Jaguariúna
Medicina da UniFAJ é reconhecida com nota máxima pelo MEC

Conquista ocorre quatro anos após o início do curso no centro universitário e mantém a nota 5, mais alto nível de qualidade conferido pelo órgão
O curso de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) acaba de ser reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A conquista veio quatro anos após a abertura da disciplina no centro universitário, quando a UniFAJ recebeu autorização para ofertar o curso, também com nota 5. Com isso, a UniFAJ se junta ao Centro Universitário Max Planck (UniMAX) e confirma a altíssima qualidade do curso de Medicina oferecido pelas instituições.
O credenciamento foi obtido após avaliação da comissão do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e do Ministério da Educação entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. A nota confirma a qualidade da metodologia pedagógica da UniFAJ e reconhece a instituição como uma das melhores em ensino e capacitação de Medicina do país.
A avaliação é composta por mais de 60 requisitos que devem ser seguidos e cumpridos com excelência pelo centro universitário.
Para o gestor do curso de Medicina da UniFAJ, professor Dr. André Lemos, a certificação com nota máxima coroa o trabalho e dedicação da equipe pedagógica da UniFAJ. “Nossa instituição tem seu foco voltado para o desenvolvimento do profissional do futuro, o que caracteriza todo trabalho acadêmico de nossos docentes, que se preocupam com essa formação inovadora”, disse.
O gestor também destaca o comprometimento de todos. “Tenho a certeza de que quando definimos um horizonte a nossa frente e contamos com um time que também acredita nesse propósito, só temos bons resultados. Tenho que agradecer a todos os alunos e a todos que fazem parte da família UniFAJ. Essa nota 5 não é só da Medicina. Ela é de todos que fazem parte do nosso centro universitário e nossa alegria é imensurável”, comemorou.
Aprendizado na prática
A prática do curso de Medicina da UniFAJ é ainda mais possível com as parcerias que a instituição mantém com a rede pública de saúde dos municípios de Amparo, Holambra, Jaguariúna, Pedreira e Santo Antonio de Posse, bem como a ampla rede hospitalar, o que permite que os alunos vivenciem a prática da saúde coletiva em um ecossistema de saúde na região de Jaguariúna.
Este, inclusive, é um dos grandes diferenciais do centro universitário: o aprendizado na prática. Desde o primeiro ano de faculdade os alunos participam da estratégia de saúde da família e já no primeiro dia de aula têm contato com a saúde dos pacientes.
A partir do terceiro ano eles já começam a praticar atividades nos centros médicos com atendimento às mais diversas especialidades, entre elas Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Saúde do Adulto e do Idoso.
No quarto ano eles aprendem sobre cirurgia geral, saúde coletiva e psiquiatria. Em cirurgia geral dispõem de simuladores, com a oportunidade de acompanhar e simular cirurgias laparoscópicas e robóticas. Além das simulações realísticas com manequins de alta fidelidade, uma tecnologia de ponta disponível no curso de Medicina da UniFAJ.
Já na Psiquiatria a parceria com o Centro de Integração e Saúde Mental (CISM), maior programa de pesquisa em saúde mental do mundo, permite o desenvolvimento de inúmeras pesquisas e de polos de saúde mental no município de Jaguariúna, além da parceria com o Instituto Américo Bairral, em Itapira – um dos maiores institutos de saúde mental da América Latina.
Para o diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta, a certificação mostra a continuidade do comprometimento assumido pela instituição em 2020. “Receber a certificação com nota máxima e poder ensinar uma medicina inovadora e atualizada aos nossos estudantes é um motivo de muito orgulho e mostra a união de todos que compõem nossa instituição de ensino”, afirma Pacetta.
A conquista coloca o centro universitário na lista das melhores escolas de medicina do Brasil. “Estamos muito satisfeitos com essa conquista. Tenho que agradecer aos nossos professores, alunos, colaboradores e mantenedores pela confiança no projeto da nossa Medicina, que hoje é uma das melhores do país. Hoje no Brasil temos 447 cursos de Medicina e a UniFAJ e a UniMAX estão entre os 22 centros universitários credenciados com essa nota. Isso é muito relevante e demonstra que estamos no caminho certo!”, completa Pacetta.
A diretora geral da UniMAX, professora Luciana Mori, ressalta que ser uma das poucas instituições com esse reconhecimento é uma honra. “Isso é fruto de muito trabalho, de um projeto pedagógico inovador baseado nas metodologias ativas de ensino e aprendizado, um corpo docente muito qualificado e uma infraestrutura e tecnologia de ponta comparada aos maiores centros de saúde do mundo”, ressalta.
Para o diretor acadêmico da UniFAJ e da UniMAX, professor Hércules Domingues, essa é a conclusão vitoriosa de um trabalho de anos. “As nossas duas unidades agora possuem nota 5 em Medicina. Isso é fruto de muito trabalho e muita dedicação dos nossos professores, colaboradores e, principalmente, dos nossos alunos. São todos eles que construíram esse momento e que vão construir ainda mais para essa instituição”, diz.
Para obter a nota 5, o instrumento de avaliação exige que a instituição seja altamente inovadora, com práticas exitosas. “Em breve formaremos a primeira turma de profissionais médicos e conseguimos novamente a nota 5. Ou seja, conseguimos realizar tudo o que havíamos previsto e mantivemos a nossa qualidade”, complementa Domingues.
Daqui para a frente, o compromisso da UniFAJ está em manter e aprimorar, ainda mais, o nível de excelência no ensino de Medicina no Brasil. “Temos um compromisso não apenas com os estudantes que se formam conosco esse ano, mas com todos os demais alunos, que acreditam em nossa instituição como um caminho seguro para sua capacitação profissional. Assim como um compromisso com toda a sociedade”, destaca Dr. André Lemos.
Crédito da Imagem: Igor Carreira/Divulgação UniFAJ
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Escuta pública da Lei Aldir Blanc acontece nesta quinta no Teatro Municipal de Jaguariúna

O Teatro Municipal Dona Zenaide será palco da Escuta Pública da Lei Aldir Blanc, que será realizada nesta quinta-feira, 03, às 19h. O evento tem como objetivo debater a execução da lei em Jaguariúna e estruturar melhorias para o próximo edital.
A iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, busca promover um diálogo aberto entre artistas, gestores culturais e a comunidade, proporcionando um espaço para a troca de ideias e sugestões que possam aperfeiçoar a distribuição dos recursos destinados à cultura. A participação da classe artística é fundamental para garantir que as demandas locais sejam contempladas e que o próximo edital atenda de forma mais eficaz as necessidades do setor.
LEIA TAMBÉM:
A Lei Aldir Blanc, criada para apoiar o setor cultural durante o período de crise causado pela pandemia, tem sido essencial para o fomento de projetos artísticos em todo o País. Todos os artistas e produtores culturais da cidade estão convidados a participar e contribuir com suas experiências e perspectivas.
O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Cultura de Jaguariúna, localizada no Parque Santa Maria, ou pelo telefone (19) 3867-9700 ramal 2365.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Prefeitura implementa projeto “Jaguariúna sem papel”

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Inovação e Tecnologia, começa a implementar a partir desta terça-feira, dia 1º, o projeto Jaguariúna Sem Papel, que visa transformar a gestão pública da cidade, promovendo a digitalização total da produção de documentos e da tramitação de processos administrativos. Os detalhes do projeto foram apresentados na manhã desta segunda-feira, 31, em reunião com servidores na sede da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna.
O projeto está sendo implementado sem custo ao município, por meio de um convênio entre a Secretaria de Gestão e a Empresa de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Desde fevereiro, servidores municipais passaram por treinamento para utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Cidades, plataforma de produção e gestão de documentos e processos administrativos de forma digital, que será utilizada pelo município.
LEIA TAMBÉM:
“Com a adesão ao programa SEI Cidades, Jaguariúna se prepara para eliminar a utilização de documentos impressos e transitar para uma gestão completamente digital. Os multiplicadores, que são os líderes de cada secretaria, já completaram com sucesso um treinamento de 20 horas ministrado pela Prodesp. Essa formação é fundamental para garantir que todos estejam capacitados a liderar a transição para um sistema digital”, explica a secretária de Gestão, Inovação e Tecnologia, Karina Florido Rodrigues.
Segundo a secretária, a próxima etapa do programa envolverá um treinamento geral para todos os funcionários da Prefeitura. “A expectativa é que, a partir de abril, Jaguariúna já opere exclusivamente com processos digitais, promovendo uma gestão mais ágil, eficiente e transparente”, completa Karina.
“O projeto Jaguariúna Sem Papel é uma iniciativa que reflete o compromisso da Prefeitura com a modernização da administração pública e a sustentabilidade. Estamos não apenas reduzindo a nossa dependência de papel, mas também contribuindo significativamente para a preservação ambiental e a eficiência dos serviços públicos”, afirma o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Jaguariúna inicia campanha de vacinação contra a gripe neste sábado, 05

Jaguariúna iniciará neste sábado, 05, a campanha de vacinação contra a gripe. Com um total de 1.200 doses recebidas, a ação ocorrerá das 8h às 16h em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
As UBSs que oferecerão a vacina são: Miguel Martini, 12 de Setembro, Florianópolis, Fontanella, Nova Jaguariúna, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul. A campanha tem como objetivo proteger a população contra os vários subtipos do vírus Influenza, reduzindo as complicações da doença e evitando sobrecarga nos serviços de saúde.
LEIA TAMBÉM:
O público-alvo desta etapa inclui idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Além disso, professores, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos, profissionais de forças de segurança, adolescentes em medidas socioeducativas, trabalhadores dos Correios e pessoas com deficiência permanente também estão contemplados na campanha.
A vacinação é essencial para evitar complicações da gripe e reduzir a transmissão do vírus Influenza. A Secretaria de Saúde de Jaguariúna reforça a importância de que todos os pertencentes aos grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação portando documento de identificação e, quando necessário, comprovante da condição de saúde ou da atuação profissional.
A imunização contra a gripe é uma das principais estratégias de prevenção da doença e de proteção das populações mais vulneráveis. Dessa forma, a adesão da população à campanha é fundamental para garantir a eficiência da ação e a segurança sanitária do município.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
São Paulo6 dias atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
Holambra2 dias atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Amparo6 dias atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
São Paulo7 dias atrás
SP anuncia R$80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Amparo1 semana atrás
Assistência Social: Prefeitura de Amparo apresenta diagnóstico inédito que servirá de base para políticas públicas na área
-
Campinas1 semana atrás
Com novo recorde de inscritos, Campeonato San Marino tem 2ª etapa ‘quente’ em Paulínia
-
Campinas1 semana atrás
Renovias recebe inscrições para vaga de Técnico de Manutenção de Sistemas