Conecte-se conosco

Jaguariúna

Parque Santa Maria vai sediar o CaminhaCão com atrações gratuitas no domingo (17)

Publicados

em

CaminhaCão chega com diversas atrações e reforça a posse responsável dos animais

Por Viviane Westin

O evento contará com a participação de policiais municipais responsáveis pelo Canil da Polícia Municipal (Foto: Alessandra Guerra)

O CaminhaCão chega em sua 7ª. edição no próximo domingo (17) e será sediado no Parque Santa Maria, em Jaguariúna, das 9h às 14h. A programação inclui a participação de cães do canil da Polícia Municipal, com showdog, aula especial de adestramento básico do Projeto EducaCão e caminhada simbólica. O público ainda poderá contar com praça de alimentação, distribuição de brindes, exposições, entre outras.

A entrada tem um custo de R$ 2,00, com direito a um cupom para participar do sorteio de prêmios. O evento é promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) ONG Xodó de Bicho que atua em prol dos animais carentes e abandonados. Segundo balanço da entidade, desde que iniciou o trabalho em Jaguariúna, em 2010, já foram retirados das ruas e encaminhados para adoção quase três mil animais. 

Fotos: Alessandra Guerra

“Ao longo dos anos, o CaminhaCão vem se fortalecendo como uma festa de confraternização entre os amantes dos animais, pessoas que trabalham por um mundo melhor para os animais. Esse é o momento em que reunimos apoiadores do trabalho da entidade no dia a dia, pessoas que garantem com sua ajuda o salvamento de centenas de animais ao ano”, observa a presidente da ONG, Leliane Magalhães Guerra Gandolphi.

Em edições anteriores, o CaminhaCão chegou a registrar um público de até 700 pessoas. O evento é público, mas os organizadores ressaltam aos cuidados. Os cães de raças previstas na Lei Estadual 11.531, conhecida como Lei da Focinheira, devem portar a proteção e guia curta, para a segurança de todos. As raças em referência são: Pitbull, Rottweiler, Mastim e similares.

“Muitas vezes os cães das raças citadas são calmos e submissos, porém, ao serem interpelados por algum cão menor, mais bravo ou de comportamento arisco, podem ter reações inesperadas, cujo controle escaparia aos donos na ausência desses acessórios. Entendendo isso, acreditamos que todos cumprirão a lei, como sempre aconteceu”, evidencia a presidente.

Ainda segundo Leliane, é desejável que todos os pets participantes estejam com a saúde em dia e vacinados, também fazendo uso de coleiras e guias. “O recolhimento dos dejetos dos animais será de inteira responsabilidade dos tutores, como prática de cidadania, e haverá pontos com água para os animais pelo parque”, observa.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jaguariúna vai realizar a vacinação gratuita contra raiva em seu estande durante o evento. Ainda deve marcar a presença entre os expositores a Oscip Trilhos do Jequitibá, que atua no segmento ambiental, e o grupo de Proteção Animal Anjos Guerreiros. Também participam prestadores de serviços que atuam nos segmentos veterinário e agropecuário.

Abandono

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a existência de mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos. Em seu portal, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CRMV-SP) evidencia a importância de programas de controle e abandono animal para a mudança deste cenário. Para o presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRMV, Carlos Augusto Donini, “o debate e a solução efetiva desses desafios devem envolver população, órgãos públicos, universidades e ONGs”.

A presidente da Xodó também chama a atenção para os casos de abandono e reforça as ações que são mantidas pela ONG nessa causa. “Seguimos mantendo as campanhas fixas de conscientização do conceito de posse responsável e as feiras de adoção (virtual e física).  A ONG atende a população carente e os animais comunitários com os recursos que estiverem disponíveis, procurando garantir seu bem-estar e minimizar os problemas advindos da pobreza dos tutores, ou abandono que obrigue os cães a viverem nas ruas”.

Segundo Leliane, a ONG mantém um canil com 45 animais em local alugado, todos castrados, vacinados e aptos à adoção. “Reforçamos a importância da castração para o controle de natalidade, evitando crias indesejadas, maus tratos e abandono. Não há lares para todos! É obrigação do tutor garantir que seu animal ou seus descendentes não sejam parte da triste realidade de 30 milhões de animais abandonados em nosso país”, finaliza.

A Xodó de Bicho é uma entidade de utilidade pública desde 2011, atua em parceria com o Poder Público nos moldes da Lei Federal 13.019. As prestações de contas e o Portal da Transparência podem ser acessados no site xododebicho.org.

Reportagem: Viviane Westin – Fotos: Alessandra Guerra – divulgação Xodó de Bicho

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna inicia nebulização casa a casa contra a dengue

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta segunda-feira, 06, a nebulização casa a casa contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. O serviço será realizado até as 16h de hoje nas residências do bairro Cruzeiro do Sul. Os demais bairros a serem visitados serão definidos de acordo com o maior número de casos de dengue notificados.  

LEIA TAMBÉM:

Segundo a secretaria, além do controle químico realizado através da aplicação de inseticida, haverá também o controle mecânico, que é a retirada ou manuseio de recipientes que podem servir de criadouros do mosquito.A nebulização casa a casa ou costal complementa o trabalho de prevenção à doença, também realizado por meio do chamado fumacê, que abrange toda a cidade e é feito com a aplicação do inseticida nas ruas.

O trabalho casa a casa é focado nos locais de maior incidência de dengue. Durante a nebulização, os moradores devem manter abertas as portas, janelas e cortinas das residências para facilitar a entrada do produto. A Secretaria de Saúde ressalta que a nebulização só combate o mosquito na fase adulta. Assim, continua sendo muito importante a ajuda da população para eliminar todos os criadouros do mosquito, evitando manter locais com água parada dentro das casas.

Recomendações durante a nebulização

  • Abra todas as portas e janelas para facilitar a entrada do produto e eliminar os mosquitos;

  • Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos: alimentos, água e utensílios de cozinha; roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos;

  • Retire ou mantenha levantadas: roupas de cama e toalhas de mesa;

  • Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.

  • Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna arrecada doações para o RS

Publicados

em

Governo do RS decretou estado de emergência e sociedade civil tenta ajudar como pode

Diante da situação que atinge quase 400 cidades do Rio Grande do Sul e milhares de pessoas, a sociedade civil de Jaguariúna está se mobilizando para arrecadar doações e ajudar quem mais precisa. As maiores urgências neste momento são produtos de higiene, alimentos prontos para consumo, roupas e calçados, pois muitas famílias saíram às pressas de casa somente com a roupa do corpo.

Outros itens importantes como cobertores, água potável, colchões e roupas de cama também são necessários, além de voluntários. Também é possível ajudar com valores em dinheiro para (55) 99651-4837 (Maria Eduarda Coradini) aluna da Unifaj que está empenhada com um grupo de alunos na ação solidária. Os valores serão utilizados para a compra dos donativos.

  • Há alguns pontos de arrecadação das doações na cidade. Confira:
  • Restaurante – Na Lenha Steak House – Av. dos Ipês, nº 1690
  • NUCA – Campus II da Unifaj
  • Paradeiro 19 – Beach Tennis
  • Templo Casa dos Orixás
  • Casa da veterinária Ana Campos Perez Ferreira Gomes – Endereço: Rua Irineu Bordotti, 156
  • Escola Avante Pequeno Príncipe
  • Colégio da Villa unidades 1 e 2: Praça Emílio Marconato, 218 e 303 – Chácara Primavera

Situação
Na manhã desta segunda-feira, 06, o número de mortos em razão dos temporais no RS subiu para 83, de acordo com o boletim da Defesa Civil. São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna realiza 3ª fase do Programa “Saúde na Escola”

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realizou nesta semana a terceira fase do Programa Saúde na Escola, que oferece atendimento oftalmológico gratuito a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Um total de 107 crianças, que precisam usar óculos de grau, puderam escolher as armações durante encontro realizado no Boulevard do Centro Cultural, na quinta-feira, 02.

Segundo a secretaria, na primeira fase do programa, onde foi verificada a acuidade visual dos alunos, cerca de 3 mil crianças passaram por atendimento oftalmológico. Depois, na segunda fase, foram realizadas 423 consultas com especialistas em oftalmologia. Na quarta fase, será realizada a entrega dos óculos prontos.

O programa oferece atendimento oftalmológico especializado a todas as crianças do Ensino Fundamental regularmente matriculadas do 1º ao 5º anos da rede pública de ensino do município, com faixa etária entre 6 e 11 anos.

LEIA TAMBÉM:

“Ao ser identificada qualquer alteração, é agendada consulta médica oftalmológica no Centro de Especialidades, com profissional dedicado exclusivamente a esse projeto e ao atendimento das crianças”, informa a secretaria.

Durante as consultas oftalmológicas, foram oferecidos procedimentos de biomicroscopia de fundo de olho, fundoscopia, potencial de acuidade visual, teste de visão de cores, aplicação de medicamentos (colírio) e tonometria (exame que mede a pressão interna dos olhos).

Implantado em 2022, o Saúde na Escola extrapola o atendimento na unidade de saúde e vai para as escolas da rede do município, em consonância com a Educação de Jaguariúna. Também é realizada uma série de ações relacionadas à saúde dos alunos, como vacinação, encaminhamentos para fonoaudiologia e pediatria, palestras educativas sobre dengue, entre outras.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias