Brasil
Economia e preocupação ambiental fazem crescer o mercado de aditivo de combustíveis
Disponível também em vendas diretas para o consumidor, aditivo X-tivator usa tecnologia suíça para otimizar a performance do motor, reduzir a emissão de gases poluentes e gerar economia
A frota utilizada no transporte rodoviário, os veículos de passeio e também as motocicletas demandam um consumo anual de cerca de 120 bilhões de litros de combustível no Brasil, que geram aproximadamente 286 milhões de toneladas de dióxido de carbono lançadas na atmosfera. Uma das formas para neutralizar os impactos nefastos que o grande volume de emissões de CO2 provoca na natureza e na saúde das populações é o plantio de árvores, que requer investimentos do poder público e também do setor privado. Também como alternativa, aditivos de última geração, com pegada ecológica, têm demonstrado eficiência para o consumidor que se preocupa com o meio ambiente e em economizar ao mesmo tempo.
Para neutralizar 286 milhões de toneladas de CO2 geradas pelo consumo anual de 120 bilhões de litros de combustíveis da frota terrestre brasileira é necessário plantar uma área equivalente a 7.590 campos de futebol. “Por parte das empresas e também dos governos este é um grande esforço de sustentabilidade para mitigar os efeitos nocivos das emissões de dióxido de carbono na atmosfera”, reforça Antonio Ticianeli, especialista em petróleo e derivados e CEO da ecomanda Américas.
LEIA TAMBÉM:
Somente no Estado de São Paulo, segundo Ticianeli, a frota terrestre consome quase 30 bilhões de litros de combustível anualmente. “Na região Sudeste, como um todo, estimamos mais de 50 bilhões de litros”, calcula. Como consequência, são geradas aproximadamente 63 milhões de toneladas de CO2 no Estado e 113 milhões de toneladas em âmbito regional. “Além do plantio de árvores, investimentos em tecnologia também têm mostrado eficiência para reduzir as emissões de dióxido de carbono na natureza”, aponta.
Como resultado de aportes em desenvolvimento, a ecomanda Américas produz o X-tivator. Com tecnologia suíça, o aditivo com pegada ecológica, utilizado inicialmente no mercado corporativo e no agronegócio, chega ao mercado para o consumidor, disponível em postos de combustível e também por e-commerce.
“Na área corporativa, temos hoje mais de 100 milhões de litros de combustível tratados com X-tivator”, afirma Ticianeli. “Trata-se de um mercado que anualmente cresce em média 30%, dado que considera os últimos três anos de atuação nacional”. Segundo o CEO da ecomanda Américas, as vendas diretas do aditivo para o consumidor devem representar um crescimento de 20%, com o acréscimo de 20 milhões de litros tratados por ano com o X-tivator.
Vantagens para o consumidor
A decisão por disponibilizar o aditivo de última geração em postos de combustíveis, de acordo com Ticianeli, está associada às necessidades de um consumidor consciente e cada vez mais engajado em causas ambientais. “O uso do X-tivator contribui para uma economia de até 17% de combustível para a frota terrestre como um todo e, consequentemente, com a redução de emissão de CO2 na natureza na mesma proporção”, destaca.
Além da queima mais perfeita, com emissão de menor quantidade de gases poluentes, o engenheiro agrega as médias de uso de combustível que, no final do mês, representam um ganho significativo para o consumidor.
“Considerando o rendimento médio do brasileiro, que gira em torno de dois salários mínimos, e o valor de um tanque de combustível, que chega a R$ 300, com a manutenção regular do veículo e o uso de aditivos, é possível economizar cerca de 10% ao ano”, calcula. Para uma família, observa Antonio Ticianeli, este é fator de grande impacto. “Para a saúde e o meio ambiente, a redução da quantidade de gases poluentes na atmosfera, é algo que não tem preço”, finaliza o CEO da ecomanda Américas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Brasil
Engenharia transforma
Por Vinicius Marchese
A engenharia transforma. Transforma ideias em soluções, projetos em obras e desafios em oportunidades de desenvolvimento.
É por meio da engenharia que estradas conectam cidades, sistemas de saneamento levam saúde às comunidades, redes de energia impulsionam a economia e projetos urbanos melhoram a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas.
No Brasil, os desafios são imensos. Somos um país continental, com profundas desigualdades regionais e demandas crescentes por infraestrutura e serviços públicos de qualidade. Nesse cenário, a engenharia tem um papel decisivo: transformar necessidades em soluções concretas capazes de melhorar a vida da população.
Na administração pública, a presença da engenharia qualificada desde o início dos processos é fundamental. Projetos bem estruturados, elaborados por profissionais tecnicamente preparados, são o primeiro passo para que obras e políticas públicas sejam executadas com eficiência, segurança e responsabilidade com os recursos públicos. Quando o planejamento falha, surgem atrasos, desperdícios e, muitas vezes, obras inacabadas que prejudicam diretamente a sociedade.
Quando a engenharia é valorizada, os resultados aparecem. Obras são concluídas no prazo, os investimentos são melhor aplicados e os benefícios chegam à população em forma de mobilidade, desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e melhores condições de vida.
Nesse contexto, iniciativas voltadas ao diagnóstico e ao acompanhamento da infraestrutura nacional tornam-se ainda mais relevantes. Um exemplo é o InfraBR, uma plataforma criada para avaliar e monitorar a infraestrutura brasileira de forma ampla e transparente. A ferramenta reúne dados, indicadores e análises que ajudam a compreender a realidade do país e identificar prioridades para investimentos e melhorias.
Com informações organizadas e acessíveis, o InfraBR contribui para qualificar o debate público e apoiar gestores, profissionais e instituições na tomada de decisões mais estratégicas. Afinal, planejar bem é parte essencial do processo de transformação que o Brasil precisa.
Fortalecer a engenharia é fortalecer a capacidade de transformar o país. Significa investir em conhecimento técnico, valorizar profissionais qualificados e garantir que as grandes decisões sobre infraestrutura sejam baseadas em planejamento, responsabilidade e visão de longo prazo.
Porque quando a engenharia é valorizada, o Brasil avança. E quando o Brasil avança, a vida das pessoas se transforma.
Vinicius Marchese
Presidente licenciado do Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Brasil
Ronaldo Caiado é oficializado pré-candidato do PSD
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, teve sua pré-candidatura à Presidência da República oficializada pelo Partido Social Democrático (PSD). O anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, durante uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo nesta segunda-feira, 30.
Caiado afirmou que pretende adotar medidas com o objetivo de reduzir a polarização política no país, defendendo uma agenda voltada à pacificação nacional. Segundo ele, o cenário político brasileiro pode ser menos dividido com a atuação de lideranças que não estejam diretamente inseridas em disputas polarizadas.
Ao comentar sobre o cenário eleitoral, Caiado declarou que o principal desafio não é apenas vencer uma eleição, mas governar de forma eficiente e consolidar um projeto político duradouro no país. Ele também destacou que determinados grupos políticos já perderam força em estados como Goiás, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM:
Ao abrir o anúncio, Kassab classificou a decisão pelo pré-candidato como “muito difícil” e ao mesmo tempo um “privilégio”. “Porque é um privilégio para o partido definir uma escolha tendo três excelentes candidatos, três governadores muito bem avaliados em seus estados”, declarou o dirigente.
Recém-filiado ao PSD, Caiado foi escolhido como pré-candidato após uma disputa interna com outros governadores, incluindo Eduardo Leite e Ratinho Júnior, que desistiu da corrida na semana anterior.
Após a definição, Eduardo Leite declarou estar insatisfeito com a decisão do partido, afirmando que ela contribui para a continuidade de um cenário político polarizado. Em resposta, Caiado afirmou que ainda não conversou com o colega, mas reconheceu sua capacidade administrativa e destacou que governar exige equilíbrio e resultados, mencionando inclusive os desafios enfrentados por Leite em seu estado.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Brasil
Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa neste sábado, 28
Com mais de 15 milhões de doses já distribuídas, a mobilização será realizada nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste antes do período de maior circulação do vírus
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no próximo sábado, 28, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, com apoio de estados e municípios, a mobilização prioriza crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, grupos mais suscetíveis a formas graves da doença. O Dia D será realizado na mesma data, e a campanha segue até 30 de maio, com vacinação gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para ampliar o alcance da ação, o Governo do Brasil envia, até esta quinta-feira, 26, 10 milhões de mensagens institucionais por aplicativos de comunicação. A iniciativa busca reforçar a divulgação de informações oficiais, ampliar a confiança nos canais institucionais e incentivar a vacinação.
LEIA TAMBÉM:
Até agora, o Ministério da Saúde distribuiu 15,7 milhões de doses da vacina contra a influenza. A orientação é que estados e municípios intensifiquem as estratégias já no primeiro mês da campanha, com ações de busca ativa para o alcance imediato dos públicos prioritários. Na Região Norte, a campanha será realizada no segundo semestre, em função da sazonalidade da doença.
A vacinação é a principal forma de prevenção contra a influenza e contribui para reduzir casos graves, internações e mortes. Para se vacinar, basta fazer parte do público recomendado e procurar a unidade de saúde mais próxima antes do período de maior circulação do vírus.
PÚBLICO-ALVO — A vacina influenza trivalente integra o Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
Além desses públicos, a imunização é ofertada como estratégia especial para outros grupos prioritários. Para crianças de 6 meses a 8 anos, o esquema vacinal varia conforme o histórico: aquelas já vacinadas anteriormente recebem uma dose; as não vacinadas devem receber duas doses, com intervalo mínimo de quatro semanas.
No caso da população indígena a partir de 6 meses de idade, seguem as mesmas orientações de faixa etária e histórico vacinal. Crianças e pessoas com comorbidades até 8 anos que ainda não foram vacinadas também devem receber duas doses.
A proteção contra a influenza é realizada anualmente para acompanhar as novas cepas do vírus em circulação. A cada campanha, o Ministério da Saúde disponibiliza vacinas atualizadas, reforçando a importância da imunização periódica para assegurar uma proteção eficaz.
A aplicação pode ser realizada de forma simultânea a outras vacinas do Calendário Nacional, como a da Covid-19.
CENÁRIO — Dados preliminares de 2026 apontam aumento na circulação de vírus respiratórios, incluindo a influenza. Até 14 de março, foram notificados 14,3 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, com cerca de 840 óbitos. Entre os casos graves, a influenza responde por 28,1% das infecções identificadas.
Idosos, crianças menores de 6 anos, gestantes e pessoas com comorbidades apresentam maior risco de complicações, internações e óbito. Priorizar esse público é fundamental para evitar casos graves e óbitos por influenza.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online6 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2034
-
Jaguariúna1 semana atrásEm solenidade na prefeitura, contratos do Programa Bolsa Atleta de Jaguariúna são assinados
-
Jaguariúna1 semana atrásForró da Chica: um domingo especial na Fazenda Santa Francisca
-
Jaguariúna6 dias atrásDia de Brincar é neste sábado no Cruzeiro do Sul
-
Holambra1 semana atrásFestival do Rei movimenta Holambra com experiências gastronômicas até o dia 30
-
Holambra1 semana atrásPrefeitura de Holambra inaugura praça e anuncia pavimentação no Santo Antônio
-
Jaguariúna1 semana atrásVigilância Sanitária e Controle de Vetores de Jaguariúna passam a atender em novo endereço
-
Jaguariúna6 dias atrásBateria Pegada da Onça retoma as aulas gratuitas


