Conecte-se conosco

Jaguariúna

Após dias em casa com febre, homem fica 11 dias na UTI com Covid-19 e pede conscientização

Publicados

em

Apesar de não ser sua área de atuação, Adriano Boreli, de 50 anos, viu uma oportunidade no início da pandemia e começou a vender testes de Covid-19, oxímetro e termômetros. Durante uma viagem de vendas para São Paulo, em abril de 2020, ele pegou Covid-19, mas demorou a ser diagnosticado e tratado.

Adriano conta que ainda em viagem começou a sentir fraqueza e cansaço, mas por estar em uma rotina intensa de trabalho, não estava se alimentando corretamente e associou os sintomas a isso. Ao retornar para Jaguariúna, teve febre.

A febre estendeu-se por quatro dias, momento em que Adriano desconfiou que pudesse ter pegou a Covid-19 e então pagou para fazer o exame de sangue. O resultado deu negativo. Sua esposa, grávida, também fez o exame e teve o mesmo resultado.

Mais três dias se passaram e Adriano voltou a sentir-se muito mal. Neste momento sua esposa já havia perdido o olfato e paladar. Ambos foram para a Unidade de Campanha e para ele foi receitado um remédio.

Diante disto e vendo seu quadro de saúde sem melhora, Adriano procurou seu médico do plano de saúde, em Campinas. Lá, ele fez uma tomografia e o médico afirmou: você tem Covid-19. “Ele identificou que meu pulmão estava comprometido”, conta. Dois dias depois ele fez o teste do cotonete.

Passados mais de sete dias com febre e indo e vindo para lá e para cá, Adriano recebeu a visita de uma amiga da área da saúde em sua casa, onde ela constatou seu estado de saúde e no dia seguinte, sem melhora, ele foi levado para a enfermaria do Hospital municipal com sua esposa. Ela foi liberada logo pela noite e ele lá permaneceu, na UTI, pois sua oxigenação estava baixa.

“Eu saí de lá 11 dias depois”, conta. “Eu tinha noção que era dia e era noite, mas não me lembro de muita coisa”.

Durante este tempo, foi confirmado também que sua esposa pegou Covid-19, mas ela não teve complicações. Ficou apenas em isolamento. Adriano lamenta que ela, mesmo saindo de casa apenas para ir a consultas médicas, contraiu a doença.

Na UTI, devido à falta de oxigenação, Adriano foi submetido a três exames de gasometria por dia. Esse exame é utilizado em situações críticas de insuficiência respiratória e é uma solução importante para análise e para o gerenciamento dessa condição. Durante todo o tempo de internação, foram realizados 35 exames deste.

“O Hospital daqui é excelente. Quando alguém fala mal eu tenho vontade de brigar”, brinca. “Eu sou muito grato pelo Hospital. Já tive dengue três vezes e quando tive na última vez, eu caí quatro vezes de convulsão. Me trataram muito bem e agora não foi diferente”, conta.

Agora, Adriano está bem, recuperado, mas perdeu 11kg durante a internação. Seu filho nasceu de forma prematura, mas toda a família está bem.

No entanto, Adriano preocupa-se com toda a situação pela qual passou. “Eu consegui ser tratado a tempo devido a uma amizade da área da saúde que fez uma visita em minha casa e disse que se eu não melhorasse até o dia seguinte eu precisaria ser internado”, conta.

“Eu fico triste, pois se eu não tivesse o contato dessa pessoa eu tinha morrido. As pessoas não estão sendo medicadas na hora certa”, alerta.

Adriano pratica esportes, foi acometido com a Covid e precisou de um leito de UTI. Por isso, independente da idade ou condição, é preciso cuidar-se. “A doença atinge cada um de um jeito”.

Vacinação
Adriano será imunizado no dia 22 de maio. “Eu tomo de litros se tiver, pois eu sei o que eu passei lá dentro”, brinca.

Jaguariúna

Em Jaguariúna, Ipem-SP realizará verificação de radar

Publicados

em

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, fará verificação metrológica nesta terça-feira, 03, às 9h, no radar instalado na avenida Prefeito Laércio José Gothardo, nº 600, sentido bairro, em Jaguariúna.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A obrigatoriedade da fiscalização do Ipem-SP também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.

LEIA TAMBÉM:

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.    

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.    

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.     

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Campinas. 

Em 2023, o Ipem-SP verificou 6.265 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. 

Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Gazeta Regional lança a revista “Jaguariúna 70 Anos” em homenagem ao município

Publicados

em

Lançamento ocorre no mesmo ano em que o veículo de comunicação comemora seus 40 anos de história

Em um evento especial que marcou tanto o aniversário de 70 anos de Jaguariúna quanto os 40 anos de história do Jornal Gazeta Regional, a cidade foi agraciada com o lançamento da revista impressa “Jaguariúna 70 Anos”. A publicação que celebra as sete décadas do município, apresenta um panorama único das pessoas e histórias que compõem a identidade da cidade, em uma harmonia perfeita entre o passado e o futuro, destacando novos personagens que representam o vigor e a evolução de Jaguariúna.

O evento, realizado na manhã de terça-feira, 26, no espaço de eventos do Residencial Vila Bueno, reuniu autoridades locais, empresários e convidados especiais. Um exemplo de harmonia entre o passado e futuro foi a presença fundadora deste veículo de comunicação, Elaine Ferrari, ao lado da atual diretora Paula Partyka.

“Vendo essa revista a gente sente o orgulho que é morar em nossa cidade. Parabéns, pois ver o que a Elaine começou há 40 anos, e que a Paula com tanta competência dá continuidade é uma alegria. Parabéns por esse grande documento, essa grande revista”, diz o prefeito Gustavo Reis.

O clima descontraído e as conversas entre os presentes refletiram a importância do momento, não apenas como uma celebração, mas como uma reafirmação da tradição e da relevância do Gazeta Regional na história da cidade.

Além de celebrar as conquistas do município, a revista destaca o papel fundamental dos anunciantes, que também participaram da homenagem a Jaguariúna, reforçando suas posições como contribuintes ativos no desenvolvimento social e econômico da cidade. A colaboração dos empresários tem sido essencial para que o município continue crescendo e se modernizando, sem perder suas raízes culturais e sociais.

O sucesso do evento e da revista leva a uma estimativa animadora: transformar Jaguariúna 70 Anos em uma publicação anual. Dessa forma, a Gazeta Regional pretende continuar homenageando o município, registrando os momentos marcantes e as pessoas que fazem parte dessa linda história, criando uma tradição de celebração e fortalecimento da identidade local.

Com a celebração de duas datas tão significativas e o impacto positivo do lançamento, o Gazeta Regional reafirma seu compromisso com a cidade e com seus leitores, continuando a ser um pilar de comunicação, memória e desenvolvimento em Jaguariúna.

Fotos – Diego Caxa

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Novo sistema de zona azul de Jaguariúna começa nesta segunda

Publicados

em

O Sistema de Estacionamento Rotativo Regulamentado de Jaguariúna, a chamada Zona Azul, vai começar nesta segunda-feira, 02. O novo sistema tem o objetivo de melhorar a acessibilidade e ampliar a rotatividade das vagas na região central da cidade, especialmente durante o horário comercial.

A Área Azul Digital, empresa que administrará o novo sistema, realizou uma campanha de orientação voltada a motoristas e à população em geral, com distribuição de panfletos com informações sobre o funcionamento do estacionamento rotativo.  

LEIA TAMBÉM:

O novo sistema, que abrange diversas ruas e avenidas da região central, busca atender à crescente demanda por vagas de estacionamento e facilitar o acesso aos serviços e ao comércio local. A Secretaria de Mobilidade Urbana está coordenando a implantação do projeto.

Como vai funcionar o estacionamento rotativo?
O Sistema de Estacionamento Rotativo Regulamentado funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O tempo máximo de permanência permitido é de duas horas, com cobrança de R$2,50 por hora. O sistema permite o fracionamento do tempo de permanência em blocos de 30 minutos, proporcionando mais flexibilidade aos motoristas.

O pagamento poderá ser feito de maneira prática e acessível, com opções que incluem um aplicativo dedicado, totens instalados nas áreas de abrangência (que aceitam cartões e PIX) e pontos de venda em estabelecimentos comerciais próximos.

Área de abrangência
O sistema de estacionamento rotativo abrangerá as seguintes vias:

Rua Alfredo Bueno

Rua Alfredo Engler

Rua Cândido Bueno

Rua Carlos Turato

Rua Cel. Amâncio Bueno

Travessa Dona Emerlinda

Rua José Alves Guedes

Rua Júlia Bueno

Rua Lauro de Carvalho

Rua Silvia Bueno

Praça Umbelina Bueno

Rua Julio Frank

Rua Egas Bueno

Inclusão e acessibilidade
O projeto de concessão prevê o cumprimento das normas legais de acessibilidade, reservando 2% das vagas para pessoas com deficiência e 5% para idosos. A medida busca garantir que o espaço público atenda às necessidades de todos os cidadãos, respeitando os critérios de inclusão e acessibilidade.

Orientação e divulgação
A empresa responsável pela operação do sistema já está providenciando a divulgação e materiais informativos sobre o funcionamento do novo sistema. Assim, os motoristas terão acesso às informações necessárias para entender o processo de pagamento, o uso dos totens e os limites de tempo de permanência nas vagas.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias