Artur Nogueira
Zoonose de Artur Nogueira fez mais de 4,5 mil atendimentos em 2022

Dentre os serviços gratuitos oferecidos a população estão castrações, vacinações, atendimentos de denúncias e outros
O cuidado e amparo animal seguem sendo duas das prioridades da Prefeitura de Artur Nogueira. Durante o ano de 2022, a Unidade de Vigilância em Zoonose realizou mais de 4.500 atendimentos gratuitos e voltados, principalmente, aos animais da população de baixa renda que muitas vezes não tem condições de arcar com esses gastos.
Dentre os serviços prestados pelo departamento estão vacinações (4.112); atendimentos gerais (395); castrações de cães e gatos machos (75 de setembro a dezembro); animais mortos retirados (32); e atendimento de denúncias (104).
Para o prefeito Lucas Sia (PSD), os números positivos representam o carinho e atenção da gestão para com a causa animal. “Foi um belo e incansável trabalho em equipe. Para 2023, vislumbramos números ainda melhores. Nossos bichinhos merecem todo esse amor e cuidado”, destacou.
CASTRAMÓVEL
Para manter a excelência nos serviços prestados, recentemente a Prefeitura inaugurou o tão aguardado Castramóvel. No veículo itinerante são feitas consultas, aplicações de vacinas e castrações, sempre na presença de um médico veterinário e um auxiliar – de maneira segura e respeitando todas as normas e exigências do Conselho de Medicina Veterinária.
LEIA TAMBÉM:
O castramóvel segue à disposição da população de baixa renda, e que possua animais de estimação como cachorro ou gato. Além disso, ele atende animais em situação de abandono no município.
PROJETO VACINA EM DIA
Já o número expressivo de vacinação é fruto do Projeto “Vacina em Dia”, que aconteceu ao longo de 2022, com o objetivo de ajudar os moradores que não possuíam condições ou meios de locomoção para levar seus animais até o Castramóvel.
A Prefeitura instalou pontos de vacinação antirrábica (raiva) em diversos bairros e em pontos estratégicos para alcançar o maior número de moradores possível. De acordo com o departamento, foram disponibilizadas de 150 a 400 vacinas por bairro.
A médica veterinária e responsável pelo setor no município, Larissa Mandaio, explica que, para o projeto, foram escolhidas regiões com maior número populacional de cães e gatos. As doses também eram disponibilizadas duas vezes por semana, na antiga unidade da Zoonose e, posteriormente, no Castramóvel.
CANAL NO WHATSAPP
Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonose criou um canal de WhatsApp exclusivo. A nova possibilidade de atendimento tem atendido toda a população em horários comerciais através do 19 3877-1505.
Pelo canal, os moradores podem solicitar castração para cães e gatos, realizar denúncias de maus tratos aos animais, agendar consultas e vacina contra a raiva, além de tirar dúvidas e fazer sugestões, elogios e/ou críticas.
O canal de WhatsApp da Zoonose está a disposição dos munícipes de segunda a sexta, de 8h às 17h.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Fundo Social de Artur Nogueira terá novo endereço
A partir de 07 de abril, atendimentos serão realizados na Rua Santo Antônio, nº 221, no Centro
A Prefeitura de Artur Nogueira informa que, a partir do dia 07 de abril, o Fundo Social de Solidariedade passará a funcionar em um novo endereço. Agora, os atendimentos serão realizados na Rua Santo Antônio, nº 221, no Centro.
A mudança busca oferecer mais conforto à população e facilitar o acesso aos serviços prestados pelo Fundo Social, que agora estará mais próximo dos demais prédios da área social do município.
“A nova localização permitirá um atendimento ainda mais acolhedor e eficiente para as famílias nogueirenses que necessitam dos serviços sociais”, pontuou a titular da Pasta Social, Zezé Hunglaub.
O atendimento no Fundo Social é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ações fáceis de serem implementadas na rotina impedem a proliferação do mosquito transmissor da doença
Dez minutos por semana. Parece pouco, mas para impedir contaminação e até óbito de um ente querido vale muito. A Prefeitura de Campinas registrou dois óbitos, até o momento, por conta da dengue e investiga outras sete. Uma doença que voltou a atormentar a região e uma das causas é a falta de cuidado da população. A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimetrocamp, Andreia Ribeiro, afirma que segundo pesquisadores e especialistas o combate da dengue não depende somente do poder público: “é necessário ação conjunta da população e prefeitura.”
A professora defende que todo mundo precisa fazer sua parte como “perder” cerca de dez minutos na rotina para “para fazer uma varredura na casa em busca de focos, usar repelente, e, se possível, tomar a vacina de acordo com a indicação e faixa etária”. A perda, na verdade, se torna uma vitória. Segundo o núcleo de informações estratégicas em saúde do estado, Campinas tem, em 2025, 6.156 casos confirmados de dengue e 2.485 em investigação.
LEIA TAMBÉM:
Do lado da Prefeitura, o trabalho segue com mais de 200 mil visitas a imóveis, mais de três mutirões, mais 19 ações de educação em saúde para profissionais e serviços de saúde, e distribuição da vacina para crianças de 10 a 14 anos. Os estudos demonstram que o imunizante ainda é limitado, mas, de acordo com Andreia, fundamental na luta. “Não impede a transmissão pela dengue, tem capacidade de evitar a gravidade da doença.”
Em Campinas, o SUS disponibiliza a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Na rede privada, a vacina é indicada para pessoas até 59 anos. Mesmo assim, Andreia alerta: “o principal combate à dengue ainda é o combate ao criadouro do mosquito e que depende principalmente da colaboração da população.”
Um agravante à falta de preocupação das pessoas da região é a circulação dos diferentes sorotipos da doença. Neste ano, é o DENV-3 que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença. Além dele, existem outros três (DENV-1, DENV-2, -3 e DENV-4). A infecção por algum não garante a imunidade aos outros, portanto, alguém pode ser infectado até quatro vezes.
A pessoa deve recorrer ao médico nas seguintes situações:
- Febre de 38°C ou mais
- Dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações
- Mal-estar, fadiga, perda de apetite e náuseas
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
E, de acordo com a coordenadora da Unimetrocamp, “não existe tratamento específico caseiro para tratar a dengue, a não ser as orientações fornecidas pelos profissionais da saúde com relação à ingestão de líquidos para hidratação como água, soro caseiro, chás em geral, sucos e água de coco. O paciente com dengue deve tomar 60ml de água por kilo”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Artur Nogueira
Artur Nogueira dá início às celebrações de 76 anos com o ‘Street Fest’

Evento tem início nesta sexta-feira, 04, na Pista de Skate “Hugo Calstron”, e vai até o domingo, 06
O “Artur Nogueira Street Fest” abre oficialmente o calendário festivo de 76 anos do município. O evento terá início nesta sexta-feira, 04, na Pista de Skate “Hugo Calstron”, e vai até o domingo, 06. A programação reúne música, esporte e cultura urbana, prometendo entretenimento para todos os públicos.
O “Street Fest” é organizado por Bruno Brasileiro e Anderson (Vitton), com o apoio da Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Durante os três dias de festival, a cidade contará com batalhas de rima, shows ao vivo, campeonato de skate e apresentações radicais de wheeling.
LEIA TAMBÉM:
O prefeito Lucas Sia (PL) destacou a diversidade de atrações no calendário de aniversário do município e convidou a população a prestigiar o festival. “Este ano, preparamos uma programação especial, com eventos para todos os públicos. O Street Fest abre nossas celebrações com muita cultura e adrenalina. Convido todos a participarem e aproveitarem esse momento único na cidade!”, afirmou.
Lembrando que as comemorações pelo aniversário de 76 anos de Artur Nogueira seguem até o dia 1º de maio, com uma programação diversificada que inclui shows musicais, apresentação da Esquadrilha da Fumaça, cantatas e encenações de Páscoa, campeonato de pesca, passeio ciclístico e muito mais.
PROGRAMAÇÃO DO STREET FEST:
04 de abril (sexta-feira)
Local: Pista de Skate “Hugo Calstron”
19h: Batalha de Rimas
20h: Show de Wheeling com Grumita
21h30: Show com Super Hall
05 de abril (sábado)
9h: Campeonato de Skate (categorias: mirim, iniciante e feminino)
A partir das 18h: Baile do Manzano, com atrações Dbaile, Bruno Henry, Duzera e DJ Stive Malanott
06 de abril (domingo)
9h: Campeonato de Skate (categorias: amador e master +30 anos)
18h: Show com Banda Purple Stone
21h30: Show com Banda Faith
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Artur Nogueira
Cota única e 1ª parcela do IPTU 2025 de Artur Nogueira vencem hoje

Carnê impresso está sendo entregue pelos Correios; versão online pode ser obtida no site da Prefeitura de Artur Nogueira
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio do Setor de Cadastro Urbano, lembra que a 1ª parcela e a cota única do IPTU 2025 vencem hoje, 31 de março.
A via física do carnê está sendo entregue pelos Correios, no endereço de entrega cadastrado. Ao todo, 21.067 mil carnês foram emitidos.
Além disso, a versão on-line dos carnês do IPTU 2025 está disponível para impressão. O acesso pode ser feito pelo site oficial da Prefeitura > www.arturnogueira.sp.gov.br > IPTU > 2ª VIA IPTU > ACESSAR 2ª VIA DO IPTU; ou diretamente pelo link https://arturnogueiramun.presconinformatica.com.br/segundaViaIPTU.jsf?faces-redirect=true.
Na hora do acesso, o munícipe deve informar a inscrição municipal do imóvel no campo indicado. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência da rede bancária, lotérica ou internet. Não há serviço de recebimento dos tributos no caixa da Prefeitura.
Para o acesso, a Prefeitura recomenda o uso do navegador Mozila Firefox.
Prazos formas de pagamento
O prazo de vencimento da primeira parcela e cota única do IPTU 2025 foi prorrogado.
LEIA TAMBÉM:
O pagamento pode ser feito em 10 parcelas, ou total (cota única) com 10% de desconto. A cota única terá vencimento em 31 de março de 2025, assim como a 1ª parcela (para quem desejar parcelar). As demais parcelas vencem todo dia 10 dos meses seguintes – até dezembro.
De acordo com a Administração Municipal, no carnê de IPTU predial é cobrada também a Taxa de Lixo (TL). Já no carnê de IPTU dos terrenos, é cobrada, além do IPTU, somente a Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
O pagamento em parcela única ou parcelado quita tanto o IPTU quanto as Taxas.
Importância do IPTU
A Administração ressalta que a arrecadação do IPTU serve, principalmente, para compor a receita tributária do município, sendo um dos principais impostos que garantem a arrecadação da Prefeitura e o financiamento dos serviços públicos. Com isso, dos 40% do valor arrecadado, é vinculado no mínimo 15% para a Saúde e 25% para a Educação, obrigatoriamente.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
São Paulo1 semana atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Holambra5 dias atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Amparo1 semana atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
São Paulo1 semana atrás
SP anuncia R$80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
-
Campinas1 semana atrás
Encontro na Tennessee Harley-Davidson celebra paixão das mulheres por motos
-
Campinas5 dias atrás
Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Educação de Artur Nogueira é destaque estadual em premiação do Governo de SP