Conecte-se conosco

Campinas

Observatório PUC-Campinas aponta crescimento acelerado da população idosa na RMC

Publicados

em

Projeção para 2040 mostra que deverá haver 41 idosos a cada 100 adultos

Um estudo realizado pelo Observatório PUC-Campinas sobre a transição demográfica na Região Metropolitana de Campinas (RMC) mostrou um processo acelerado de envelhecimento da população até 2040. O estudo mostra dados e projeções por município da região e parte dele foi apresentada aos prefeitos na reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC realizada dia 21 de junho no Campus I da PUC-Campinas.

Segundo o Prof. Dr. Cristiano Monteiro da Silva, coordenador dos estudos, o crescimento já mostrou ser consistente nos últimos 20 anos. O número de pessoas com mais de 60 anos dobrou em duas décadas e pode ser quase a metade da população adulta em 2040. O estudo completo será divulgado na próxima semana na página do Observatório no site da PUC-Campinas ( https://observatorio.puc-campinas.edu.br/ ).

“Pode-se perceber, no primeiro momento, que as cidades da RMC tinham a relação em 2000 perto de 10 idosos para cada 100 pessoas; porém, este número se aproximou de 20 idosos, em 2020. Convém destacar o olhar preditivo para o ano de 2030, ou seja, um momento tão próximo, este indicador social aponta algo perto de 30 idosos para cada 100 pessoas adultas”, disse.

Diante deste contexto, levanta-se a discussão que a Região Metropolitana de Campinas, em função dos efeitos da transição demográfica, tão logo, necessitará menos das construções físicas de escolas. Por outro lado, caso o fenômeno se confirme, a região vai precisar muito da capacidade da intensificação tecnológica como forma de inclusão das pessoas ao novo no sistema educacional.

Também será necessário um plano de inovação em serviços públicos, tornando possível a filiação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de se alcançar a capacidade da oferta dos direitos em saúde, educação, segurança, lazer, cultura, habitação, entre outros direitos sociais, em conformidade com as necessidades reais dos agrupamentos da população.

“À primeira vista, a RMC vivencia o que se pode atribuir como uma transição demográfica marcada pela desaceleração das taxas de natalidade e crescimento populacional, condicionada a uma população economicamente ativa que está chegando na faixa etária reconhecida como pessoa idosa, tudo isso combinado com alto nível de urbanização. Certamente, uma situação que obriga novos olhares sobre as demandas da vida social urbana”, disse o professor.

A gestão de políticas públicas em uma situação social pautada por taxas de natalidades baixas, combinada com sinais de estrutura etária envelhecida, implica em reprodução social na qual o poder decisório precisa se ater as prioridades em serviços públicos, empregos e nas demandas características da vida social urbana.

A redução da taxa de natalidade também cresce rápido na região. A RMC contava com algo perto de 35 jovens para cada 100 pessoas adultas em 2000, mas essa relação caiu para perto de 28 jovens em 2020.

Nesse ritmo, o estudo projeta a a superioridade da participação dos Idosos em 2040, a relação entre 41 Idosos para 100 pessoas adultas e, no caso dos Jovens, o declínio que expõe a relação de 22 para 100 adultos. Chega-se ao ponto de vista que se trata de uma transição demográfica que anuncia a estrutura etária da população envelhecida.

Investimentos

O estudo do Observatório também avaliou o valor dos investimentos confirmados para distintas regiões do Estado de São Paulo. A série que vai de 2015 a 2021 destaca a posição singular da Região de Campinas. Os valores de investimentos confirmados situam-se bem acima do que se vê em outras regiões. Trata-se de investimentos de alto valor. A trajetória deste indicador sustenta o número médio perto de R$ 6 bilhões.

A exceção foi somente para o ano de 2019, quando a Região de Bauru, em caráter único, mostrou uma decisão de investimento de altíssimo valor, acima de R$ 7 bilhões. O contexto pandêmico colocou uma retração nas decisões de investimentos, especialmente, no primeiro momento, o ano de 2020, depois a recuperação dos gastos produtivos.

A Região Metropolitana de Campinas mostra um movimento que conta com o crescimento das atividades de Serviços. Cabe destacar a importância dos Serviços que se conectam com os processos produtivos da Indústria, no sentido dinâmico do produto, emprego e renda.

Pode-se acrescentar que esta tendência, observada na dinâmica regional de Campinas, por sua própria natureza, conecta-se com o movimento internacional e as recentes transformações nas cadeias produtivas globais.

Este caminho, apontado como a densidade produtiva, apresenta-se com muitas potencialidades para se provocar inclusive mudanças na dimensão da empregabilidade associada aos setores dinâmicos da Indústria, com a participação relativa alta de grupos etários acima de 30 anos.

Campinas

Shopping Parque das Bandeiras se une à Prefeitura e shoppings da região em campanha solidária para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Publicados

em

A partir de hoje, o Shopping Parque das Bandeiras abre suas portas como ponto de arrecadação, reforçando o espírito comunitário em tempos de necessidade

Em resposta às recentes chuvas que afetaram gravemente o estado do Rio Grande do Sul, o Shopping Parque das Bandeiras anuncia que, a partir de hoje, servirá como um ponto de arrecadação de doações para as vítimas dessas chuvas devastadoras. Esta iniciativa humanitária é realizada em parceria com a Prefeitura de Campinas e mais quatro grandes shoppings da região, demonstrando uma união de forças em prol daqueles que mais precisam.

“Em momentos como este, é essencial que comunidades e instituições se unam para oferecer suporte e alívio aos afetados”, disse o gerente de marketing do Shopping Parque das Bandeiras, Rodrigo Cenatti. “Estamos comprometidos em facilitar a generosidade dos nossos visitantes fazendo com que a ajuda chegue rapidamente a quem necessita. Ações como estas refletem os valores do nosso empreendimento e a solidariedade que caracteriza nossa cidade”.

LEIA TAMBÉM:

Em clima de cooperação, outros shoppings se unem ao Bandeiras para ampliar a rede de arrecadação e assegurar que mais famílias possam começar a reconstruir suas vidas. São eles: o Shopping Dom Pedro, Campinas Shopping e Unimart que estarão unidos nessa ação.

Todas as doações de alimentos serão enviadas para o Banco de Alimentos no Ceasa de Campinas. As demais doações irão para o centro de triagem, que levarão direto para o Rio Grande do Sul. Serão aceitas itens essenciais como: alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal e de limpeza. As doações podem ser feitas no ponto de coleta localizado no piso L1, no SAC, durante o horário de funcionamento do shopping.

Para mais informações sobre como você pode ajudar, visite o site do Shopping Parque das Bandeiras.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Rio e partes de SP, ES e MG terão onda de calor até quinta-feira

Publicados

em

Alta média é de 5° e há riscos para a saúde

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou nesta segunda-feira, 06, em Brasília, alerta de onda de calor, com previsão de temperaturas 5 graus Celsius acima da média. O aviso vale pelo menos por cinco dias e há, segundo o órgão, risco para a saúde. O próprio Inmet define o grau de severidade do fenômeno como de “grande perigo”.

LEIA TAMBÉM:

A onda de calor vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, incluindo regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais, Campinas (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP) e centro oriental paranaense.

Outras áreas afetadas listadas pelo Inmet são Itapetininga (SP), Zona da Mata (MG), Ribeirão Preto (SP), região macro metropolitana paulista, Araraquara (SP), sul, noroeste, baixadas e centro do estado do Rio, Vale do Paraíba paulista, sul do Espírito Santo e centro oriental do Paraná. Fonte: Agência Brasil

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

1ª Festa do Morango chega em Paulínia com entrada gratuita a partir desta quinta

Publicados

em

Evento, que acontece no Paulínia Winner Mall, terá variedade gastronômica, atrações musicais e ação solidária

Paulínia recebe a partir desta quinta-feira, 02, a “1ª Festa do Morango”. O evento, que tem entrada gratuita, ocorre no estacionamento do Paulínia Winner Mall. A expectativa é que milhares de pessoas compareçam nos quatro dias de festa.

Gastronomia
Para quem gosta de morango, opções não faltarão como espeto de morango, morango do nordeste, bolo de pote de morango, crepe de morango, pavê de morango, torta de morango, fondue de morango, churros de morango, torresmo de rolo com geleia de morango, burger de morango, burger com salada de morango, coxinha de morango, chopp de morango, açaí com  morango, licor de morango, milkshake de morango, sorvete de morango, vinagrete de morango, caipirinha de morango, drinks de morango, bombom de morango, fogazza de morango, pastel com massa de morango, croissant de morango, estrogonofe de morango, pizza de morango, nacho com geleia de morango, entre outros pratos apetitosos.

LEIA TAMBÉM:

A festa vai oferecer outras opções gastronômicas como torresmo de rolo, costela, burger na parrilla, baião de dois, feijão tropeiro, espetinho, pastéis, comida mexicana, batata frita, coxinha, arroz carreteiro, doces caseiros, churros, além de diversos drinks, chopp e muito mais.

“Esse evento, que é o primeiro em Paulínia, tem sido um sucesso por onde passa. Teremos muitas opções de pratos com morango além de outras variedades da gastronomia. As atrações musicais também ganham destaque nessa festa para abrilhantar todos os dias do nosso evento”, disse Brenda de Paula, organizadora.

Música
O evento vai contar com uma programação musical para todos os dias de festa. Confira:

  • Quinta (2) – 19h – Banda Àstrea – Especial CPM22 e NXzero
  • Sexta (3) – 19h – João Bellini – Sertanejo
  • Sábado (4) – 19h – Creedence Cover Brasil Molina’s
  • Domingo  (5) – 19h – Blind Smoke – Especial Foo Fighters

Solidariedade
Para quem quiser colaborar (não é obrigatório) haverá um ponto de arrecadação de alimento não perecível no local do evento. O que for arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Paulínia.

Serviço – 1ª Festa do Morango em Paulínia
Quando: 02/05 , 03/05 , 04/05 e 05/05
Onde: Estacionamento do Paulínia Winner Mall (Av. José Lozano Araújo, n° 1515 – Nossa Senhora Aparecida, Paulínia)
Horário: quinta e sexta das 17h às 22h; sábado e domingo das 12h às 22h.
*Entrada gratuita.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias