Campinas
Campinas e Indaiatuba são habilitados a participarem da estratégia “Destinos Turísticos Inteligentes”, do Ministério do Turismo

Campinas e Região Convention & Vistors Bureau vê como positiva a seleção das duas cidades de sua área de atuação
Campinas e Indaiatuba, da Região Metropolitana de Campinas (RMC), foram dois dos 42 municípios brasileiros habilitados pelo Ministério do Turismo (MTur) a fazerem parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O objetivo da iniciativa é oferecer aos selecionados consultoria para realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um plano de transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes.
Ao todo, 42 municípios foram habilitados nesta primeira etapa classificatória e, a partir daí, serão escolhidos 10 para participarem da estratégia. A divulgação final da primeira etapa ocorrerá no dia 17 de maio, momento em que será iniciada a fase de análise dos documentos classificatórios.
“O DTI é uma ação que transformará realidades, conferindo mais competitividade aos nossos destinos por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação. É mais investimento no turismo do nosso Brasil”, destaca a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.
Para participar da estratégia, os municípios deveriam estar nas categorias A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo. Além disso, deveriam ser entregues cinco documentos obrigatórios para a sua habilitação, sendo eles: formulário de inscrição no projeto “Estratégia Nacional DTI Brasil”; planejamento Estratégico de Turismo do Órgão Gestor; carta de compromisso assinada pelo prefeito do município inscrito como proponente, com estabelecimento do órgão gestor; relação das organizações que prestam serviços turísticos existentes no município cadastradas no Cadastur, bem como quaisquer instituições relevantes para o sistema de gestão do DTI (Matriz de Partes Interessadas); e documento que determine geograficamente o território de atuação do DTI (ex.: bairro(s), centro histórico, distrito, município completo).
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Os destinos selecionados receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. Portanto, o município precisa estar ciente de que somente se comprometendo a executar as ações estipuladas é que poderá ser reconhecido como um Destino Turístico Inteligente.
Etapas
Após a habilitação, a estratégia se dividirá em dois ciclos: o primeiro realizará um diagnóstico e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a transformar-se, de fato, em um destino turístico inteligente.
A segunda etapa será a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.
Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.
O presidente do Campinas e Região Convention & Visistours Bureau (CRC&VB), Vanderlei Costa, classificou a seleção de Campinas e Indaiatuba, duas cidades da área de atuação da entidade, como positiva e promissora para todo o turism regional. “Primeiro porque mostra o interesse do poder público em qualificar e promover o turismo das cidades, o que vai fazer com que outros municípios se movimentem no mesmo sentido. E segundo, a seleção final tratará impactos positivos para o setor como um todo, refletindo em toda a nossa região, aumentando as possibilidades de um fluxo maior de turistas e de resultados para a economia”, completa.
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Campinas
Renovias recebe inscrições para vaga de Auxiliar de Placas

Prazo para que candidatos confirmam participação em processo seletivo segue até sexta-feira, 11
Mais uma oportunidade de trabalho na Renovias. A concessionária, responsável pelas rodovias que fazem a interligação entre Campinas, o Circuito das Águas e o Sul de Minas Gerais, está com uma nova vaga de trabalho aberta, desta vez para o cargo de Auxiliar de Placas, em Mogi Mirim-SP.
Para a oportunidade, o candidato deve ter Ensino Médio completo e residir em Mogi Mirim ou Mogi Guaçu. Experiência com pintura de rodovias será considerado um diferencial.
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O candidato irá realizar e apoiar execução de sinalização, operar equipamentos e utilizar materiais apropriados, além de colaborar para a implantação e manutenção de placas ao longo da rodovia, efetuando os serviços de acordo com as normas e solicitações. Reparos em defensas metálicas e o controle de materiais utilizados na área também fazem parte das responsabilidades.
Mais informações sobre a vaga, assim como a campo de candidatura para o processo seletivo, estão disponíveis pela plataforma https://grupoccr.gupy.io/jobs/8643339?jobBoardSource=gupy_public_page.
A concessionária oferece salário compatível com a função, bem como diversos benefícios, dentre eles assistência médica e odontológica, participação nos lucros, previdência privada, seguro de vida, vale refeição ou alimentação, licença maternidade de seis meses e paternidade de 20 dias, Gympass (academia), auxílio-creche e Day off (folga) no dia do aniversário.
A Renovias tem ainda o compromisso de construir uma cultura cada vez mais diversa e inclusiva, valorizando a diversidade e promovendo a inclusão de mulheres, negros, profissionais PcD’s, pessoas que pertencem às comunidades LGBTQIAP+ e profissionais de qualquer idade a se candidatarem às vagas.
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Campinas
Região de Campinas se consolida como principal polo gastronômico do Interior de São Paulo

Responsável por 7,1% do Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo e 14º destino turístico mais pesquisado no país em 2025, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) é reconhecida por seus polos industrial, científico, pesquisa, acadêmico, hospitalar e o turismo de negócios. Outro segmento tem se destacado: o gastronômico, rico e diversificado, com atração de investimentos de marcas consolidadas e grupos regionais.
A RMC tem uma população estimada em 3,2 milhões de habitantes. Com mais de 37 mil restaurantes e bares, o setor responde por uma parte significativa da movimentação do PIB regional. O gasto com alimentação fora do lar e bebidas na RMC 2024 representou cerca de R$7,8 bilhões, segundo estimativa do IPC Maps, sem contar o volume gasto por turistas de passeios e negócios, que circulam mensalmente pelas cidades da região.
A gastronomia regional se consolidou na última década como principal polo gastronômico do interior paulista. O Estado de São Paulo tem o maior número de estabelecimentos focados em alimentação fora do lar, com 532,5 mil pontos ativos, o que representa cerca de 27% do mercado nacional. Campinas é a terceira cidade com maior número de estabelecimentos no Estado, atrás da Capital e de Guarulhos, na Grande São Paulo.
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“Temos um setor dinâmico e bem evidente na região, que contribui não somente para a economia, mas principalmente no fomento do turismo regional,”, comenta André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas.
A cidade conta, por lei, com quatro polos gastronômicos – os bairros do Cambuí, do Guanabara e os distritos de Barão Geraldo e de Sousas e Joaquim Egídio, mais conhecidos dos turistas de final de semana, por estarem localizados em Área de proteção Ambiental (APA), com fazendas históricas e espaços para atividades esportivas -, sem contar os centros de compras das cidades da região.
A região, segundo Mandetta, oferece restaurantes de variados estilos gastronômicos, bares, gastronomia de fazenda e até cozinhas internacionais.
O Bellini Ristorante, de comida mediterrânea, e o Kindai (japonês), são exemplos da consolidação do setor. Localizados dentro do Vitória Hotel Concept Campinas, recebem diariamente moradores da região e turistas de eventos corporativos.
“Na Rede Vitória Hotéis sempre demos prioridade para a gastronomia. A alta gastronomia sempre atrai e traz boas avaliações dos visitantes do Brasil e do exterior”, comenta Rodrigo Porto, diretor de Alimentos e Bebidas da Rede.
“Buscando atender um público cada vez mais exigente, tanto da região quanto de outros estados, a gastronomia regional evoluiu muito nos últimos anos”, diz Antonio Dias, Diretor Executivo do grupo Royal Palm Hotels & Resorts, que conta com um complexo com cinco estabelecimentos gastronômicos, como o bistrô francês La Palette, e a adega Cave do Douro, que abre exclusivamente no inverno, voltados para hóspedes e clientes da região.
O Banana Café Campinas também acompanha a evolução gastronômica da região. A casa conta com uma unidade na Capital paulista, mas os cardápios têm suas diferenças. “Para o cardápio de Campinas trouxemos adaptações para esse público que é muito exigente. Além disso, a cidade é um amplo polo de negócios e recebemos muitas pessoas de outras cidades.”, explica André Biazzo, um dos sócios da casa.
Há 30 anos no mercado, a Churrascaria Colonial Grill, de Campinas, é outro exemplo da evolução da gastronomia local. “Estamos sempre procurando nos adaptar às exigências cada vez maior do público, não só da região, mas de outros estados e países”, afirma Sérgio De Simone, fundador do restaurante.
O empresário Dino Ramos, sócio do Dom Brejas diz que o fortalecimento do setor gastronômico em Campinas e região é visível. “Estamos no mercado há 15 anos e cada ano vemos a chegada de grandes marcas de redes e empresas, trazendo novas experiências e para fortalecer a gastronomia regional”, diz.
Ele lembra, ainda, que no final do ano passado o lanche Boquinha de Anjo, criado em Campinas, virou patrimônio imaterial pela Câmara Municipal, com a data comemorada no dia 10 de maio. “Isso traz ainda mais visibilidade para o polo gastronômico regional que vem evoluindo a cada ano”, completa Ramos.
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Campinas
Rodada do CIESP-Campinas prevê gerar R$2,5 milhões em negócios

Evento é no dia 15 de abril, com previsão de 1,1 mil reuniões em uma única tarde
A Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) realiza no dia 15 de abril (terça), das 13 às 18 horas, Rodada de Negócios com a previsão de gerar R$2,5 milhões entre as empresas participantes. O diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, afirma que em uma única tarde do evento serão realizadas cerca de 1,1 mil reuniões de negócios, entre as mais de 16 empresas âncoras já confirmadas e expectativa de mais de 100 empresas participantes. O evento acontece no Grand House Eventos, em Campinas.
Corrêa acrescenta que a Rodada de Negócios do Ciesp “é a forma mais acessível, eficiente e de menor custo para as empresas gerarem novos negócios, pois em uma única tarde, a empresa participante pode realizar dezenas de reuniões com grandes âncoras de segmentos variados”.
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O diretor acrescenta que essa Rodada de Negócios é uma grande oportunidade para as empresas participarem em um ambiente focado para o estímulo e geração de negócios. Corrêa cita como exemplo, o fato de muitas empresas estarem próximas fisicamente umas das outras, mas por vezes desconhecem o que cada uma produz e como é a rede de fornecedores de insumos, produtos ou serviços, utilizados na sua cadeia produtiva. “A Rodada de Negócios tem a função de aproximar futuros parceiros, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento tecnológico e aprimoramento dos processos nas empresas”, explica Corrêa.
Rede de Negócios – A participação é aberta às empresas associadas e não associadas ao Ciesp. Os participantes recebem um book completo das empresas inscritas na Rodada.
A entidade confirma as empresas âncoras: Adere Produtos Auto Adesivos, Arxada do Brasil Especialidades Químicas, Baumer, Biogrow Brasil, Dismotor Comércio de Motores Elétricos, Embapi Embalagens, Flyer Indústria Aeronáutica, Foxconn Brasil, Hunter Douglas do Brasil, Ibram Indústria Brasileira de Máquinas, Libraport Campinas, Menphis Soluções Térmicas, San Group Biotech Brasil, SK-G Automação, Suominen Brasil Ind. Com. de Não Tecido e Valeo Sistemas Automotivos.
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