Conecte-se conosco

Jaguariúna

Férias em família: posso levar meu cachorro à praia?

Publicados

em

Médica-veterinária da UniFAJ fala sobre riscos e cuidados com o animal

As férias estão chegando e viajar para a praia é um dos programas preferidos da maioria das famílias brasileiras. Mas, e quando na casa tem aquele ‘filho’ de quatro patas inseparável, pode ou não levá-lo para curtir esse momento todo especial em família?

A resposta é sim, segundo a médica-veterinária docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduk, Dra. Aline Ambrogi. Porém, alguns cuidados antes e durante a viagem são indispensáveis para evitar contratempos em dias que prometem muita diversão e descanso.

LEIA TAMBÉM:

O mais importante, antes mesmo de pegar a estrada, é entender se a praia a ser visitada aceita a presença de cães (pet friendly). No Brasil ainda há um debate sobre o tema e, pesquisar no site da cidade onde viajará, pode ser um bom caminho para confirmar se naquele local seu amigo é bem-vindo.

Outro fator primordial é se o seu animal tem idade para frequentar a praia, local onde o risco de doenças é eminente. “Os cães podem passear na praia somente depois que o esquema vacinal estiver completo, ou seja, a partir dos quatro meses de vida. Antes disso, há grande risco de o animal ficar doente, já que não tem imunidade suficiente para combater infecções graves”, saliente a médica-veterinária da UniFAJ.

Os cachorros devem estar sempre vacinados, vermifugados e com medicações repelentes para evitar doenças como cinomose, tosse dos canis, verminoses e até mesmo a dirofilariose, mais conhecida como verme do coração.

Entretanto, segundo Aline, a doença mais preocupante em relação a praia é a hipertermia, que deve ter atenção redobrada principalmente nesse período de extremo calor.

“Os cães controlam sua temperatura corporal pela respiração e caso a temperatura ambiente esteja muito alta e o animal não consiga dissipar esse calor respirando, ele entra em um estado de hipertermia (temperatura corporal alta), correndo sérios riscos de morte. Animais que têm dificuldade para respirar, como os braquicefálicos (Buldogues, Pugs, e Shih Tzus), precisam de uma atenção especial em relação a temperatura corporal”, alerta a docente da UniFAJ.

Veja 8 dicas para o seu cão colocar a pata na areia com segurança e curtir a praia:
1 – Quais vacinas devem estar em dia?
As vacinas que devem estar em dia são as múltiplas (V8 ou V10, por exemplo), bem como a da gripe e a de raiva, que é obrigatória e está disponível em todo o território nacional. Antes de viajar, vale à pena passar por consulta com um médico-veterinário de confiança, para fazer um check-up e receber outras orientações. Animais com comorbidades, como os cardiopatas, por exemplo, devem evitar estresse e locais muito quentes.

2 – O que levar na ‘malinha’ do animal?
Antes de sair de casa, faça aquele checklist para não esquecer nada. Na mala do animal podem ser levados itens como: comedouro e bebedouro; colchonete para coloca na areia; coleira, peitoral e guia; saquinho cata-caca; shampoo para banho.

3 – Devo passar protetor solar?
Principalmente em animais brancos, e deve ser espalhado por todo o corpo. Entre os de outras cores e peludos, o protetor deve ser aplicado em áreas sem pelos, tais como ponta de orelha, focinho e barriga. Até pode ser passado protetores utilizados por humanos, porém, os específicos para cães e gatos são mais seguros. A aplicação deve ser refeita a cada 3 horas de exposição solar e sempre meia hora antes de sair de casa. Evite tosar o pelo do animal antes da viagem, pois eles protegem contra o sol.

4 – Animais devem estar com focinheiras?
É importante lembrar que nem todas as pessoas que estão na praia gostam de animais, por isso é preciso bom senso. Por isso, é importante manter os cães na guia, presos ao guarda-sol. Cachorros maiores, como pit bulls e rottweilers, precisam obrigatoriamente estar também com focinheiras. Colocar uma plaquinha na coleira, com o nome do animal e o telefone tutor, também é recomendado.

5 – Roupinhas especiais protegem contra o sol?
Atualmente o mercado pet até oferece roupinhas que são aliadas contra os raios UVA e UVB. Entretanto, elas não protegem regiões como ponta de orelha, patas, focinho e barriga. O ideal mesmo é usar roupinha e mais o protetor solar.

6 – Cachorro pode entrar no mar?
A primeira questão é se a praia a ser visitada aceita cachorros. Tendo essa confirmação, o animal pode entrar na água, sempre com supervisão do tutor para evitar afogamentos. É bom ficar atento ainda a ingestão de água salgada, que pode levar o cão ter vômitos e até alterações na pressão arterial.

7 – O que comer e beber na praia?
De preferência ofereça ao pet alimentos úmidos, como sachês, ou a própria ração. Os petiscos podem ser frutas suculentas, como melancia e melão. Em hipótese alguma ofereça alimentos vendidos na praia e que podem causar intoxicação. Para espantar o calor, deve-se ofertar água sempre geladinha e limpa. É importante não deixar a praia suja, por isso leve sempre sacolinha para pegar as fezes do animal.

8 – É preciso dar banho todo dia que retornar da praia?
A resposta é sim! Os animais precisam tomar banho quando chegam em casa, para que seja retirado todo o sal e a areia que ficam na pele e que podem causar prurido e dermatites. É importante ainda não esquecer de secá-lo muito bem!

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Jaguariúna mantém vacinação contra a gripe

Publicados

em

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou neste domingo, dia 14 de julho, mas a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a imunizar as pessoas até o fim das doses disponíveis no município.

Segundo a secretaria, a vacinação está liberada a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, inclusive os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. O município conta com mais de 5 mil doses do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação contra a Influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Desde o início da campanha, foram aplicadas 14.205 doses da vacina (grupo prioritário e população em geral) na cidade. A meta de vacinação é de 90%, porém a cobertura vacinal do município encontra-se em 52,77%, bem abaixo do esperado.

Por isso, a Secretaria de Saúde solicita que as pessoas procurem a sua UBS de referência para que possam receber a vacina, que é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A vacinação acontece nas UBS Florianópolis, UBS Nova Jaguariúna, UBS Fontanella, UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul (abertura da sala às 8h), UBS Roseira de Cima, UBS Miguel Martini e UBS Roseira de Baixo durante a semana, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Há horário estendido na sala de vacina da UBS Florianópolis às terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30; horário estendido às segundas e quartas-feiras na UBS Nova Jaguariúna até às 18h30 e horário estendido às terças e quintas-feiras até às 19h na UBS XII de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

32 anos de história: O Bortolettão se despede de Jaguariúna

Publicados

em

O encerramento do Bortolettão em Jaguariúna certamente representa
o término de uma parte importante da história local

Em 1992 Jaguariúna recebia a loja O Bortolettão, fundada por Walter Francisco Bortoletto (in memorian). Uma empresa que já tinha sua sede em Pedreira e que já atendia famílias jaguariunenses, chegou em Jaguariúna quando esta completava 28 anos, uma cidade promissora e em pleno desenvolvimento econômico e social. E neste ano em que completa seus 70 anos, O Bortolettão encerra suas atividades na cidade, partindo assim, para um novo rumo.

De lá para cá a família Bortolettão tornou-se referência e trouxe a variedade de produtos de vestuário e decoração para o lar e nunca mediu esforços em participar ativamente na vida social da cidade. Foram inúmeras as ações promovidas em prol de seus amigos clientes, principalmente em datas comemorativas, como promoções de Natal e outras datas, patrocínio ao esporte, cultura e apoio a ações sociais, além da participação ativa nas promoções da Associação Comercial, entidade que O Bortolettão fez parte desde sua chegada.

O Bortolettão foi um centro de referência para a cidade, e ao longo desses 32 anos gerou muitos empregos e resistiu as mudanças sociais econômicas do mundo. Os proprietários se orgulham desta trajetória.

O encerramento das atividades do O Bortolettão em Jaguariúna após 32 anos marca o fim de um ciclo significativo na história local. Por mais de três décadas, a loja não apenas ofereceu produtos, mas também se tornou um ponto de encontro querido por muitos na comunidade. Suas portas fechadas representam não apenas o fim de um negócio, mas também o encerramento de um capítulo importante na vida de seus clientes e colaboradores.

Os proprietários agradecem a todos os funcionários, fornecedores e clientes amigos que fizeram parte dessa jornada, restando a gratidão pelos momentos compartilhados e pela contribuição para a vida na cidade ao longo dos anos. Isso tornou O Bortolettão uma empresa que tem o orgulho de fazer parte da história de Jaguariúna.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Teatro GT apresenta “Queen Experience” e Toninho Tornado e Netto Tomaz em Jaguariúna

Publicados

em

O show musical e a comédia estarão em cartaz no Teatro Municipal Dona Zenaide, respectivamente, na quinta e na sexta-feira. Os ingressos estão à venda nas bilheterias e no site https://ingressodigital.com.

O Teatro Municipal Dona Zenaide (Rua Alfredo Bueno, nº 1.151), de Jaguariúna recebe esta semana dois espetáculos. Na quinta-feira, 18, às 21, será apresentado o show musical “Queen Experience”, às 21h. Os ingressos custam de R$70 a R$140. A classificação etária é Livre. Na sexta-feira, 19, às 21h, Toninho Tornado e Netto Tomaz estão na comédia “Os Calabresos”. Os ingressos custam de R$35,00 e R$ 70,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro e no site https://ingressodigital.com. A classificação etária é 16 anos.

LEIA TAMBÉM:

A banda “Queen Experience” foi idealizada em 2018 pela BRZ Produções. O espetáculo traz os maiores sucessos da banda “Queen”, como: “Don’t Stop me Now”, “Killer Queen” e “Under Pressure”, entre outros. A proposta é homenagear e relembrar a mente brilhante de Freddie Mercury, John Deacon, Brian May e Roger Taylor. A direção geral é de Bruno Rizzo e, a direção musical, do maestro Eduardo Pereira.

Toninho Tornado e Netto Tomaz apresentam “Os Calabresos”, trazendo para o palco um humor genuíno e inteligente. Inicialmente, eles se revezam em apresentações individuais. Na segunda parte do show, Toninho Tornado (Delício/Calabreso) e Netto Tomaz (Dorival/Quero Café), se unem para bordões e pegadinhas que estão na boca do povo, referências da carreira construída pela dupla.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias