Campinas
Construção Civil na região de Campinas deve crescer até 20% em 2024

Juntamente com projeções da Habicamp e da Aelo, setor que movimenta cerca de 60 atividades econômicas deve gerar mais empregos que no ano passado
No setor imobiliário, 2024 é o ano da construção civil. Entre as mais importantes do País, esta indústria que movimenta cerca de 60 atividades econômicas é também uma das maiores geradoras de empregos. Para a região de Campinas, a Associação Regional da Habitação (Habicamp) projeta para este ano um crescimento entre 14% e 15% em novas construções. Na perspectiva da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo), o desempenho do setor pode ser ainda mais efetivo, com aumento de 20% em construções.
No conjunto que favorece a construção civil em 2024, Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, elenca entre os principais fatores para o crescimento de até 15% em construções civis na região os programas de habitação governamentais, a queda na taxa básica de juros, que estimula mais investimentos, e o incremento de 50% nos saldos das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). “O cenário, de fato, é promissor, com benefícios para quem está em busca do imóvel próprio. Também representa um grande incremento para o mercado”, afirma.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com Júnior Cabrino, delegado Regional da Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano), a construção civil em 2024 tem potencial para crescer até 20% em 2024. “Para a região de Campinas, o desempenho do setor traz na esteira a geração de muitos postos de trabalho”, afirma. Em 2023, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do total de 1,48 milhão de vagas formais o setor contribuiu com 158.940 empregos.
Em 1,5 milhão de metros quadrados, no distrito do Campo Grande, que concentra atualmente 40% da população de Campinas, o loteamento Bela Aliança Bairro & Parque projeta em 2024 mais de mil obras na área planejada com 1.844 lotes de utilização mista.
Como sócio-presidente da Montana Urbanismo, que juntamente com a Montante Desenvolvimento Urbano lançou o conceito do Bela Aliança Bairro & Parque, Cabrino observa que este verdadeiro canteiro de obras reflete, além de oportunidades de empregos, o crescimento econômico para a região. “Uma única construção agrega insumos, especialidades como hidráulica, elétrica e acabamento, entre outros elos que são beneficiados. Quando pensamos em mil unidades construídas, temos a dimensão do benefício para a cadeia produtiva”, destaca.
O bairro planejado tem demarcados lotes a partir de 250m2 de utilização mista, que contemplam moradia e pequenos negócios, como café, pizzaria delivery, floricultura, lavanderia, bicicletaria, frutaria, salão de beleza, mecânica, entre outros.
Franquias de academias, minimercados, escola de idiomas, bancos e demais empreendimentos de médio porte ocupam terrenos a partir de 1.846m2, de acordo com a logística do bairro. Também os negócios de grande porte, a exemplo de hipermercado, atacarejo, loja de departamentos, hortifruti, têm seus lotes definidos no projeto. A maior área conta com 16.480m2.
Reconhecido como um case de sucesso no Brasil, o Bela Aliança Bairro & Parque conta com estruturas esportivas e de lazer completas, equipamentos que valorizam as práticas sustentáveis, além de áreas de preservação.
“Com os investimentos que virão da construção civil em 2024, o município como um todo vai colher benefícios, que tendem a se ampliar à medida que as edificações forem tomando forma neste hub de serviços e comércio essenciais no entorno do Bela Aliança, e não apenas para o morador do loteamento”, conclui Júnior Cabrino.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Falta de apoio da população agrava a crise da dengue em Campinas

Ações fáceis de serem implementadas na rotina impedem a proliferação do mosquito transmissor da doença
Dez minutos por semana. Parece pouco, mas para impedir contaminação e até óbito de um ente querido vale muito. A Prefeitura de Campinas registrou dois óbitos, até o momento, por conta da dengue e investiga outras sete. Uma doença que voltou a atormentar a região e uma das causas é a falta de cuidado da população. A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimetrocamp, Andreia Ribeiro, afirma que segundo pesquisadores e especialistas o combate da dengue não depende somente do poder público: “é necessário ação conjunta da população e prefeitura.”
A professora defende que todo mundo precisa fazer sua parte como “perder” cerca de dez minutos na rotina para “para fazer uma varredura na casa em busca de focos, usar repelente, e, se possível, tomar a vacina de acordo com a indicação e faixa etária”. A perda, na verdade, se torna uma vitória. Segundo o núcleo de informações estratégicas em saúde do estado, Campinas tem, em 2025, 6.156 casos confirmados de dengue e 2.485 em investigação.
LEIA TAMBÉM:
Do lado da Prefeitura, o trabalho segue com mais de 200 mil visitas a imóveis, mais de três mutirões, mais 19 ações de educação em saúde para profissionais e serviços de saúde, e distribuição da vacina para crianças de 10 a 14 anos. Os estudos demonstram que o imunizante ainda é limitado, mas, de acordo com Andreia, fundamental na luta. “Não impede a transmissão pela dengue, tem capacidade de evitar a gravidade da doença.”
Em Campinas, o SUS disponibiliza a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Na rede privada, a vacina é indicada para pessoas até 59 anos. Mesmo assim, Andreia alerta: “o principal combate à dengue ainda é o combate ao criadouro do mosquito e que depende principalmente da colaboração da população.”
Um agravante à falta de preocupação das pessoas da região é a circulação dos diferentes sorotipos da doença. Neste ano, é o DENV-3 que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença. Além dele, existem outros três (DENV-1, DENV-2, -3 e DENV-4). A infecção por algum não garante a imunidade aos outros, portanto, alguém pode ser infectado até quatro vezes.
A pessoa deve recorrer ao médico nas seguintes situações:
- Febre de 38°C ou mais
- Dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações
- Mal-estar, fadiga, perda de apetite e náuseas
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
E, de acordo com a coordenadora da Unimetrocamp, “não existe tratamento específico caseiro para tratar a dengue, a não ser as orientações fornecidas pelos profissionais da saúde com relação à ingestão de líquidos para hidratação como água, soro caseiro, chás em geral, sucos e água de coco. O paciente com dengue deve tomar 60ml de água por kilo”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Evento em Campinas reúne líderes do setor de panificação para debater inovação e lucratividade

Estado de São Paulo tem cerca de 13 mil padarias; mercado em expansão exige atualização constante
A Sucesso na Padaria realiza, entre os dias 10 e 12 de abril, a segunda edição da “Jornada da Lucratividade na Padaria”, em Campinas. Voltado a empresários do setor de panificação, o evento reunirá especialistas para discutir estratégias de gestão, inovação e aumento de lucratividade. A jornada acontecerá no Hotel Premium Campinas, a partir das 8h, e contará com uma programação intensa, com palestras e painéis especializados.
Com um mercado em expansão e em constante transformação, os empresários da panificação enfrentam desafios cada vez maiores para manter a competitividade, acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e adotar novas tecnologias. O evento propõe justamente oferecer caminhos para enfrentar esse cenário por meio de formação e troca de experiências.
LEIA TAMBÉM:
- Concessão de estradas e cobrança de pedágios no Circuito das Águas Paulista – Jornal Gazeta Regional
Ao longo de três dias, os participantes terão acesso a palestras e workshops conduzidos por especialistas convidados pela anfitriã do evento, Carolina Câmara. Entre os confirmados estão Rogério Shimura, fundador da Levain Escola de Panificação; Márcio Goulart, criador do primeiro sistema especializado para panificação no Brasil; Ewerton Santana, influenciador e mentor em gestão e marketing; e Israel Guimarães, CEO do Grupo SOU e especialista em gestão de dados. Também participarão Márcio Rodrigues, CEO da Márcio Rodrigues & Associados; e Dani Figueirôa, arquiteta especializada em panificação, responsável pela transformação de diversas panificadoras ao longo de 15 anos.
O time da Sucesso na Padaria estará representado por Carolina Câmara, idealizadora da Jornada e CEO da empresa; Maria Helena, fundadora do grupo; Vannessa Souza, integrante da equipe e Head da Comunidade GPS; e Helen Monte, CMO. Suas palestras abordarão temas estratégicos para o setor, como gestão de negócios, marketing especializado, otimização da produção, recursos humanos e inovação tecnológica.
“A Jornada da Lucratividade na Padaria é uma oportunidade única para empresários do setor de panificação se atualizarem e aprenderem com especialistas renomados. A proposta é não só fornecer conhecimento, mas também criar um ambiente para troca de experiências e networking, essencial para o sucesso do negócio. Hoje, o país conta com cerca de 85 mil pontos de venda de pão por peso, sendo aproximadamente 62 mil padarias, das quais 13 mil estão no estado de São Paulo. É um mercado em expansão que exige preparo e atualização constante”, afirma Carolina Câmara, CEO da Sucesso na Padaria.
As inscrições para a 2ª Edição da Jornada da Lucratividade na Padaria estão abertas, com preços diferenciados conforme o lote. Clientes Sucesso e participantes da edição anterior podem garantir sua vaga por R$ 1.500,00. Para os demais inscritos, o 2° lote está disponível por R$ 2.300,00 até o dia 6 de abril de 2025.
O evento será realizado no Hotel Premium Campinas, localizado na R. Novotel, 931 – Jardim Nova Aparecida, Campinas–SP. Para mais informações e inscrições, acompanhe as redes sociais @sucessonapadaria ou acesse o site oficial do evento: https://jornada2025.sucessonoresultado.com.br/.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do projeto Cidadania Itinerante, vai oferecer serviços gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social durante o Pop Rua Jud Campinas, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A ação acontece nesta terça-feira, dia 1º, no Largo do Rosário, s/n – Conceição, das 10h às 16h.
No local serão oferecidos serviços de agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG e CNH; Agendamento na Receita Federal; Atestado de antecedentes criminais; Auxílio para baixar Carteira de Trabalho Digital no celular; Consulta Serasa; Criação de conta GOV; Elaboração de currículo; Emissão 2.ª via de CPF , título de eleitor e 2.ª via de contas (água e luz); Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC; Entrada no seguro-desemprego; Orientações com Procon e Defensoria Pública; Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM); Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa; Registro de boletim de ocorrência; e solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.
LEIA TAMBÉM:
Durante a iniciativa, haverá ainda testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite e Covid-19; vacinação; aferição de pressão arterial; orientação para diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; saúde bucal; corte de cabelo, esmaltação e maquiagem; refeição; varal solidário; serviços para animais de estimação; entre outros. Os participantes terão orientação sobre FGTS, PIS e Cadastro Único, além de vagas de emprego.
Serviço: Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas
Data e Horário: Terça-feira (01), das 10h às 16h
Endereço: Largo do Rosário, s/n , Conceição – Campinas
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
São Paulo1 semana atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Holambra5 dias atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Amparo1 semana atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
Campinas5 dias atrás
Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Educação de Artur Nogueira é destaque estadual em premiação do Governo de SP
-
São Paulo1 semana atrás
Artesp firma convênio para combater evasão de pedágio
-
Holambra1 semana atrás
Mais de 100 pessoas participam da segunda edição do Emprega Holambra