Brasil
Verão mais econômico: GetNinjas compartilha 10 dicas para reduzir o consumo de energia
Em um cenário de inflação crescente e contas de luz mais altas, pequenos ajustes no dia a dia podem gerar grande economia financeira e diminuir o impacto ambiental
Em outubro de 2024, o IPCA-15, índice que antecipa a inflação oficial no Brasil, registrou um aumento de 0,54%, resultado que foi puxado, entre outros, pelos custos da energia elétrica. A primavera e o verão, em geral, são as épocas do ano em que mais se usam aparelhos elétricos, como ventiladores, aparelhos de ar condicionado e refrigeradores em temperaturas mais baixas.
LEIA TAMBÉM:
Apesar do aumento nos valores da energia nos meses mais quentes serem praticamente inevitáveis, o ritmo dessa subida pode ser reduzido com algumas ações simples, e foi pensando nisso que o GetNinjas, maior marketplace para contratação de serviços da América Latina, convidou Rodrigo Ribeiro Rodrigues, eletricista cadastrado na plataforma, para trazer algumas dicas que vão ajudar na economia de energia, que além de reduzir despesas, contribui bastante para o bem-estar do planeta.
1 – Verifique o sistema elétrico
Uma revisão completa no sistema elétrico é um passo inicial importante para evitar gastos desnecessários e garantir a segurança da instalação. Curtos-circuitos, que podem passar despercebidos, aumentam o consumo de energia e, ao longo do tempo, comprometem a eficiência energética da casa, além de serem aumentarem o risco de incêndios domésticos.
O eletricista Rodrigo explica que uma revisão anual é ideal para identificar falhas em cabos e disjuntores, especialmente em casas e prédios mais antigos. “Manter o sistema elétrico em boas condições garante que o consumo seja o necessário para os aparelhos, ajudando a controlar os custos e promovendo um ambiente seguro”, destaca o profissional.
2 – Desconecte aparelhos fora de uso
Muitos aparelhos consomem energia mesmo desligados, desde que permaneçam conectados na tomada em standby, este consumo representa um custo oculto, que pode ser reduzido ao desconectar os dispositivos após o desligamento ou utilizar filtros de linha com interruptores. Embora simples, esse hábito gera uma economia substancial no fim do mês.
“Esse consumo pequeno pode parecer insignificante, mas ao longo do tempo e com vários aparelhos conectados, ele se torna considerável”, explica Rodrigo. “O hábito de desconectar os aparelhos que não estão em uso é uma das práticas mais fáceis e eficazes de economizar energia”, complementa.
3 – Utilize o ar-condicionado com moderação
O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consome energia, e seu uso adequado é essencial para evitar desperdícios. Manter o termostato regulado entre 23°C e 25°C é uma forma de garantir conforto térmico sem demandar esforço excessivo do aparelho. Além disso, portas e janelas devem estar fechadas para manter o ambiente refrigerado por mais tempo, evitando sobrecarga no sistema.
É recomendada uma manutenção anual, especialmente para a limpeza dos filtros, já que o acúmulo de sujeira nesse mecanismo força o aparelho, aumentando o consumo e reduzindo a vida útil. Ao garantir que o ar-condicionado funcione de maneira eficiente, é possível economizar tanto no consumo de energia quanto nos custos de manutenção a longo prazo.
4 – Aproveite ao máximo a iluminação natural
O uso consciente da luz natural pode reduzir significativamente a necessidade de iluminação artificial durante o dia, posicionar os móveis e itens de trabalho perto das janelas ajudam a aumentar o aproveitamento da luz solar. Manter cortinas abertas durante o dia e pintar paredes em cores claras para refletir a luz são medidas que ajudam a iluminar os ambientes sem custo adicional.
O uso de luz natural ajuda a economizar energia e também é uma prática sustentável que também ajuda a tornar o ambiente mais agradável. Pequenas mudanças no layout dos cômodos, podem maximizar a eficiência da iluminação natural e reduzir o consumo de eletricidade.
5 – Faça manutenção regular nos eletrônicos
Aparelhos funcionando sem a manutenção adequada tendem a consumir mais energia, especialmente aqueles que aquecem, como microondas, fornos e fritadeiras elétricos. Revisões regulares podem identificar desgastes e prevenir que os aparelhos precisem de mais energia para operar.
“Uma manutenção preventiva é sempre a melhor opção para garantir segurança e eficiência”, afirma o eletricista. Manter os aparelhos em bom estado é uma medida que evita desperdícios e ainda previne problemas que podem surgir com o tempo.
6 – Troque lâmpadas antigas por modelos de LED
As lâmpadas de LED são mais eficientes e duradouras, consumindo até 80% menos energia que as incandescentes e fluorescentes. Embora tenham um custo inicial mais alto, o retorno em economia se torna evidente nas primeiras contas de luz, fazendo com que o investimento se pague em pouco tempo. Além disso, as lâmpadas de LED também duram, em média, 15 a 25 vezes mais que uma lâmpada incandescente e cinco vezes mais que uma lâmpada fluorescente comum.
“Além de economizar, as lâmpadas de LED produzem menos calor”, destaca o profissional. “Isso é vantajoso, pois reduz a necessidade de ventiladores e ar-condicionado em ambientes fechados”. A troca para lâmpadas de LED é uma das mudanças mais práticas e com maior impacto no consumo de energia de uma casa.
7 – Evite carregar celulares durante a noite toda
Carregar o celular por longos períodos, como durante a noite, além de consumir energia desnecessariamente, reduz a vida útil da bateria do aparelho. As novas gerações de carregadores rápidos permitem recarregar os smartphones rapidamente antes de dormir ou logo ao acordar e desconectar ao atingir a carga completa, o que economiza energia e aumenta a durabilidade do dispositivo.
8 – Evite o uso excessivo de secadoras e lava-louças
Esses aparelhos são responsáveis por um alto consumo de energia e água, e podem ser substituídos, quando possível, por métodos naturais. Aproveitar o ar livre para secar roupas e lavar louças à mão são opções que contribuem para a redução dos custos mensais de energia e de água.
Em dias mais quentes e sem chuva, a umidade relativa do ar fica menor, o que permite secar roupas de forma mais rápida até mesmo em casas e apartamentos sem áreas de serviço ao ar livre. “Pendurar as roupas em um varal de chão e manter as janelas abertas pode otimizar o processo de secagem das peças em dias mais quentes e diminuir a necessidade das secadoras”, pontua o especialista.
9 – Posicione eletrodomésticos em locais apropriados
A posição dos eletrodomésticos influencia diretamente no consumo de energia. Por exemplo, geladeiras próximas ao fogão ou expostas ao sol trabalham mais para manter a temperatura interna, consumindo mais energia, por isso é importante posicionar esses aparelhos em locais ventilados e o mais distante possível de fontes de calor para otimizar o uso.
“Cada aparelho deve estar no local certo para funcionar de maneira eficiente”, afirma o especialista. “Uma ventilação adequada ao redor dos aparelhos reduz o esforço deles, o que além de reduzir o consumo de energia também aumenta a durabilidade dos equipamentos”, completa.
10 – Envolva a família em práticas de economia de energia
A economia de energia é um esforço coletivo, e educar a família sobre o consumo consciente ajuda a criar hábitos positivos. Gestos simples, como apagar luzes ao sair de um cômodo ou evitar o uso excessivo de eletrodomésticos, geram uma economia positiva para o bolso e também para o planeta.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Brasil
Eleições 2026: TRE-SP inicia convocação de mesários por e-mail
Justiça Eleitoral de São Paulo orienta convocadas e convocados a confirmar participação por meio dos canais oficiais
A Justiça Eleitoral iniciou a convocação de mesárias e mesários que atuarão nas Eleições 2026 no estado de São Paulo. A notificação será enviada por e-mail e, após receber a mensagem, a pessoa deve confirmar sua participação na área do colaborador da Justiça Eleitoralno site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Também é possível confirmar a convocação acessando o sistema com as credenciais da plataforma Gov.br.
Além da área do colaborador, mencionada anteriormente, a consulta à convocação também está disponível no Autoatendimento Eleitoral, na aba Mesária/Mesário. No mesmo espaço, é possível acessar o Portal da Mesária e do Mesário, atualizar dados cadastrais, verificar o local de trabalho, acompanhar o cronograma de treinamentos e emitir a carta de convocação, além de obter a declaração de dispensa profissional após a realização do pleito.
Alerta para falsas mensagens
O TRE-SP alerta para falsas comunicações relacionadas à convocação de mesárias e mesários. A Justiça Eleitoral reforça que a convocação deve ser verificada exclusivamente por meio dos canais oficiais. Qualquer mensagem fora desses meios deve ser considerada suspeita.
Convocadas e convocados também podem buscar atendimento diretamente nos cartórios eleitorais (consulte endereços e telefones) ou por meio da Central de Atendimento ao Eleitor (número 148).
- TRE-SP alerta para falsa comunicação sobre débitos eleitorais em aplicativo de mensagem
- TRE-SP alerta para falsa mensagem sobre quitação de multas eleitorais em sites de terceiros
Linha de frente do pleito
A atuação dos integrantes da mesa receptora de votos é fundamental para garantir a transparência e a legitimidade do processo democrático. Nas Eleições Municipais de 2024, segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado de São Paulo contou com o apoio de mais de 412 mil colaboradores no 1º turno, dos quais 67% (134.964) atuaram de forma voluntária. No segundo turno, a mobilização envolveu 179,5 mil cidadãos, com uma presença ainda maior de voluntários, que representaram 77% (137.652) do total.
Em 2026, o 1º turno será realizado em 4 de outubro. Eleitoras e eleitores vão às urnas para escolher deputados federais e deputados estaduais; senador (duas vagas); governador e vice-governador e presidente e vice-presidente da República (nessa ordem).
- Eleições 2026: conheça a ordem dos 6 votos na urna
- Outubro tem datas do 1º e do 2º turnos definidas pela Constituição
- Veja as principais datas do calendário eleitoral
Nomeação para a mesa receptora
Conforme estabelece o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), as nomeações oficiais de mesárias e mesários são feitas pelos juízes eleitorais até 60 dias antes do pleito.
Caso haja impedimento por motivo de saúde, viagem ou outras justificativas legais, o prazo para contestação é de cinco dias após o recebimento da convocação. O pedido de dispensa deve ser encaminhado ao juiz da zona eleitoral correspondente, acompanhado da devida documentação comprobatória, para análise e decisão da autoridade judiciária.
Benefícios para quem exerce a função
A função eleitoral concede dois dias de folga para cada dia trabalhado e para cada ciclo de treinamento concluído. Os mesários também recebem auxílio-alimentação (R$ 65 por dia em 2026, conforme Portaria TSE nº 86/2025) e a Portaria TRE-SP nº 151/2026. Além disso, o serviço conta como critério de desempate em concursos públicos (conforme edital) e pode ser validado como atividade complementar em algumas instituições de ensino superior.
Como se tornar mesário voluntário
O cadastro para mesário voluntário é permanente e os interessados em colaborar podem se inscrever preenchendo o formulário de inscrição no site do TRE-SP, pelo aplicativo e-Títuloou diretamente no cartório eleitoral. O juízo eleitoral avalia as fichas de acordo com a disponibilidade de vagas na seção da pessoa inscrita ou em locais próximos.
A legislação permite que qualquer cidadão maior de 18 anos que esteja em dia com a Justiça Eleitoral exerça a função, com algumas exceções: servidores da Justiça Eleitoral; candidatos e seus parentes (até o segundo grau, inclusive por afinidade); cônjuges de candidatos; agentes de segurança penitenciária, escolta, vigilância e guardas civis municipais, mesmo que a título voluntário, ocupantes de cargos executivos em diretórios de partidos políticos, bem como os funcionários no desempenho de cargo de confiança no Poder Executivo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Brasil
São Paulo contabiliza 669.490 crianças com obesidade entre 0 e 9 anos em 2025
Brasil registra mais de 1,1 milhão de crianças com obesidade e entra em alerta para 2030
A obesidade infantil é um desafio crescente de saúde pública no Brasil e no mundo, com índices em alta e necessidade de prevenção desde os primeiros anos de vida.
De acordo com os dados do Atlas Global da Obesidade e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil pode chegar a ser, até 2030, o 5º país no mundo com mais crianças e adolescentes obesos. O estudo também relata que, se não forem tomadas ações reais, as chances de mudar essa situação são de apenas 2%.
O crescimento da obesidade infantil também já é visível nos dados nacionais. Conforme dados do Panorama de Obesidade Infantil e Adolescente, com base nas informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), de 2025, do Ministério da Saúde, no Brasil foram registradas 1.171.916 crianças com obesidade e 783.017 com obesidade grave.
Isso representa 8,94% das crianças de 0 a 9 anos com obesidade, o que equivale a 9 em cada 100, e 5,97% com obesidade grave, ou cerca de 6 em cada 100 nessa mesma faixa etária.
Cenário em SP – Os dados de 2025 do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) – consultados em 28 de maio de 2026 – mostram que, em São Paulo, crianças de 0 a 9 anos apresentam 34% de excesso de peso (incluindo sobrepeso, obesidade e obesidade grave), o que equivale a 34 em cada 100 crianças nessa faixa etária. No mesmo recorte, foram registrados 669.490 casos de excesso de peso infantil no estado.
“Os dados revelam que a obesidade infantil deixou de ser uma situação isolada e se tornou um importante desafio para a saúde pública. Além de ter consequências nos primeiros anos de vida, o excesso de peso na infância pode aumentar significativamente o risco de doenças crônicas na adolescência e na vida adulta, o que reforça a importância da prevenção e do acompanhamento precoce”, destaca a pediatra e membro da Organização Nacional de Acreditação (ONA), dra. Mariana Grigoletto.
LEIA TAMBÉM:
Risco e prevenção – No mesmo período, conforme o SISVAN, 8.230.705 crianças apresentavam peso adequado (eutrofia), representando 62,80% do total — cerca de 63 em cada 100 crianças. Embora a maioria esteja dentro da faixa adequada, o dado também acende um alerta: aproximadamente 37% das crianças avaliadas apresentam algum grau de alteração nutricional, incluindo excesso de peso, obesidade ou obesidade grave, reforçando a necessidade de estratégias preventivas desde a infância.
As principais consequências são: aumento do risco para doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e problemas cardiovasculares; impactos psicológicos como baixa autoestima e maior exposição a situações de bullying.
“É fundamental que as crianças sejam acompanhadas por um pediatra. Quando identificamos alterações no peso e nos hábitos da criança logo no início, podemos intervir antes que a situação piore. Com as orientações certas, é possível evitar que a obesidade aconteça na vida adulta e diminuir os riscos de doenças relacionadas, tornando uma vida mais saudável ao longo do tempo”, ressalta dra. Mariana.
Para prevenir a obesidade infantil, a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia é fundamental. Segundo a pediatra, manter uma alimentação balanceada, com maior consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes e verduras, além de diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas, é uma das principais recomendações para a prevenção da doença.
A médica ainda destaca que é fundamental praticar atividades físicas regularmente e limitar o tempo em frente às telas, como celulares, TVs e outros aparelhos eletrônicos.
“Formar hábitos saudáveis desde cedo é um fator decisivo para evitar o desenvolvimento da obesidade e de outras doenças associadas. Embora a predisposição genética também possa influenciar no desenvolvimento da condição, os hábitos de vida e o ambiente em que a criança está inserida têm papel fundamental na prevenção e no controle da obesidade infantil”, complementa a dra. Mariana.
Avanço de hábitos alimentares não saudáveis entre crianças – As alterações no padrão alimentar durante a infância têm refletido nos indicadores de saúde e nutrição do país. Informações do SISVAN ressaltam como esses costumes estão se alterando nos primeiros anos de vida, especialmente em relação à qualidade da alimentação.
Conforme os indicadores apresentados, as crianças consomem cada vez mais alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas à medida que crescem. Isso mostra que os hábitos alimentares não saudáveis se intensificam ao longo da infância.
“Na prática clínica, observamos que a obesidade infantil raramente acontece de forma isolada. Ela está diretamente relacionada aos hábitos alimentares, à rotina familiar e ao ambiente em que a criança vive. Pequenas mudanças consistentes no dia a dia, especialmente nos primeiros anos de vida, têm potencial de gerar um impacto duradouro na saúde física e emocional da criança”, finaliza a dra. Mariana Grigoletto.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Brasil
Especialização em reconstrução mamária visa ampliar acesso à cirurgia para pacientes do SUS
Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) propõe ao Ministério da Saúde cursos de formação de mastologistas para realizar o procedimento no programa federal Agora Tem Especialistas
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) encaminhou ao Ministério da Saúde uma proposta para aprimoramento na formação de médicos mastologistas, especialidade responsável pelo tratamento de doenças de mama. De acordo com José Pereira Guará, coordenador do Departamento de Residência Médica da SBM, a proposição passa pela formalização de um termo de cooperação técnica para cursos de especialização em reconstrução mamária. A perspectiva, segundo o mastologista, é ampliar a atuação de especialistas dentro do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa federal voltada à diminuição das filas no Sistema Único de Saúde (SUS) por consultas, exames e cirurgias especializadas.
Em Brasília, representada por José Pereira Guará, a SBM reuniu-se com membros da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e com Rodrigo Cariri Chalegre, secretário-executivo da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Saúde.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com Guará, no conjunto de intenções apresentado ao Ministério da Saúde destaca-se a atualização de um documento que oriente a formação de médicos residentes em Mastologia no Brasil. Também visa à assinatura de um termo de cooperação técnica entre SBM, SGTES e Ministério da Educação para cursos de aprimoramento em reconstrução mamária. “O intuito nesse processo é contar com médicos especializados em reconstrução mamária para atuar no programa Agora Tem Especialistas”, afirma o representante da SBM.
Na área da saúde da mulher, o programa federal criado para agilizar consultas, exames e cirurgias no SUS já atua na prevenção e diagnóstico de câncer de mama, disponibilizando mamografia e ultrassonografia mamária bilateral, punção por agulha grossa, biópsia/exérese de nódulo de mama e exame anatomopatológico de mama.
Modelo brasileiro
No cenário mundial, o Brasil desponta como um modelo de formação que difere dos Estados Unidos e de países europeus. “Os mastologistas brasileiros passam por um programa específico de residência médica com duração de dois anos, projetado para profissionais que concluíram treinamento em Cirurgia Geral ou Obstetrícia e Ginecologia”, afirma José Pereira Guará.
Para a residência em Mastologia, o currículo é abrangente e engloba habilidades clínicas, diagnóstico por imagem e, especialmente, habilidades cirúrgicas em vários níveis de complexidade. Isso inclui desde procedimentos oncológicos clássicos até cirurgias oncoplásticas com utilização de pedículos variados de mamoplastia, retalhos fásciocutâneos locais, retalhos miocutâneos, lipoenxertia, emprego de implantes etc.
Além do treinamento cirúrgico em reconstrução oferecido nos programas de residência em Mastologia, o Brasil investe em cursos especializados em cirurgia oncoplástica que expandiram significativamente as técnicas reconstrutivas em todo o território nacional. Muitos instrutores desses cursos são afiliados a programas de residência em Mastologia, o que contribui diretamente para o aumento do número de reconstruções mamárias.
“Na proposta de oferecer aprimoramento em reconstrução mamária no contexto do Agora Tem Especialistas, acreditamos ser possível oferecer um tratamento muito mais complexo e com melhores resultados do ponto de vista estético e funcional para a paciente com câncer de mama atendida pela rede pública de saúde”, conclui coordenador do Departamento de Residência Médica da SBM.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online3 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2043
-
Amparo1 semana atrásFestival de Inverno de Amparo movimenta o Turismo da região de 9 a 26 de julho
-
São Paulo1 semana atrásVítima fatal de salto de rope jump em Limeira é identificada
-
Holambra1 semana atrásSemana Cultural Piet Schoenmaker celebra as raízes holandesas com programação gratuita em Holambra
-
Artur Nogueira5 dias atrásPrefeitura de Artur Nogueira inicia acolhimento emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade durante período de frio
-
Jaguariúna4 dias atrásSérie de TV chega em Jaguariúna dia 6 de julho e está a procura de relíquias objetos antigos e curiosos
-
Jaguariúna1 semana atrásFeira Noturna entra no clima da Copa do Mundo com transmissão dos jogos e atrações para toda a família
-
Jaguariúna1 semana atrásSede do Cartório Eleitoral está oficialmente inaugurada em Jaguariúna


