Conecte-se conosco

Jaguariúna

Entidades elogiam Jaguariúna por debater combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicados

em

Jaguariúna recebeu elogios dos principais convidados pela realização do 1º Fórum de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido nesta segunda-feira, 25 de junho, no campus I do Centro Universitário Jaguariúna (UniFAJ).

O evento, considerado um passo à frente na abordagem do problema que coloca o Brasil num ranking altamente negativo, teve um público formado por representantes de órgãos e entidades que atuam na proteção a crianças e adolescentes, como Conselhos Tutelares e CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Conforme Luciana Temer, do Instituto Liberta, que mediou os debates, o Brasil é o segundo país do mundo com mais casos de exploração sexual de meninos e meninas. Isso se deve, segundo ela, à precoce sexualização dessas crianças, fato que, infelizmente, é incentivado pela própria sociedade.

“Mudar esse quadro vergonhoso exige comprometimento, sobretudo daqueles que têm algum poder de decisão, motivo pelo qual parabenizo o prefeito Gustavo Reis pela iniciativa de promover esse necessário debate”, pontuou Luciana.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Carlos Bezerra Junior (PSDB), também parabenizou o prefeito Gustavo Reis por assumir o debate de um tema delicado e do qual pouco se fala abertamente, uma vez que a sociedade trata a sexualidade como um tabu, o que é um equívoco, segundo ele.

“Esquecer é permitir, e lembrar é combater, então, em um país onde uma criança ou adolescente é abusada a cada 8 minutos, e onde parte da mídia prefere tratar os casos com sensacionalismo, o debate maduro e a busca de soluções merecem elogios e incentivos”, observou o deputado.

AMPLIAR OS DEBATES

Enquanto anfitrião do Fórum, o prefeito de Jaguariúna lembrou o ótimo trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social via CRAS, e as parcerias mantidas com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do Conselho Tutelar.

“O tema é espinhoso, sabemos disso, e quando procurei a Luciana (Temer) foi para ter subsídios que nos permitam levar esse debate ao Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), pois em ambos atuo na vice-presidência. São instâncias propícias para que esse debate produza medidas efetivas de proteção às nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito.

A diretora de Desenvolvimento Sustentável na Prefeitura de Jaguariúna, Carolina Freire, responsável pela organização do evento juntamente com as secretarias municipais de Assistência Social e de Gabinete, destacou o Programa de Combate às Drogas e outras Violências, realizado com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) junto aos jovens e adolescentes de Jaguariúna.

Com o apoio do prefeito Gustavo Reis e da secretária de Assistência Social, Andréa Dias Lizun, Carolina assumiu o compromisso de encaminhar, juntamente com os demais órgãos que abraçam a causa, os debates necessários para a elaboração do futuro “Plano Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A secretária Andréa Lizun lembrou que, embora Jaguariúna tenha um trabalho integrado entre os diversos órgãos, todos atuantes em suas responsabilidades, foram registrados 13 casos de estupro envolvendo crianças e adolescentes somente em 2017. “O debate que promovemos aqui, hoje, acredito que nos permitirá comemorar em breve uma redução significativa nessa triste realidade ou, quem sabe, zerar esse tipo de ocorrência”.

 

 

Jaguariúna

Jaguariúna arrecada doações para o RS

Publicados

em

Governo do RS decretou estado de emergência e sociedade civil tenta ajudar como pode

Diante da situação que atinge quase 400 cidades do Rio Grande do Sul e milhares de pessoas, a sociedade civil de Jaguariúna está se mobilizando para arrecadar doações e ajudar quem mais precisa. As maiores urgências neste momento são produtos de higiene, alimentos prontos para consumo, roupas e calçados, pois muitas famílias saíram às pressas de casa somente com a roupa do corpo.

Outros itens importantes como cobertores, água potável, colchões e roupas de cama também são necessários, além de voluntários. Também é possível ajudar com valores em dinheiro para (55) 99651-4837 (Maria Eduarda Coradini) aluna da Unifaj que está empenhada com um grupo de alunos na ação solidária. Os valores serão utilizados para a compra dos donativos.

  • Há alguns pontos de arrecadação das doações na cidade. Confira:
  • Restaurante – Na Lenha Steak House – Av. dos Ipês, nº 1690
  • NUCA – Campus II da Unifaj
  • Paradeiro 19 – Beach Tennis
  • Templo Casa dos Orixás

Situação
Na manhã desta segunda-feira, 06, o número de mortos em razão dos temporais no RS subiu para 83, de acordo com o boletim da Defesa Civil. São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna realiza 3ª fase do Programa “Saúde na Escola”

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realizou nesta semana a terceira fase do Programa Saúde na Escola, que oferece atendimento oftalmológico gratuito a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Um total de 107 crianças, que precisam usar óculos de grau, puderam escolher as armações durante encontro realizado no Boulevard do Centro Cultural, na quinta-feira, 02.

Segundo a secretaria, na primeira fase do programa, onde foi verificada a acuidade visual dos alunos, cerca de 3 mil crianças passaram por atendimento oftalmológico. Depois, na segunda fase, foram realizadas 423 consultas com especialistas em oftalmologia. Na quarta fase, será realizada a entrega dos óculos prontos.

O programa oferece atendimento oftalmológico especializado a todas as crianças do Ensino Fundamental regularmente matriculadas do 1º ao 5º anos da rede pública de ensino do município, com faixa etária entre 6 e 11 anos.

LEIA TAMBÉM:

“Ao ser identificada qualquer alteração, é agendada consulta médica oftalmológica no Centro de Especialidades, com profissional dedicado exclusivamente a esse projeto e ao atendimento das crianças”, informa a secretaria.

Durante as consultas oftalmológicas, foram oferecidos procedimentos de biomicroscopia de fundo de olho, fundoscopia, potencial de acuidade visual, teste de visão de cores, aplicação de medicamentos (colírio) e tonometria (exame que mede a pressão interna dos olhos).

Implantado em 2022, o Saúde na Escola extrapola o atendimento na unidade de saúde e vai para as escolas da rede do município, em consonância com a Educação de Jaguariúna. Também é realizada uma série de ações relacionadas à saúde dos alunos, como vacinação, encaminhamentos para fonoaudiologia e pediatria, palestras educativas sobre dengue, entre outras.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

UPA 24h de Jaguariúna ganha laboratório interno, que trará mais agilidade e qualidade aos atendimentos

Publicados

em

A partir deste domingo, 05, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Jaguariúna passa a contar com laboratório interno, o primeiro desde sua abertura em 2012. Agora, os exames laboratoriais, que até então eram encaminhados para análise em instalações hospitalares, serão realizados in loco, em um espaço adaptado e equipado dentro da UPA, agilizando o processo e melhorando o acesso aos resultados.

Com equipamentos de ponta e profissionais capacitados, o novo laboratório processará exames de urgência. Essa mudança visa reduzir o tempo de espera por resultados e aumentar a eficácia dos diagnósticos, especialmente em meio à atual epidemia de dengue.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, “o laboratório nas dependências da UPA permitirá um acompanhamento mais próximo por parte da equipe médica, garantindo maior qualidade e segurança nos procedimentos”. O processamento imediato das amostras garante o resultado com maior brevidade, facilitando a tomada de decisões e a interação entre profissionais.

Além disso, segundo a secretaria, a disponibilidade de um biomédico de plantão 24 horas traz eficiência para execução de exames de pacientes críticos e possibilita a discussão de resultados, melhorando a precisão diagnóstica da equipe médica.

O laboratório funcionará continuamente, realizando os principais exames necessários ao atendimento médico na UPA. Essa iniciativa, somada aos serviços já oferecidos, como exames de imagem com equipamento de raio X digital de última geração, reforça o compromisso com a celeridade e a excelência no atendimento de urgência. O Hospital Municipal e o laboratório central continuam como eixo de apoio para exames e procedimentos de maior complexidade.

Com a implantação do laboratório interno, a UPA 24h de Jaguariúna reforça seu papel como ponto de referência para casos de urgência e emergência na região, oferecendo atendimento ágil e eficaz à população.

Foto: Ivair Oliveira / arquivo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias