Campinas
Trio de rock alternativo O Temporal lança primeiro EP da carreira

O novo EP “o temporal” leva o nome do trio e reúne sete canções autorais; O trabalho é um lançamento do selo musical Marã Música
O trio paulista de rock alternativo o temporal, formado por Gabriel Scafi, Guilherme Prado e Marcelo Feliciano, lança nesta sexta-feira, 11, seu primeiro EP, intitulado “o temporal”. O novo trabalho já está disponível em todas as plataformas digitais e é um lançamento do selo Marã Música.
O EP foi inteiramente gravado no Estúdio Dalla Sound, com produção musical assinada pelo trio e traz Guilherme Prado no vocal, Gabriel Scafi na bateria, pianos e guitarra, e Marcelo Feliciano no baixo.
Em 2021 o trio lançou os singles “tela azul”, “maior” e “pressa”, que já acumulam juntos a marca de 35 mil plays no Spotify. As faixas também fazem parte do novo EP que, além das músicas já lançadas, conta com mais 4 canções, todas escritas pelo multi-instrumentista Gabriel Scafi.
“Nosso objetivo sempre foi o de escrever músicas que contassem a nossa história e que ao mesmo tempo parecessem contar a história de quem está ouvindo”, afirma o compositor. “Nós ficamos sempre muito felizes quando as pessoas ouvem as músicas e nos contam que entendem exatamente do que estamos falando, que já se sentiram da mesma forma e que reconheceram sua história contada por nós”, completa Gabriel.
Confira a tracklist do EP:
1 – olhos cansados
2 – tela azul
3 – maior
4 – pressa
5 – luzes
6 – alguem
7 – recomeço
A faixa foco escolhida é “olhos cansados”, que em breve ganhará um videoclipe lançado no canal da banda no Youtube. “É uma música sobre o dia seguinte. Enquanto os versos descrevem o passar pesado do dia seguinte após uma noite de insônia, o refrão lembra da noite em claro e termina em um grito por liberdade e paz de espírito. O instrumental se repete nos versos e cresce nos refrões e especialmente no fim da música, para conversar e desenvolver a mensagem que a letra passa”, conta o compositor Gabriel Scafi.
Sobre as expectativas acerca do lançamento do EP a banda comenta: “Nossa expectativa com o lançamento é levar a música para a maior quantidade de pessoas possível e que essas pessoas se reconheçam nos sentimentos e nas histórias que estamos contando. Queremos também viver o que a pandemia ainda não nos possibilitou: levar nossa música ao vivo para as pessoas em shows e festivais, conhecermos as pessoas que curtem nosso trabalho e nos conectarmos cada vez mais com elas.”
“o temporal” – Faixa a Faixa
- olhos cansados:
depois de algumas noites seguidas de insônia | olhos cansados | é uma música sobre o dia seguinte. Enquanto os versos descrevem o passar pesado do dia seguinte, o refrão lembra da noite em claro e termina em um grito por liberdade e paz de espírito. O instrumental se repete nos versos e cresce nos refrões e especialmente no fim da música, para conversar e desenvolver a mensagem que a letra passa.
- tela azul:
| tela azul | fala sobre expectativas, pesos que carregamos e a leveza de se descobrir ao nos libertarmos disso. A letra, o instrumental e a linha vocal expressam estes dois momentos diferentes, crescendo e construindo ao passar da música, incorporando cada vez mais vozes, instrumentos e energia até chegar no final.
- maior:
| maior | é uma música sobre o amor e suas imperfeições. O instrumental tem muita energia do início ao fim e tem muitas inspirações no Rock 2000, especialmente no ritmo acelerado e vocal sempre lá no alto. Ela foi a sétima (e última) música a ser escrita e o nome para ela foi inspirado na sonoridade que o álbum possui, que são os acordes com sétima maior. Nós pensamos: a sétima vai ser maior. A música foi criada para ser um rock que toca muito bem em qualquer festa e é com certeza uma das nossas favoritas de tocar.
- pressa:
| pressa | é uma música sobre se permitir ser feliz e sobre desacelerar ao invés de acompanhar o ritmo acelerado e a pressa que o mundo parece pedir. O ritmo do instrumental e o estilo das vozes passam este sentimento de desacelerar e olhar para dentro. O estilo do instrumental é o rock alternativo, com muitos climas e conversas entre instrumentos diferentes dentro da música.
- luzes:
| luzes | descreve um anoitecer observando a rua e a vida através da janela. A música passa por algumas reflexões de distância e solidão durante o período que vivemos da pandemia e tenta trazer uma perspectiva de encontrar a beleza nas coisas distantes e deixar o tempo tratar dos nossos medos. O instrumental da música passa esse clima de reflexão e tranquilidade.
- alguém:
| alguém | é sobre trazer alguém de volta de um momento difícil. O instrumental é bem carregado de sentimentos e a letra é uma conversa sobre se abrir quanto às próprias tristezas e dificuldades para alguém que acredita estar sozinho. A mensagem da música é a empatia, abertura e reconhecimento das dores alheias.
- recomeço:
| recomeço | é a música que resume o EP ao deixar tudo o que passou para trás e sair em busca de novos ares. É a música mais divertida de todas, com mais groove. A letra fala sobre enxergar o fim das coisas como uma oportunidade de recomeçar e encontrar novos sentidos. Instrumentalmente a música tem o que parece ser um fim e um recomeço, alterando completamente seu ritmo no final e crescendo para marcar o fim EP como o início dos nossos próximos passos.
Sobre o temporal
Formado por Gabriel Scafi, Guilherme Prado e Marcelo Feliciano, o trio de Campinas, São Paulo, encontrou na música voz para expressar os sentimentos e uma forma de aliviar o peso que carregam. Com estilo que une Rock Alternativo ao Indie, o temporal cria música para as pessoas se identificarem e para trazê-las mais perto umas das outras.
A trajetória da banda começou em 2021 com o lançamento dos singles “tela azul”, “maior” e “pressa”, que já rendem ao trio o temporal, a marca de 35 mil plays no Spotify.
Sobre Marã Música
Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.
Campinas
Nova febre de Campinas, patinetes elétricos têm regras; saiba quais

Recém-locadora de patinetes elétricos em Campinas, a JET mantém uma equipe de instrutores que se reveza nos principais pontos de fluxo de trânsito a fim de orientar a população sobre o uso correto dos veículos azuis. Afinal, como nova alternativa de micromobilidade urbana, a sensação dos patinetes deve ser acompanhada do bom senso dos usuários a fim de evitar atrapalhar o trânsito ou impedir o fluxo de pedestres.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a JET, é fundamental que o munícipe obedeça às regras de trânsito, respeitando os limites de velocidades. Os usuários devem ser maiores de 18 anos, e não podem utilizar o veículo como transporte de carga ou em duplas. Além do mais, é importante que o cliente estacione o veículo nos pontos localizados no GPS do aplicativo, onde há fotos de como guardar o equipamento.
Assim, evitando parar os patinetes elétricos em meio a faixas de pedestres, rampas de acessibilidade, no meio das calçadas ou em locais de acesso e saída de veículos. Compactos e modernos, os patinetes azuis são dotados de sistema de freios, campainhas e sinalização noturna.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Projeto de inclusão esportiva em Campinas quer atingir a meta de 30% de alunos com deficiência

Iniciativa apoiada pela Fundação FEAC oferece aulas gratuitas duas vezes por semana nos bairros São Bernardo e no DIC VI; são 100 vagas abertas para a nova fase
O Projeto Esporte Social (PES), desenvolvido pela Associação Paraolímpica de Campinas (APC), com apoio da Fundação FEAC, abre a oportunidade para que mais crianças e jovens com idades entre 8 e 25 anos, em situação de vulnerabilidade social, possam se beneficiar da prática esportiva. Atualmente, 20% dos 100 alunos possuem algum tipo de deficiência, seja física, visual ou intelectual. A meta é que, com a abertura de novas vagas, a porcentagem alcance 30%.
As aulas e treinos que trabalham diversos exercícios do atletismo são conduzidos por 12 profissionais altamente qualificados das áreas de Educação Física, Medicina e Gestão, sem contar os professores e auxiliares, que vivem nas regiões onde agora atuam. Além de se exercitarem e ganharem em pouco tempo avanços na coordenação motora, no equilíbrio e na concentração, os alunos são acompanhados de perto com avaliações periódicas para identificar suas evoluções.
LEIA TAMBÉM:
No caso daqueles com deficiência, os professores trabalham com exercícios adaptados específicos, mas sempre junto com os demais colegas. E não raramente se ouvem gritos de torcida e comemoração pelas conquistas de quem precisa de alguma ajuda para participar das atividades. A dona de casa Maria Andrea Cardoso, mãe de Antonio, de 15 anos, que teve paralisia cerebral quando nasceu e se locomove com o auxílio de uma bengala, atesta os benefícios que a prática esportiva tem trazido para seu filho. “Soube do PES na Casa da Criança Paralítica e inscrevi o Antonio para, pela primeira vez, ele poder praticar esporte. Ele adora as aulas, se dedica às atividades e sabe que é apoiado pelos professores e os novos amigos que fez aqui”, conta.
Além da inclusão, o PES trabalha com a valorização e o uso de espaços públicos, no caso as praças de esportes dos bairros São Bernardo e DIC VI. A analista de projeto da Fundação FEAC, Viviane de Faria Machado, explica que a iniciativa foi levada para duas regiões de Campinas com poucas opções de lazer justamente para ser uma alternativa de promoção da saúde e socialização por meio da prática esportiva, ao mesmo tempo em que é um convite para usar e se apropriar desses espaços. “O PES visa garantir o direito à prática esportiva, fator determinante para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, ressalta.
Pertencimento ao território e à sociedade
O domínio do território é, de fato, um dos pilares do Projeto Esporte Social e já é uma realidade. “Percebemos diariamente que as comunidades estão confortáveis com a presença dos professores nos bairros e quem participa conta para o vizinho ou amigo e assim as turmas vão crescendo”, revela o coordenador técnico do projeto, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz. Os professores sempre ouvem das mães que a garotada que faz as atividades no período da manhã acorda cedo sem reclamar, pelo fato de gostar muito das aulas.
Outro pilar é ter a equidade entre meninos e meninas e isso já foi alcançado. “Desde o início nos chama a atenção o grande interesse por parte das meninas. Hoje temos 48% de meninas e 52% de meninos matriculados”, diz. Ele ressalta ainda que há um trabalho especial de acolhimento às meninas, focado na transição da fase para menina-mulher, com muita conversa e a disponibilização de kits de higiene, incluindo absorvente e lenço umedecido.
Mais um dado de sucesso é o envolvimento das famílias, o que explica que o índice de desistência seja menor que 1%. “Todos que chegaram nas atividades de férias e seguem nas aulas regulares, assim como aqueles que vão entrar agora em fevereiro passarão por uma integração onde vão aprender que a inclusão é fundamental. Acolher os novos colegas, sobretudo aqueles com alguma deficiência, faz parte do trabalho que realizamos com o foco no desenvolvimento social que está por trás da prática esportiva”, destaca Viviane.
Cinco entidades e serviços de Campinas, como centros de saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e abrigos, trabalham em rede para a garantia de direitos de todo o público-alvo e para a divulgação do PES. Agora, com as novas vagas para as aulas que se estendem até junho, a expectativa é que os resultados finais do projeto sejam ainda mais positivos.
O que é necessário para se matricular?
As atividades acontecem sempre às segundas e quartas ou às terças e quintas-feiras, com duas turmas no período da manhã (das 9h15 às 10h45 e das 10h às 11h30) e duas à tarde (das 14h às 15h15 e das 15h30 às 16h45). Para participar, basta que os interessados compareçam nos núcleos de atuação do São Bernardo (Praça de Esportes Argemiro Roque, na Av. João Batista Morato do Canto, 390) ou do DIC VI (Praça de Esportes Emil Rached, na Rua Nelson Barbosa da Silva, s/n), nos dias e horários das aulas. Os menores de 18 anos precisam ir acompanhados pelos pais ou responsáveis para a inscrição, quando são preenchidas fichas e apresentados documentos pessoais dos alunos.
Há 100 vagas abertas. É dada preferência para quem está matriculado em escolas públicas e é atendido por alguma entidade assistencial de Campinas.
Serviço
Aulas de atletismo do Projeto Esporte Social (PES)
Quando: às segundas e quartas ou às terças e quintas-feiras, em quatro horários: das 9h15 às 10h45; das 10h às 11h30; das 14h às 15h15 ou das 15h30 às 16h45
Onde: Núcleo São Bernardo (Praça de Esportes Argemiro Roque – Av. João Batista Morato do Canto, 390) e Núcleo DIC VI (Praça de Esportes Emil Rached – Rua Nelson Barbosa da Silva, s/n)
Mais informações pelo telefone (19) 99215-5360 (Luiz Marcelo)
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Campinas contará com serviço de aluguel de 330 patinetes elétricos

Cerca de 330 patinetes elétricos farão parte do cenário urbano de Campinas a partir do próximo dia 23. O lançamento do serviço de aluguel dos veículos previsto para o final de semana contará com uma aula gratuita à população sobre o uso adequado dos equipamentos. Trata-se da Escola de Direção Segura, no mesmo sábado, a partir das 9h, na Praça Arautos da Paz (Vila Nogueira).
O evento é aberto ao público e contará com uma equipe de instrutores que orientará os interessados sobre como utilizar os patinetes elétricos, além das regras de trânsito local. Modernos e seguros, os patinetes elétricos são rastreados por GPS e têm um limite de velocidade de 20 km/h. Eles são equipados com placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados.
LEIA TAMBÉM:
Proporcionando assim comodidade aos seus clientes em prol do trânsito local, a JET apoia iniciativas para melhorar a segurança no trânsito. Todas as viagens incluem seguro contra acidentes gratuito, além de contar com equipe de instrutores a orientar os usuários nos principais pontos de fluxo da Cidade.
Vale ressaltar que os patinetes elétricos contribuem também para a redução de emissões de carbono, sendo uma alternativa de modal mais sustentável para a comunidade. Entre as principais regras de trânsito, o usuário deve ser maior de idade e não pode utilizar o equipamento em duplas, para carga de transporte ou sob efeito de álcool. Também deve estacionar os veículos nos locais pré-determinados no aplicativo, a fim de não atrapalhar o trânsito local.
Sobre a JET
Criada em 2021, a empresa se tornou na líder sul-americana do segmento, com mais de 10 mil veículos distribuídos em 19 municípios do Sul ao Nordeste brasileiro, como Brasília, São Paulo, Salvador e Florianópolis.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Amparo1 semana atrás
Prefeitura convida população para debate sobre impactos da concessão rodoviária estadual em Amparo
-
Jaguariúna1 semana atrás
Jaguariúna ganha ‘embaixadores’ nos setores de turismo, desenvolvimento econômico e agronegócio
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura leva imunização antirrábica em frente ao Espaço Mãe e Filho
-
Campinas1 semana atrás
Projeto de inclusão esportiva em Campinas quer atingir a meta de 30% de alunos com deficiência
-
Amparo1 semana atrás
Transporte público será gratuito durante o Carnaval em Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Para intensificar o combate à dengue, Prefeitura de Amparo contrata agentes para roçagem e limpeza pública
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura intensifica vacinação contra a Febre Amarela em Artur Nogueira
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Meio Ambiente de Artur Nogueira leva Ecoponto Móvel à Casa do Artesão