendemos o verdadeiro papel da casa, de ser um lugar para colecionar momentos. Antes, tínhamos um restaurante com uma gastronomia diversa. Agora, visualizamos que nossa meta é continuar a oferecer um lugar onde as pessoas sejam o centro das atenções, com a gastronomia como complemento, para que os encontros sejam ainda mais marcantes”, esclarece.
Conforme o proprietário, o Getulio’s não é apenas um restaurante e choperia, mas “um refúgio onde se encontra aconchego e cada visitante é envolvido em um abraço de família”. Segundo ele, a visão da casa é ser modelo no ramo alimentício e exemplo de que servir com amor pode transformar vidas e criar laços. “Queremos ser o lugar onde as pessoas vêm para celebrar, para encontrar conforto após um dia difícil, para rir, para compartilhar e viver”, finaliza.
O Getulio’s também nasceu com a missão de dar continuidade ao legado do antigo restaurante Beira Rio, que por muitos anos funcionou no mesmo endereço, como espaço de acolhimento dos paulinenses, onde sempre foi possível reunir os amigos e a família para comemorações e datas especiais.
Na unidade do Jardim Fortaleza, a casa conta com estrutura ampla e sofisticada, com ambientes climatizados, área ao ar livre e espaço kids com monitores, adequada não apenas a eventos familiares, casamentos e aniversários, como também confraternizações empresariais. Mais informações pelo WhatsApp 19 99649-2987 ou telefone 19 3874-3728.
Serviço:
Unidade I – Getulio’s Restaurante
Rua João Franco Cunha, 29 – Jardim Fortaleza – Paulínia (SP)
Funcionamento: quartas, das 17h às 23h; quinta e sextas, almoço das 11h30 às 15h e retorno das 17h às 23h; sábados, das 11h30 à meia-noite, e domingos, das 11h30 às 16h.
Informações: WhatsApp 19 99649-2987 | F: 19 3874-3728
https://www.instagram.com/getuliospaulinia
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
![Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Gazetinha.jpeg)
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Em Campinas, Ipem-SP realizará verificação de radares
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2024/07/IpemSPAraras26072024.jpg)
Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, fará verificação metrológica na próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, a partir das 9h, nos radares instalados nos seguintes endereços em Campinas, cidade localizada a 99 km da capital. Serão eles:
- – Avenida Ruy Rodriguez, próximo à avenida Professora Maria Julieta Godoi Cartezani, sentido centro;
- – Avenida John Boyd Dunlop, próximo à passarela Shopping Parque Bandeiras, sentido centro;
- – Avenida Doutor José Roberto Magalhaes Teixeira, próximo à rua Pedro Domingos Vitali.
Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A obrigatoriedade da fiscalização do Ipem-SP também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.
LEIA TAMBÉM:
A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.
A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Campinas.
Em 2024, o Ipem-SP verificou 5.028 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo.
Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.
A verificação metrológica
O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja:
Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.
Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.
Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.
Em geral, os medidores são constituídos por:
- – Dispositivo de detecção, que identifica as distâncias necessárias para o cálculo da velocidade dos veículos.
- – Dispositivo de medição, constituído por micro processador e software que capta os dados do sistema de detecção e efetua o cálculo da velocidade.
- – Dispositivo de processamento, constituído por um processador e software dedicado ao controle do sistema.
- – Dispositivo de armazenamento, que registra e armazena os dados referente à medição.
- – Dispositivo de registro óptico, constituído por câmera fotográfica ou de vídeo capaz de identificar o veículo.
Os medidores podem ser fixos, portáteis (tipo pistola), móveis (instalados em veículos em movimento) ou estáticos (sobre suporte que pode ser deslocado de um ponto para outro). No Estado de São Paulo é o Ipem-SP que fiscaliza todos esses instrumentos e verifica se apresentam medições corretas. A verificação dos instrumentos em operação é feita uma vez ao ano (verificação periódica), ou sempre que sofrem manutenção ou transferência de local de instalação (verificação eventual).
As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.
Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.
Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
![Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Gazetinha.jpeg)
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Recuperação da Dívida Ativa é tema de reunião entre prefeituras da Região Metropolitana de Campinas
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/RMC-Reuniao-em-Campinas-03.jpg)
O Prefeito de Campinas, Dário Saadi, junto com o Secretário de Finanças da cidade, Aurílio Caiado, recebeu na segunda-feira, 03, representantes de prefeituras de cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para discutir a Lei Federal 208/2024, que trata da securitização ou venda dos recebíveis da Dívida Ativa.
LEIA TAMBÉM:
Segundo Caiado, a legislação federal possibilita aos municípios receber antecipadamente a dívida ativa a partir do lançamento de títulos no mercado. “Fazer essa operação com os recebíveis da dívida ativa permite ao município antecipar um recebível que viria parcelado ao longo dos anos. A operação acaba sendo até mais vantajosa que um Refis, por exemplo, porque a cidade não corre o risco de ter uma alta inadimplência”, explicou.
A lei autorizou os entes (prefeituras e governos) a ceder de forma onerosa os direitos originados de créditos tributários e não tributários (securitização dos créditos públicos), inscritos ou não em dívida ativa, a uma pessoa jurídica de direito privado ou a fundos de investimento credenciados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
![Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Gazetinha.jpeg)
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo7 dias atrás
Defesa Civil de SP renova alerta de chuvas: vítimas de enchentes podem buscar indenização
-
Jaguariúna7 dias atrás
Corpo de mulher em situação de rua é encontrado em Jaguariúna
-
Jaguariúna5 dias atrás
Prefeitura de Jaguariúna inaugura nova Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno nesta segunda
-
Amparo5 dias atrás
Amparo registra 908 casos positivos de dengue
-
Jaguariúna4 dias atrás
Mobilidade Urbana de Jaguariúna instala dois radares na Av. Marginal
-
Campinas6 dias atrás
Secovi-SP em Campinas e entidades do setor imobiliário se reúnem com prefeito Dário Saadi para discutir desafios do setor em 2025
-
Jaguariúna6 dias atrás
Câmara de Jaguariúna define comissões na primeira sessão ordinária do ano
-
Artur Nogueira7 dias atrás
Prefeitura anuncia novas professoras e aulas de Dança Contemporânea em Artur Nogueira