Jaguariúna
Jaguariúna é 1º lugar na RMC no ranking de Desenvolvimento Sustentável
Município avança 68 posições em levantamento nacional realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis
Jaguariúna foi reconhecida por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao subir de forma expressiva no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis. A cidade saltou da 82ª para a 14ª posição entre os 5.570 municípios analisados em todo o Brasil, além de ser a primeira colocada dentre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a 12ª no Estado de São Paulo. O índice avalia o desempenho dos municípios brasileiros no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Esse desempenho expressivo coloca Jaguariúna na faixa verde do IDSC-BR, indicativo de “Alto Desempenho” no desenvolvimento sustentável. A classificação é uma conquista significativa, visto que apenas 1,6% dos municípios brasileiros alcançaram esse nível, o segundo mais elevado do ranking, que considera categorias de muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo desenvolvimento.
LEIA TAMBÉM:
A Agenda 2030, adotada pela ONU e referência do estudo, contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que visam transformar cidades em locais mais sustentáveis, inclusivos e prósperos até 2030. Áreas como saúde, educação, meio ambiente, igualdade de gênero, trabalho digno e crescimento econômico são algumas das prioridades desse plano global.
“Desde 2022, Jaguariúna, sob a coordenação da Controladoria Geral do Município, tem se esforçado para implementar ações em conformidade com os ODS e o Índice de Efetividade da Gestão, melhorando indicadores em saúde, educação, meio ambiente, mobilidade e tecnologia da informação. Esse trabalho integrado foi fundamental para que o município saísse da faixa amarela, de desenvolvimento sustentável médio, para o nível verde, refletindo um desempenho significativamente mais alto”, disse o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.
A Controladoria Geral do Município considera esse avanço uma prova do compromisso da cidade com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus cidadãos. “Jaguariúna tem como objetivo ser uma cidade modelo em desenvolvimento sustentável, e o resultado no IDSC-BR é um reflexo desse esforço. A nova posição fortalece a imagem de Jaguariúna como um exemplo regional e uma das cidades mais comprometidas com os princípios da sustentabilidade no Brasil”, afirmou a controladora geral do Município, Débora Moreira Saraiva das Dores.
Desde 2022, a Controladoria coordena um trabalho que visa fortalecer e ampliar o desenvolvimento sustentável nas diversas repartições da Prefeitura de Jaguariúna, com realização de palestras e capacitações de servidores municipais, entre outras ações.
No ano passado, Jaguariúna venceu o Prêmio de Efetividade na Gestão Pública, oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP) e pelo Centro Universitário UniAnchieta. O município também venceu o Prêmio Cidades Excelentes 2023 nas categorias Melhor Gestão Pública e Melhor Educação do Estado de São Paulo.
Mais informações sobre o IDSC-BR podem ser conferidas no link: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3524709/.
Foto: Eliandro Figueira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Medicina da UniFAJ é reconhecida com nota máxima pelo MEC
Conquista ocorre quatro anos após o início do curso no centro universitário e mantém a nota 5, mais alto nível de qualidade conferido pelo órgão
O curso de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) acaba de ser credenciado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A conquista veio quatro anos após a abertura da disciplina no centro universitário, quando a UniFAJ recebeu autorização para ofertar o curso, também com nota 5. Com isso, a UniFAJ se junta ao Centro Universitário Max Planck (UniMAX) e confirma a altíssima qualidade do curso de Medicina oferecido pelas instituições.
O credenciamento foi obtido após avaliação da comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Ministério da Educação entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. A nota confirma a qualidade da metodologia pedagógica da UniFAJ e reconhece a instituição como uma das melhores em ensino e capacitação de Medicina do país.
A avaliação é composta por mais de 60 requisitos que devem ser seguidos e cumpridos com excelência pelo centro universitário.
Para o gestor do curso de Medicina da UniFAJ, professor Dr. André Lemos, a certificação com nota máxima coroa o trabalho e dedicação da equipe pedagógica da UniFAJ. “Nossa instituição tem seu foco voltado para o desenvolvimento do profissional do futuro, o que caracteriza todo trabalho acadêmico de nossos docentes, que se preocupam com essa formação inovadora”, disse.
LEIA TAMBÉM:
O gestor também destaca o comprometimento de todos. “Tenho a certeza de que quando definimos um horizonte a nossa frente e contamos com um time que também acredita nesse propósito, só temos bons resultados. Tenho que agradecer a todos os alunos e a todos que fazem parte da família UniFAJ. Essa nota 5 não é só da Medicina. Ela é de todos que fazem parte do nosso centro universitário e nossa alegria é imensurável”, comemorou.
Aprendizado na prática
A prática do curso de Medicina da UniFAJ é ainda mais possível com as parcerias que a instituição mantém com a rede pública de saúde dos municípios de Amparo, Holambra, Jaguariúna, Pedreira e Santo Antonio de Posse, bem como a ampla rede hospitalar, o que permite que os alunos vivenciem a prática da saúde coletiva em um ecossistema de saúde na região de Jaguariúna.
Este, inclusive, é um dos grandes diferenciais do centro universitário: o aprendizado na prática. Desde o primeiro ano de faculdade os alunos participam da estratégia de saúde da família e já no primeiro dia de aula têm contato com a saúde dos pacientes.
A partir do terceiro ano eles já começam a praticar atividades nos centros médicos com atendimento às mais diversas especialidades, entre elas Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Saúde do Adulto e do Idoso.
No quarto ano eles aprendem sobre cirurgia geral, saúde coletiva e psiquiatria. Em cirurgia geral dispõem de simuladores, com a oportunidade de acompanhar e simular cirurgias laparoscópicas e robóticas. Além das simulações realísticas com manequins de alta fidelidade, uma tecnologia de ponta disponível no curso de Medicina da UniFAJ.
Já na Psiquiatria a parceria com o Centro de Integração e Saúde Mental (CISM), maior programa de pesquisa em saúde mental do mundo, permite o desenvolvimento de inúmeras pesquisas e de polos de saúde mental no município de Jaguariúna, além da parceria com o Instituto Américo Bairral, em Itapira – um dos maiores institutos de saúde mental da América Latina.
Para o diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta, a certificação mostra a continuidade do comprometimento assumido pela instituição em 2020. “Receber a certificação com nota máxima e poder ensinar uma medicina inovadora e atualizada aos nossos estudantes é um motivo de muito orgulho e mostra a união de todos que compõem nossa instituição de ensino”, afirma Pacetta.
A conquista coloca o centro universitário na lista das melhores escolas de medicina do Brasil. “Estamos muito satisfeitos com essa conquista. Tenho que agradecer aos nossos professores, alunos, colaboradores e mantenedores pela confiança no projeto da nossa Medicina, que hoje é uma das melhores do país. Hoje no Brasil temos 447 cursos de Medicina e a UniFAJ e a UniMAX estão entre os 22 centros universitários credenciados com essa nota. Isso é muito relevante e demonstra que estamos no caminho certo!”, completa Pacetta.
A diretora geral da UniMAX, professora Luciana Mori, ressalta que ser uma das poucas instituições com esse reconhecimento é uma honra. “Isso é fruto de muito trabalho, de um projeto pedagógico inovador baseado nas metodologias ativas de ensino e aprendizado, um corpo docente muito qualificado e uma infraestrutura e tecnologia de ponta comparada aos maiores centros de saúde do mundo”, ressalta.
Para o diretor acadêmico da UniFAJ e da UniMAX, professor Hércules Domingues, essa é a conclusão vitoriosa de um trabalho de anos. “As nossas duas unidades agora possuem nota 5 em Medicina. Isso é fruto de muito trabalho e muita dedicação dos nossos professores, colaboradores e, principalmente, dos nossos alunos. São todos eles que construíram esse momento e que vão construir ainda mais para essa instituição”, diz.
Para obter a nota 5, o instrumento de avaliação exige que a instituição seja altamente inovadora, com práticas exitosas. “Em breve formaremos a primeira turma de profissionais médicos e conseguimos novamente a nota 5. Ou seja, conseguimos realizar tudo o que havíamos previsto e mantivemos a nossa qualidade”, complementa Domingues.
Daqui para a frente, o compromisso da UniFAJ está em manter e aprimorar, ainda mais, o nível de excelência no ensino de Medicina no Brasil. “Temos um compromisso não apenas com os estudantes que se formam conosco esse ano, mas com todos os demais alunos, que acreditam em nossa instituição como um caminho seguro para sua capacitação profissional. Assim como um compromisso com toda a sociedade”, destaca Dr. André Lemos.
Crédito da Imagem: Igor Carreira/Divulgação UniFAJ
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Secretária de Turismo e Cultura de Jaguariúna pede exoneração
Após sua nomeação em abril deste ano, Mariana Camargo trabalhou de forma perseverante frente à Secretaria de Turismo e Cultura em Jaguariúna. Sete meses depois, neste 06 de novembro, a secretária pediu exoneração do cargo.
Em um vídeo com os olhos marejados, Mariana informou a decisão e garantiu que todas as atividades previstas para a pasta neste ano serão concluídas.
LEIA TAMBÉM:
“Desde o início essa função já tinha uma data prevista para terminar. Eu decidi adiantar só um pouquinho, pois já direcionei todas as ações e obrigações previstas, além de saber que o salário de uma secretária pode ajudar muito na manutenção das ações e poupar os cofres públicos. Saio do cargo, mas não saio do que sou. Continuarei aqui para ajudar sempre vocês que eu tanto amo”, disse em seu vídeo.
Empresária do setor de turismo, Mariana trouxe para o município sua vasta experiência no setor de turismo e uma visão voltada para transformação social e cultural. Junto ao seu time de trabalho muitas ações foram realizadas em prol de Jaguariúna. “Juntos fizemos a diferença por essa cidade”, se despede.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna recebe GIRO PRO, ação do programa CULTSP PRO do Governo de São Paulo
Para destacar a iniciativa, será realizado um seminário na cidade no dia 08/11, às 14h, promovido pela equipe do programa, em parceria com a prefeitura do município de Jaguariúna
A cidade de Jaguariúna recebe nesta sexta-feira, 08, o GIRO PRO, uma iniciativa do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, voltado à qualificação de profissionais e ao incentivo à inovação no setor cultural e criativo da região. O lançamento na cidade será marcado por um seminário conduzido pela equipe responsável pela ação, que é gerenciada pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura, será aberto ao público e acontece às 14h, no Teatro Municipal de Jaguariúna, localizado na Rua Alfredo Bueno, 1235 – Centro.
O GIRO PRO é uma ação estratégica do CULTSP PRO para garantir que a qualificação profissional chegue, de forma gratuita, a todas as regiões administrativas de São Paulo e se constitui como um espaço de diálogo e troca, reunindo artistas e representantes locais em uma roda de conversa que promove a reflexão sobre o fazer artístico na cidade. Esse encontro visa não apenas o intercâmbio de ideias, mas também a criação de pontes entre diferentes perspectivas e experiências culturais, fortalecendo as relações entre a comunidade artística e as esferas institucionais.
LEIA TAMBÉM:
O CULTSP PRO foi lançado em outubro e é composto por seis escolas temáticas, cada uma com foco em diferentes áreas da cultura e da economia criativa, além de um programa especial de qualificação em teatro e dança. As escolas estão voltadas para a formação em áreas como performance artística (dança, teatro musical, circo, ópera, música), gestão e preservação de patrimônio cultural, produção audiovisual, criação de games e novas mídias, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e artesanato.
O programa pretende realizar mais de 500 atividades formativas em 2024, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo. Até 2029, o número de atividades anuais deve ultrapassar 10 mil, beneficiando mais de 500 mil pessoas no total. As ações do CULTSP PRO acontecem em uma ampla rede de espaços físicos no interior e na capital paulista, graças a parcerias com prefeituras, universidades, empresas e equipamentos culturais.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Amparo1 semana atrás
Amparo em Foco ressalta acessibilidade e inclusão e homenageia Iatã Cannabrava
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura leva vacina contra raiva para três bairros nesta semana
-
Jaguariúna1 semana atrás
Festival “Jaguariúna 70” terá Paulo Ricardo e mais cinco atrações
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1958
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Meio Ambiente instala ecoponto móvel na Prefeitura de Artur Nogueira
-
Holambra4 dias atrás
Holambra ocupa 3º lugar na RMC em ranking do Ministério da Saúde
-
Campinas7 dias atrás
Setor de alimentação da RMC cria 284 empregos com carteira assinada em setembro; segundo melhor mês de 2024
-
Amparo7 dias atrás
Evento em Amparo conecta setores do turismo regional