Jaguariúna
Conquistas e esperança de uma nobre profissão

Edmilson Alves
Na próxima segunda-feira, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. As festividades nas escolas acontecem anteriormente, uma vez que no dia 15 os professores não lecionam em função do ponto facultativo. Atualmente, o professor, no Brasil, não tem mais a valorização, em termos de profissão, que recebia décadas atrás.
No entanto, em algumas cidades o próprio município investe para que a área de Educação se sobressaia, e, assim, garantir qualidade no ensino, reconhecimento ao professor, e alunos satisfeito. É o que tem acontecido em Jaguariúna na atual gestão municipal. Os investimentos provenientes na área resultaram na melhor Educação Municipal da Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado neste final de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação. Com nota 6,4, a cidade se destaca sozinha na liderança em qualidade do ensino no Fundamental II que abrange do 6° ao 9°.
Com isso, o resultado já começa a ser colhido. Como é o caso do professor Fernando Aurélio Cunha Figueiredo, que leciona Educação Física na Escola Municipal “Prefeito Joaquim Pires Sobrinho” (Unidade I) e na Escola Municipal “Professora Maria Tereza Piva”, que teve seu projeto de psicomotricidade “Aula em Movimento” premiado na segunda edição do Desafio Diário de Inovações, promovido pela ONG Porvir em parceria com o IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores).
“Foi uma experiência muito rica, para nós, educadores, que participaram desse desafio, pois pudemos exercer nossa criatividade, que se mostrou inovadora e acabou premiada. O reconhecimento pelo trabalho que fazemos por amor me deixa feliz e mostra que estou no caminho certo. Além de ser um grande incentivo profissional, tivemos a oportunidade de expor nossos trabalhos como palestrantes e apresentá-los em algumas rodas de debates. Tenho que agradecer também à equipe gestora das escolas onde trabalho e à supervisora Luciene Mara de Lima, por me apoiarem e acreditarem em meu trabalho”, conta Figueiredo.
O professor Fernando Figueiredo, premiado, ainda comemora a conquista. “É uma sensação indescritível, de reconhecimento de que meu trabalho nestes quase 16 anos que me dedico à área de educação está no caminho certo. Mas o incentivo da Secretaria de Educação de Jaguariúna também foi muito importante, pois foram eles que por conhecerem o meu trabalho, aceitaram por em prática o meu projeto”.
Em função disso, Figueiredo diz que a implantação de projetos nas escolas continua ocorrendo. “Desenvolvo outros projetos, não gosto de dar aulas iguais, cada aula é uma aula, até porque a educação física é uma área muito vasta, onde os alunos podem brincar, jogar, dançar, lutar, se expressar, se movimentar (ginástica), competir, cooperar e socializar”.
DIA DO PROFESSOR
Sobre a data (Dia dos Professores), ele considerada muito importante. “Apesar de que no Brasil pouca gente dá valor, pois o professor é pouco valorizado, mas se não fosse o professor não teríamos bons profissionais nas demais áreas”, salienta, que completa dizendo que trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, a do professor, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.
Questionado se é possível realizar educação com qualidade somente com a criatividade em sala de aula Fernando Figueiredo diz que somente a criatividade do educador não é suficiente. “É inquestionável que no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, requer professores criativos que formem alunos criativos. O professor inovador, ele tenta passar para os alunos os conteúdos de formas diversas, pois ninguém é igual a ninguém, por isso nem todos aprendem da mesma forma e com isso tornar mais atrativos os conteúdos a serem aprendidos pelos alunos”.
Ele lembra que a educação no Brasil no geral não está bem, e, segundo Figueiredo, isso passa por diversos fatores: estruturais – a escola é a identidade que menos mudou neste tempo que existe, na maioria dos casos é uma sala, com uma lousa e giz, com crianças sentadas em filas. “É necessária boa formação e capacitação dos professores, promover a valorização profissional (financeira e reconhecimento), melhorar o currículo escolar (matérias e conteúdos pouco atrativos para os dias de hoje) e boa gestão escolar (politicas educacionais).
Em relação ao seu trabalho, como professor de educação física, Figueiredo vê no esporte uma saída social para que se formem cidadãos de bem. “É necessário o incentivo à atividade física, pois no mundo em que vivemos as crianças de hoje quase não brincam por vários motivos, os produtos eletrônicos, a falta de tempo dos pais, a falta de espaço e a violência urbana”, explica. Segundo ele, isso está trazendo várias doenças que eram imagináveis anos atrás, tais como o sedentarismo desenvolve obesidade, depressão, ansiedade, hipertensão e diabetes.
Para Figueiredo, o esporte, além de ser uma forma de manter e melhorar a saúde, é capaz de trazer alegria, de aliviar a ansiedade, de formar um bom caráter, ensinar valores fundamentais como respeito, amizade, perseverança, determinação e superação. “Em outros casos, existe uma possibilidade de mudança na qualidade de vida, através do esporte como profissão” , finaliza.
Foto: Samuel Oliveira/PMJ
Jaguariúna
Escuta pública da Lei Aldir Blanc acontece nesta quinta no Teatro Municipal de Jaguariúna

O Teatro Municipal Dona Zenaide será palco da Escuta Pública da Lei Aldir Blanc, que será realizada nesta quinta-feira, 03, às 19h. O evento tem como objetivo debater a execução da lei em Jaguariúna e estruturar melhorias para o próximo edital.
A iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, busca promover um diálogo aberto entre artistas, gestores culturais e a comunidade, proporcionando um espaço para a troca de ideias e sugestões que possam aperfeiçoar a distribuição dos recursos destinados à cultura. A participação da classe artística é fundamental para garantir que as demandas locais sejam contempladas e que o próximo edital atenda de forma mais eficaz as necessidades do setor.
LEIA TAMBÉM:
A Lei Aldir Blanc, criada para apoiar o setor cultural durante o período de crise causado pela pandemia, tem sido essencial para o fomento de projetos artísticos em todo o País. Todos os artistas e produtores culturais da cidade estão convidados a participar e contribuir com suas experiências e perspectivas.
O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Cultura de Jaguariúna, localizada no Parque Santa Maria, ou pelo telefone (19) 3867-9700 ramal 2365.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Prefeitura implementa projeto “Jaguariúna sem papel”

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Inovação e Tecnologia, começa a implementar a partir desta terça-feira, dia 1º, o projeto Jaguariúna Sem Papel, que visa transformar a gestão pública da cidade, promovendo a digitalização total da produção de documentos e da tramitação de processos administrativos. Os detalhes do projeto foram apresentados na manhã desta segunda-feira, 31, em reunião com servidores na sede da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna.
O projeto está sendo implementado sem custo ao município, por meio de um convênio entre a Secretaria de Gestão e a Empresa de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Desde fevereiro, servidores municipais passaram por treinamento para utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Cidades, plataforma de produção e gestão de documentos e processos administrativos de forma digital, que será utilizada pelo município.
LEIA TAMBÉM:
“Com a adesão ao programa SEI Cidades, Jaguariúna se prepara para eliminar a utilização de documentos impressos e transitar para uma gestão completamente digital. Os multiplicadores, que são os líderes de cada secretaria, já completaram com sucesso um treinamento de 20 horas ministrado pela Prodesp. Essa formação é fundamental para garantir que todos estejam capacitados a liderar a transição para um sistema digital”, explica a secretária de Gestão, Inovação e Tecnologia, Karina Florido Rodrigues.
Segundo a secretária, a próxima etapa do programa envolverá um treinamento geral para todos os funcionários da Prefeitura. “A expectativa é que, a partir de abril, Jaguariúna já opere exclusivamente com processos digitais, promovendo uma gestão mais ágil, eficiente e transparente”, completa Karina.
“O projeto Jaguariúna Sem Papel é uma iniciativa que reflete o compromisso da Prefeitura com a modernização da administração pública e a sustentabilidade. Estamos não apenas reduzindo a nossa dependência de papel, mas também contribuindo significativamente para a preservação ambiental e a eficiência dos serviços públicos”, afirma o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Jaguariúna inicia campanha de vacinação contra a gripe neste sábado, 05

Jaguariúna iniciará neste sábado, 05, a campanha de vacinação contra a gripe. Com um total de 1.200 doses recebidas, a ação ocorrerá das 8h às 16h em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
As UBSs que oferecerão a vacina são: Miguel Martini, 12 de Setembro, Florianópolis, Fontanella, Nova Jaguariúna, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul. A campanha tem como objetivo proteger a população contra os vários subtipos do vírus Influenza, reduzindo as complicações da doença e evitando sobrecarga nos serviços de saúde.
LEIA TAMBÉM:
O público-alvo desta etapa inclui idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Além disso, professores, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos, profissionais de forças de segurança, adolescentes em medidas socioeducativas, trabalhadores dos Correios e pessoas com deficiência permanente também estão contemplados na campanha.
A vacinação é essencial para evitar complicações da gripe e reduzir a transmissão do vírus Influenza. A Secretaria de Saúde de Jaguariúna reforça a importância de que todos os pertencentes aos grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação portando documento de identificação e, quando necessário, comprovante da condição de saúde ou da atuação profissional.
A imunização contra a gripe é uma das principais estratégias de prevenção da doença e de proteção das populações mais vulneráveis. Dessa forma, a adesão da população à campanha é fundamental para garantir a eficiência da ação e a segurança sanitária do município.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
São Paulo1 semana atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
Jornal Online6 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Holambra3 dias atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Amparo1 semana atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
São Paulo1 semana atrás
SP anuncia R$80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
-
Campinas1 semana atrás
Encontro na Tennessee Harley-Davidson celebra paixão das mulheres por motos
-
São Paulo1 semana atrás
Artesp firma convênio para combater evasão de pedágio
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Educação de Artur Nogueira é destaque estadual em premiação do Governo de SP