Conecte-se conosco

Jaguariúna

UniEduK Solidário propõe arrecadação de alimentos envolvendo alunos e comunidade

Publicados

em

Campanha marca os 22 anos do Grupo UniEduK atuando com responsabilidade social e ambiental

De 03 a 08 de maio, o Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) promove a campanha UniEduK Solidário, ação social de arrecadação de alimentos não-perecíveis em que alunos do grupo poderão validar horas de Atividades Complementares. A comunidade em geral também pode participar. As doações poderão ser feitas nos campi da UniFAJ, UniMAX e Faagroh, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e no sábado, das 11h às 17h (conferir horário por unidade).

Os alimentos arrecadados serão doados a instituições sociais de várias cidades, a serem definidas após o fechamento da campanha e de acordo com os órgãos oficiais indicados pelas respectivas municipalidades. A iniciativa reforça a atuação do Grupo UniEduK, que há 22 anos promove projetos em benefício da comunidade por meio do ensino baseado em problemáticas reais.

Inspiração da campanha
Ao pensar em desenvolver um projeto para validar como Atividade Complementar, a aluna Brenda Leticia Pedrozo, do curso de Administração do Grupo UniEduK, teve a ideia de arrecadar doações para uma ONG de Indaiatuba. A proposta foi acolhida não só pela gestão do curso como pela diretoria, que propôs uma abrangência maior, transformando a iniciativa em institucional, ampliando e incluindo também as cidades de Jaguariúna e Holambra.

“A ideia sempre foi ajudar, nem que fosse um pouquinho, com as doações do pessoal da minha sala. Mas agora, com ajuda do Grupo UniEduK, vendo vários cursos participando, tendo a experiência de ajudar o próximo e se tornando um projeto tão grande, tudo está saindo melhor que o esperado”, comenta Brenda.

Além de doar alimentos, estudantes de vários cursos podem participar como voluntários da campanha. É o caso dos alunos de Administração, Enfermagem e Engenharia Agronômica que estão organizando as atividades do Drive Thru. Os interessados em participar devem consultar os gestores de seus respectivos cursos.

Brenda destaca a importância desse tipo de atividade na formação do profissional em várias áreas. “Tive a oportunidade de colocar em prática muitas coisas que aprendi ao decorrer do curso, consegui atingir metas pessoais, aprendi a organizar um projeto e fazer um bom planejamento. E o fato de você estar fazendo algo para o próximo já é incrível, pois é aí que começamos a fazer a diferença. Um bom profissional entende as necessidades dos outros”, afirma.

E para quem ainda tem dúvidas, a aluna de Administração faz questão de destacar os inúmeros benefícios da campanha UniEduK Solidário. “A participação dos alunos nessas ações faz com que eles desenvolvam várias competências, entre elas o trabalho em equipe, a execução de projetos e a liderança. Super recomendo para aqueles que tiverem a oportunidade de participar de uma ação como essa. Participem, vamos contribuir para um mundo melhor”, reforça Brenda.

Como participar
Os interessados devem entregar as doações em um dos pontos de recebimento, destacados abaixo.

Jaguariúna – UniFAJ
03 a 07/05 – Campus I: Central de Atendimento – 13h às 22h | Campus II: Central de Atendimento – 9h às 19h
08/05 – Campus I: Drive Thru das 11h às 17h

Indaiatuba – UniMAX
03 a 07/05: Campus I: Central de Atendimento – 9h às 19h | Campus II (Hospital-Escola Veterinário): Recepção – 9h às 19h
08/05 – Campus I: Drive Thru das 11h às 17h

Holambra – Faagroh
03 a 07/05: Central de Atendimento – 9h às 19h
08/05: Drive Thru – 11h às 17h

Vale lembrar que as atividades presenciais seguem em conformidade com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, de modo a proteger a saúde dos envolvidos desde a coleta, manipulação, armazenamento e distribuição, sendo seguidos protocolos de biossegurança com equipe treinada e protegida com os equipamentos de proteção individual necessários.

O UniEduK Solidário faz parte das ações do Grupo UniEduK em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados em 2015 pela ONU. O Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) está engajado, incentiva, promove e acredita nessa pauta como um dos pilares do ensino baseado em problemáticas reais que há anos desenvolve com seus alunos e toda comunidade. É por isso que, há mais de 20 anos, o Grupo promove ações e projetos socioculturais e ambientais por meio de seus cursos, nas três áreas: Exatas, Humanas e Saúde.

Para garantir essa atuação, desde 2016, o TOM – Programa Sociocultural Educativo tem o objetivo de introduzir e inserir, nas mais diversas frentes do Grupo, a perspectiva de analisar a nossa atuação com a visão sociocultural e ambiental, considerando um conceito muito falado nos últimos tempos: ESG (Environmental Social Governance). Portanto, o TOM atua com duas frentes: institucional e acadêmica. Ambas com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU em 2015.

Jaguariúna

SAAEJA inicia obra de adutora para abastecimento do reservatório do Jardim dos Ipês

Publicados

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (Saaeja) iniciou nesta semana a construção da adutora setorizada do Jardim dos Ipês. A obra, na Rua Maranhão, interligará a Estação de Tratamento de Água (ETA) até o reservatório de água do Jardim dos Ipês e terá aproximadamente um quilômetro de extensão.

Segundo o Saaeja, a nova adutora dará maior eficiência no abastecimento da região, que abrange, além do Jardim dos Ipês, também os bairros Mauá 1 e 2 e Capotuna. A nova rede terá 300 metros cúbicos de capacidade e o prazo estimado para conclusão da obra é até o fim da próxima semana.

LEIA TAMBÉM:

“Vamos ter um bombeamento próprio de água para o Jardim dos Ipês, dando uma pressão melhor para o sistema daquela região que sofre com a altitude”, explica o superintendente do Saaeja, Wanderley Teodoro Filho.  

Por causa da obra, a Secretaria de Mobilidade Urbana implantou um desvio temporário na Rua Maranhão. Durante o período de intervenções, os motoristas que trafegam pela via no sentido Centro deverão acessar a Avenida Pinto Catão para seguir seu trajeto. Da mesma forma, quem vem do bairro Capotuna precisará entrar na mesma avenida, na altura da Padaria do Posto.

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Emoção marca inauguração da nova Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou na manhã desta segunda-feira, 10, a nova Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno, localizada na região central da cidade e que foi totalmente reformada. A solenidade contou com a presença de alunos, pais, professores e ex-docentes, além de autoridades municipais, e foi marcada pela emoção.

A iniciativa traz de volta à educação pública municipal um prédio histórico que por muitos anos foi sede dessa unidade de ensino, marcando gerações de jaguariunenses que frequentaram suas salas de aula. O espaço foi inaugurado em tempo recorde: foram 35 dias de reforma, que contou com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços e de diversos servidores da Educação.

LEIA TAMBÉM:

A reabertura do espaço reformado representa um importante passo para a educação da cidade. A unidade tem matriculados 391 alunos do Ensino Fundamental I e conta com uma equipe de 32 professores, além de monitores, agentes de gestão pública, agentes de serviços gerais, diretor, vice-diretor e coordenação pedagógica.

Inaugurado em 1946 e localizado no coração da cidade, o prédio da Escola Coronel Amâncio Bueno abrigava, desde 2009, o Paço Municipal e o gabinete da Prefeitura de Jaguariúna. Para viabilizar a mudança, o Gabinete Municipal foi transferido provisoriamente para a Fazenda da Barra.

O local passou por ampla reforma, garantindo uma infraestrutura adequada e moderna para os alunos e profissionais, com salas de aula com ar-condicionado e sala de regulação para crianças especiais.

“Essa escola é o símbolo da educação de Jaguariúna. Pais, seus filhos terão a melhor educação que Jaguariúna pode ter, com segurança, qualidade de ensino e uma equipe pedagógica preparada, com todas as salas com ar-condicionado”, disse o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto, que também é um ex-aluno da Amâncio. “Essa escola não estaria de pé se não fosse a união de todos. Muito obrigado a todos”, completou.

“É um dia histórico para a educação e a cidade de Jaguariúna. Não tenho palavras para agradecer à equipe da Educação. A escola ficou pronta em 35 dias. Obrigado ao prefeito, que me deu essa missão. E ainda temos muito trabalho pela frente”, disse a secretária de Educação de Jaguariúna, Juliana Guidi Amadeu.

“Hoje é um dia memorável para Jaguariúna”, comemorou Tomaz de Aquino Pires, que foi professor e diretor da Amâncio Bueno. Ele também foi o cerimonialista do evento de inauguração, que contou com uma homenagem aos antigos professores da escola. O primeiro a ser homenageado foi o ex-prefeito Antonio Maurício Hossri, que também foi diretor da escola.

Mariana Rodrigues de Oliveira Ribeiro, moradora do bairro Dom Bosco e mãe da Valentina, aluna do Ensino Fundamental do Amâncio, aprovou a volta da escola para o prédio original. “Achei uma boa ideia. Também fui aluna, estudei do primeiro ao sétimo ano aqui e fiquei triste quando ela fechou. Fico feliz de estar retornando e espero que a minha filha seja feliz como eu fui aqui”, disse ela, emocionada.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Valdir Parisi, o ex-prefeito Tarcísio Chiavegato, a ex-vice-prefeita Rita Bergamasco, o presidente da Câmara de Jaguariúna, Rodrigo Reis de Souza, o Rodriguinho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bernadete Hilário, o diretor do Grupo UniEduk, Flávio Pacetta, além de outros vereadores, secretários municipais, professores, alunos e servidores.

Fotos: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Turismo distribui repelente gratuitamente em Jaguariúna neste sábado e domingo

Publicados

em

Uma ação para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti entre moradores e turistas acontecerá neste fim de semana em Jaguariúna. Numa parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios, e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), a ação irá distribuir gratuitamente frascos de repelente de citronela à população.

LEIA TAMBÉM:

A campanha – que aconteceria no último fim de semana e foi adiada devido às fortes chuvas na cidade – ocorre em dois pontos: no sábado, 08, na Feira Central da Praça Umbelina Bueno, das 9h às 11h, e no domingo, 09, no Centro Cultural, das 10h às 12h30.

Os produtos foram desenvolvidos pelos estudantes do curso de Farmácia da UniFAJ, sob a orientação da professora Dra. Michelle Jorge.

Além dos repelentes, a ação contará com atividades de conscientização conduzidas por um personagem caracterizado como o “mosquito da dengue”. Serão distribuídas mudas de citronela, doadas pela Flora Panhan, e panfletos com orientações sobre como prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias