Conecte-se conosco

Amparo

Ipem-SP verifica postos de combustíveis em Amparo durante Operação Olhos de Lince

Publicados

em

Objetivo da operação é combater irregularidades e fraudes nas bombas medidoras dos postos de combustíveis

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, realizou na quarta-feira, 17, em Amparo, mais uma etapa da Operação Olhos de Lince de combate às fraudes e irregularidades em bombas medidoras de combustíveis com a participação da Polícia Civil e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Durante a operação, as equipes do Ipem-SP fiscalizaram 3 postos de combustíveis e 1 foi autuado (33%). Foram verificadas 34 bombas medidoras de combustíveis e encontrados erros em 14 (41%).

No Auto Posto Amparense Ltda, localizado na avenida Doutor Carlos Burgos, nº 1.425, no centro, houve autuação do Ipem-SP. Das 14 bombas medidoras de combustíveis verificadas, 10 (XX%) foram reprovadas. As irregularidades encontradas foram corpo estranho instalado dentro da bomba de combustíveis e violação dos pontos de selagem do instrumento.

LEIA TAMBÉM:

Não foram autuados o Auto Posto WG de Amparo Ltda, localizado na Praça Doutor Virgílio de Araújo, nº 52, no centro, e no Auto Posto Tucson Ltda, na rua João Candelária, nº 26, no Jardim São Dimas.

O posto autuado tem dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$1,5 milhão. 

Quando os fiscais do Ipem-SP encontram bombas medidoras de combustíveis com indícios de fraude, após apreensão dos componentes eletrônicos e interdição das mesmas, os fiscais identificam qual é a permissionária que presta serviço no estabelecimento, e então, é feito um levantamento nas atividades realizadas por esta permissionária, não só neste posto como também em outros postos, e caso seja constatada alguma irregularidade em relação a prestação de serviço e  ao não atendimento ao Regulamento Técnico Metrológico a que estão sujeitas, é aberto um processo administrativo propondo o descredenciamento da permissionária. Detectada a fraude é revogada a autorização de manutenção de bombas de combustíveis. 

Além de autuar o estabelecimento, o Ipem-SP apura a responsabilidade da oficina encarregada da manutenção das bombas de combustíveis. Caso seja comprovada a participação da oficina na fraude, é revogada sua autorização de manutenção de bombas de combustíveis.

Caso o cidadão identifique algum estabelecimento que apresente irregularidades, a denúncia pode ser feita para a Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo e-mail [email protected]  ou  www.ipem.sp.gov.br

Números de fiscalização – Operação Olhos de Lince 
Em 2023, no período de janeiro a abril, o Ipem-SP fiscalizou 24 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 344 bombas de combustíveis com 192 reprovações. Sendo emitidos 227 autos de infração. 

Em 2022, o Ipem-SP fiscalizou 104 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 1.543 bombas de combustíveis com 242 reprovações. Sendo emitidos 242 autos de infração. 

Em 2021, o Ipem-SP fiscalizou 297 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 3.759 bombas de combustíveis com 976 reprovações. Sendo emitidos 1.030 autos de infração. 

Em 2020, o Ipem-SP fiscalizou 382 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 6.012 bombas de combustíveis com 1.042 reprovações. Sendo emitidos 839 autos de infração. 

Números de fiscalização – rotina 
Em 2023, no período de janeiro a abril, o Ipem-SP fiscalizou 2.377 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 36.728 bombas de combustíveis com 1.665 reprovações. Sendo emitidos 648 autos de infração. 

Em 2022, o Ipem-SP fiscalizou 8.448 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 132.212 bombas de combustíveis com 5.462 reprovações. Sendo emitidos 2.475 autos de infração. 

Em 2021, o Ipem-SP fiscalizou 7.880 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 122.091 bombas de combustíveis com 6.538 reprovações. Sendo emitidos 2.593 autos de infração. 

Em 2020, o Ipem-SP durante as ações de rotina, fiscalizou 7.169 postos de combustíveis no Estado de São Paulo. Foram verificadas 114.142 bombas de combustíveis com 8.040 reprovações, sendo emitidos 2.354 autos de infração. 

Denúncias
Para fazer uma denúncia junto ao Ipem-SP, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone 0800 013 05 22, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail [email protected] ou acessar o site www.ipem.sp.gov.br

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

Resgate histórico: mais de 600 livros são transferidos da Biblioteca Municipal para o Centro de Memória

Publicados

em

São registros do desenvolvimento da cidade: de pagamentos de impostos, dos veículos de tração animal, de fornecedores do início da feira do produtor, entre outros. Os livros devem passar por tratamento intensivo de higienização antes de serem disponibilizados ao público

Mais uma ação importante para o resgate histórico e cultural, que em breve estarão disponíveis à população da Estância de Amparo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, transferiu mais de 600 livros da Biblioteca Municipal “Carlos Ferreira” para o Centro de Memoria.

São livros institucionais da Prefeitura e de cartórios que marcam a história da cidade. Entre eles estão registros de pagamentos de impostos das indústrias, cadastro veículos de tração animal, livro sobre os fornecedores do início da feira do produtor, entre muitos outros de cartórios e da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM:

“Temos livros que vão de 1870 até 1950, um acervo que registra o processo de desenvolvimento de Amparo ao longo dessas décadas”, destacou a historiadora do Centro de Memória, Joseane Justi.

A transferência ocorreu para, além do resgate histórico, preservar os livros devido à reforma da Biblioteca Municipal. Alguns livros estão em bom estado e vão passar apenas por limpeza para ser disponibilizados em breve para acesso e pesquisa, mas a maioria precisa de um processo de recuperação e um tratamento intensivo por ter absorvido a umidade da Biblioteca. O prédio está fechado ao público desde janeiro e deve passar por uma reforma dos telhados, do piso, implantação de um espaço kids e digitalização do acervo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

Vacinação de Estudantes será intensificada em Amparo

Publicados

em

As secretarias de Saúde e Educação da Prefeitura de Amparo trabalharão em conjunto, visando ações para o aumento de cobertura vacinal de estudantes da Rede Municipal e Estadual da cidade. Na tarde desta segunda-feira, 14, coordenadores pedagógicos e coordenadores da Saúde estiveram reunidos para trocarem informações sobre as ações.

LEIA TAMBÉM:

A meta é ter pelo menos 90% dos estudantes menores de 15 anos com a vacinação em dia, de acordo com o Ministério da Saúde. Serão disponibilizadas e aplicadas, se necessário, todas as vacinas do calendário de vacinação, com foco nas vacinas contra a febre amarela, além da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), da DTP (tríplice bacteriana), da meningocócica ACWY e da vacina contra o HPV.

Em Amparo, na rede municipal, onde mais de 5.000 mil crianças estão matriculadas, serão avaliadas a situação vacinal de cada aluno e quando necessário, será enviado uma solicitação aos pais de autorização para a vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde deve conversar com a Diretoria Regional de Ensino de Mogi-Mirim, responsável pela coordenação das escolas estaduais de Amparo, para a realização das ações.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

Amparo chega a 14 mortes por Dengue

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais três mortes por Dengue na cidade. Os falecimentos ocorreram em 19 e 21 de março e 9 de abril.

Desde janeiro, Amparo somou 4.969 casos da doença. A Prefeitura reforça que o atendimento especializado para casos prováveis deve ser buscado nos polos localizados na UPA do São Dimas e no Centro de Especialidades Médicas, no Centro. As unidades serão direcionadas ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com dengue.

LEIA TAMBÉM:

No fim de semana, a região central contou com 70 colaboradores da Prefeitura, no Mutirão que orientou moradores, recolheu material que pode acumular água e vistorou residências de 28 ruas.

A Prefeitura de Amparo tem realizado desde o início do ano um pacote de ações para eliminação dos criadouros do mosquito aedes aegypti com mutirões para visita casa a casa e zeladoria nos bairros, com caminhão cata-bagulho, entre outras ações.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias