Conecte-se conosco

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna divulga calendário para vacinação de cães e gatos contra raiva

Publicados

em

Imunização contra a doença, que é fatal para seres humanos, acontecerá nos dois últimos sábados de julho e agosto

Nos dias 20 e 27 de julho, e também em 24 e 31 de agosto, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na cidade a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal.
Conforme a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, as recomendações aos donos dos animais a serem vacinados continuam as mesmas: “Os cães ferozes devem ser levados por pessoa adulta, em coleira e, se necessário, usando focinheiras, que é para evitar acidentes. Além disso, não haverá fornecimento de doses de vacina, apenas aplicação no Posto de atendimento”, explica.
As datas, locais e horários em que a vacinação será feita nos diversos postos (fixos e volantes) espalhados pela cidade e na zona rural.

Calendário e locais de vacinação
20/07 (Sábado)
– Vila Miguel Martini – Posto de Saúde: das 8h às 12h;
– Bairro Nassif – em frente à Escola Municipal Prefeito Joaquim Pires Sobrinho II: das 13h às 17h;
– Bairro Nassif – em frente ao Parque Serra Dourada: das 8h às 12h e das 13h às 17h;
– Bairros Santa Cruz, Berlim e Dom Bosco – no Centro Cultural Zi Cavalcanti: das 8h às 12h e das 13h às 17h;
– Bairro Nova Jaguariúna – Parque Benedito Bergamasco: das 8h às 12 e das 13h às 14h;
– Bairro Colina do Castelo – próximo à Capela: das 14h15 às 17h;
– Bairro Cruzeiro do Sul, nos seguintes locais: próximo ao Varejão da Tia Elisa: das 8h às 12h – Escola Municipal Franklin de Toledo Piza Filho: das 13h às 14h45 – e nos condomínios Jaguariúna I e II (Estrada do Japonês: das 15h às 17h;
– Bairro Nova Jaguariúna III – UBS José Poltronieri: das 8h às 10h;
– Jardim Paraíso – Praça Carlos Gomes: das 10h30 às 12h;
– Fazenda Santa Júlia – Estrada: das 13h às 16h;

27/07 (Sábado)
– Bairros São José e Boa Vista – Parque da Praça Menegon: das 8h às 12h e das 13h às 17h;
– Vila 12 de Setembro, Jardim Novo Horizonte, Jardim Santa Mercedes, Condomínio Recanto dos Pássaros, Vila Mário Finotelli e Jardim Santo Antônio – Unidade de Fisioterapia dos Servidores da Saúde, na Vila 12 de Setembro: das 8h às 12h;
– Jd. Planalto, Jd. Elisa e Jd. das laranjeiras – UBS da Vila 12 de Setembro: das 13h às 17h;
– Bairros Santa Cruz, Berlim e Dom Bosco – no Centro Cultural Zi Cavalcanti: das 8h às 12h e das 13h às 17h;
– Rua Souza e Rua Maranhão – perto da Mercearia: das 8h às 12h;
– Bairros Arco-Íris, Sílvio Rinaldi e Jardim Europa – Avenida Sílvio Rinaldi (Padaria Pôr do Sol: das 13h às 17h;
– Vila 7 de Setembro, Jardim Sônia e Jardim Dona Irma – Ginásio de Esportes Azulão: das 8h às 12h e das 13h às 17h;
– Bairro Mauá – no Parque Luís Barbosa: das 8h às 10h30;
– Bairro Capotuna – próximo à Agropecuária Sta. Luzia: das 10h40 às 12h;
– Bairro Guedes I – EM Prefeito Francisco Xavier Santiago, das 13h às 14h;
– Bairro Guedes II – no ponto de ônibus da Rua Francisco Dal’Bó;
– Chácaras (Posto Volante): das 14h40 às 17h;
– Condomínio Quinta das Pitangueiras – na Portaria: das 8h às 9h;
– Condomínio Quinta do Conde – na Portaria: das 9h10 às 10h;
– Condomínio Quinta das Laranjeiras – na Portaria: das 10h10 às 12h;
– Olarias e Chácaras – Posto Volante: das 13h às 17h;

24/08 (Sábado)
– Bairro Roseira de Baixo – Rua Cerejeira (Igreja Católica): das 8h às 12h;
– Bairro Roseira de Cima – Rua Amoreira: das 13h às 15h;
– Bairro Roseira – Chácaras – Posto Volante: das 15h às 17h;
– Jd. Florianópolis – UBS Florianópolis: das 8h às 12h e das 13h às 17h;
– Vila Primavera – Posto Volante: das 8h às 10h;
– Agropecuária Florianópolis (ao lado dela): das 10h30 às 12h;
– Fazenda São Francisco – na Portaria: das 13h às 14h;
– Terras da Capela Santo Antônio – Posto Volante: das 14h15 às 17h;
– Centro Cultural Zi Cavalcanti: das 8h às 12h;
– Fazenda Capim Fino – Estrada: das 13h às 17h;
– Condomínio Duas Marias – nas proximidades da Portaria: das 8h às 11h30 e das 13h15 às 15h15;
– Chácaras – Posto Volante: das 15h30 às 17h;
– Bairro Tanquinho – Fazenda Nossa Senhora de Lourdes: das 8h às 9h;
– Bairro Tanquinho – Floricultura: das 9h15 às 10h30;
– Bairro Tanquinho – Chácaras (Posto Volante): das 10h40 às 11h30;
– Condomínio Long Island – na Portaria: das 13h às 14h;
– Chácaras próximas ao Long Island (Posto Volante): das 14h às 17h;

31/08 (Sábado)
– Centro Cultural Zi Cavalcanti: das 8h às 14h;
– Bairro reserva da barra – Posto Volante: das 15h às 17h;
– Bairro Colmeia – antigo Lago: das 8h às 10h;
– Bairro Colmeia – Restaurante Carroça (Posto Volante nas proximidades: das 10h10 às 12h30;
– Chácaras – Posto Volante: das 13h às 15h30;
– Bairro Tanquinho Velho II – EM Professora Oscarlina Pires Turato: das 15h30 às 17h;
– Bairro Santo Antônio do Jardim (Bar do Arlindo): das 8h às 9h – Bairro Bom Jardim (antiga Capela – Ponto de ônibus): das 9h30 às 10h30 – e Bairro Floresta (Bar do Nenê): das 11h às 12h;
– Condomínio Ana Helena – Bar do Lago: das 13h15 às 14h30;
– Condomínio Ana Helena e Chácaras próximas – no Condomínio Ana Helena: das 15h30 às 17h;
– Capetinga – atrás do camping (Posto Volante): das 8h às 12h;
– Bairro Camanducaia – próximo à divisa (Posto Volante): das 13h às 17h;
– Bairro Tanquinho Velho II – Fazenda Guaiçara (das 8h às 9h), Olaria Taquemassa (das 9h15 às 10h), estrada próxima ao Rancho Oásis (das 10h10 às 12h) e Chácaras ao redor (das 13h30 às 17h).

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariúna/Foto: Ivair Oliveira

Jaguariúna

Encontro de Carros Antigos arrecada quase 800kg de alimentos para o Fundo Social

Publicados

em

A 20ª edição do Encontro de Carros Antigos, realizada no último fim de semana no Centro Cultural de Jaguariúna, arrecadou quase 800 quilos de alimentos não perecíveis que foram doados pelos visitantes do evento. Segundo o Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna, foram arrecadados 774 quilos de alimentos, que já estão sendo distribuídos às famílias cadastradas.

Segundo a Secretaria de Cultura de Jaguariúna, o Encontro de Carros Antigos reuniu cerca de 15 mil pessoas nos dois dias do encontro (sábado e domingo), com um total de 987 carros cadastrados na exposição.

Com apoio da Prefeitura de Jaguariúna, o evento é realizado pelo grupo Antigos no Parque e reúne atrações para toda a família, exposição de veículos clássicos, gastronomia, música e ações solidárias.

Foto: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Alunos da rede municipal de Jaguariúna são destaque em fase regional do maior torneio de robótica educacional do mundo

Publicados

em

Dois times da Escola Municipal Mário Bergamasco representaram Jaguariúna na etapa regional da First Lego League (FLL), o maior campeonato de robótica educacional do mundo para crianças e jovens, realizada no último sábado, dia 20 de junho, em São Paulo. O transporte dos estudantes foi disponibilizado pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

As equipes foram escolhidas após cumprirem todas as etapas de preparação e demonstrarem competência para a disputa. O trabalho integrou o currículo formal à aprendizagem criativa, com atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação e aos programas federais de Educação Digital.

LEIA TAMBÉM:

Durante o torneio, os alunos conviveram com outras 24 equipes de escolas particulares, muitas delas bilíngues, totalizando 26 participantes. Mesmo diante da diferença de recursos, os estudantes da rede municipal chamaram a atenção dos avaliadores pela segurança, carisma e autonomia nas apresentações.

A equipe The Builders of Chaos apresentou um projeto sobre Machu Picchu, abordando técnicas de construção, organização social, agricultura e aspectos culturais da civilização inca. Já a Archeological Animals pesquisou a Fazenda Serrinha, no bairro Florianópolis, destacando sua importância como patrimônio histórico de Jaguariúna. O estudo abordou a presença indígena das etnias Tupi-Guarani e Jê, práticas agrícolas na bacia do Rio Jaguari e construções em taipa, reforçando a importância da preservação desse legado.

As pesquisas foram conduzidas pelos próprios alunos e envolveram conteúdos de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia. Além dos conhecimentos técnicos em robótica e programação, os estudantes demonstraram habilidades como trabalho em equipe, resiliência, pensamento crítico e comunicação ao responder, com autonomia, aos questionamentos dos jurados.

“Agora, a expectativa é pelo resultado da classificação para a etapa nacional. Independentemente do desfecho, a experiência já deixou resultados concretos, com nossos estudantes mais motivados, confiantes e engajados com a escola. Estamos muito felizes”, comemora a professora Luciene Mára de Lima, responsável pelos projetos apresentados.

A Escola Municipal Mário Bergamasco integra o Programa Escolas Criativas, com gestores capacitados, o que reforça a qualidade da educação pública de Jaguariúna.

Foto: divulgação

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna recebe mais de 400 inscrições para o projeto gratuito de formação em moda sustentável para mulheres

Publicados

em

A formação gratuita e inédita no município oferece a 40 mulheres bolsa-auxílio, kit de costura e máquina para levar para casa

Com mais de 400 inscrições recebidas, começa no dia 29 de junho e vai até 3 de julho, em Jaguariúna, o projeto gratuito Sustentabilidade na Moda, que irá capacitar mulheres em técnicas de costura, design de moda, customização e upcycling. Além da formação, as participantes receberão bolsa-auxílio de R$400,00, kit de costura e uma máquina de costura para dar continuidade à produção após o término das atividades.

Dentre as candidatas inscritas, 40 mulheres, com mais de 16 anos e sem vínculo empregatício, foram selecionadas para participar desta edição.

Realizado no Boulevard Pedro Abrucêz, o curso será conduzido pela artista Flávia de Souza e tem como proposta estimular a criatividade, a geração de renda e o reaproveitamento de materiais têxteis por meio da moda sustentável.

LEIA TAMBÉM:

O kit disponibilizado às participantes inclui agulhas, alfinetes, linhas, tesoura, fita métrica e almofada para agulhas. Ao final da formação, elas também poderão levar para casa as máquinas de costura utilizadas durante o curso.

Reaproveitamento e criatividade
Durante as oficinas, as participantes serão divididas em duas turmas, nos períodos da manhã e da tarde. Elas terão contato com técnicas de criação baseadas no upcycling, prática que transforma resíduos têxteis ou peças descartadas em novos produtos com maior valor agregado. Além de estimular a criatividade, o método contribui para a redução do desperdício na indústria da moda, incentivando práticas mais conscientes e sustentáveis.

As peças produzidas ao longo da formação serão apresentadas ao público em uma feira de moda sustentável no dia 4 de julho, também no Boulevard Pedro Abrucêz. O evento busca aproximar a comunidade do projeto e valorizar o trabalho desenvolvido pelas participantes.

Como complemento, no dia 6 de julho será realizada uma formação em gestão têxtil com seis participantes que se destacarem ao longo do curso, ampliando os conhecimentos sobre organização produtiva e possibilidades de atuação no setor.

Flávia de Souza: moda com propósito
A artista, educadora e gestora de resíduos têxteis Flávia de Souza iniciou sua trajetória em 2007, após a falência de sua primeira empresa. “Foi nesse momento que ressignifiquei minha caminhada e decidi transformar a dor em propósito”, relembra. Desde então, dedica-se a capacitar pessoas — principalmente mulheres — a resgatar tecidos de forma orgânica, estratégica e com impacto real.

Atualmente, Flávia lidera o Grupo Soma, onde coordena a distribuição mensal de cerca de 500 toneladas de resíduos têxteis entre 40 mulheres empreendedoras, promovendo geração de renda, redução do desperdício e criação de novos produtos sustentáveis.

Sobre o projeto
O projeto “Sustentabilidade na Moda – Formação em Upcycling” (PRONAC 236113) é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), do Governo Federal, Brasil: Do lado do povo brasileiro. Conta com o patrocínio da MAHLE, coordenação geral da Amora Produções Culturais, coordenação artística da Aloxique e apoio da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre a MAHLE
A MAHLE é uma parceira internacional de desenvolvimento e fornecedora para a indústria automotiva, com atuação nos segmentos de veículos de passeio e comerciais.

Fundada em 1920, a empresa desenvolve soluções voltadas à mobilidade com menor impacto climático, com foco em eletrificação, gerenciamento térmico e tecnologias para redução de emissões. Atualmente, um em cada dois veículos no mundo conta com componentes da MAHLE.

A empresa também apoia iniciativas nas áreas de educação, cultura, saúde e diversidade, por meio de projetos incentivados e ações privadas.

Programação do projeto
Formação: de 29 de junho a 3 de julho
Turma manhã: 9h às 11h30
Turma tarde: 14h às 16h30

Feira e exposição das peças
4 de julho, das 11h às 13h
Formação em gestão têxtil
6 de julho, das 13h às 18h (com 6 participantes selecionadas)
Local: Boulevard Pedro Abrucêz (Rua Amazonas, 600 – Jardim Santa Cruz – Jaguariúna/SP)

Em todos os dias de oficina será oferecido coffee break.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias