Jaguariúna
Jaguariúna de mãos dadas para a retomada da economia

Comerciantes unem-se em ação para retomada econômica da cidade
Desde o início da pandemia o micro e pequeno empreendedor brasileiro se vê em uma situação cada vez mais dura. Segundo pesquisas realizadas ao longo de 2020, nove em cada 10 microempreendedores admitiram ter perdido renda durante o período da pandemia. Esse cenário não é diferente em Jaguariúna e em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O setor tem sofrido com a redução no número de clientes que ocorre por diversos fatores como: menor fluxo de pessoas nas ruas e menor renda disponível para a população. Essa é uma das principais reclamações daqueles que buscam empreender.
Apesar de alguns profissionais terem conseguido se reinventar ao longo de todo este período de isolamento social, utilizando recursos como delivery, retirada drive-thru, home office e outras modalidades, a realidade é que mesmo estes compõem a grande massa de profissionais e empreendedores que viram seus rendimentos cair a partir do primeiro semestre de 2020. O duro golpe que foi infligido na economia nacional feriu duramente estes pequenos comerciantes que veem seus comércios serem fechados de forma corriqueira em decorrência do planejamento público.
A sequência de decretos publicados e que culminam no fechamento das atividades comerciais, como é vivenciado na região atualmente, causam uma enorme preocupação para estes que seguem pensando como farão para equilibrarem suas contas apesar de estarem com as portas fechadas. Os comerciantes de Jaguariúna, assim como comerciantes de todo o Estado, seguem com seus comércios reivindicam a reabertura seguindo todas as normas da saúde.
“Nós defendemos o direito de permanecer de portas abertas, assim como as grandes empresas e indústrias”, diz a criadora do projeto ‘Jaguariúna de mãos dadas’, Edilaine Alves, que é comerciante na cidade e proprietária da empresa Eip Cred, que ajuda o cidadão a retomar a vida financeira e o lojista restabelecer seu caixa de inadimplente que juntamente a todos comerciantes credenciados que desde 2017 tem sorteios e serviços para o cidadão e objetivo repor caixa ao credor.

Por vivenciar diariamente a situação de inadimplência de diversos, Edilaine conta que surgiu a ideia de abrir total leque para todos os comerciantes de Jaguariúna, para que juntando as mãos, todos tenham a oportunidade de melhorar seus ganhos. Seu projeto, que não tem custo nenhum para o comerciante, visa sortear o cliente que compra no comércio local com um Iphone 12, na caixa, lacrado. Com esta ação, o comerciante ainda ganha R$1 mil creditada na sua conta jurídica.
“Mesmo aqueles que estão conseguindo utilizar da internet ou de outras ferramentas, ainda assim é positivo buscar compensar todas as dificuldades geradas pela pandemia e pelas ingerências do poder público”, incentiva Edilaine.
A luta não para
“Nossa cidade tem aos poucos conseguido reabrir e temos tendo retorno positivo dentro dos pedidos feitos ao nosso presidente da Associação Comercial Industrial de Jaguariúna, João Rodrigues, ou em grupos de comerciantes e até mesmo pessoalmente ao prefeito Gustavo Reis”, acrescenta Edilaine.
Para o pequeno empresário que já vinha lutando com a crise financeira brasileira para manter seu negócio aberto antes mesmo do surgimento da pandemia do novo coronavírus, todas estas novas dificuldades que se somaram as já existentes fizeram com que muitos comerciantes tivessem de diminuir o tamanho de seus negócios. Muitos se viram obrigados a demitir funcionários para conseguir equilibrar as contas, enquanto aqueles que já atuavam sem profissionais passaram a questionar se fechar as portas seria a única opção que lhes resta em meio a todas as dificuldades que se avolumam ao longo dos últimos meses. “E para aqueles que se veem totalmente impossibilitados de exercerem suas atividades ao longo deste período, a pandemia tem significado apenas um grande prejuízo o qual estes pequenos comerciantes não sabem como poderão reverter”.
Edilaine acredita que sem mudanças na realidade, o pequeno comerciante estará de mãos atadas diante do poder público. “Desse modo veremos uma verdadeira reconfiguração na paisagem urbana de nossas cidades. Um grande número de pontos comerciais disponíveis poderá surgir em breve, uma grande quantidade de profissionais deverá começar a buscar uma recolocação no mercado de trabalho se somando ao grande número de pessoas que já existem atualmente em busca de uma primeira oportunidade ou de uma recolocação profissional”, diz.
A empresária pede que ninguém passe a entender que a luta por direitos por parte de comerciantes e empreendedores existe de forma antagônica aos cuidados em relação ao novo coronavírus. “Todos desejam prevenir-se do vírus e lutar contra o crescimento no número de casos da Covid-19. Mas, o que o dono de um pequeno negócio pede quando levanta sua voz contra a situação atual é que ele possua os mesmos direitos dos donos de grandes empreendimentos”, afirma. Para ela, se há compreensão de que grandes negócios podem seguir em atividade desde que cumpram medidas sanitárias que foram estabelecidas pelo poder público, o que o pequeno comerciante precisa é gozar dos mesmos direitos.
“Com regras claras e simples de serem cumpridas que permitam que o pequeno comerciante retome suas atividades durante este período da pandemia, é possível garantir a continuidade da existência de uma série de negócios que se veem hoje correndo este grave risco de fechar. Para o pequeno empreendedor brasileiro esta é uma luta pelo direito de seguir existindo. Não está fácil para ninguém! Uns querem trabalhar, outros viver. Ambos são necessários colocando a dependência na prefeitura onde temos uma hierarquia. Aos poucos vamos retomar e isso precisa ocorrer de mãos dadas. O dinheiro troca de mãos. Hoje com a pandemia consumidor compra de casa, pois não saí para as ruas. Nosso objetivo é: unidos sermos vistos e com a liberação fase a fase retomarmos a economia completa”, finaliza Edilaine.
Jaguariúna
Jaguariúna reúne líderes e especialistas para discutir inovação e cidades inteligentes

Jaguariúna foi palco, nesta sexta-feira, 23, da Reunião Estratégica Regional da plataforma Connected Smart Cities (CSC). Realizado no Campus I da UniFAJ, o encontro reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas e representantes do setor privado para discutir soluções inovadoras voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes na região.
O evento, uma parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna e o Connected Smart Cities, teve como foco principal temas como mobilidade sustentável, transformação digital e fortalecimento de parcerias público-privadas, pilares essenciais para o avanço das cidades no cenário tecnológico atual.
LEIA TAMBÉM:
“Discutir inovação não é mais uma opção, é uma necessidade. As cidades precisam estar preparadas para atender às demandas da sociedade de forma eficiente, sustentável e inteligente. Jaguariúna é uma cidade que busca estar conectada todos os dias. Quando a gente conecta todos os setores, nós compreendemos melhor as necessidades da população”, destacou o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto, em sua fala de abertura.
“Somos a cidade até 100 mil habitantes mais conectada do Brasil. Temos vários projetos importantes, como Escola Conectada, Cartão Cidadão, aplicativo Cidadão Mais, aplicativo Busão na Palma da Mão, Jaguariúna Sem Papel, entre outros”, afirmou a secretária de Gestão, Inovação e Tecnologia de Jaguariúna, Karina Florido Rodrigues.
Participaram dos painéis o prefeito Davi Neto e a secretária Karina, além de Willian Rigon, da Necta; Guilherme Mello, secretário de Inovação, Tecnologia e Conectividade de Paulínia e Procurador do Município; Erwin Karl Franieck, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Valinhos; Paulo Alberto Finamore, prefeito de Louveira, e Leandro Ferragut, inspetor da Guarda Municipal de Vinhedo.
Segundo representantes da plataforma Connected Smart Cities, o objetivo das reuniões regionais é fomentar a troca de experiências e estimular a criação de ecossistemas locais de inovação, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O evento também reforçou a posição de Jaguariúna como referência regional em inovação, tecnologia e desenvolvimento urbano inteligente.
Fotos: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Neste domingo tem ‘Café com Viola’ na Estação de Guedes

Neste domingo, 25, a partir das 9h no Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna, localizado na Estação de Guedes, tem mais uma edição do Café com Viola.
Na programação, apresentação do espetáculo “Meia Xícara de Prosa”, e na sequência, Orquestra de Violeiros de Águas da Prata.
LEIA TAMBÉM:
O Café com Viola é um tradicional evento na cidade, promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como objetivo valorizar as tradições musicais e proporcionar um espaço de encontro para a comunidade.
Além da boa música, aos participantes é oferecido café da manhã com bolo.
No local também haverá praça de alimentação, feira de artesanato e espaço kids. O evento é aberto a toda a família.
Serviço:
Café com Viola
Data: 25/05/2025 (domingo)
Horário: 9h
Local: Centro de Cultura Caipira, na Estação de Guedes
Programação: 9h – Espetáculo “Meia Xícara de Prosa”; 10h – Orquestra de Violeiros de Águas da Prata
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Abertura dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas será sábado no Azulão

Acontece neste sábado, 24, a partir das 08h, no Ginásio Azulão, a solenidade de abertura dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas Paulista.
Estarão presentes autoridades e representantes das delegações das nove cidades que compõem o CICAP (Jaguariúna, Holambra, Pedreira, Amparo, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia, Águas de Lindóia e Socorro).
De acordo com a programação, a cerimônia terá o desfile das nove delegações com as bandeiras dos respectivos municípios, fala das autoridades, juramento do atleta e apresentações de ginásticas de Jaguariúna, Amparo, Socorro e Holambra.
LEIA TAMBÉM:
O troféu dos Jogos Desportivos leva o nome de “Antônio Aparecido Rodrigues dos Santos – Lebrão”, ex-secretário de esportes de Jaguariúna e ex-presidente da Câmara Técnica de Esportes do Circuito das Águas Paulista.
Os Jogos são disputados de maio a outubro obedecendo o seguinte calendário:
1° etapa (abertura) – Jaguariúna (24 e 25 de maio)
2ª etapa – Holambra (28 e 29 de junho)
3ª etapa – Lindoia (30 e 31 de agosto)
Semifinais – Amparo (27 e 28 de setembro)
Finais – Pedreira (18 e 19 de outubro)
Confira os primeiros compromissos das equipes jaguariunenses:
Sábado, 24
Jaguar Tênis Clube, 11h, Vôlei Feminino sub-17; Jaguariúna x Serra Negra
Azulão, 9h, Vôlei Masculino sub-17, Jaguariúna x Pedreira
15h30, Futsal Masculino sub-14, Jaguariúna x Amparo
16h10, Futsal Masculino sub12, Jaguariúna x Amparo
Domingo, 25
Campo Azulão, 8h, Futebol Masculino sub-13; Jaguariúna x Serra Negra
9h05, Futebol Masculino sub-15, Jaguariúna x Serra Negra
Ginásio Azulão, 8h, Futsal Feminino sub-17; Jaguariúna x Amparo
9h40, Basquete Masculino sub-17, Jaguariúna x Pedreira
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jaguariúna2 dias atrás
Abertura dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas será sábado no Azulão
-
Jornal Online7 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1986
-
Amparo1 semana atrás
Sebrae-SP tem programa para produtores rurais de Amparo
-
Campinas2 dias atrás
Campeonato amador de kart de aluguel, realizado em Paulínia, promove encontros, transforma vidas e desafia cada vez mais adeptos
-
Amparo1 semana atrás
Sábado tem campanha de arrecadação para a Campanha do Agasalho 2025 em Amparo
-
Campinas1 semana atrás
Outback oferece 80 vagas de emprego em Mogi Guaçu
-
Campinas3 dias atrás
Operação de 20 GMs fiscaliza 84 estabelecimentos e apreende 500 kg de fios de cobre na RMC
-
Campinas2 dias atrás
RB2 Empreendimentos entrega o condomínio Città Di Módena, em Paulínia