Conecte-se conosco

Campinas

Campinas e Indaiatuba são habilitados a participarem da estratégia “Destinos Turísticos Inteligentes”, do Ministério do Turismo

Publicados

em

Campinas e Região Convention & Vistors Bureau vê como positiva a seleção das duas cidades de sua área de atuação

Campinas e Indaiatuba, da Região Metropolitana de Campinas (RMC), foram dois dos 42 municípios brasileiros habilitados pelo Ministério do Turismo (MTur) a fazerem parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O objetivo da iniciativa é oferecer aos selecionados consultoria para realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um plano de transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes.

Ao todo, 42 municípios foram habilitados nesta primeira etapa classificatória e, a partir daí, serão escolhidos 10 para participarem da estratégia. A divulgação final da primeira etapa ocorrerá no dia 17 de maio, momento em que será iniciada a fase de análise dos documentos classificatórios.

“O DTI é uma ação que transformará realidades, conferindo mais competitividade aos nossos destinos por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação. É mais investimento no turismo do nosso Brasil”, destaca a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.

Para participar da estratégia, os municípios deveriam estar nas categorias A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo. Além disso, deveriam ser entregues cinco documentos obrigatórios para a sua habilitação, sendo eles: formulário de inscrição no projeto “Estratégia Nacional DTI Brasil”; planejamento Estratégico de Turismo do Órgão Gestor; carta de compromisso assinada pelo prefeito do município inscrito como proponente, com estabelecimento do órgão gestor; relação das organizações que prestam serviços turísticos existentes no município cadastradas no Cadastur, bem como quaisquer instituições relevantes para o sistema de gestão do DTI (Matriz de Partes Interessadas); e documento que determine geograficamente o território de atuação do DTI (ex.: bairro(s), centro histórico, distrito, município completo).

LEIA TAMBÉM:

Os destinos selecionados receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. Portanto, o município precisa estar ciente de que somente se comprometendo a executar as ações estipuladas é que poderá ser reconhecido como um Destino Turístico Inteligente.

Etapas
Após a habilitação, a estratégia se dividirá em dois ciclos: o primeiro realizará um diagnóstico e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a transformar-se, de fato, em um destino turístico inteligente.

A segunda etapa será a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.

O presidente do Campinas e Região Convention & Visistours Bureau (CRC&VB), Vanderlei Costa, classificou a seleção de Campinas e Indaiatuba, duas cidades da área de atuação da entidade, como positiva e promissora para todo o turism regional. “Primeiro porque mostra o interesse do poder público em qualificar e promover o turismo das cidades, o que vai fazer com que outros municípios se movimentem no mesmo sentido. E segundo, a seleção final tratará impactos positivos para o setor como um todo, refletindo em toda a nossa região, aumentando as possibilidades de um fluxo maior de turistas e de resultados para a economia”, completa.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Bruno Wellington (PSD) lança pré-candidatura a deputado federal com “casa cheia” e presença de Gilberto Kassab

Publicados

em

Empresário e transformador social reúne mais de 1,5 mil pessoas e importantes nomes da política regional e estadual em Paulínia

Ao lado de importantes lideranças políticas de Paulínia, da região e do estado de São Paulo, o
empresário e transformador social Bruno Wellington, o “BW” (PSD), reuniu mais de 1,5 mil
pessoas e oficializou, no sábado, 20, sua pré-candidatura a deputado federal. No palco do
evento, em Paulínia, Bruno demonstrou a consolidação dos trabalhos sociais exercidos por ele
há mais de 19 anos ao aparecer ladeado pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab,
e pelo ex-prefeito de Jaguariúna por três mandatos, Gustavo Reis (PSD) — que também
aproveitou o momento e lançou sua pré-candidatura a deputado estadual em solo paulinense.

A articulação em torno de BW demonstra a força de sua trajetória como empresário e gestor
de projetos sociais, construída ao longo de quase duas décadas, com foco no desenvolvimento
social não somente no estado de São Paulo, mas em todo o país. Mais de 226 mil pessoas já
foram atendidas por ele em todo o Brasil e, desse total, 50 mil foram no estado paulista.

O pré-candidato destacou a importância de sua pré-candidatura, não por vaidade, mas sim
para continuar trabalhando em prol de quem mais precisa e expandir políticas que visem à
importância de se transformar vidas. “Hoje é o start de uma nova jornada para que possamos
construir um país mais justo. Eu acredito que o esporte salva vidas. Mantenho projetos sociais
em comunidades indígenas no Rio Grande do Norte e, somente no Jardim Fernanda, em
Campinas, atendemos mais de 500 crianças gratuitamente. Mas precisamos expandir isso”,
afirmou BW em seu discurso.

LEIA TAMBÉM:

Gilberto Kassab, em sua fala, destacou o histórico de trabalho social de Bruno e afirmou que
isso o credencia para a vida pública. “O Bruno é um jovem preparado, com um trabalho social
muito forte, que tem realizações, credibilidade e histórico familiar que lhe dão condições para
transformar não somente Paulínia e o estado de São Paulo, mas todo o Brasil”, destacou o
presidente nacional do partido.

Apoios
O peso político e o tamanho da coalizão que sustenta as pré-candidaturas de Bruno Wellington
e Gustavo Reis ficaram evidentes na lista de lideranças políticas locais, da RMC (Região
Metropolitana de Campinas) e de todo Estado. Entre eles, o prefeito de Nova Odessa,
“Leitinho” (PSD); o ex-prefeito de Santo Antônio de Posse, Dr. Maurício Comisso; o ex-prefeito
de Vinhedo, Jaime Cruz; o vereador de Jaguariúna, Rafael Blanco (Cidadania); o ex-vereador de
Jaguariúna, Romilson Silva; além de vereadores, ex-vereadores e ex-secretários de Paulínia,
entre outras autoridades.

A demonstração da força que a pré-candidatura de Bruno Wellington tem tomado foi
reforçada pelas comitivas vindas de diversas cidades paulistas que prestigiaram o momento,
Carapicuíba, Mogi das Cruzes, Taubaté, Caraguatatuba, Amparo, Jaguariúna, São Paulo,
Suzano, Lins, Sumaré, Itaquaquecetuba, Nova Odessa, Ferraz de Vasconcellos, Indaiatuba,
Americana, Campinas, Artur Nogueira, Ilha Bela, entre outras.

Um dos momentos mais marcantes que antecederam o evento foi o desfile e “buzinaço” de 87
motociclistas, motoboys e entregadores de aplicativos em frente ao prédio onde foi realizado o lançamento. Essa é uma das causas a serem defendidas por BW, assim como a das mães e
pessoas com neurodivergências, dos caminhoneiros e do terceiro setor, entre outras.

Quem é Bruno Wellington
Natural de Marília, bacharel em Direito, empresário e gestor social, ele tem como grande
paixão e propósito de vida ajudar o próximo. No ano de 2007, já consolidado como
empresário, BW colocou em prática uma de suas principais idealizações e fundou em
Paulínia/SP (cidade em que reside desde os 11 anos de idade) a Associação Fábrica de Saúde,
Esporte e Cultura. Por meio de diversos projetos de desenvolvimento social idealizados por
ele, a instituição já beneficiou mais de 226 mil pessoas pelo Brasil, sendo 50 mil delas no
estado de São Paulo. Tais números o consolidam como um dos maiores benfeitores sociais do
país.

Mesmo antes da fundação da Fábrica, Bruno já atuava em causas sociais, marcando presença
em diversos eventos solidários. Entre eles, bailes beneficentes para a arrecadação de fundos
para entidades paulinenses como a AUPACC (Amigos Unidos Por Amor Contra o Câncer) —
importante e tradicional instituição local que oferece suporte psicológico, jurídico, social e de
reabilitação para pessoas diagnosticadas com câncer — e a Feijoada do Bem, em prol da APAE
(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Ainda em Paulínia, Bruno coordenou a gestão
de crise no Paulínia Racing Bicicross, tradicional equipe de bicicross nacional, atuando como
consultor estratégico e estruturando mecanismos de captação via leis de incentivo para
garantir a sobrevivência do projeto.

Bruno também é fundador do fundo privado de investimento social BW Incentiva, que financia
e patrocina projetos nas áreas de saúde, esporte e cultura.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Caiado e Kassab estarão em Paulínia neste sábado, 20

Publicados

em

Lideranças nacionais marcarão presença no lançamento das pré-candidaturas de Bruno Wellington (PSD) e Gustavo Reis (PSD)

O cenário político da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ganha contornos estratégico, no próximo sábado, 20, com o ato oficial de lançamento da pré-candidatura a deputado federal, do empresário Bruno Wellington Domingues (PSD), também conhecido como “BW” à Câmara dos Deputados, em uma dobradinha regional com o ex-prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (PSD), que deve concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de São
Paulo (Alesp).

O evento ganha peso estratégico com as presenças confirmadas do ex- governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado, e do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

Articulações
Em meio a uma intensa agenda de viagens pelo país para pavimentar sua corrida ao Planalto, a vinda de Caiado à Paulínia, é vista por analistas como um forte aceno ao potencial eleitoral de Bruno Wellington, que disputa um cargo eletivo pela primeira vez.

LEIA TAMBÉM:

A presença de Caiado e Kassab, importantes lideranças políticas nacional, sinaliza que o partido aposta alto na renovação representada por BW e na experiência de Gustavo Reis, que traz na bagagem o capital político de três mandatos no Executivo de Jaguariúna.

“Nossa pré-campanha a deputado federal nasce da urgência de trazer a população mais próxima ao Congresso e de mostrar a importância do Terceiro Setor para a execução de políticas públicas”, declarou Bruno Wellington. Além do peso institucional, o encontro pretende reunir outras lideranças regional e local para debater propostas e demandas locais.

Conhecido por sua atuação como transformador social, BW reforça que sua entrada na política partidária é a continuidade de um trabalho que já realiza fora dela, pautado pela defesa do Terceiro Setor e pela eficiência das políticas públicas.

Serviço
Lançamento das pré-candidaturas de Bruno Wellington a deputado federal e de Gustavo Reis a deputado estadual
Data do evento: 20 de junho de 2026 (sábado)
Horário: 17:55
Local: Salão Social Clube Paulinense

Endereço: Av. José Paulino, 1945 – Jardim de Itapoan – Paulínia (SP)

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Energia que entra em campo: CPFL Paulista reforça operação para garantir qualidade no fornecimento de energia durante a Copa do Mundo

Publicados

em

A CPFL Paulista anuncia um plano especial de operação para assegurar a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, período em que o consumo sobe de forma expressiva em todo o país, impulsionado por televisores ligados simultaneamente, reuniões familiares e eventos públicos nas cidades.

O plano, desenvolvido com base na experiência acumulada em outros grandes eventos, combina tecnologia de monitoramento em tempo real, inteligência operacional e mobilização de equipes.

Inteligência da rede
Uma das principais inovações do plano é o mapeamento prévio de pontos críticos: a CPFL Paulista levantou e atualizou o cadastro das unidades de transmissão de TV e dos locais de grandes aglomerações, as chamadas fan fests, que serão monitorados em tempo real pelo Centro de Operações. Todos esses pontos foram inseridos no sistema de Business Intelligence (BI) operacional da companhia e receberam marcações específicas, permitindo rastrear qualquer ocorrência com precisão e agilidade.

LEIA TAMBÉM:

A equipe de operações acompanhará também a curva de carga em tempo real antes, durante e após cada partida, com atenção especial aos picos de consumo que ocorrem nos intervalos (televisores, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado acionados simultaneamente) e ao final dos jogos, quando as rotinas comércios e industriais retomam normalmente.

Monitoramento meteorológico e controle de desligamentos

Para antecipar riscos climáticos, a CPFL Paulista contratará boletins e monitoramento especializados para os dias dos jogos do Brasil, da cerimônia de abertura e do encerramento do torneio.

A política de desligamentos programados seguirá critérios rígidos, garantindo que nenhuma intervenção planejada na rede coincida com os períodos de maior demanda no fornecimento: apenas obras de baixo impacto, preferencialmente sem manobras complexas, poderão ser autorizadas nos dias de jogos, e somente com conclusão mínima de quatro horas antes do início de cada partida.

Alinhamento com o sistema nacional

A operação da CPFL Paulista está integrada às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que determina operação especial de segurança em toda a rede nacional nos períodos compreendidos entre duas horas antes e duas horas depois de cada jogo. O plano cobre o jogo de abertura (11/06), as três partidas da fase de grupos da Seleção Brasileira (13/06, 19/06 e 24/06) e a grande final (19/07), com extensão automática para as fases eliminatórias caso o Brasil avance.

Durante esses períodos, fica vedada qualquer intervenção que possa resultar em corte de energia em qualquer ponto do território nacional. O monitoramento contínuo das condições meteorológicas nas instalações do sistema elétrico também faz parte do protocolo.

“Estamos preparados para garantir energia segura e de qualidade durante os jogos com equipes posicionadas estrategicamente e tecnologia de ponta para monitorar a rede”, afirma Rafael Lazzaretti, diretor-presidente da CPFL Paulista.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias