Jaguariúna
Revista celebra 70 anos de emancipação

Tomaz de Aquino Pires
Lançamento de nobre e rica “revista” pela diretora do periódico semanal “Gazeta Regional”, jornalista Paula Partyka, comemorou os 70 anos de emancipação político-administrativa de Jaguariúna, na manhã de 26 de novembro de 2024 na Pousada Vila Bueno. Significativo evento faz reviver os históricos e ilustres suplementos lançados nas primeiras décadas do periódico semanal publicados pela jornalista fundadora Elaine Meschiati Ferrari, nos anos 1980. Jornal e suplementos encontram-se na Casa da Memória encadernados em sua reserva técnica.
A pesquisa nestes documentos alimenta os consulentes. Assim como todos os exemplares e suplementos do “Jornal de Jaguariúna” e de jornal que se publicou no antigo Distrito de Paz e na cidade ainda menina. Lembramos no evento da presentividade da história citada pelo diretor da UniFAJ, Prof. Flávio Paceta, unindo suas palavras à citação de Dr. Alceu Amoroso Lima, um dos maiores intelectuais do século XX que afirma: “O passado não é aquilo que passou, mas o que fica do que passou”. Daí a necessidade de guardarmos tais documentos escritos, a história, e estudá-la para entendermos o presente e possibilitar condições de planejar o futuro.
É preciso recolher a tradição oral e escrita, preservar os monumentos de uma cidade, seus patrimônios históricos, sua paisagem cultural material e imaterial. Portanto não só o monumento histórico feito de pedra, tijolo, barro, areia, mas as festas populares, danças, receitas, rezas, linguagem dos sinos, usos e costumes de um povo. Urge respeitar este povo! Ele é o corpo de uma cidade. A alma de uma cidade é a sua história. Se esta não for respeitada, preservada, recuperada, restaurada…. Povo e cidade perdem a sua identidade (Luciano Dias Pires). Este tem sido o trabalho contínuo desta Instituição de Memória.
Manhã memorável organizada pela jornalista na elegante Pousada Vila Bueno, não havia recinto mais apropriado para tal efeméride, patrimônio histórico, artístico e arquitetônico restaurado da fundação da Vila Bueno pelo Cel. Amâncio em 1894, ano da construção da Matriz Centenária em cuja luta por restauro empenha-se uma comissão. Esta revista ao trazer brilhante registro, em síntese aprimorada dos 70 anos de emancipação de Jaguariúna torna-se de imprescindível leitura para os munícipes para rápida visão do desenvolvimento de Jaguariúna nestas sete décadas.

A imprensa escrita executa a nobre arte de informar e formar o espírito crítico do cidadão. Esta síntese da citada revista estará desenvolvida na obra prestes a ser lançada “Jaguariúna 70 anos” pelo executivo municipal. Trata-se de registro da história de Jaguariúna emancipada com o trabalho desenvolvido em 17 administrações municipais por oito prefeitos.
A documentação básica foi fornecida pelo acervo da Reserva Técnica da Casa da Memória Padre Gomes que contém as pesquisas sobre as referidas gestões municipais e toda a sua coleção fotográfica recolhida, selecionada, guardada em seus computadores. Em trabalho conjunto o jornalista Aluízio Santana reuniu tais pesquisas, organizou-as, complementando umas, atualizando outras, obtendo fotos novas com o Departamento de Comunicação Social e seus técnicos em aprimorado trabalho. São obras às quais aspira esta instituição da memória. A valorização e o conhecimento da história formam o cidadão para o exercício de sua cidadania. Não se pode varrer a história de nossas ruas. Não se nega ao povo o conhecimento de sua história, que é o seu mais lídimo direito.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Saúde de Jaguariúna vacina crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a Dengue

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está vacinando contra a dengue crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reforçar a proteção desse público-alvo contra a doença.
A vacinação está sendo realizada em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As UBSs participantes são: Nova Jaguariúna, Miguel Martini, 12 de Setembro, Roseira de Baixo, Roseira de Cima, Cruzeiro do Sul e Florianópolis. Os atendimentos ocorrem durante o horário de funcionamento das unidades.
LEIA TAMBÉM:
Para receber a vacina, é necessário que o responsável leve o adolescente até uma das UBSs, portando um documento com foto e a carteira de vacinação e Cartão Cidadão, se disponíveis.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização como forma de prevenção e controle da dengue. Além da vacinação, a Prefeitura continua promovendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, como os mutirões nos bairros e atividades nas escolas municipais.
Com as ações contra a dengue, o número de casos positivos da doença em Jaguariúna registrou queda por três semanas seguidas, registrando uma redução de 43%, passando de 733 para 418 casos confirmados.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
24ª Caminhada Ecológica Amigos do Salvador tem saída da Praça Umbelina Bueno

A 24ª edição da Caminhada Ecológica Amigos do Salvador terá concentração de saída da Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna, a partir das 3h30. O tradicional evento será realizado nesta Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, com percurso até Pedreira.
Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, a caminhada já se consolidou como uma das principais atividades esportivas, ecológicas e religiosas da região.
LEIA TAMBÉM:
Os caminhantes percorrerão um trajeto de 23 km, com destino ao Morro do Cristo, em Pedreira. Durante o percurso, haverá pontos de apoio com banheiros químicos e distribuição de água e bananas para garantir a hidratação e a energia dos participantes.
Para facilitar o retorno dos caminhantes, a organização disponibilizará transporte gratuito de Pedreira para Jaguariúna das 8h às 11h. A Secretaria de Esportes recomenda aos participantes uso de protetor solar, repelente e roupas leves.
Orientações
A Secretaria de Esportes reforça a necessidade de os participantes se atentarem para as seguintes orientações:
– Para segurança de todos, a população deve optar por participar nos horários divulgados pela organização, para terem acesso a toda estrutura de apoio do evento (água, banana e banheiros), veículos de apoio, ambulância, Guarda Municipal e Polícia Militar;
– Os participantes devem ter uma atenção especial com a vestimenta: roupas e calçados apropriados para o nível de exigência da caminhada, optando por tecidos leves e tênis confortáveis, evitando assaduras, calos, bolhas e lesões;
– Recomendações gerais: usar agasalhos para a madrugada, protetor solar, repelente, bonés, óculos de sol e lanternas;
– Os participantes devem respeitar seus limites e seu condicionamento físico;
Serviço:
24ª Caminhada Ecológica Amigos do Salvador
Data: 18/04 (Sexta-feira Santa)
Local: Praça Umbelina Bueno, no Centro
Destino: Morro do Cristo, em Pedreira
Percurso: 23km
Concentração: 3h30
Saída da caminhada: 4h
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Festa da Páscoa para as crianças acontecerá sábado no Parque Luiz Barbosa

A Secretaria Municipal de Cultura de Jaguariúna promove neste sábado, 19, das 9h às 12h, no Parque Luiz Barbosa, “Festa da Páscoa – Alegria para nossas crianças” com intensa programação voltada para toda a família.
Haverá caça aos ovos de chocolate, teatro “A Luz da Páscoa – Uma história de Amor e Fé”, com atores infantis, pintura facial, confecção de orelhas, monitores e muitas outras brincadeiras.
A apresentação teatral será estrelada por talentos da “Escola das Artes” que mostrarão um espetáculo lúdico, falando sobre o real sentido da Páscoa, amizade e esperança, contando a história da Paixão de Cristo. A entrada é gratuita.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Campinas7 dias atrás
Região de Campinas se consolida como principal polo gastronômico do Interior de São Paulo
-
Amparo2 dias atrás
Palestras marcam programação do mês pela consciência do Transtorno do Espectro Autista em Amparo
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1981
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Artur Nogueira 76 anos: 29º Passeio Ciclístico acontece neste domingo
-
Amparo23 horas atrás
Vacinação de Estudantes será intensificada em Amparo
-
Amparo6 dias atrás
Oportunidade: seguem até 29 de abril as inscrições para o Processo Seletivo da Prefeitura de Amparo
-
Campinas6 dias atrás
Renovias recebe inscrições para vaga de Auxiliar de Placas
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura vacina cães e gatos contra raiva nesta terça e quarta